Paraguaçu Paulista



Paraguaçu Paulista é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

A origem remonta do núcleo urbano Moita Bonita, nome que se atribui, como sendo o primeiro. A princípio era apenas, um ponto de referência ao longo do ribeirão Alegre tendo característica, um pequeno bosque, uma moita, em meio campo, existente há uns 400 metros abaixo da atual estação ferroviária. Com a criação do ramal ferroviário pela Sorocabana, em 23 de março de 1916, a estação recebeu o nome de "Paraguassu" denominação que a cidade, formada posteriormente, adotou.

Em 1941, Getúlio Vargas, determinou que, a partir de 1 de janeiro de 1945, não houvesse no Brasil cidades com nomes iguais e em 22 de setembro de 1943 o prefeito da época, o Antenor Assunção, reuniu representantes do comércio, lavoura, indústria e profissionais liberais (vinte no total) com a finalidade de sugerir a Comissão Estadual um novo nome para Paraguaçu.

Assim, foi proposto pela ordem de preferência: Araguaçu, Caramuru, Atlanta, Paulicéia, Guaçupará, Guaçulândia, Paguaçu e Mirante.

A comissão então criada propôs Araguaçu de 1 de janeiro de 1945 a 31 de dezembro de 1949, em seguida nova mudança em 1 de janeiro de 1950 passou a ser Paraguaçu Paulista.

De acordo com o dicionário de tupi-guarani de Gumercindo Saraiva Rodrigues Alves Pereira de Carvalho, "Paraguaçu" significa mar grande, rio grande.

Tem suas raízes históricas no Distrito de Conceição de Monte Alegre, fundado por José Teodoro de Sousa, que fez doação em 1873 uma área de 193 hectares para a fundação de um novo patrimônio.

Em 1891, Conceição de Monte Alegre, foi elevada à categoria de Distrito, cujo território se estendia entre o rio Paranapanema e rio do Peixe, até as barrancas do rio Paraná. Os primeiros habitantes da região foram José Teodoro Filho, Manuel Pereira Alvim, José Antônio de Paiva e se instalaram nas margens do ribeirão Alegre e rio São Mateus.

O tráfego ferroviário foi aberto em 1916, que possibilitou maior desenvolvimento na agricultura, com expansão de novas áreas agrícolas, que provocou aumento demográfico. Em 18 de dezembro de 1923 é criada a Vila Paraguaçu, elevada a categoria de Distrito de Conceição de Monte Alegre.

Em 30 de dezembro de 1924, torna-se município (unidade político-administrativa independente), foi instalado em 12 de março de 1925. Em 1948, tem a sua organização político-administrativa definida com o Distrito Sede de Paraguaçu Paulista

Em 5 de março de 1997, Paraguaçu Paulista é transformada em estância turística.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias SP-284 e SP-421

Hotéis e Pousadas em Paraguaçu Paulista

Hotel Resort Água Das Araras
Estrada Do Sape Km 1
Hotel Resort Água Das Araras
A partir de: R$ 110
Estrelas: 4 estrelas
Ver fotosHotel Resort Água Das Araras - Estrada Do Sape Km 1
Preços e Reservas Online
Reserva Online Hotel Resort Água Das Araras no Booking






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Paraguaçu Paulista

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

Paraguaçu Paulista discutirá inclusão social durante a Caravana da Acessibilidade

Evento quer preparar os eleitos, prefeitos e vereadores para priorizar a inclusão em seus novos mandatos

Notícias > Turismo > Acessibilidade no turismo

Botucatu receberá a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania

Esse evento visa formar idéias e projetos na área da sustentabilidade e acessibilidade nos principais municípios do estado de São Paulo

Agências de viagens e turismo em Paraguaçu Paulista

Giotur

Rua XV de Novembro, 980
Centro - (18) 3361-5824

Wm Turismo

Avenida Paraguaçu 323 Sala 3
Centro - (18) 3361-4556