Pedreira



Nos anos de 1.887, o coronel João Pedro de Godoy Moreira possuía a denominada “Fazenda Grande”, que integrava o Município de Amparo.
Naquele mesmo ano adquiriu ele, de José Pedro Arruda, um sítio cafeeiro, que fazia parte da Fazenda Santa Ana. O local era servido por um ramal ferroviário da então Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.

Faziam parte da família do Coronel João Pedro: Antonio Pedro, José Pedro, Luiz Pedro, Bento Pedro. (O autor do livro “História de Pedreira”, editado em 1.979, Padre Antonio Toloi Stafuzza, em suas pesquisas, encontrou que tais “Pedros” eram irmãos do Coronel, embora anotações anteriores traziam serem filhos. Ficamos com o Padre Stafuzza, em vista das inúmeras fontes por ele pesquisadas).


Foto da Igreja Matriz

Resolvendo ele lotear parte de suas propriedades, com o que propiciou o surgimento de um povoado, o local, em vista dos Pedros, passou a ser conhecido como Terra dos Pedros, bairro do Pedros, depois, por derivativo, bairro dos Pedreiras, e por fim Pedreira.

Após esse loteamento, o local passou a progredir: Em 20/08/1890 passou a Distrito Policial: em 22/12/1892, a Distrito de Paz; a Capela Curada de Sant’Ana, em 17/06/1892, sendo o primeiro Cura o Padre Alexandrino Felicíssimo do Rego Barros; e em 31/10/1896, passou a Município.

O primeiro Orago da primeira Capela não foi Sant’Ana, mas o Bom Jesus, cuja imagem foi trazida da França pela família do fundador de Pedreira, Coronel João Pedro.

O município encontra-se encravado na zona Cristalina do Norte do Estado de São Paulo, na Micro Região da Estâncias Hidrominerais Paulistas, tendo por limite Amparo, Campinas Jaguariúna e Morungaba.

Situada a 584 metros de altitude, possui topografia irregular, possuindo inúmeras montanhas e seu solo é fértil.

Clima seco, ligeiramente úmido no inverno, entrecortada pelo Rio Jaguari, já não tão piscoso com outrora, mas ainda majesto em sua beleza, e a oferecer belas ilhas e corredeiras.

Os irmãos Ricci, por volta de 1.914, fazem funcionar a primeira fábrica de louças, a partir da qual inúmeras outras foram surgindo, graças à união de pequenos grupos, constituindo-se na principal economia do Município. O trabalho nessas indústrias foram formando artistas, dedicados à modelagem e à pintura de artísticas peças de adorno e louças para uso doméstico. Hoje, isoladores elétricos abastecem o mercado interno e internacional.

O Município possui, no topo de um dos seus morros, na parte central da cidade, a imagem do Cristo Redentor, demonstrativo da fé do pedreirense. O acesso ao pico é todo calçado com paralelepípedos e, ao longo do seu curso, foram instaladas as 14 Estações da Via Sacra, em painéis de azulejo decorados por artistas pedreirenses, formandos pela lida diária nas cerâmicas locais. Na Semana Santa são organizadas peregrinações, em diferentes horários em que são escaladas diversas comunidades e o acompanhamento do povo, em solene sentido de oração, atesta de modo mais forte, a espiritualidade católica de Pedreira.

As indústrias, na sua grande maioria, têm nome de Santos e Santas da nossa Igreja; no dia da Padroeira Sant’Ana, 26 de julho (feriado municipal), cada indústria ornamenta o andor do seu padroeiro e uma grandiosa procissão tem lugar pelas ruas centrais da cidade. Vale ressaltar que, durante esse mês, várias atividades religiosas são desenvolvidas, inclusive nos recintos fabris, com orações do terço, visitas da imagem de Sant’Ana, etc..

A Paróquia de Santana completou o seu centenário em 1.999, comemorado agora, em janeiro de 2.000, com a inauguração de um monumento defronte à Matriz, contendo os nomes de todos os sacerdotes que por aqui passaram desde o início da sua caminhada.

Sob a direção da Diocese de Amparo, instalada recentemente, desligando-se, pois, de Campinas, Pedreira possui duas paróquias: Sant’Ana e Santo Antonio de Pádua.

Na Paróquia de Sant’Ana são desenvolvidas inúmeras atividades com a participação de leigos: cursos para jovens (T.L.C – Treinamento de Liderança Cristã), para adultos (C.L.C – Curso de Liderança Cristã), E.C.C. – Encontro de Casais com Cristo), o Serra Clube mantém-se nas suas atividades zeladoras pela oração em prol das vocações, além de outras pastorais diversas também vivenciadas.

Em Pedreira funciona o Instituto Vocacional São José (conhecido por “Seminário”); do Município já saíram 5 (cinco) sacerdotes, estando um deles o Monsenhor Nilo Romano Corsi, à frente da direção espiritual da Paróquia Sant’Ana desde 27 de março de 1.955 até hoje.

Localização

Pedreira está localizada em uma região privilegiada, próxima ao Aeroporto Internacional de Viracopos, a 33km de Campinas e 130km da capital do estado.

Acesso

Por terra: para Campinas, o acesso é feito pelas SP-340 e SP-95. De São Paulo o acesso é pelas Rodovias Bandeirantes e Anhanguera. O acesso ao Rio de Janeiro é feita pela Rodovia Dom Pedro, cujo trevo encontra-se a 33 quilômetros.

Hotéis e Pousadas em Pedreira








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Pedreira

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Circuito das Águas é atração do interior de SP

Circuito das Águas é atração do interior de SP

Prepare suas bagagens e comece a pensar em dar uma esticada e ir conhecer essas deliciosas cidades

Notícias > Turismo > Turismo sustentável

Circuito das Águas reúne tranquilidade e aventura perto de São Paulo neste feriado

Circuito das Águas reúne tranquilidade e aventura perto de São Paulo neste feriado

Ainda não programou nada para o feriadão? A região do Circuito das Águas é o local ideal para você. Lá é possível praticar 22 modalidades de esportes, visitar fazendas e acompanhar a produção de cachaças, queijos e vinhos artesanais

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Capital da Porcelana, Pedreira guarda aconchego e tranquilidade

Capital da Porcelana, Pedreira guarda aconchego e tranquilidade

Conhecida como Capital da Porcelana, Pedreira, localizada a 133 quilômetros de São Paulo, proporciona ao turista uma sensação de aconchego e tranquilidade. A cidade está situada na Serra da Mantiqueira e é cortada pelo Rio Jaguari

Notícias > Turismo > Ecoturismo

Aproveite a Páscoa para conhecer as belezas naturais do Circuito das Águas em SP

Aproveite a Páscoa para conhecer as belezas naturais do Circuito das Águas em SP

Composta por oito cidades, região é conhecida pela qualidade terapêutica de suas águas. Os turistas encontram nas oito cidades, muito verde, um clima ameno, ar puro e toda tranquilidade necessária ao descanso

Notícias > Turismo > Turismo nacional

O outono finalmente chegou. É hora de viajar pelo Brasil

O outono finalmente chegou. É hora de viajar pelo Brasil

Entre a intensidade do verão e o frio do inverno, o outono é a estação do ano ideal para quem está procurando viagens mais tranquilas. O Brasil, mesmo sendo conhecido pelo seu clima ensolarado, não deixa a desejar nessa estação cheia de charme

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Descubra as maravilhas do interior, do litoral e das montanhas de São Paulo

Descubra as maravilhas do interior, do litoral e das montanhas de São Paulo

O Estado de São Paulo é enorme, e tão grande quanto a sua área territorial é sua diversidade de destinos turísticos. O litoral norte, por exemplo, é um dos mais belos trechos da costa brasileira, possuindo cerca de 90 praias e 220 cachoeiras

Agências de viagens e turismo em Pedreira

Arlete&Nestle

Avenida Tiradentes, 549 A
Santos - (19) 3893-7345

Atlantis Operadoras de Turismo Associadas

Avenida Tiradentes, 549 A
Jardim Triunfo - (19) 3852-2341

Magia Turismo

Rua Antônio Pedro, 78
Centro - (19) 3893-2010

Planeta Turismo

Rua XV de Novembro, 836 A
Centro - (19) 3893-1656

Veja todos as agências de turismo