Piracaia



Circundada por enormes represas que pertecem ao sistema Cantareira oferece aos seus visitantes a pesca amadora e a pesca ecológica, bem como a prática de esportes náuticos.

O sistema Cantareira de represas onde Piracaia está inscrita é o berço das nascentes responsável por 60% do abastecimento da região metropolitana de São Paulo, considerada uma das melhores águas do país com teor de potabilidade da ordem de 95%, abastecendo também a região de Jundiaí, Campinas através do Rio Cachoeira.

Parque Ecológico

Conta com um lago, pista de Cooper, playground, quadra de areia, horto com viveiros de mudas , orquidário, lanchonete e estacionamento. Aberto das 8 ás 18 horas. Localiza-se na Rua Sebastião Ferreira de Araújo Filho. Entrada Franca.

Parque Ecológico da Boa Vista

Área de Proteção Ambiental. Acesso pela Estrada Municipal Lamartine Peçanha, Bairro Boa Vista. Entrada franca com visitas agendadas.

Caixa D’água, Trilha e Mirante da Boa Vista

São cerca de 5 km de trilha entre as matas, até o cume do Morro da Boa Vista de aproximadamente 1.500 metros de altura. A trilha começa ao lado da caixa d’água, até chegar ao Mirante, onde se avista toda a cidade. Acesso pela Estrada Municipal Lamartine Peçanha, Boa Vista. Entrada franca com visitas agendadas

Gruta Nossa Senhora Aparecida

Iniciativa do Grupo Pé na Estrada, a gruta foi levantada com muito trabalho e ajuda da comunidade da cidade de Piracaia.

A idéia surgiu em uma das caminhadas do grupo Pé na Estrada, no intuito de movimentar mais o turismo.

Santo Cruzeiro

Esculpida em cimento pelo arquiteto José Bonetti, o crucifixo de 14 metros de altura foi inaugurado em 14 de julho de 1946.

Esse enorme monumento fica no morro de 1200m conhecido como, “Morro do Santo Cruzeiro da Penha”, ao lado da Gruta de Nossa Senhora Aparecida.

591 degrais levam o turista até o alto do morro, porem tambem é possivel chegar lá por uma estrada, cujo acesso segue ao lado esquerdo de quem olha para o morro, entrando à direita, no fim da Avenida Marginal.

Turismo Ecológico

O Turismo Ecológico das parte do grande atrativo dos diversos roteiros oferecidos por Piracaia. O visitante tem a oportunidade de conhecer, aprender e valorizar a importância da Natureza e os habitantes que nela vivem, os principais responsáveis pela sua conservação.
A integração do homem com a natureza, e a maneira de como extrair o máximo da rica diversidade biológica da Mata Atlântica é um dos ensinamentos do Ecoturismo. Os programas são feitos em horas ou dias. Os melhores levam mais tempo pela própria característica da região, onde as distâncias são vencidas por longas caminhadas acompanhadas por guias locais.
Educação Ambiental
Como Meio Ambiente, entende-se a biosfera, isto é, as rochas, as águas e o ar que envolvem a terra, juntamente com seus ecossitemas, constituídos por comunidades - integradas por indivíduos e todos os tipos de vida animal e vegetal. Acrescentam-se ainda, todos os tipos de construções feitas pela mão do homem - as cidades, os monumentos históricos e ainda padrões de comportamento das populações - o folclore, o vestuário, a gastronomia e o modo de vida das comunidades.
A intensidade da presença de cada um destes componentes um dos mais belos patamares da Serra da Mantiqueira, Piracaia, prepara-se para uma fase de sua história, a sua atividade como pólo turístico ambiental.
Dotada de relíquias naturais, arquitetônicas entre outras. Há muito que se aprender por toda a extensão de Piracaia. São raras as vezes que nos permitimos observar os pequenos detalhes do dia a dia, e esta atividade requer sensibilidade e observação perspicaz para sermos capazes de entender o espírito da natureza. Uma atitude de afinidade dos participantes com os mistérios e maravilhas da natureza, acompanhado por instrutores profissionais em passeios pela Mata Atlântica. São vários os percursos, do Rio de Janeiro ao Paraná e com certeza, de beleza fenomenal!
Caminhadas
Caminhando é a melhor forma de interpretar o meio que nos envolve, conhecer paisagens, culturas e lugares recônditos, afastando-nos das aglomerações humanas e conciliando-nos com a natureza. Nas rotas de Piracaia, guiadas a pé, aborda-se as diversas paisagens e a geografia da região cuja situação e complexidade fazem dela um lugar privilegiado para a prática desta atividade.

REPRESAS

A criação do sistema Cantareira de abastecimento foi uma medida vital para garantir o fornecimento de água da Grande São Paulo.
Piracaia cedeu seu território para o lago de três grandes reservatórios: dos Rios Cachoeira, Atibainha e Jaguari. A obra começou em 1.966 e o sistema atingiu plena capacidade em 1.974 atingindo o patamar de 11.000 litros/segundo e garantindo água de excelente qualidade para mais de 10 milhões de habitantes.
O controle é feito pela estatal SABESP e eventualmente o centro de controle da represa do Rio Cachoeira recebe visitantes. Os lagos recebem muitos pescadores e visitantes durante o ano.

MONTANHAS

O relevo, bastante ondulado, combinado com a baixa densidade populacional do município, proporciona passeios bastante interessantes aos amantes das caminhadas, e maravilhosas vistas panorâmicas a partir de picos de 1.200 a 1.500 metros de altitude, para os mais preparados fisicamente. Vale o esforço

CACHOEIRAS

Inúmeros regatos e córregos cortam o municípios e apresentam uma variedade de corredeiras e encachoeirados, alguns se destacam como a Cachoeira do Pião e as Cachoeiras do Atibainha. Praticantes de esportes radicais inusitados como o rafting e o Bóia - cross têm sua diversão garantida

IGREJAS

MATRIZ
Entre outras relíquias arquitetônicas de rara beleza, destaca-se o tempo católico, a igreja Matriz de Santo Antônio da Cachoeira, com a parte fronteira inteiramente conservada, com paredes de taipa de mais de 1,5m de largura. De Fachada bela e majestosa com linhas retas, simples e harmoniosas, ergue-se a torre imponente no ponto mais alto da cidade : a Igreja Matriz de Santo Antônio da Cachoeira, herdeira da pequena capela fundada em 1.817 que originou a cidade. A atual construção foi inaugurada em 05 de Novembro de 1.891. Rica e bela, combina elevação espiritual e os mais ricos exemplos de arte sacra do Estado, onde se destaca o majestoso painel no teto da Nave, feita pelo pintor Antônio Navickas, artista que residiu durante muitos anos em Piracaia, onde foram pintados os retratos de todos os Papas da Igreja Católica. Sendo que em todo o Mundo, além de Piracaia, só existe na Basílica de São Paulo no Vaticano. A Praça onde se ergue a igreja, reformada em 1.995 proporciona um agradável passeio e boas fotos.

ROSÁRIO
Essa igreja é mais antiga do que a Igreja matriz e bem mais modesta. Foi iniciada em 1.839, sendo concluída em 1.870. Um detalhe que a torna singular é a construção em taipa, executa por braços escravos. Seu estilo colonial brasileiro assemelhava-se aos antigos casarões dos coronéis do Café da época. Foi dedicada à N. S. do Rosário e atualmente passa por reformas. Até meados do século 20 esta igreja foi reservada às classes mais humildes, que freqüentavam seu culto.

Localização

Piracaia está localizada a 82km da capital do estado.







Hotéis e Pousadas em Piracaia








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Piracaia

Notícias > Turismo > Ecoturismo

Folclore, aventura e ecoturismo no interior paulista

Folclore, aventura e ecoturismo no interior paulista

Pedra Bela, cidade próxima a Bragança Paulista, abriga a maior tirolesa do Brasil, com 1.900 metros de extensão; turismo de aventura é grande atração na região

 

Agências de viagens e turismo em Piracaia