O distrito de Rosana foi criado em 28 de fevereiro de 1964, pela Lei no 8092, com território pertencente ao município de Presidente Epitácio. Em 27 de Janeiro de 1966, ocorre a instalação do distrito e, através de um plebiscito, o distrito de Rosana passa a pertencer ao município de Teodoro Sampaio. Foi emancipada em 9 de janeiro de 1990. Em 1992 é criado o distrito de Porto Primavera que foi construído a partir dos trabalhadores da construção da Usina Hidrelétrica Porto Primavera e da Usina Hidrelétrica de Rosana. O município só foi instalado em 1º de janeiro de 1993, com a posse do primeiro prefeito.
Rosana é limitada ao norte pelo rio Paraná, ao sul pelo rio Paranapanema, a leste pelo córrego de Guaná e Ribeirão Grande e a oeste pela confluência dos rios Paraná e Paranapanema, ponto de grande atração turística do município. A cidade possui duas usinas hidrelétricas, que movimentam a economia local: a usina de Rosana, em funcionamento e a de Primavera, que funciona desde 2006, com Eclusa que possibilita o transporte fluvial e futuramente ligará o município ao MERCOSUL. Desde agosto de 2003, Rosana conta com uma unidade diferenciada da UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), onde foi implantando o curso de Turismo com Ênfase em Meio-Ambiente.
Há um balneário localizado nas margens do Rio Paraná, inaugurado em março de 1998, o balneário abrange muito lazer e diversão. Conta com lanchonetes e barcos para passeio.
|
Localização Rosana está localizada a 680km da capital do estado.
Acesso Por terra: o acesso pode ser feito através da rodovia SP-630
|