Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

Santa Bárbara D`Oeste



Santa Bárbara d'Oeste é um município brasileiro do estado de São Paulo, pertencente à Região Metropolitana de Campinas. Fundada em 4 de dezembro de 1818, a cidade é considerada como o berço da indústria automobilística no Brasil, uma vez que foi a responsável pela produção do primeiro automóvel do Brasil.

O município destaca-se por sua qualidade de vida, tendo o 70º melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os 645 municípios do estado de São Paulo. Sua população estimada em 2008 era de 187.908 habitantes, sendo que 98,7% da população vive na zona urbana.

A economia da cidade é baseada principalmente nos setores sucro-alcooleiro, têxtil e metalúrgico. O município é o 8º mais rico da Região Metropolitana de Campinas e o 135º mais rico do Brasil.

Mas, o turismo também é um forte aliado da economia. Os principais atrativos da cidade são:

  • Parque dos Ipês - inaugurado em 1996, esse parque conta com lagoa e variadas espécies de plantas, aves e peixes. Possui 7,2 hectares e está lozalizado próximo ao centro da cidade. Uma das principais referências para as pessoas que praticam caminhada e exercícios ao ar livre, o parque foi remodelado e reaberto em junho de 2008.
  • Parque Araçariguama - localiza-se próximo ao Parque dos Ipês, foi contruído aproveitando o córrego de mesmo nome que nasce na região rural da cidade. Possui uma área de 70 mil metros quadrados, com uma lagoa de 12 mil metros quadrados, onde foi construída uma ponte com 14 metros de comprimento por 2,1 de largura.
  • Tivoli Shopping - é um dos maiores centros de compras e lazer da região. Dispõe de uma grande variedade de produtos e serviços, reunindo as melhores marcas nacionais e internacionais. Um mix com aproximadamente 125 lojas em operação, sendo três âncoras (um supermercado e duas lojas de departamentos), 25 lojas de alimentação entre fast-food, restaurante, cafeteria, doceria e sorveteria. Na área de serviços, possui agência bancária, correio, banca de jornal, serviços automotivos e um centro médico. Como entretenimento, o Tivoli oferece quatro salas de cinemas, jogos eletrônicos e uma área interna para eventos.
  • Santo Antônio Sapezeiro - bairro rural do município de Santa Bárbara d'Oeste, localiza-se a cerca de 10km do centro da cidade e é um dos mais antigos. O nome do bairro se dá pela devoção do santo e devido ao grande número de sapês que havia na localidade. Faz parte dos atrativos do bairro a Igreja Santo Antônio do Sapezeiro, onde acontece a Festa do Padroeiro e a Cachoeira do Antônio do Sapezeiro, que fica há apenas 4 km da igreja. O bairro também é bem conhecido por sua culinária caipira, com destaque para a lingüiça, fabricada pelos próprios moradores.
  • Festa Confederada Brasil-Estados Unidos - anualmente, no mês de abril, a Fraternidade Descendência Americana, hoje administradora do Cemitério do Campo, realiza o evento na área de recreação que o cemitério possui. A Festa recebe visitantes de várias localidades do Brasil e do Mundo, e já contou com a presença de personalidades ilustres como, na década de 1970, o ex-governador da Geórgia e presidente dos EUA Jimmy Carter e sua esposa, que possuem um ancestral sepultado no local. No ano de 2006 a Festa atraiu 1500 pessoas, há 23 anos é realizada no mesmo local e tem como foco retomar a tradição e a cultura dos imigrantes norte-americanos sulistas. No evento há barracas de comidas tipicamente americanas, como frango empanado, hambúrgueres e milho cozido; bandas tocando jazz, dixieland, country tradicional e folk americano, além disso, é possível ver a bandeira Dixie – o símbolo dos estados rebeldes – espalhadas por todo lado. As danças folclóricas norte-americanas são o ponto alto do evento. As mulheres se vestem a caráter, como a personagem Scarlett O'Hara, vivida por Vivien Leigh no filme "...E o Vento Levou" (clássico que se passa durante a guerra civil americana), e os homens trajam uniforme cinza, botas e chapéus, como se estivessem em um campo de batalha. As danças são do tipo square dance (uma espécie de quadrilha americana), cancan e outras danças folk sulistas.
  • Festa da Imigração
  • Feira das Nações
  • Museu da Imigração: O Museu da Imigração está instalado num prédio de arquitetura francesa, que foi construído no século passado para abrigar a cadeia da cidade. Com a inauguração de uma cadeia pública mais ampla e moderna, na década de 1970, o prédio foi desativado. Na década de 1980 foi reformado e passou a abrigar o Museu, cujo acervo inicial foi cedido pela Fraternidade Descendência Americana, que havia desativado o Museu que mantinha nas dependências do Cemitério do Campo. O acervo foi logo ampliado com objetos e documentos sobre a história do município e diversas doações feitas por descendentes de outras famílias de imigrantes. O Museu possui uma sala de exposições permanentes de trabalhos de artistas locais e de outras cidades.
  • Estação Cultural de Santa Bárbara: A antiga estação ferroviária paulista foi contruída em 1917 e serviu à cidade até 1995. Com a desativação da linha ferroviária, a estação entrou em um processo de degradação, transformando-se em ponto de prostituição e uso de drogas. No ano de 2007 a estação foi revitalizada e transformada em um centro cultural, com recursos da fundação Romi e da Lei Rouanet, terminando com o aspecto decadente da área. A Estação Cultural conta com auditório com capacidade para 200 pessoas, palco, camarim e mezanino, que serão utilizados para shows e apresentações teatrais, além de midiateca e uma biblioteca temática sobre a ferrovia. Além da revitalizão dos antigos edificios, foi contruído também um prédio anexo que possui um cyber café e uma livraria.
  • Cemitério dos Americanos: É também conhecido como Cemitério do Campo, por estar localizado no Bairro do Campo. Foi iniciado em 1867 com o sepultamento de Beatrice Oliver, esposa do Cel. Oliver, um dos muitos imigrantes que se estabeleceram neste município a partir de 1866. Na época, o cemitério do município pertencia à Igreja Católica que proibia o sepultamento de não católicos no local. Com isso, O Cel. Oliver seguindo um velho costume do sul dos Estados Unidos sepultou sua esposa e posteriormente suas filhas em terras de sua propriedade. Com o passar dos anos, ele destinou um hectare de suas terras para que as famílias americanas pudessem sepultar seus mortos. Hoje quase 500 pessoas estão ali sepultados. O cemitério possui uma área de recreação onde os descendentes americanos realizam reuniões trimestrais e anualmente, a Festa Confederada, recebendo visitantes de várias partes do país e do exterior. Já recebeu ilustres visitantes como o ex-governador da Geórgia, o ex-presidente americano Jimmy Carter e sua esposa Rosalyn, na década de 1970, além de representantes do consulado e de órgãos de imprensa dos Estados Unidos.
  • Teatro Municipal Manoel Lyra: Fundado em 1994, o Teatro Municipal de Santa Bárbara leva o nome de um pioneiro do teatro no interior paulista. Manoel Lyra dedicou sua vida a arte dramática e a difusão do teatro de forma apaixonada e incansável. O teatro municipal é um espaço criado não apenas para servir ao lazer da população ou sediar eventos. É parte de um plano que visa a resgatar o interesse e o desenvolvimento cultural de uma geração cada vez mais distante das artes e da cultura.
  • Centro de Memória: Em 20 de setembro de 2000, a Prefeitura Municipal de Santa Bárbara inaugurou o Centro de Memória da cidade, com o objetivo de recolher, guardar e preservar documentos relacionados a história da cidade. Fonte para a história do município o acervo é composto de jornais e recortes, revistas, fotografias, fitas cassete e de vídeo, publicações específicas sobre a cidade, além de uma pequena biblioteca de livros raros que datam da segunda metade do século XIX, além de possuir uma sala para consultas.

Localização

Santa Bárbara d'Oeste fica localizada a 130km da capital, São Paulo.

Acesso

Por terra: O acesso pode ser feito através das rodovias: SP-135 (Rodovia Margarida da Graça Martins); SP-304 (Rodovia Luís de Queirós); SP-306; SP-348 - Rodovia dos Bandeirantes

Notícias, Reportagens e Artigos sobre Santa Bárbara D`Oeste

Blogs > Eduardo Andreassi > Eventos

Virada Cultural 2011 na Cidade de São Paulo - Mais de 4 milhões de pessoas participaram

Virada Cultural 2011 na Cidade de São Paulo - Mais de 4 milhões de pessoas participaram

Agora, chegou a vez das cidades do Interior de SP

 

Hotéis e Pousadas em Santa Bárbara D`Oeste

Hotel Cheiro da Terra

Hotel Cheiro da Terra

Centro - Santa Bárbara D`Oeste/SP

HOTEL GALEAD

HOTEL GALEAD

JD SOUZA QUEIROZ - Santa Bárbara D`Oeste/SP

Nossotel

Nossotel

Centro - Santa Bárbara D`Oeste/SP

Hotel São Francisco

Hotel São Francisco

São Francisco - Santa Bárbara D`Oeste/SP

CasaBlanca Hotel

CasaBlanca Hotel

Centro - Santa Bárbara D`Oeste/SP

 

Veja todos os hotéis e pousadas

Agências de viagens e turismo em Santa Bárbara D`Oeste

Splendore Viagens e Eventos

Splendore Viagens e Eventos

31 de Março - Santa Bárbara D`Oeste/SP

Ilhagrande Adventure Viagens e Turismo

Ilhagrande Adventure Viagens e Turismo

Residencial Furlan - Santa Bárbara DOeste/SP

Metroeste Locação e Transporte

Metroeste Locação e Transporte

JD. Das Orquideas - Santa Bárbara D`Oeste/SP

 

Veja todos as agências de turismo