Santo André



O distrito de Santo André abrigava na década de 1930 várias indústrias importantes, possuía a Estação de São Bernardo por onde era transportada grande parte dos produtos aqui produzidos e tinha entre seus moradores vários políticos influentes. Tal situação levou à transferência da sede do município de São Bernardo para Santo André, em 1939. Toda a região do Grande ABC, composta por vários distritos, passou, então, a ser denominada pelo nome Santo André.

Nos anos 90 a produção industrial continuou desacelerada, com os incentivos fiscais voltados para outras áreas do estado de São Paulo, além das dificuldades de transporte e o custo de mão de obra. O ABC e, em especial Santo André, perdeu várias indústrias. Hoje em dia, há um grande esforço do setor público e da sociedade para a manutenção das indústrias existentes. Além disso, tem-se observado um aumento de atividades nos setores de serviços e no comércio. O desafio do início deste século 21 está relacionado à criação de novas alternativas para a cidade que vai se transformando, garantindo melhores condições de vida a seus moradores.

Santo André é uma cidade que valoriza a cultura, o esporte e o lazer. Conta com um patrimômio cultural e equipamentos que garantem a diversão do visitante, como bibliotecas, Casa da Palavra, Casa do Olhar, Centro de Dança, Centro de Referência da Juventude, Campos Distritais de Futebol, Museu e Teatros.

Há ainda diversos parques, como o Parque Central, Parque Prefeito Celso Daniel, Parque do Pedroso, Parque Antonio Fláquer (Ipiranguinha), Parque Regional da Criança Palhaço Estremelique, Parque Natural Nascentes de Paranapiacaba, Parque Antonio Pezzolo (Chácara Pignatari), Parque Escola , Parque Cidade dos Meninos, Parque da Juventude e o Parque Norio Arimura.

Localização

Santo André fica a 18 km da capital. Faz limite com São Paulo, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Mogi das Cruzes, Santos, Cubatão, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Acesso

Por terra: Avenida dos Estados, às margens do rio Tamanduateí, que liga a região central e a Zona Leste da cidade de São Paulo a Santo André. Liga a cidade também ao município de Mauá. Avenida Pereira Barreto, que liga Santo André a região Central de São Bernardo do Campo e a rodovia Anchieta. Avenida Dom Pedro II, que liga Santo André a região Central de São Caetano do Sul. Corredor - avenida Coronel Alfredo Fláquer - avenida Santos Dumont - avenida Giovanni Battista Pirelli - a região Central de Mauá. Rua Oratório, que liga a zona Leste de São Paulo ao segundo subdistrito de Santo André. Avenida Atlântica, que liga São Bernardo do Campo (região do Rudge Ramos) a Santo André. Avenida Lions, que liga São Bernardo do Campo a região da Vila Palmares em Santo André. Rua dos Vianas, que liga São Bernardo à região da Vila Luzita, avenida São Bernardo e rua Carijós, em Santo André.

Hotéis e Pousadas em Santo André

hotel vip

av costa e silva.93
Santo André - 1144764266

hotel vip

av costa e silva.93
Santo André - 1144764266

Agências de viagens e turismo em Santo André

Sukitur Paranapiacaba

Sukitur Paranapiacaba

Paranapiacaba - Santo André/SP

TRV Turismo

TRV Turismo

Centro - Santo André/SP

Ample locadora de veículos

Ample locadora de veículos

Jardim Bela Vista - Santo André/SP

Qualituri Viagens e Turismo

Qualituri Viagens e Turismo

Vila Pires - Santo André/SP

Veja todos as agências de turismo