Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

São Carlos



Localizada no centro geográfico do Estado de São Paulo, a cidade de São Carlos possui características especiais que a tornam um local de destaque sob vários aspectos. O clima ameno, com temperatura média anual de 19,6 ºC, somado às altitudes médias entre 800 e 1.000 metros, faz de São Carlos um local muito agradável, com inúmeras cachoeiras, curiosas formações geológicas e belíssimas paisagens.

O cerrado foi a vegetação original predominante, ocorrendo nos terrenos arenosos do planalto. Sobre as manchas de solos férteis existia uma exuberante vegetação da Mata Atlântica. Hoje, ainda há áreas de cerrado e fragmentos de mata preservada, incluindo vários exemplares de araucária de grande porte, árvore-símbolo da cidade.

CAPITAL DA TECNOLOGIA
O vigor acadêmico, tecnológico e industrial conferiu à cidade o título de Capital da Tecnologia. Suas universidades e centros de pesquisa são reconhecidos pela excelência e diversidade. A Universidade de São Paulo (USP), com dois campi na cidade, e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferecem ensino gratuito e de qualidade e já incorporaram à história de São Carlos suas contribuições à ciência e à capacitação profissional de milhares de alunos.

Reforçando o caráter de pólo de desenvolvimento científico e tecnológico, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) mantém dois centros de atividades instalados na cidade: o Centro de Pesquisa de Pecuária do Sudeste e o Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária, produzindo tecnologia de ponta nas áreas de melhoramento genético bovino e de desenvolvimento de equipamentos agropecuários.

Instituída em 1984, a Fundação ParqTec é outro ponto de destaque neste cenário tecnológico. Trata-se de uma organização não-governamental sem fins lucrativos, que tem o objetivo de gerenciar e promover o desenvolvimento do Pólo Tecnológico de São Carlos, a partir da transferência de tecnologia das universidades e centros de pesquisas para as empresas.

Diante da concentração de universidades e centros de pesquisas, São Carlos apresenta grande concentração de cientistas e pesquisadores: um pesquisador doutor (PhD) para cada 180 habitantes. No Brasil a relação é de um doutor para cada 5.423 habitantes. Graças aos centros de pesquisas São Carlos também ostenta outra importante marca: a média anual de registros de patente é de 14,5 patentes por 100 mil habitantes. No país essa relação é de 3,2 patentes por 100 mil habitantes. A cidade abriga ainda 39 cursos de graduação e 200 empresas são consideradas de alta tecnologia, em setores como ótica, novos materiais e instrumentação.

Já a atividade industrial é marcada pela presença de grandes indústrias: Volkswagen (motores), Tecumseh (compressores), Faber Castell (lápis), Electrolux (geladeiras e fogões), além de empresas têxteis, de embalagens, de máquinas, tintas, lavadoras, equipamentos ópticos e uma grande quantidade de indústrias médias e pequenas dos mais diversos setores de produção.

O comércio atende às necessidades da cidade e da região, oferecendo produtos e serviços de qualidade. E o setor agropecuário é importante na produção de leite, cana, laranja, frango, carne bovina e milho. São Carlos também é servida por excelentes estradas, que permitem o deslocamento com segurança e rapidez a São Paulo (cerca de 240 Km) e às principais cidades do Estado.

Eventos importantes marcam o calendário da cidade, atraindo visitantes e movimentando a economia local. Entre eles está a Festa do Clima, realizada anualmente no mês de abril há mais de 30 anos, conta com uma tradicional Exposição de Orquídeas, shows, artesanatos e barracas de comidas diversas.

Escola Álvaro Guião
A antiga Escola Normal de São Carlos é um dos principais edifícios antigos da cidade. Foi inaugurada em 1916 e é patrimônio histórico estadual tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo).
Endereço: Avenida São Carlos, 2190.
Telefone: (16) 3371-9328.

Edifício Euclides da Cunha
Atual Câmara Municipal, o edifício foi inaugurado em 1900 para abrigar o Fórum e a Cadeia Pública. Em estilo eclético francês é um dos poucos exemplares dessa arquitetura em São Carlos, projetado pelo arquiteto Victor Dubugras.
Endereço: Rua 7 de Setembro, 2078.
Telefone: (16) 3374-1600 / 3362-2000.

Edifício Eugênio Franco
Concluido em 1909, este prédio abrigou inicialmente a Escola Normal de São Carlos até que o Instituto Álvaro Guião fosse finalizado. Em estilo eclético, hoje funciona no local uma escola de ensino médio. A construção está em processo de tombamento pelo CONDEPHAAT.
Endereço: Rua José Bonifácio, 675.
Telefone: (16) 3371-8280.

Sede Social São Carlos Clube
Só em 1944 que o prédio da Avenida São Carlos passou a ser a sede social do São Carlos Clube, através de uma fusão entre o Tênis Clube e o Clube Comercial. Até então, o local abrigava o Clube Comercial, ponto de encontro da sociedade são-carlense. Lá foram realizados bailes de gala, de carnaval, de debutantes e inúmeros espetáculos. A sede Avenida é hoje uma referência cultural em São Carlos, com apresentações musicais, teatrais, exposições de pintura, fotografia e escultura, abertas a toda comunidade. Endereço: Avenida São Carlos, 1919.
Telefone: (16) 3371-5271.
Atendimento: Terça a Sábado, das 12h às 22h e Domingo, das 12h às 18h.

Edifício Paulino Carlos
Foi o primeiro grupo Escolar Público de São Carlos. Sua construção teve início em 1901 e foi concluída em 1905, sob a supervisão do engenheiro e escritor Euclides da Cunha. Junto ao Edifício da Câmara Municipal, compõe o conjunto arquitetônico da praça Coronel Salles. Atualmente está em processo de tombamento pelo CONDEPHAAT.
Endereço: Rua Dona Alexandrina, 1087.
Telefone: (16) 3371-1253.

Casa Euclides da Cunha
Construída no século XIX, em 1901 a casa abrigou o escritor e engenheiro Euclides da Cunha, que na ocasião supervisionava a obra do Edifício Paulino Carlos. Em novembro de 2003, a casa seria demolida para a construção de um estacionamento, mas um acordo entre o proprietário e os artistas plásticos Antônio Alfonso Luciano e Maria Eunice Luciano conseguiu preservar este importante patrimônio.
Endereço: Rua Dona Alexandrina, 969.

Praça Coronel Paulino Carlos - Jardim Público
Localizada em frente à Catedral, possui cinco pontos pitorescos: busto em homenagem a Bento Carlos de Arruda Botelho e João Seppe, um grande mestre da música; um monumento em comemoração ao primeiro centenário da cidade; duas fontes, sendo uma delas luminosa e marco comemorativo da visita do rei Alberto da Bélgica, em 1920.
Endereço: Avenida São Carlos, entre as ruas Conde do Pinhal e Treze de Maio.

Centro Integrado de Turismo - CIT
O casarão onde está instalado o CIT foi construído no final do século XIX por Sebastião de Abreu Sampaio, descendente da família do Conde do Pinhal. No ano de 1910, a casa foi comprada por Eugênio Franco de Camargo, casado com Anna Flora Botelho de Abreu Sampaio, e lá viveram com os três filhos. O Centro Integrado de Turismo é uma parceria entre a Prefeitura e o Centro Universitário Central Paulista - Unicep, e desenvolve atividades de fomento ao turismo na região, apoio acadêmico e operacional a diversos projetos de pesquisas, além de contar com um Posto de Informações Turísticas, Incubadora de Empresas de Turismo e sede do Departamento de Fomento ao Turismo da Prefeitura Municipal e Terras Altas São Carlos e Região C&V Bureau.
Endereço: Rua 13 de Maio, 2102.
Telefone: (16) 3376-1303.
Atendimento: Segunda a sexta, das 08h às 18h e aos sábados das 09h às 13h.

Palacete Visconde Cunha Bueno
O Visconde Cunha Bueno foi um político importante na região e grande produtor de café. Proprietário da Fazenda Santa Eudóxia, construiu o primeiro palacete urbano na cidade, que hospedou o Imperador D.Pedro II em 1886. Hoje abriga a Sociedade São Vicente de Paula.
Endereço: Rua 13 de Maio, esquina com Rua D. Pedro II.

Palacete Bento Carlos
Irmão do Conde do Pinhal, Bento Carlos construiu no final do século XIX, um luxuoso palacete. O local está sendo restaurado para abrigar o Instituto Arruda Botelho.
Endereço: Rua 13 de Maio, 2056.

Palacete Conde do Pinhal
Atual sede da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal, o prédio foi construído em 1893 para ser a residência urbana do Conde do Pinhal, um dos políticos mais influentes na região e um dos fundadores da cidade. O projeto e construção em estilo eclético são de autoria do construtor Pietro David Cassinelli, autor de obras importantes na cidade, como o Palacete Bento Carlos, o Teatro São José e a sede da Fazenda Santa Maria. É tombado pelo CONDEPHAAT e foi restaurado em 1998.
Endereço: Rua Conde do Pinhal, 2017.
Telefone: (16) 3362-1000.

Catedral de São Carlos
Está localizada no local onde foi erguida a primeira igreja, em torno da qual a cidade teve origem. O primeiro prédio, em madeira, foi reconstruído em alvenaria e inaugurado em 1886. Em 1908, a igreja transformou-se em Sé Episcopal e ganhou nova reforma em 1918. A construção da atual Catedral teve início em 9 de Julho de 1949.
A Catedral de São Carlos integra, desde dezembro de 2008, o Circuito Turístico Religioso Caminho da Fé. www.caminhodafe.com.br
Endereço: Avenida São Carlos, entre as ruas Conde do Pinhal e Treze de Maio.
Telefone: (16) 3371-2277.

Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC
Localizado no prédio da antiga Sociedade Dante Alighieri, fundada em 1902 pelos imigrantes italianos, é um dos edifícios históricos da cidade. Seu objetivo é promover a integração entre os diversos níveis de ensino; para tanto dispõe de biblioteca, experimentoteca, laboratórios, salas de vídeo e monitores especializados.
Endereço: Rua 9 de Julho, 1227.
Telefone: (16) 3373-9772.
Atendimento: Segunda à Sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h e aos Sábados, das 8h às 12h.

Mercado Municipal “Antonio Massei”
O Mercado Municipal foi construído em 1903 e reinaugurado em 21 de Abril de 1968. Foi o primeiro ponto comercial da região. Hoje é dividido em lotes com variedades de lojas que oferecem desde produtos alimentícios até vestuário. Defronte a ele está a Praça do Comércio, que recebe eventos musicais aos sábados pela manhã.
Endereço: Avenida Alfredo Maffei, 2542.
Telefone: (16) 3374-4264.

Praça dos Voluntários
Localizada na região central, a Praça dos Voluntários é um marco em homenagem aos são-carlenses que combateram por São Paulo na Revolução de 1932. O local também homenageia, com um busto, Germano Fehr, considerado o propulsor da industrialização são-carlense.
Endereço: Avenida São Carlos, esquina com a rua Jesuíno de Arruda.

Bonde
Fabricado na Bélgica, o Bonde circulou pelas ruas de São Carlos entre 1914 e 1962. Foi um marco na história da cidade e recebeu uma homenagem da Caixa Econômica Federal, tendo sua foto impressa em um bilhete de loteria no dia 22 de março de 1975.
Endereço: Praça Balão do Bonde, Rua da Imprensa – Vila Nery.

Museu Histórico de São Carlos
Um espaço com exposições de artes visuais e da história de São Carlos. O museu possui em seu acervo uma pequena pinacoteca, documentos, fotografias e objetos que contam a história da cidade desde sua fundação até os dias atuais. Localizado na antiga Estação Ferroviária da cidade, que foi inaugurada em 1884 e reformada em 1908, quando as fachadas receberam a forma atual.
Endereço: Praça Antonio Prado, s/nº (antiga Estação da Fepasa).
Telefone: (16) 3376-1636.
Atendimento: De Terça à Sexta, das 10h às 19h e aos Sábados, Domingos e Feriados, das 11 às 17h.

Museu Histórico São Carlos
Fazenda Pinhal
Conjunto arquitetônico iniciado no final do ciclo açucareiro paulista com o seu apogeu no II ciclo do café. Foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional.
Endereço: SP 215, em seguida SPV 149, sentido Represa do Lobo de Itirapina, km 4,5, entrar à esquerda em estrada de terra batida, seguindo por mais 4 km.
Telefone: (16) 3375-7142.
www.fazendapinhal.com.br

Fazenda Santa Maria do Monjolinho
Desbravada em 1858 pela família do Major José Ignácio, esta fazenda conta como o café fez a riqueza do Brasil. O grande sobrado foi construído em 1887. Em 1904, Cândido Souza Campos adquiriu a propriedade, incluindo o mobiliário da sede. O terreiro, a tulha, o aqueduto que movia a roda d’água, a senzala, a casa do capitão do mato e a capelinha registram a história dos escravos e dos imigrantes. O museu catalogado com objetos e documentos do século XIX e início do século XX e a estação de trem Monjolinho marcam o ciclo cafeeiro.
Endereço: SP 215 (São Carlos / Ribeirão Bonito), km 158.
Telefone: (16) 3371-1059, 3366-7141 e 3366-7143.
www.santamariamonjolinho.com.br

Igreja Nossa Senhora Aparecida da Babilônia
Pequena igreja rural que guarda a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que foi encontrada, segundo conta a tradição local, sob uma árvore após um incêndio destruidor. Para lá se dirigem romarias e procissões vindas de São Carlos e região, especialmente no dia 15 de agosto, feriado municipal em homenagem à Santa Padroeira, e também no dia 25 de julho, Dia de São Cristóvão, santo protetor dos motoristas.
A Igreja Nossa Sra. Aparecida da Babilônia de São Carlos integra, desde dezembro de 2008, o Circuito Turístico Religioso Caminho da Fé.
www.caminhodafe.com.br
Endereço: Rodovia Dr. Paulo Lauro, SP 215 (São Carlos - Descalvado), a 11 km do trevo de São Carlos.

Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”
Inaugurado em 1969, o teatro passou por uma grande reforma em 2008 com apoio da Petrobrás, sendo reinaugurado no dia 4 de julho de 2008 e está em plena atividade. O espetáculo de estréia trouxe a São Carlos o dramaturgo e escritor Ariano Suassuna que, acompanhado da cantora Inez Viana e do grupo Gesta de Música Armorial, contou causos, cantou e fez uma bem-humorada análise da cena cultural brasileira. Capacidade: 400 lugares - 4 exclusivos a cadeirantes.

Endereço: Rua 7 de Setembro, 1735, centro.
Telefone: (16) 3371-4339.
teatro.cultura@saocarlos.sp.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Locomotiva Praça Brasil
Fabricada na Filadélfia em 1891 pela Baldwin Locomotive Works, é uma locomotiva a vapor com iluminação a gasômetro. Puxava as composições de trens da Companhia Paulista de estradas de Ferro, que depois foram substituídas pelas locomotivas elétricas.
Endereço: Praça Brasil, Vila Nery (entre as ruas Marechal Deodoro e Sete de Setembro).

Museu "Asas de um Sonho"
Inaugurado no dia 11 de novembro de 2006, no Distrito de Água Vermelha, o Museu “Asas de um Sonho” da empresa aérea TAM conta a história da aviação e de seus personagens. Seu principal objetivo é preservar essa memória através da conservação, restauração e aquisição de aeronaves. O compromisso fundamental da instituição é manter os aviões em sua forma original e, na medida do possível, em condições de vôo. O visitante poderá conhecer cerca de 30 modelos de aeronaves, entre eles, a réplica do 14 Bis, de Santos Dumont.
Endereço: Rodovia SP 318, Km 249 (Rodovia São Carlos - Ribeirão Preto)
O Museu está passando por obras de ampliação com previsão de retornar suas atividades no 2º semestre de 2009.
Telefone: (16) 3306-2020
www.museutam.com.br

Bosque Santa Marta
Pequeno fragmento de floresta tropical nativa onde podem ser encontrados exemplares de lei como: jequitibá, peroba, jacarandá, copaíba, canela-amarela, canela-sassafrás, entre outras. Ao lado, está localizado o Bosque Cambuí, uma grande área em recuperação que conta com uma trilha com percurso de 1.500 m adequado para educação ambiental.
Endereço: Avenida Filomeno Ríspoli, s/nº, Santa Marta (acesso pela Rua Miguel Petroni).

Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna”
Possui um acervo de cerca de 700 animais, de mais de 106 espécies, estando várias em extinção. Conseguiu a reprodução do Mico Leão Dourado e do Urso de Óculos. Hoje, após 15 anos de aperfeiçoamento, oferece lazer, educação ambiental e preserva espécies da flora e da fauna sul-americana e é um dos zoológicos de referência em pesquisa no Brasil.
Endereço: Km 235 da Rodovia Washington Luís, SP 310, acesso pela Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2.
Telefone: (16) 3361-4456
E-mail: pesc@pesc.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Atendimento: Terça a Sábado, das 8h às 16h30 e Domingo, das 8h às 17h30.
www.pesc.org.br

Pista da Saúde - UFSCar
A comunidade conta com a opção de esporte e lazer na Pista da Saúde, localizada em um bosque de eucaliptos cujo percurso tem dois mil metros de extensão, com sinalização indicativa de exercícios apropriados a cada 100 metros.
Endereço: Rodovia Washington Luís, SP 310, km 235.

Horto Florestal Municipal “Navarro de Andrade”
Trabalha na preservação de matas ciliares do município. Possui uma trilha ecológica de aproximadamente 400 metros, onde é possível identificar espécies arbóreas e suas características.
Endereço: Estrada Municipal Guilherme Scatena, s/nº (em frente ao Parque Ecológico).
Telefone: (16) 3361-8081.
Atendimento: Segunda à Sexta, das 7h às 11h e das 12h30 às 16h00.
Visite o site

Estância Ecológica Vale do Quilombo
A Estância está localizada na Fazenda Argentina, no distrito de Água Vermelha, região imperial que guarda os traços da história em meio à mata nativa e em recuperação. É cortada pelo rio Quilombo, nome dado pela presença de um quilombo na região no século XIX. A fazenda que na época era grande produtora de café, hoje está voltada à produção da cana-de-açúcar, avicultura e bovinocultura de corte, além do tradicional gado leiteiro com total infra-estrutura. No turismo oferece opções de caminhadas ecológicas, cavalgada, passeios de bondinho, bóia cross e cachoeiras.
Como chegar: acesso pela Rodovia Engenheiro Tales de Lorena Jr. (sentido Ribeirão Preto) até o trevo de entrada para Água Vermelha, seguir à direita pela Rodovia Abel Terrugi por 10km, após placa de indicação seguir por mais 3km pela estrada de terra.
Telefone: (16) 3367-7108 / 9784-0734.
E-mail: fazenda@valedoquilombo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
www.valedoquilombo.com.br

Localização

São Carlos está localizada a 233km da capital do estado

Acesso

Por terra: A principal via de acesso a São Carlos é através da Rod. Washington Luis (SP 310) que faz ligação do município à capital paulista.
Outras rodovias tais como a Rod. Thales de Lorena Peixoto Jr. (SP 318), Rod. Dr. Paulo Lauro (SP 215), Rod. Luiz Augusto de Oliveira (SP 215) também dão acesso ao município.

Notícias, Reportagens e Artigos sobre São Carlos

Notícias > Aventura > Competições nacionais

Charqueada sedia o 4º Encontro Nacional de Motociclistas

Charqueada sedia o 4º Encontro Nacional de Motociclistas

O evento deverá reunir motoclubes de todo o Brasil para três dias de muita festa

Notícias > Ambiente > Encontros e eventos ambientais

Araras sediará o 1º Simpósio de EcoPaisagismo e Floricultura

Araras sediará o 1º Simpósio de EcoPaisagismo e Floricultura

Visa o desenvolvimento teórico e prático referente a soluções verdes para os centros urbanos com destaque para o uso de jardins verticais

Notícias > Turismo > Turismo sustentável

As férias acabaram, mas conheça os parques são opções de lazer no interior e litoral de SP

As férias acabaram, mas conheça os parques são opções de lazer no interior e litoral de SP

No interior e litoral de São Paulo, os turistas encontram opções para se divertir e praticar atividades esportivas como caminhada e corrida

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Pontos históricos e naturais se misturam e atraem visitantes em São Carlos

Pontos históricos e naturais se misturam e atraem visitantes em São Carlos

Quem visita São Carlos logo se depara com inúmeras construções históricas e belos cenários naturais. A cidade é famosa por abrigar os campus da USP e da UFSCar. Além disso, traz como destaque o Palacete da Família Pinhal e a Catedral de São Carlos

Notícias > Turismo > Turismo nacional

O outono finalmente chegou. É hora de viajar pelo Brasil

O outono finalmente chegou. É hora de viajar pelo Brasil

Entre a intensidade do verão e o frio do inverno, o outono é a estação do ano ideal para quem está procurando viagens mais tranquilas. O Brasil, mesmo sendo conhecido pelo seu clima ensolarado, não deixa a desejar nessa estação cheia de charme

Notícias > Turismo > Ecoturismo

Privatização dos parques estaduais divide opiniões

Privatização dos parques estaduais divide opiniões

Decisão do governo paulista, de entregar os parques estaduais nas mãos de empresas privadas causa polêmica e muitas críticas de especialistas

Hotéis e Pousadas em São Carlos

Agências de viagens e turismo em São Carlos

CAMPO E CIA TURISMO

CAMPO E CIA TURISMO

Centro - São Carlos/SP

 

Alem Mar

Rua Antônio Fiorentino, 207
Jardim Ricetti - (16) 3271-6632

Ana Prado Agência de Viagens Ltda

Rua Raimundo Corrêa, 120 Sobreloja
Centro - (16) 3271-4449

Veja todos as agências de turismo