São Lourenço da Serra



A partir de 1991 com a sua emancipação de Itapecerica da Serra, foram realizadas eleições para prefeito, já tendo sido cumpridos 4 mandatos.

O clima do município, como em toda a Região Metropolitana de São Paulo, é o subtropical. Verão pouco quente e chuvoso. Inverno ameno e subseco. A média de temperatura anual gira em torno dos 19Cº, sendo o mês mais frio Julho (Média de 15°C) e o mais quente Fevereiro (Média de 22°C). O índice pluviométrico anual fica em torno de 1.300 mm. As temperaturas podem atingir mínimas próximas a zero grau nos meses de junho/julho, com formação de geada.

A flora nativa, riquíssima e sob enorme ameaça, é composta pela chamada Mata Atlântica, com ipês, bambus, cedros, imbuias e, principalmente, os manacás-da-serra (Tibuchina mutabilis; Família Melastomataceae) com flores de início alvas que chegam ao lilás em três dias, sem perfume. Nas áreas mais degradadas resistem as palmeiras Syagrus romanzoffiana que produzem coquinhos comidos por pássaros e mamíferos. Essas espécies são ocupadas por um sem número de orquídeas, sendo provavelmente a mais comum e conhecida a Chuva de Ouro, Oncidium, largamente extraída pelos antigos caboclos, para venda nas estradas e nas feiras de Santo Amaro, SP. Espécies exóticas, como eucaliptos e pinus de muitas variedades ocupam as partes mais próximas às rodovias. O bambu Dendrocalamus giganteus, de origem asiática e introduzido pelos portugueses aparece em muitas das propriedades do município.

Regiões Turísticas

Localização

São Lourenço da Serra está localizado a 52km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da rodovia BR-116 (SP-230)

Hotéis e Pousadas em São Lourenço da Serra

Agências de viagens e turismo em São Lourenço da Serra

Ecoturismo em São Lourenço da Serra

Ecoturismo em São Lourenço da Serra

Despézio - São Lourenço da Serra/SP

 

Atelie de Eventos

Rua João Paes, 117
Centro - (11) 3849-8613

Atelie de Eventos

Rua João Paes, 117
Centro - (11) 3849-8613