Acelerador de Viagens

São Pedro

Naturalmente bonita



Muito conhecida por suas belezas naturais, a Estância Turística de São Pedro, localizada no interior de São Paulo, a 190 quilômetros da capital, repousa na encosta da Serra do Itaqueri, garantindo aos visitantes uma ótima opção de lazer; descanso; ecoturismo; turismo religioso e empresarial; gastronomia; e esportes de aventura como o rappel, arborismo, cascading, trilhas, off-road, 4x4, voos de asa-delta e parapente.

Para acolher os visitantes com tantos atrativos, a cidade dispõe de uma enorme rede de hospedagem, sendo a terceira estância do estado com o maior número de leitos, desde os mais luxuosos, até as mais simples e familiares.

São Pedro, aliás, é cortada por dois ribeirões, o Pinheiro e o Samambaia, e está a 580 metros do nível do mar, tendo a seu favor um clima ameno e agradável, que dura quase o ano todo.

Grandes atrativos turísticos fazem da cidade um local onde qualquer visitante, de qualquer idade, desfrute de sua beleza. No Alto da Serra as cachoeiras chamam a atenção pelas quedas naturais, rodeadas de muito verde. É lá também que fica o penhasco Cruzeiro do Facão; a destilaria que produz a “Cachaça da Diretoria”; o antiquário “Villa Del Capo”; a Igreja Santo Antônio, que guarda uma relíquia do santo de Pádua doada pelo Vaticano, e certamente, um dos pontos mais belos da cidade, considerado um cartão postal: o Parque do Cristo “Aureliano Esteves”, onde o turista poderá apreciar a vista pelo alto e, em dias claros, enxergar cidades como Piracicaba e Campinas no horizonte.

Atrativos culturais e históricos fazem diferença da estância. O Museu “Gustavo Teixeira”, que leva o nome de seu filho e poeta maior, mostra a história da cidade desde seus primeiros dias como “Pouso do Picadão”. No Boulevard “Dona Hermelinda”, a Feira de Artes e Artesanatos expõe o melhor da produção local. Já a Feira do Produtor expõe os melhores produtos hortifrutigranjeiros, queijos e doces artesanais. O Boulevard e a Feira do Produtor são atrações de todos os finais de semanas e feriados.

Ainda na zona urbana, é possível fazer uma bela caminhada no Parque “Maria Angélica Manfrinato”, que oferece uma agradável paisagem com seu lago, quiosques, parquinho para as crianças, bancos à beira das sombras das árvores e desfrutar também de passeio de pedalinho.

Durante o ano, muitos eventos fazem parte da programação da cidade. O tradicional Carnaval de rua; Encenação da Paixão de Cristo; Festas como a de São José, Santo Antônio e São Pedro; Rodeio; Semana Nacional de Museus; Encontro de Motociclistas; Semana Gustavo Teixeira e o Festival Sertanejo.

A Estância de São Pedro, conta ainda com Banda Municipal e Orquestra de Viola Caipira, que tem como regente o violeiro Mazinho Quevedo.

A culinária local é uma atração à parte. Desde as lanchonetes, churrascarias, petiscarias e docerias, até a tradicional gastronomia com comida caipira como torresmo, leitão a pururuca, costelinha de porco e frango caipira, tudo servido em fogão à lenha. O doce de Jaracatiá, fruta típica da região, colhida apenas no mês de fevereiro, é a guloseima que o turista não pode deixar de experimentar.

Museu “Gustavo Teixeira” - O Museu Municipal Gustavo Teixeira foi inaugurado em 1972, em prédio contíguo ao da Biblioteca Municipal, com o objetivo de homenagear e reunir objetos e documentos do vate são-pedrense Gustavo Teixeira. O acervo do museu é composto por documentos de época da municipalidade; o acervo bibliográfico e objetos pessoais do vate Gustavo Teixeira; arte sacra; móveis da Câmara Municipal e Prefeitura, etc. As exposições do Museu encontram-se divididas: Arte Sacra, Pouso dos Tropeiros, Sala São Pedro, Gustavo e Maria de Lourdes Teixeira, Política, Educação, Saúde, Hospedaria. Em seu interior realizamos as mais diferentes atividades culturais: saraus, audições, feira de artesanatos, exposições de curta duração, concurso de poesias, etc. Podemos dizer que possuímos um Museu Vivo que acolhe de braços abertos todas as manifestações artísticas de nosso município. Localiza-se na Rua Joaquim Teixeira de Toledo, 524, no Centro, o telefone é (19) 3483-1476. Os horários de funcionamento são de segunda à sexta-feira das 9h00 às 17h00, aos sábados das 9h00 às 15h00 e aos domingos das 9h00 às 13h00. Site: www.saopedro.sp.gov.br / e-mail: cultura@saopedro.sp.gov.br

Biblioteca Municipal “Gustavo Teixeira” - Inaugurada em 1972, tem como homenageado o Poeta são-pedrense “Gustavo Teixeira”, conta com um acervo de mais de 12.000 títulos distribuídos nos mais diversos assuntos como: Romance, Espírita, Auto-ajuda, Poéticos, Ficção, Infanto-Juvenil, Infantil, Didáticos, Enciclopédias, entre outros. Em suas dependências encontra-se em fase de implantação o Tele Centro, que contará com 10 computadores com acesso a internet para realização de pesquisas e de cursos que serão administrados por funcionários treinados. Em seu andar superior existe uma sala em que os leitores podem realizar sua leitura com mais tranqüilidade, além de ser palco dos “Contadores de História” e do “Projeto Hora do Conto”, realizados por voluntários que tem a finalidade de envolver e introduzir o prazeroso mundo da literatura para as crianças, utilizando a criatividade e a imaginação. Espaços para realização de pesquisas e leitura individual. Localiza-se na Rua Joaquim Teixeira de Toledo, 570, no Centro, o telefone é (19) 3483-3497. Os horários de funcionamento são de segunda à sexta-feira das 8h00 às 17h30 e aos sábados das 9h00 às 13h00.

Praça “Gustavo Teixeira” - A Praça Gustavo Teixeira é muito bem cuidada, torneada por flores e canteiros belíssimos, é uma boa pedida para quem quer descansar ou bater-papo com tranqüilidade. Ela possui o Busto de Gustavo Teixeira em homenagem ao nosso poeta. No espaço da praça realizam-se recreações infantis aos domingos, apresentações teatrais, música aos sábados à noite e no carnaval acontece a tradicional marchinha no coreto, todas as noites. Localiza-se na Praça da Matriz, no centro, na frente da Igreja Matriz, mais informações na Secretaria de Cultura no telefone (19) 3483-3497.

Cine Teatro Shopping São Pedro - O Cine Teatro Shopping São Pedro, existe desde 2001, um local que promove além de filmes em cartaz no Brasil inteiro, renomadas peças de teatro com ilustres atores e diretores, festivais de dança, shows musicais, palestras educativas como também, disponibiliza seu espaço para empresas que escolherem ter em seu evento amplo auditório e recursos áudio visuais. A sala dispõe de confortáveis poltronas, inclusive para obesos e cadeirantes, num ambiente totalmente encarpetado e climatizado com sistema de segurança, teto acústico e o mais novo sistema de leitura de som CYAN. Com preços populares o Cine Teatro São Pedro acredita no discernimento cultural acima de qualquer diferença social. Localiza-se no Shopping São Pedro, na Av. Imigrantes, 255, ou na segunda entrada, que fica na Rua João Teixeira da Frota, 1.184, o telefone é (19) 3481-6355.

Parque “Maria Angélica” - Inaugurada em 1974, é um dos mais belos cartões postais da cidade. O parque encontra-se na malha urbana, possui 35.000 m2 de belezas naturais, um grande lago com passeios de pedalinhos, canteiros floridos, parque infantil, fonte de água mineral, além de áreas para piqueniques, bosque, pista para caminhadas e uma Capela de Nossa Senhora de Lourdes. É freqüentado pela população local e turistas que procuram lazer e, principalmente, a Fonte de Água Mineral "Nhá Rita". O movimento é intenso durante o dia todo, dobrando nos finais de semana com os turistas. Localiza-se no centro da cidade, nas imediações da Rodoviária. Aberto ao público todos os dias das 8h00 as 20h00, com entrada franca.

Boulevard de Artes e Artesanato “Dona Hermelinda” - Inaugurada em 5 de maio de 1985, por iniciativa do poder Executivo, dava-se início à tradicional feira de artes e artesanato de São Pedro. Devido ao crescente interesse dos artesãos, em março de 1994, a feira já contava com mais de trinta artistas, locados em suas barracas azuis e brancas. Após anos, devido às tormentas do forte sol e das chuvas, em fevereiro de 2009, os artesãos de são-pedrenses ganharam um novo espaço projetado exclusivamente para abrigálos e valorizar ainda mais seus ricos trabalhos. O espaço do artesão leva o nome da primeira dama do bordado na cidade, D. Ana Hermelinda Baltieri Azzine, entre as lindas mercadorias encontram-se: bijuterias, velas, sabonetes decorados, bordados, crochês, artigos em madeira, bolsas customizadas, panos de prato, tapetes, quadros, caixas para presentes, doces caseiros, mel e o tradicional pastel de feira. Localiza-se na Praça da Matriz, no centro, atrás da Igreja Matriz, mais informações na Secretaria de Cultura no telefone (19) 3483-3497.

Feira do Produtor Rural - Realizada na Praça Santa Cruz aos sábados de manhã, a Feira do Produtor teve início há aproximadamente 20 anos, por iniciativa do poder Executivo. Num ambiente alegre e descontraído, os produtores comercializam seus produtos diretamente ao consumidor. A tradicional Feira do Produtor ganhou um moderno espaço em fevereiro de 2008, onde ao som da sanfona e de cantores de música raiz o consumidor pode encontrar produtos frescos como verduras, ovos, queijos, milho, frutas, etc, em amplo e aconchegante espaço localizado atrás da Igreja Santa Cruz.

Catedral da Pinga - São 22 anos de muita história para a marca e para São Pedro. A Cachaça Catedral, uma das mais famosas do Brasil, foi a primeira a produzir a cachaça bi-destilada no país, em destaque, na cidade de São Pedro. A Cachaça Catedral se orgulha em ter recebido prêmios da ABIQUA MASTER (Associação brasileira de incentivo a qualidade). Prêmio para a melhor cachaça da América do Sul 1.999. Localiza-se no trevo São Pedro a São Manuel, 257, entrada da cidade de São Pedro, o telefone é (19) 3481-2964 e o fax (19) 3483-2123. Site: www.cachacacatedral.com.br

Cachaça da Diretoria - A cachaça “DA DIRETORIA" é conseqüência de uma excelente simbiose. Primeiro, o local, alto da serra de São Pedro a 1100m de altitude com excepcional vista panorâmica; segundo a ocorrência de água mineral natural, oriunda de poços artesianos com 350m de profundidade, alcançando o "aqüífero guarani"; E terceiro a amizade de mais de 30 anos do colega e também Professor da Esalq, Fernando Valadares, verdadeiro responsável pelo aparecimento de aguardentes bidestilados no País. A orientação técnica do renomado professor Valadares, a qualidade excepcional da água mineral usada na homogenização final da Cachaça e as condições de temperatura e umidade favorecendo de maneira única o envelhecimento da nossa cachaça por 24 meses em tonéis de carvalho, transformaram essa feliz coincidência no aparecimento de um produto de qualidade impar. Por tudo isso a cachaça é de excepcional qualidade. Localiza-se na Rod. Ulisses Guimarães, s/º, no Bairro Palmital, Km 17, os telefones são (19) 3434-9338 ou 9789-3191. Site: www.cachacadadiretoria.com.br/e-mail: marcelolosito@terra.com.br

Vila Del Capo Antiquário - Antiquário, Restaurante e Orquidário, um recanto único, acolhedor, encravado no alto da serra, entre São Pedro e Brotas. Aqui, você encontra paz tranqüilidade e harmonia necessários para repor as energias do dia-a-dia, respirar o ar puro do alto da serra, ficar em contato direto com a natureza e apreciar a rara beleza de diversas espécies de orquídeas. O Vila Del Capo antiquário, restaurante e orquidário mantém um diversificado acervo à disposição dos visitantes, composto por belíssimas peças e objetos antigos, raros, exclusivos e de caráter único. Localiza-se na Estrada Vicinal João Dorigon (São Pedro a Brotas), no alto da Serra, no Bairro dos Gomes, o telefone é (14) 3653-6160. O horário de funcionamento é das 11h00 às 17h00, aos sábados, domingos e feriados; nas férias abre todos os dias, exceto as terças-feiras. Site: www.viladelcapo.com.br

Igreja Presbiteriana dos Gomes - Igreja Presbiteriana de Boa Vista do Jacaré foi segunda Igreja Presbiteriana do Brasil. Foi fundada em 1865. José Manuel da Conceição, um de seus fundadores, é o primeiro pastor presbiteriano ordenado no Brasil, em 1867. Localiza-se na Estrada Vicinal João Dorigon (São Pedro a Brotas), s/n, no Bairro dos Gomes, o telefone é (19) 3481-1638 o e-mail do pastor é samuel.sobrinho@uol.com.br e o telefone do pastor é (19) 3481-3515.

Igreja Santo Antonio - Na igreja de Santo Antonio existe a relíquia de Santo Antônio de Pádua que é comprovada por documento que a acompanhou e está arquivado na Paróquia São Pedro, datada de 28 de setembro de 1985. “Aos que lerem esta carta, damos fé e atestamos, para a maior glória de Deus e veneração dos seus santos, que reconhecemos a sagrada partícula da pele (ex cute) de Santo Antônio de Pádua como retirada do lugar autêntico e reverentemente colocada, em teça metálica redonda com frente de cristal e a parte posterior fechada e ligada com barbante de seda vermelha com nosso selo em cera de vermelho hispânico para autenticidade da mesma. Damos a presente relíquia com a faculdade de retê-la consigo, dar a outros e colocá-la para veneração pública dos fiéis em oratório ou capela. Na mesma fé mandamos expedir a presente carta por nós assinada e com nosso selo”, escrito no documento enviado para São Pedro pelo Ministério Provincial no Vaticano e assinado pelo Frei O. M. Boldassa. Para quem tem fé, Santo Antônio, o santo mais popular do Brasil, é conhecido por ser o padroeiro dos pobres, santo casamenteiro e muitas vezes invocado para achar objetos perdidos. Há histórias que muitas pessoas, de vários lugares do estado e do Brasil, vêm até São Pedro para pagar promessas feitas ao santo. Localiza-se no Alto da Serra, no Bairro Santo Antonio, o telefone de contato é (19) 3481-1196.

Parque do Cristo “Aureliano Esteves” - O parque Aureliano Esteves foi inaugurado em 5 de setembro de 1999 e possui uma área de 52.500 m², localizado a uma altitude em torno de 900 metros. A vegetação identificada no local é a mata atlântica, em alguns trechos da encosta. E o projeto paisagístico do parque inclui o plantio de mudas de espécies silvestres. O CRISTO REDENTOR foi um monumento construído por volta de 1984/1985 e tem 17 metros de altura, seu acesso pode ser feito de 3 maneiras, de carro, pela antiga trilha da pedreira ou pela escadaria que possui 124 degraus, o local é privilegiado por sua vista panorâmica da cidade. Abaixo do monumento, temos uma pequena Capela de Nossa Senhora de Lourdes. O parque conta com sanitários, lanchonete, trilhas, playground, segurança, acesso para deficientes físicos e capela. Há mais de 1000mts acima do nível do mar, a imagem de oito metros de altura foi inaugurada em 1981. Do mirante, no topo da serra, pode-se ter uma vista panorâmica de São Pedro, Águas de São Pedro e, em dias claros, de Piracicaba. O acesso é pela Rod. Elísio de Paula Teixeira, Estrada da Serra, distando 4 km do centro da cidade, o telefone é (19) 3483-0256. O horário de funcionamento é das 8h00 às 16h00, diariamente. Entrada franca.

NATUREZA E AVENTURA

Serra do Itaqueri - Ocupa longitudinalmente toda a extensão do Município, é um marco geológico importante, pois define através da “cuesta” a divisão da bacia sedimentar. O patrimônio geológico se enriquece com a grande ocorrência de mata, de quedas d´águas e fauna silvestre.

Rampa de Vôo Livre - Apesar de não ter infra-estrutura o lugar é deslumbrante, nele é possível avistar mais de 7 cidades, e também em dias de vento favorável é possível observar esportistas levantando vôo com seus parapente e asa delta. Sua altitude é de 900 metros de altura.

Voo duplo de Parapente - O Parapente é como um pára-quedas, porém não é necessário saltar de um avião. As decolagens são feitas no alto da serra e dependendo das condições do vento um vôo pode durar até 30 minutos. Qualquer pessoa pesando até 90 Kg pode se aventurar e deslumbrar-se com a paisagem da cidade e das encostas da serra. Localiza-se no Alto da Serra, na Rod. São Pedro a Itirapina, logo após a Igreja de Santo Antonio a direita na entrada do SPA Jardim da Serra.

Tirolesa - Situada no alto da Serra de São Pedro a aproximadamente uns 13 km do centro de São Pedro e a uma altitude de 900 metros, possui uma vista privilegiada de toda formação geológica chamada de “cuesta” de Botucatu. Em dias de boa visibilidade é possível avistar as cidades de Charqueada, Rio Claro e Piracicaba. Atividade que consiste em atravessar de um ponto elevado a outro uma depressão ou vale, utilizando roldanas em um cabo de aço. Localiza-se no Alto da Serra, na Rod. São Pedro a Itirapina, no Km 2,5, o telefone é (19) 3481-1851 ou (19) 9768-1805.

Cruzeiro do Facão - Local com vista panorâmica esplêndida, porém, com certo grau de dificuldade de acesso. Na estrada que liga a cidade ao Alto da Serra há um ponto de visualização do Cruzeiro, podendo ser considerado um Mirante. É acessado por uma trilha, não possui infra-estrutura de apoio e pode ser visitado diariamente. É possível praticar-se rappel, montanhismo, alpinismo e caminhada no local. Localiza-se próximo à entrada do Saltão, na Estrada de Itaqueri da Serra, com acesso pela Rod. Ulisses Guimarães, a 26km do centro urbano. Trata-se de uma depressão, constituída de um paredão rochoso, um mirante e um costão, e sua profundidade aproximada é de 15m.

Pedra Branca - Um lugar único, com uma vista panorâmica inesquecível, devido uma formação rochosa que vai além de todos os pontos da “cuesta”, transformando-se em um dos mais belos lugares, para reflexão, tranqüilidade e apreciação da natureza, sendo possível avistar algumas cidades da região. Localiza-se no alto da serra de São Pedro, Km 11 da Rod. Ulisses Guimarães, seguindo por mais 200m pela estrada São Pedro Charqueada vire a esquerda. Contato pelo telefone (19) 3483-1297 ou (19) 9716-3273 agendar com Pedro Marques. E-mail: pedrolemosmarques@hotmail.com

Cascata Dorigon - Belíssima queda d'água com 15 metros de altura, com uma piscina natural com profundidade entre 20 e 60 cm, sendo ideal para banho e para a prática de rappel para iniciantes. É acessada por trilhas e bosques do próprio hotel. Encontra-se a 900m de altitude, distando 6km da cidade e é formada pelo Ribeirão Carneiro. A Cascata Dorigon é uma das mais belas da região, lugar deslumbrante em total contato com a natureza. Localiza-se dentro da área de propriedade do Hotel Serra do Itaqueri, à Estrada Municipal de Santo Antônio a Brotas, km 10, no Bairro do Santo Antônio, o telefone e (19) 3481-6000 ou (19) 3481-1047. É aberta ao público não hospedado, mediante pagamento de ingresso, de terça a domingo, das 7h00 às 17h00. Dispõe da infra-estrutura do hotel, sanitários, bar e lanchonete. Site: www.serradoitaquerihotel.com.br, e-mail: hotel@serradoitaquerihotel.com.br

Cachoeira do Dinossauro - A Cachoeira possui uma queda de 80 metros de água e a recompensa é estar a 600 metros de altitude e poder admirar o vale sãopedrense num imenso plano verde. É uma das maiores cachoeiras de São Pedro e região, enfeitada por chapadão, vales, rios, cavernas e lagos. A adrenalina liberada diante de um paredão de mais de 100 metros de altura, segue-se uma incrível sensação de prazer. Também logo ao lado existem mais 2 cachoeiras, a Cachoeira do Alemão e a Cachoeira dos Malucos todas são de difícil acesso, mas podem ser vistas de alguns pontos da cidade. Localiza-se na Rod. Elísio de Paula Teixeira, s/n no Pé da Serra, o telefone é (19) 3483-4545. Site: www.pousadavaledodinossauro.com.br / e-mail: contato@pousadavaledodinossauro.com.br

Cachoeira do Saltão - Esta obra da natureza, imponente com seus 75 metros de altura e 4 metros de profundidade, encanta a todos que vêm conhecê-la. É uma das mais altas da região e freqüentemente procurada por turistas e praticantes de canyoning, cascading e rappel. Possui uma Tirolesa de 1200m de comprimento por cima da cachoeira e trekking. É aberta ao público mediante pagamento de ingresso ou hospedagem no camping, funcionando de terça a domingo, das 8h00 às 18h00. Dispõe de sanitários, quiosques, churrasqueiras, centro de informação, lanchonete e área de camping. Localiza-se na Fazenda Saltão, com acesso pela Rod. Ulisses Guimarães, km 23, no Bairro do Saltão, o telefone é (19) 3483-7314. Site: www.saltao.com.br, e-mail: cachoeira@saltao.com.br

Cachoeira do Astor - Na região do Patrimônio, formada pelo Ribeirão do Pinheirinho, encontra-se uma das mais bonitas e exuberantes cachoeira da região, oferecendo uma contemplação inesquecível e banhos deliciosos nas águas frescas naturais rodeada de vegetação intocada de mata atlântica. A Cachoeira do Astor é pioneira no trabalho de manutenção e preservação da mata ciliar. A trilha para chegar à cachoeira é rápida e o local possibilita o banho e relaxamento. A prática do Canyoning é bem freqüente, a descida no ribeirão do Pinheirinho fazendo rapel aquático. Logo abaixo um pequeno tobogã e um poço refrescante tornam ainda melhor a brincadeira. Mais adiante, outro rapel, agora de 5 metros, na Cachoeira das Flores, que é ótima para mais uma refrescada. Outro rapel curto e finalmente, abordarmos a Cachoeira da Esperança (35 metros), onde, com um rapel guiado seguido de uma tirolesa vertiginosa de 40 metros, sobre o profundo poço da Lontra finaliza a atividade. Uma trilha de 30 minutos leva de volta até a sede da Fazenda. Possui infra-estrutura receptiva, contando com sanitários, lanchonete e área para camping. Nos fins de semana, são oferecidos almoço na fazenda e acompanhamento de um guia local no acesso à cachoeira. O acesso ao público dá-se mediante pagamento de ingresso. Localiza-se no Alto da Serra, na Rod. Ulisses Guimarães, km 22, no telefone (19) 3481-1633.

Cachoeira Palmeiras - É um local muito bonito, com a mata preservada, possui 45 metros de altura, a trilha é na média de 30 minutos de caminhada. Após o passeio o almoço na fazenda Palmeiras é uma ótima pedida, com comida caseira em fogão a lenha.Localiza-se no Alto da Serra, na Rod. Ulisses Guimarães, km 22, no telefone (19) 3481-1805 ou (19) 9153-0585. Site: www.fazendapalmeiras.com.br

Gruta dos Anões - Situa-se em meio a 10 alqueires de área verde no pé da serra de São Pedro. Sua paisagem possui ainda mata nativa. Tem como principal atração a Gruta de arenito de origem natural e que dá nome ao camping possui extensão de 50m e altura de 10m. O local possui o “chuveirão” e piscinas de água mineral privilegiando a visitação turística, além de contar com uma infra-estrutura turística de serviços que vai do camping a chalés, lanchonete, sanitários, churrasqueiras cobertas, playground, salão de jogos, campos de futebol e de vôlei. Fica aberta à visitação, mediante pagamento de ingresso, exceto para crianças de até 4 anos, todos os dias, das 8:00h às 18:00h. Localiza-se no Camping Gruta dos Anões, na Estrada da Água Mineral, km 02, no Bairro do Capim Fino, a 2 km de distância do centro urbano, o telefone é (19) 3481-3803 ou (19) 3481-2922. Site: www.grutadosanoes.com.br, e-mail: gruta@grutadosanoes.com.br

Castelinho Pesca e Lazer - O “pesque e pague” possui lagos de ótimas dimensões para pesca, tanto nos arremessos, quanto nas varas de mão. No local há playground, piscina e um pequeno castelo, construído dentro de um dos lagos, para as crianças se divertirem e os adultos apreciarem. O restaurante foi construído na beira de um dos lagos, dali sai um deck, que entra para o lago, assim, quem estiver almoçando pode apreciar o rebojar dos peixes, especialmente nas horas de serem alimentados. Atende pelo sistema self-service a quilo. Possui quatro lagos para “pesque e pague” e quatro lagos específicos para a prática da pesca esportiva (“pesque e solte”), com grande quantidade de peixes esportivos como tucunarés, pintados, dourados, traíras, piraputangas e muitos pacus e tambacus. As áreas em volta dos lagos são amplas e muito bem cuidadas, com limpeza impecável. O acesso das pessoas entre os quatro lagos é feito pelas passarelas de madeira ou caminhos gramados. Todos os lagos contam com bóias salva-vidas, dispostas em todas as sua extensão e com sinalização adequada, de fácil visualização e utilização. Mantém um carrinho elétrico que percorre os lagos levando os suprimentos e equipamentos como, bebidas, petiscos, refeições e outros itens, como iscas e cadeiras aos visitantes. Localiza-se na propriedade do pesqueiro Castelinho Pesca e Lazer, com acesso pela Rod. Piracicaba - São Pedro (SP – 304), km 195 - Samambaia. Tel.: (19) 481-3447, a 4 km do centro urbano. Site: www.castelinho.com. E-mail: pesqueiro@castelinho.com

Voo de ultra-leve - O Ultra-leve é um pequeno avião mono-motor para duas pessoas. Oferecemos, a partir do aeródromo de São Pedro um vôo panorâmico sobre a cidade de São Pedro próximo aos paredões de arenito da serra de Itaqueri, encantadora e inesquecível. É possível fazer vôos de 7 a 10 minutos sobre a cidade ou 20 minutos para contemplar a cidade e a serra.Contato com a VITUR no telefone (19) 3483-3600. e-mail: vitur@vitur.com.br

Rancho do Kajuba - Se você já sonhou em algum dia ser um mocinho do velho oeste, agora pode realizar seu sonho. Com Kajuba, um “cowboy moderno”, o mais pacato dos mortais sente-se um herói, pelo menos por algumas horas. Usa sua intuição para conduzir sua tropa e um rancho, que nos finais de semana é literalmente invadido por adultos e crianças vindas de grandes centros urbanos. Kajuba comanda os chamados “passeios aventura”, conduzindo sua tropa por áreas verdes de loteamentos, pontos de erosão, trilhas, fazendas e riachos que não conhecem a poluição. “No texas é assim”: esta é a frase mais conhecida pelos freqüentadores do local. Com infra-estrutura básica, o rancho é um lugar simples e aconchegante oferecendo aluguel de cavalo, passeios, estadia e pensão para cavalos e restaurante, que serve comida caseira apenas nos finais de semana. O rancho possui animais para todos os tipos de participantes: treinados para levar crianças, senhoras e até quem já sabe montar. Fornece aulas de baliza e tambor, passeios com escolinhas de educação infantil (crianças a partir de 4 anos) e passeios à gosto do aventureiro. Os passeios são realizados com pessoas de todas as idades e duram de 1h e 40 min. a 2 horas. Com antecedência de 30 dias é possível organizar um grupo para realizar uma cavalgada que percorre de 30 a 50 km durante um dia inteiro. Também é possível marcar os chamados “passeios de emoção”, com muita aventura e até medo. São passeios noturnos com duração de 3 horas. Os passeios e cavalgadas podem ser acompanhados por pessoas que possuam cavalos, tendo o participante que pagar apenas uma taxa de inscrição nas cavalgadas, pois estas são acompanhadas por equipe de apoio. Nos feriados convém marcar os passeios com 15 dias de antecedência. Aberto ao público de segunda a segunda, o proprietário mora no local. Localiza-se na Chácaras ABC, no bairro Nova São Pedro, o telefone é (19) 3481-2703.

Thermas Water Park - Aqui é o local ideal para quem busca lazer, alegria, entretenimento e segurança. A grande atração, o parque aquático, oferece sensacionais pistas de toboáguas (em formatos de caracol ou retas, abertas ou fechadas, com e sem báias e em queda livre), disco voador robotizado, parque aquático infantil, rampa de bóias, e toda a estrutura necessária para receber seus associados e visitantes: Administração; Vestiários com porta sacolas gratuitos e/ou armários locados; Enfermaria; Restaurantes e lanchonetes; Campos de futebol e de areia; Quadras poliesportivas; Área de camping, Pousada Chalés e Churrasqueiras. O parque temático do complexo Thermas sempre apresenta exposições do renomado artista Lajur, da cidade de Piracicaba. Um verdadeiro aprendizado para visitantes e principalmente um roteiro instrutivo para escolas e seus alunos. São réplicas de animais, insetos, espalhadas estrategicamente pelo parque. Um local muito visitado e aconchegante no complexo é a "Fazendinha do Vô Bráulio. Um cantinho agradável, com animais rurais e exóticos, diferentes espécies de aves, passeios a cavalo e pôneis para a criançada. Localiza-se na Rod. SP 304, Km 189, o telefone é (19) 3181-2111. Os horários de funcionamentos são de Quarta a sexta-feira, das 08h30 às 17h00 e aos sábados, domingos e feriados, das 08h às 18h. Site: www.thermasnetcom.br

Complexo Esportivo “Antonio Carlos Siloto Filho” – Bordadão - O Bordadão é o Ginásio Municipal de Esportes, conta com bilheteria, uma quadra poliesportiva, bar com cozinha, palco, 2 camarins com sanitários masculino e femininos, arquibancada com capacidade para 5000 pessoas, sala de professores com sanitário, sala de força, sala de almoxarifado, sanitários masculino e feminino e vestiários com chuveiros. Localiza-se na Avenida Paschoal Antonelli, s/nº - Nova São Pedro. Informações pelo telefone (19) 3483-1980.

Há ainda outros inúmeros atrativos. Para maiores informações: www.saopedro.sp.gov.br e/ou contato@saopedro.sp.gov.br

Localização

Está a 200km de São Paulo e 60km de Brotas, município com o qual divide algumas atividades turísticas.

Acesso

Por Terra: O acesso pode ser feito de carro ou ônibus saindo da cidade de São Paulo, seguir pela via Anhanguera até Nova Odessa e em direção a Piracicaba pela Rodovia Luiz de Queiroz. De Piracicaba, mais 40km chega-se a São Pedro. Pode-se utilizar também a Rodovia do Açúcar, Bandeirantes, Geraldo Pereira de Barros, Irineu Penteado, Paulo Nilo Romano e Washington Luís.

Notícias, Reportagens e Artigos sobre São Pedro

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

São Roque receberá a primeira edição da Expo Moto Show

São Roque receberá a primeira edição da Expo Moto Show

O evento acontece pela primeira vez na região e deverá reunir moto-clubes de todo o País.

Notícias > Aventura > Competições nacionais

Charqueada sedia o 4º Encontro Nacional de Motociclistas

Charqueada sedia o 4º Encontro Nacional de Motociclistas

O evento deverá reunir motoclubes de todo o Brasil para três dias de muita festa

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

Adventure Sports Fair 2010 traz novidades para todos os públicos

A Adventure Sports Fair, maior evento de esportes e turismo de aventura do Hemisfério Sul, chega à 12ª edição repleta de novidades e atrações

Notícias > Turismo > Turismo cultural

Mostra de teatro agitará o interior de São Paulo

Esse tipo de iniciativa é de extrema importância para o desenvolvimento cultural das cidades, além de fomentar o turismo na região

Notícias > Social > Festas, danças e manifestações regionais

Carnaventura é opção para curtir o carnaval e belezas naturais

Nos quatro dias de folia, uma bela alternativa é usufruir das belezas de São Pedro (SP) com caminhada e ciclismo.

Notícias > Aventura

Esporte e lazer agitam as férias em São Pedro-SP

Nestas férias de inverno, a temperatura vai subir em São Pedro. Entre os dias 17 e 25 de julho, estudantes da USP vão tomar conta da cidade promovendo atividades recreativas, esportivas e nutricionais que valorizam a qualidade de vida. E, para complet

Hotéis e Pousadas em São Pedro

Pousada Bel Sole em São Pedro - SP

Pousada Bel Sole em São Pedro - SP

Chacaras ABC - São Pedro/SP

A partir de:
Até:
R$ 79,00 (Baixa Temporada)
R$ 160,00 (Alta Temporada)
Villa Vitta Hotel

Villa Vitta Hotel

Tuncum - São Pedro/SP

Hotel Pousada Picadão em São Pedro - SP (Tem Brinde para vc)

Hotel Pousada Picadão em São Pedro - SP (Tem Brinde para vc)

Vila Nova - São Pedro/SP

A partir de:
Até:
R$ 100,00 (Baixa Temporada)
R$ 125,00 (Alta Temporada)
Hotel Fazenda O Pau Brasil

Hotel Fazenda O Pau Brasil

NOVA AURORA - São Pedro/SP

A partir de:
Até:
R$ 90,00 (Baixa Temporada)
R$ 350,00 (Alta Temporada)
Pousada

Pousada "La Serenissima" em São Pedro - SP -

Nova São Pedro 1 - São Pedro/SP

A partir de:
Até:
R$ 130,00 (Baixa Temporada)
R$ 190,00 (Alta Temporada)
Pousada da Lua

Pousada da Lua

Alpes das Águas - São Pedro/SP

A partir de:
Até:
R$ 200,00 (Baixa Temporada)
R$ 240,00 (Alta Temporada)

Veja todos os hotéis e pousadas

Atrativos turísticos de São Pedro

Cachoeira do Saltão (70m)

Cachoeira do Saltão (70m)

Cachoeira Dorigon (12m)

Cachoeira Dorigon (12m)

Parque Aureliano Esteves

Thermas Water Park Parque aquático com piscimas e toboáguas. fecha 50

Veja todos os atrativos turísticos