Silveiras



Foi a partir de um rancho de tropeiros instalado nessas paragens pelos Silveiras, que cresceu o povoado, elevado em 1842 à condição de Vila, tendo como padroeira Nossa Senhora da Conceição. A capela primitiva data de 1780, e foi erguida no mesmo local onde hoje se acha a matriz.Em 1864, Silveiras passou a cidade e, em 1888, a Comarca, desativada em 1938 por falta de movimento, devido ao êxodo local ocasionado pela decadência do café.

Um dos fatos mais notáveis da história de Silveiras foi sua intensa participação na Revolução Liberal de 1842 que, após sangrentos combates, foi aí debelada pelas tropas do então Barão de Caxias.

Noventa anos depois, em 1932, durante a Revolução Constitucionalista, a cidade teve novamente muitas de suas casas saqueadas e incendiadas.

O movimento tropeirista, que vem ativando a cidade desde 1980, deu grande incentivo ao artesanato e às artes locais, ficando o último domingo do mês de agosto instituído como o "Dia Do Tropeiro".

Regiões Turísticas







Hotéis e Pousadas em Silveiras








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Silveiras

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Neste carnaval, o Bloco do Sossego, tem destino certo, o Circuito Histórico e Religioso

O turismo religioso, já tradicional nesta região, por conta do Santuário Nacional de Aparecida, ganha impulso com os novos roteiros

 

Agências de viagens e turismo em Silveiras