Tatuí



A origem da palavra Tatuí vem do Tupi-Guarany, cuja palavra significa "Água do Rio do Tatú". A palavra Tatuí passou pelas seguintes transformações: Tatuuvú , Tatuhú , Tatuhibi , Tatuy , Tatuhy até que finalmente chegou a Tatuí. Os bandeirantes, indo para o Sul, foram os primeiros a passarem por aqui, e com seu ímpeto explorador, buscavam descobrir tesouros. Desta forma, expulsaram os indígenas que formavam suas tribos localizadas no encontro dos rios Sorocaba e Tatuuvú (hoje bairro da Barreira ), onde situava-se o cemitério dos primeiros habitantes naturais desta região.

Foi a partir da fundação do povoado de Nossa Senhora Del Popolo , em Araçoiaba da Serra ( povoado este que surgiu do levantamento da fábrica de ferro - 1682 ), que foi desmembrado o atual patrimônio cidade de Tatuí , nas terras que foram concedidas aos frades do Convento do Carmo de Itu , em 10 de novembro de 1609.

Anos depois os frades se dividiram em dois grupos, sendo que um residia próximo à freguesia de " São João do Benfica ", e o outro grupo, passou a residir no casarão que existiu em frente à Estação Sorocabana .

Mais tarde, o casarão foi transferido para a Avenida Sales Gomes ; os frades já não desfrutavam mais destas terras e arrendaram-na a Antonio Xavier de Freitas e Jeronymo Antonio Fiuza , sertanejos que aqui se estabeleceram. Tendo eles, plenos poderes adquiridos por procuração, sobre as terras do Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão , transferiram o povoado de São João do Benfica ( antigo povoado de Nossa Senhora Del Popolo ) para o local onde hoje é Tatuí .

Foi assim, que em princípios do século XIX, com a fundação da Usina de São João de Ipanema ( 1810 - a primeira fábrica de ferro da América Latina ), uma ordem régia proibiu o corte de madeira praticado por quem não fosse empregado da fábrica de ferro, e esse fato veio contribuir para que aumentasse o número dos primeiros povoadores de Tatuhu , que se dedicavam a agricultura. Finalmente, em 11 de agosto de 1826 ( que é a data oficial da fundação da cidade ) deu-se início a divisão de terras através de Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão . Com a demarcação do rocio, ocorreu então o arruamento da Rua Onze de Agosto .

Alguns pesquisadores e historiadores consideram o ano de 1822 ( e não 1826 ) como a fundação de Tatuí , pois acreditam que Tatuí já era Distrito. Na data de 20 de setembro de 1861 , Tatuí elevou-se a categoria de cidade. Em 26 de outubro de 1877 , foi instalada a sua Comarca . Com data de 10 anos após esta instalação, que Tatuí pode contar com um dos fatos mais significativos para sua história: ser uma das primeiras cidades do Brasil a libertar seus escravos mesmo antes da Lei Áurea.

Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”

Considerado um dos maiores Conservatório da América Latina, a instituição se destaca no cenário nacional e internacional por sua alta qualidade de ensino.

Rua São Bento, 415.

(15) 3251-4573
www.conservatóriodetatui.org.br

Praça Manoel Guedes, Centro – “Praça do Museu”

Abriga a Casa de Cultura Paulo Setúbal onde estão expostos objetos pertencentes a Paulo Setúbal entre os quais se destaca o fardão utilizado por ele na Academia Brasileira de Letras, além de suas obras completas. Prédio esse que no passado era a cadeia pública do município.

Praça da Matriz, Centro

Com mais de 100 anos a praça central da cidade possui um coreto, várias flores e árvores, sendo um agradável espaço para descanso e lazer com a família.

Avenida Cônego João Clímaco, Centro

Conhecida como “Avenida das Mangueiras” por contar com mangueiras centenárias, abriga um espaço maravilhoso para caminhadas e outros esportes.

Aeroclube de Tatuí

Fundado em 1934, destina-se à prática e ao ensino das atividades ligadas ao vôo, em especial o Vôo em Planadores. É um dos maiores aeroclubes de vôo a vela do país em número de aeronaves, bem como em número de pilotos formados.

Av. Dos Aeronautas, S/N.

www.aeroclubedetatui.com.br

Parque Ecológico Municipal Maria Tuca

Atrações Naturais e Recreação.

Estrada do Turvo, s/nº Bairro dos Fragas.

Praça Martinho Guedes, Centro - “Praça da Santa”

Inaugurada em 1910, traz uma das maiores Árvores de Natal Natural do Mundo. É Conhecida também por “Jardim da Santa” por ter uma linda escultura em pedra de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Tatuí.

Estação Experimental

Estação Meteorológica, pesquisa agrícola e conta com a maior coleção de bambus da América Latina.

Rod. Mario Batista Mori, KM 10.

(15) 3251-4230

Praça Olívio Junqueira, Centro

Praça localizada entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo de Tatuí, com um lindo chafariz em seu centro.

Mercado Municipal Nilzo Vanni, Centro

Mercado de secos e molhados construído em 1914. Esse é o segundo mercado municipal o primeiro foi inaugurado em 1879.

Santuário Nossa Senhora de Fátima

A Capela foi inaugurada em 1961 e agora conta com a Sala dos Milagres construída em memória a Madre Querubina.

Bairro Santuário.

(15) 3305-8980

Capela de São João do Bemfica

Marco inicial de Tatuí, a missa de inauguração foi realizada em 11 de Agosto de 1926. O nome São João do BemFica veio da expressão “São João bem fica aqui. E não lá!” porque os habitantes de Araçoiaba queriam que o Santo fosse levado para suas terras.

Estrada Municipal Moisés Martins, Sentido Bairro Americana.

Praça Cesário Mota, Bairro Junqueira

Uma Praça aconchegante com ambiente familiar e repleta de árvores e arbustos.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Com porte e estilo de catedral este patrimônio preserva detalhes arquitetônicos do século XIX que vale a pena se admirar.

Praça da Matriz, Centro.

(15) 3251-4090

Praça Antonio Prado, Centro – “Concha Acústica”

Antigamente era conhecida como “Largo da Beneficência” era a praça central já que ainda não existia a Praça da Matriz. Ficou assim conhecida quando na administração do Prefeito Paulo Assumpção Ribeiro foi construída uma Concha Acústica na Praça.

Capela do Divino

Inicialmente uma pequena capela particular onde aconteciam as tradicionais festas do Divino, e utilizada por escravos alforriados.

Rua XV de Novembro, (Próx. ao Mercado Municipal).

Localização

Tatuí está localizada a 131km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da Rodovia Castello Branco Km 129B

Hotéis e Pousadas em Tatuí

Relais Itahypa
Rodovia Caslelo Branco Km 136-137
Relais Itahypa
Estrelas: 5 estrelas
Ver fotosRelais Itahypa - Rodovia Caslelo Branco Km 136-137






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Tatuí

Notícias > Turismo > Turismo cultural

Virada Inclusiva terá 24 horas de cultura e esporte em São Paulo

Virada Inclusiva terá 24 horas de cultura e esporte em São Paulo

Mais de 500 shows, teatro, oficinas e atrações esportivas ocorrem nos dias 3 e 4 de dezembro para festejar a inclusão das pessoas com deficiência

 

Agências de viagens e turismo em Tatuí

Antuerpia Turismo

Rua Prudente de Moraes, 197
Centro - (15) 3251-5483

Ternura Turismo

Rua 15 de Novembro 1236
Centro - (15) 3259-1414