Vinhedo



Em 1620, aproximadamente, época do ciclo do ouro, surgiu um pequeno povoado na Estrada da Boiada (estrada que até hoje corta a cidade de Vinhedo). A chamada rota dos bandeirantes e também dos tropeiros, que transportavam gado e produtos, acabou desenhando o desenvolvimento do país. E a história de Vinhedo não é diferente.

Em 31 de outubro de 1908, o governador do Estado de São Paulo, Albuquerque Lins, promulgou a Lei nº1138, criando o Distrito de Paz de Rocinha, no município de Jundiaí e, pela proximidade com aquela cidade, acabou atraindo novos moradores. O Distrito, antes simples pousada daqueles bandeirantes e tropeiros, tornou-se um dos principais locais da região.

A população, formada principalmente por imigrantes europeus, transformou a agricultura, bastante diversificada, na base da economia local, caracterizada, principalmente, pela grande quantidade de videiras predominantes em seus vales e encostas. Rocinha não parou de crescer. As ruas foram surgindo e o Distrito ganhou condições urbanas de um povoado em desenvolvimento.

Na década de 20, a agricultura deixou de ser o principal ramo de economia, quando foi construída a primeira indústria do Distrito, a Fiação e Tecelagem Sant’Anna, inaugurada em 1925. Em 1947, foi fundada a Cerâmica Jatobá, e em 1953, a Carborundum.

O povoado prosperava e os problemas começavam a surgir. Diversas pessoas influentes na cidade, como médicos, jornalistas, famílias tradicionais etc, captando o anseio da população em se desligar de Jundiaí, iniciaram o processo de emancipação do Distrito. Este grupo de emancipadores era liderado pelo médico Abrahão Aun e composto por Alcides Guarido, Aristides de Paula, Antônio Medeiros Júnior, Antônio Elias, Antônio Vendramini, Agenor de Mattos, Antônio Zechin, Antônio Maria Torres Filho, Milton de Souza Meirelles, Monsenhor Favorino Carlos Marrone, Carmelo Consolo, Humberto Pescarini, Henrique de Barros Leite, Júlio Francisco de Paula, Jacob Matenhauger, Gumercindo Rocha, Luiz Rotella, Manoel de Sá Fortes Junqueira Júnior, Manoel Fernandes, Odilon de Souza e Epiphânio Salustiano de Souza.

O plebiscito foi marcado para 24 de outubro de 1948, plenamente democrático e simples, onde todos podiam votar. Eram homens e mulheres acima de 18 anos, que viviam no Distrito, no mínimo há dois anos. Dos 1.666 eleitores que compareceram à votação, 1.563 lutaram pela emancipação, oficializada no mês de dezembro do mesmo ano.

Em 2 de abril de 1949, aconteceu a escolha do primeiro prefeito, tendo como candidato único, o médico Abrahão Aun. Vinhedo foi o nome escolhido para homenagear o principal produto agrícola da cidade – a uva.

O progresso chegou, mas Vinhedo continua resgatando a cultura de uma cidade do interior. Em proporção adequada, a qualidade de vida e crescimento são características do município.

A Festa da Uva

Antes mesmo da emancipação de Vinhedo, um grupo de agricultores celebrava a colheita dos frutos ao som de músicas tradicionais e muita alegria. Era um momento mágico, em que os produtores comemoravam o fruto de seu trabalho com a comunidade local. Oficialmente, a primeira Festa da Uva aconteceu na Praça Sant’Anna no ano de 1948. Com o passar do tempo e à medida em que prosperava a cidade, o evento também cresceu.

Hoje, Vinhedo não é mais uma cidade agrícola, mas fica evidente na população a preocupação com a preservação das tradições e da cultura daqueles que ajudaram a construir o município.

Pontos Turísticos

Portal dos Imigrantes: Inaugurado em 01/07/1982, homenageia os imigrantes Italianos que se fixaram na região. Estrada da Boiada, s/n - Portal.

Monumento do Imigrante: Inaugurado em 1983, também homenageia os imigrantes italianos que se fixaram na região. O monumento está inserido em uma pequena praça próxima ao Portal dos Imigrantes.

Parque Municipal Jayme Ferragut: Onde são realizados os maiores eventos do município, inclusive a tradicional Festa da Uva. O espaço conta um Ginásio de Esportes, lago e Parque Aquático Municipal. Estrada da Boiada, 781 – Portal

Memorial do Imigrante: Inaugurado em 04/02/2007 um complexo cultural que homenageia o imigrante italiano. Possui 7 mil m² abertos ao público, com 877 m² de área construída, divididos em 6 prédios, com predomínio do estilo arquitetônico renascentista. Nos prédios adjacentes estão a Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Indústria e Comércio, Acovec (Associação Comunitária Vinhedense de Educação e Cultura), Receptivo Turístico e o Fundo Social. Av. Dos Imigrantes, s/n – Portal. Telefone: (19) 3846 7100.

Praça do Aquário: Inaugurada em 1990. O espaço possui dois lagos, um playground, pista para caminhada e área para prática de esportes. Av. Independência, s/n - Aquário.

Igreja Matriz de Sant´Anna: Construída no centro do distrito de Rocinha, dedicada a Sant´Anna, que viria a ser a padroeira da cidade. Foi substituída pela atual Matriz em 1958, obra que mobilizou por quase uma década a maior parte da população com doação de fiéis. Praça Sant´Anna, s/n – Centro.

Teatro Sylvia Alencar Matheus: Inaugurado em 22 de setembro de 2006, com capacidade para 515 espectadores. Rua Monteiro de Barros, 101 – Centro. Telefone: (19) 3826 2821.

Centro Cultural: Também conhecido como Espaço Cultural oferece cerca de 30 cursos gratuitos à população vinhedense, tais como pintura, violão, balé, teatro, desenho artístico, entre outros. Além disso, durante o ano são realizados alguns eventos culturais. Rua Monteiro de Barros, 101 – Centro. Telefone: (19) 3876 1333

Bosque Municipal José Carlos Giunco: É uma reserva florestal utilizada para lazer e localiza-se fora do perímetro urbano. Rua do Bosque, s/n – Jardim Panorama.

Represa João Gasparini: Também conhecida como Represa II, foi inaugurada em 02 de abril de 1979. O local conta com fonte natural, quadra esportiva, praças e locais para realização de eventos.

Cristo Redentor: Inaugurado no dia 31 de outubro de 1976. A réplica está localizada no ponto mais alto de Vinhedo.

Mosteiro de São Bento: Em 1958 os monges escolheram Vinhedo para sua morada e construíram um prédio de arquitetura moderna e única, onde todas as atividades são desenvolvidas por eles próprios. O telefone (19) 3876 4788.

Siloé: Fundado em 1972, a casa de retiro é um local anexo ao Mosteiro e é administrado pelos monges beneditinos. Possui ampla estrutura com acomodações, refeitório e loja com artigos religiosos e está aberto para grupos religiosos ou não-religiosos. (19) 3876 3439

Observatório Abrahão de Moraes: O nome do Observatório é uma homenagem ao Prof. Abrahão de Moraes, astrônomo e matemático, ex-professor catedrático da escola politécnica e ex-diretor IAG-USP. O telefone é (19) 3886 4439.

Regiões Turísticas

Localização

Vinhedo está localizada a 79km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias SP-330; SP-332; SP-348; SP-324

Hotéis e Pousadas em Vinhedo

Hotel Villagio D'Italia
Rua Vasco Da Gama, 110
Hotel Villagio D'Italia
A partir de: R$ 140
Ver fotosHotel Villagio D'Italia - Rua Vasco Da Gama, 110
Preços e Reservas Online
Reserva Online Hotel Villagio D'Italia no Booking
InterCity Vinhedo
Avenida das Industrias, s/n
InterCity Vinhedo
A partir de: R$ 145,45
Estrelas: 3 estrelas
Ver fotosInterCity Vinhedo - Avenida das Industrias, s/n
Preços e Reservas Online
Reserva Online InterCity Vinhedo no Booking
Pousada Recanto do Sossego
Estrada Vinhedo Km 81, 2062
Pousada Recanto do Sossego
Pousada Recanto do Sossego - Estrada Vinhedo Km 81, 2062






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Vinhedo

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Campinas versa história com toques culturais

Campinas versa história com toques culturais

Com mais de 260 anos de história, Campinas desperta nos turistas o gosto por conhecer caminhos passados que hoje a tornam uma potencia. Entre os inúmeros atrativos, a cidade se destaca pelo Festival Gastronômico e a Catedral Metropolitana

Notícias > Turismo > Gastronomia

Saboreie o Circuito das Frutas em São Paulo

Saboreie o Circuito das Frutas em São Paulo

Grande produtor de frutas, o interior de São Paulo é prato de dar água na boca do turista. Melhor ainda do que a imensa variedade de frutas, são as inúmeras festas que ocorrem todo o tempo em função desse cultivo

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Conheça os roteiros que foram lançados no 4º Salão Nacional do Turismo

Conheça os roteiros que foram lançados no 4º Salão Nacional do Turismo

O Salão Nacional do Turismo lançou 27 novos roteiros.