Votorantim



O inicio da exploração e povoamento de Votorantim aconteceu em meados do século XVII, quando Paschoal Moreira Cabral, primeiro habitante do Município, parente de Baltazar Fernandes, fundador de Sorocaba, instalou-se no local conhecido como Itapeva (pedra chata), hoje sede da Fazenda de São Francisco, de propriedade do Grupo Votorantim, iniciando o periodo rural com a plantação de cana eção da primeira moenda, utilizando-se do trabalho de indios escravizados.

Em 1679, foi construida, no terreiro da casa grande, uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Pópulo. Posteriormente essa capela foi enriquecida com a imagem de São Francisco, que deu nome à serra e à fazenda.

Na época, também, eram explorados o cultivo de produtos de sobrevivência e a pecuária.O número de habitantes era pequeno e o comércio rudimentar.

Por volta de 1750, numa sucessão de compras e vendas, a fazenda chegaria às mãos do Capitão Mor Manoel Fabiano de Madureira. Essa mesma fazenda, em 1890, seria vendida ao Banco União de São Paulo.

A maior atração local era uma cachoeira denominada pelos indigenas de "Botu-ra-ti"/Boturantim, cujo étimo em tupi guarani significa Grande Espuma Branca/Cascata Branca, originando o nome Votorantim, atribuido ao vilarejo e posteriormente ao Município.

Conta-se que a cachoeira era de tal beleza, pelo volume de água e recantos naturais, que teria motivado a vinda do imperador D. Pedro II e da Imperatriz D. Tereza Cristina, para apreciar a região.

Os empreendimentos industriais implantados pelo Banco União no final do século XIX e pelo imigrante português Antonio Pereira Inácio, no inicio do século XX, deram novos impulsos ao local.

O primeiro empreendimento industrial implantado na região pelo Banco União de São Paulo em parceria com os ingleses, deu-se, em 1890, com escolha de uma antiga propriedade dos Madureira, que levava o nome de "Cachoeira", para a construção da barragem das corredeiras do Rio Grande.

Dessa forma, foi montada e acionada a primeira usina. Nascia, assim, a chamada fase industrial com a instalação da Fábrica de Chitas, que começou a funcionar em 1.892, iniciando a mção que se fundiu com ção italiana em Votorantim. A fábrica foi construida em estilo inglês com tijolos aparentes, posteriormente conhecida como "Fábrica Velha", que pode ser vista, ainda hoje, ao final da rua Bernardino de Campos.

O potencial hidrográfico e a topografia de Votorantim foram de notória importância para a consolidação de seu desenvolvimento, tendo em vista que favoreceram investimentos hidroelétricos, como a usina de Itupararanga, inaugurada em 1.914, considerada de grande porte para a época, cuja energia gerada seguia na totalidade para a cidade de São Paulo.

Outras usinas foram construidas, possibilitadas pela exuberância das cachoeiras, formadas na extensão do curso em declive do Rio Grande, como Ligth, Santa Helena, Votocel e Cachoeira da Chave, marcando a origem dos povoados que surgiram ao seu redor.

Em 1.940 ocorreu outra imigração, pela oferta de empregos na tecelagem da Fábrica de Chitas e na Fábrica de Cimento Votoran, já construida e em funcionamento.

Os imigrantes assentavam-se nos mesmos bairros, considerando que muitos formavam grupos ligados por parentesco. Legaram ao Município seus costumes, seu folclore, a arte musical e, especialmente, contribuiram para o seu desenvolvimento.

No final da década de 50, a localidade contava, aproximadamente, com 15.000 habitantes, concentrados em bairros pioneiros como Rio Acima, Vila Albertina, Vossoroca e Itapeva.

A população, também se concentrava, nas vilas industriais, que se formaram acompanhando a trajetória do desenvolvimento industrial como Barra Funda, Chave, Santa Helena e Votocel.

Na década de 60, Sorocaba não mais administrava a contento o Distrito de Votorantim, agora com mais de 30 núcleos populacionais dispersos. Surgiram, então, as primeiras aspirações a favor da separação do Distrito de Votorantim, de Sorocaba. Aspirações essas, que se acentuaram e eclodiram em significativo movimento de luta pela emancipação politica. Periodo de marcantes polêmicas criadas em torno de duas tendências: a do SIM, a favor do desmembramento, e a do NÃO, contra.

Realizado o plebiscito em 1º de dezembro de 1963, o SIM venceu por grande margem de votos, desmembrando Votorantim de Sorocaba.

A primeira eleição municipal realizada em Votorantim ocorreu em 7 de março de 1.965, confirmando a vitória do Sr. Pedro Augusto Rangel como primeiro prefeito de Votorantim.

A instalação do Município ocorreu em 27 de março de 1965, marcando a posse de sua primeira adminição autônoma.

A cidade comemora seu aniversário em 8 de dezembro, data consagrada à Nossa Senhora da Conceição e que encerra as atividades alusivas à Semana da Emancipação, sempre iniciada em 1º de dezembro.

Pontos Turísticos

Barragem Santa Helena

Situada na Vila Olimpia, a barragem capta o represamento das águas da Prainha e da Usina da Light.
É responsável pela produção de energia para consumo industrial

Cachoeira da Chave

Local onde se originou o nome da cidade, Vuturaty que em tupi-guarani significa Cascata Branca.
Localizada no bairro da Chave.

Cascata Votocel
Conjunto de pequenos saltos de água situado no rio Sorocaba, entre a Cachoeira da Chave e a Represa do Votocel.

Creche Castelo dos Sonhos

A creche da entidade AVAM está sediada em um dos prédios mais antigos da cidade. De arquitetura no estilo inglês, foi construido pelo Grupo Votorantim no final do século XIX.

Prainha Santa Helena
O local está situado na Vila Santa Helena, sob administração da fábrica de cimento. Conta com diversos atrativos para lazer e entretenimento.

Parque Ecológico do Matão
R. Ângelo Delapassi s/nº - Parque Bela Vista
Parque com 70 mil metros quadrados que reúne um total de 200 animais.

Capela da Penha

A capela é a mais antiga igreja que permanece edificada na região. Segundo historiadores, foi construida na metade do século XVII.

Represa de Itupararanga
A barragem da represa e alguns clubes náuticos são muitos visitados nos finais de semana. A represa está situada no entorno de Votorantim e de outros Municípios da região.

Cachoeira São Francisco

Localizada na Vila da Light, a cachoeira é pouco visitada, sendo opção de lazer em especial, para as familias do bairro operário.

Igreja Santa Helena

Uma das igrejas mais antigas da cidade foi construida para atender fiéis das vilas operárias no entorno da fábrica Votoran.

Praça de Eventos "Lecy de Campos"

Avenida 31 de Março, s/nº Centro
(Entrada do Município)
Capacidade: 45.000 pessoas (estimativa Policia Militar)
Finalidade: sediar grandes festas populares, como Festa Junina e o Praçambar

DEMAIS ATRAÇÕES TURiSTICAS

  1. Clube Náutico Belas Artes

Estada Votorantim - Ibiúna
Lugar familiar e agradável. Com almoço self-service aos finais de semana. Lanchonete e Playground e passeio de barcos. Beleza exuberante às margens da represa de Itupararanga.
Telefone:9771-4926

  1. Serra de São Francisco

Abriga muitas belezas naturais, tais como cachoeiras, Capela da Penha, Cemitério dos indios e a Represa de Itupararanga

Localização

Votorantim está localizada a 100km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias odovias Castelo Branco (SP-280), Raposo Tavares (SP-270), João Lemes dos Santos (SP-264) e SP-79 que liga a cidade ao litoral sul do Estado.

Hotéis e Pousadas em Votorantim








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Votorantim

Notícias > Ambiente > Aquecimento global

São Paulo se junta à Hora do Planeta

O ato simbólico de apagar tem significado especial, pois é a sociedade de todo o mundo mostrando aos líderes globais que é preciso encontrar uma solução para o aquecimento global.