Propriá



Propriá teve origem no princípio do século XVII, quando foi instalada uma missão jesuíta para catequese dos índios.

O município, que comandava administrativamente várias cidades da região do rio São Francisco, era conhecido na época como “Urubu de Baixo” e pertencia a Cristóvão de Barros, conquistador de Sergipe, que doou em 9 de abril de 1590 ao filho dele Antônio Cardoso de Barros.

No final da primeira metade do século XVII, as terras foram doadas pela viúva de Antônio Cardoso de Barros, D. Guiomar de Melo, ao genro Pedro Abreu de Lima.

Diante da privilegiada localização às margens do rio São Francisco, que proporcionava um rápido progresso, Urubu de Baixo foi elevada em 18 de outubro de 1718 a Sede de Freguesia de Santo Antônio de Urubu de Baixo, desmembrada da Vila-Nova do São Francisco.

Em 5 de setembro de 1801, foi elevada a Freguesia à Vila. A instalação da Vila de Propriá foi realizada com uma solenidade festiva em 7 de fevereiro de 1802.

Através da Resolução Provincial nº 755 de 21 de fevereiro de 1866, Propriá recebe a categoria de cidade.

Propriá já foi a segunda economia do Estado de Sergipe (a primeira era Aracaju) e liderava o comércio atacadista do Baixo São Francisco (Sergipe e Alagoas).

A economia de Propriá sofre de uma decadência que vem da década de 1970. Nessa época Propriá era a 2ª cidade mais rica de Sergipe. Mas por causa de más administrações e a decadência da atividade industrial e da importância do Rio São Francisco para a economia, Propriá é apenas hoje a 22ª cidade mais rica de Sergipe.

Propriá tem tradição na fabricação de doces típicos.Destaque para o doce de batata,considerado o melhor do Estado de Sergipe.

Regiões Turísticas

Localização

Localiza-se a 82 km da capital.







Hotéis e Pousadas em Propriá








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Propriá

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Novo roteiro turístico em Alagoas destaca viagem feita por D Pedro II

Novo roteiro turístico em Alagoas destaca viagem feita por D Pedro II

Expedição que começa nesta sexta (16) refaz o caminho de Pedro II pelo Rio São Francisco para promover o turismo histórico e cultural da região

Notícias > Turismo > Turismo cultural

Turismo cultural: Secult e Setur, em Alagoas, mobilizam gestores municipais para a Rota do Imperador

Turismo cultural: Secult e Setur, em Alagoas, mobilizam gestores municipais para a Rota do Imperador

Roteiro será formatado reconstruindo o caminho por onde passou Dom Pedro II

Agências de viagens e turismo em Propriá