Dianópolis



A história de Dianópolis tem início em 1750, com a fundação de um povoado na aldeia dos índios Acroás, região de grandes minas de ouro, com a denominação de Minas das Tapuias. Atendendo pedidos dos colonos, coube aos jesuítas a missão de agrupar os índios em aldeamentos (Formiga e Missões), surgindo daí as primeiras habitações que deram origem ao arraial de São José do Duro. Em 1854, o arraial já era Distrito de Paz, elevado à categoria de vila em 26 de agosto de 1884, data esta considerada como de sua fundação, sendo instalado a 1º de janeiro de 1885. Posteriormente, a cidade passa a chamar-se Dianópolis, em homenagem às quatros custodianas, matriarcas das famílias tradicionais que inspiraram o nome do lugar.

Atrativos: Lagoa Bonita, Balneário do Rio da Conceição, Capela das Nove, Mina Tapuia, Garganta, Casarão e Cachoeira da Luz. Destaque para os casarios coloniais.

Regiões Turísticas

Localização

Dianópolis está localizada a 320km da capital do estado.







Hotéis e Pousadas em Dianópolis








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Dianópolis

Notícias > Turismo > Turismo sustentável

Festival de Pesca Esportiva

Festival de Pesca Esportiva

O evento reúne órgãos públicos e privados dos segmentos de pesca e produção agrícola para apresentar o potencial turístico da região

Notícias > Ambiente > Encontros e eventos ambientais

Tocantins realiza oficinas para discutir o ICMS Ecológico

Nos encontros estão sendo mostrados o programa, suas diretrizes, formas de aplicação e formas corretas de preenchimento dos questionários.

Agências de viagens e turismo em Dianópolis