Bickes marcam presença no evento

O setor de bicicletas, uma das atrações da quinta edição da Adventure Fair, foi representado no evento por marcas tradicionais, como Scott, Cannondale e Caloi, e mais recentes no mercado, como Sundown e Airborne. Foram apresentados os novos modelos da linha 2004, voltada para profissionais que buscam bikes mais leves e que podem ajudar na melhoria da performance durante as competições. Estes expositores também promoveram atrações para os visitantes, como palestras com personalidades do setor, apresentações de manobras, tarde de autógrafos e até sorteio de bicicletas. A Adventure Fair aconteceu em São Paulo, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera.

Os representantes da Scott no Brasil participam desde a primeira edição da feira e, mais uma vez, tiveram boas impressões do evento. A marca, com sede na Suíça, fez o lançamento mundial da linha Genius recentemente e os novos modelos já estavam na feira no estande da Bikers Point, o centro de referência da Scott no Brasil. A linha Genius tem bicicletas específicas para cada modalidade: a Racing Concept, para cross country; a Marathon Concept, para pedaladas de longa duração; e a Contessa, especialmente desenvolvida para mulheres. Um dos modelos da linha RC é construído com o material Scan2, uma evolução do Scandium, uma liga especial do alumínio.

“O público da Adventure Fair é altamente qualificado. São pessoas que gostam de praticar esportes em contato com a natureza, que têm um estilo de vida diferenciado, e a Scott expôs bicicletas tanto para quem quer passear com os amigos como para os atletas que buscam performance e tecnologia”, disse Maurício Speranzini, assessor de marketing da Scott no Brasil.

A loja Anderson Bicicletas, representante da norte-americana Cannondale no Brasil, também participa da feira desde 1999 e neste ano, além de apresentar diversos modelos da marca, trouxe para uma tarde de autógrafos em seu estande o campeão Tinker Juarez, especialista em provas de 24 horas. “Estamos na feira desde o início e percebemos que a cada ano o consumidor vai ficando mais maduro, mais qualificado. Este ano não foi muito diferente de 2002, mas as pessoas estão mais interessadas e pedem mais informações sobre os produtos. Apresentamos todas as bicicletas da linha, desde o modelo mais barato, com melhor custo-benefício, até o top de linha”, revelou Cléber Anderson, sócio-gerente de atendimento da Anderson Bicicletas.

Representante da marca desde 1997, Cléber também ajudou no desenvolvimento de uma bicicleta especial para o Brasil. Um representante da fábrica veio participar pelo segundo ano consecutivo da Adventure Fair e gostou muito dos resultados. “O público da feira é ótimo e o mais importante é este contato direto com o consumidor, que nos passa muitas informações e impressões sobre os produtos. Isso ajuda muito no desenvolvimento dos modelos”, disse Joe Arcovio, diretor da divisão internacional da Cannondale.

Além de apresentar as bicicletas, outra intenção de Anderson foi tirar a fama de que a Cannondale é uma bicicleta muito cara. “Temos modelos para todas as necessidades. Desde o modelo Terra, o mais vendido e ideal para quem está começando no esporte, até bicicletas especiais para triatlo, pista e outros modelos de mountain bike mais sofisticados”, explica.

Há apenas três meses no Brasil, a Airborne, outra fabricante norte-americana de bicicletas profissionais, viu na feira uma boa oportunidade para divulgar a marca e conquistar os consumidores. Para Jamie Raddin, presidente-fundador da Airborne, a feira é muito interessante porque reúne apaixonados por outros esportes, não é uma feira de um segmento isolado. “O público da Adventure Fair é muito receptivo e interessado em conhecer as novidades. O mais interessante é que as pessoas interessadas em outros segmentos também podem se tornar nossos consumidores. Gostamos tanto do evento que já fechamos o estande para 2004”, disse Raddin.

Os modelos da Airborne são feitos em titânio, material também utilizado na indústria aeronáutica por sua leveza e resistência. São 13 modelos diferentes, que vão desde uma bicicleta para BMX até as de ciclismo profissional, triatlo e mountain bike.

Bicicletas Nacionais

Duas fabricantes nacionais também estavam representadas na feira. A centenária Caloi, em sua quarta participação no evento, apresentou os protótipos da linha Pro 2004, que estarão disponíveis nas lojas a partir de janeiro de 2004. O estande também ofereceu para o visitante palestras com atletas, colocou um caricaturista para atender ao público e distribuiu cartões postais com paisagens e bicicletas. Já a Companhia Brasileira de Bicicletas, fabricante da Sundown, está entrando no mercado de mountain bikes profissionais e apresentou as novidades na Adventure Fair.

A Caloi mostrou os protótipos dos modelos que estarão nas lojas no início de 2004, desde a Caloi Neo, top de linha, com suspensão integral; os modelos Elite Pro, mountain bikes de alumínio com suspensão frontal e prontas para trilha; além das bicicletas básicas, de aço, da linha Aspen. “Escolhemos a Adventure Fair para fazer o lançamento da linha profissional, pois não existe feira melhor no segmento para apresentarmos as novidades. Também fazemos o estande de acordo com o tema, que é a aventura, e oferecemos atividades para atrair o público, com novas idéias para enriquecer o evento”, disse Eduardo Romão, analista de marketing da Caloi.

Passaram pelo estande personalidades como a jornalista especializada Renata Falzoni, os atletas das equipes de mountain bike e freestyle da Caloi, os velejadores Beto Pandiani e Duncan Ross, a equipe de corrida de aventura Mamelucos, a equipe Caloi Extra Suzano de ciclismo, além de representantes do Sampa Biker’s.

Estreante na feira e no mercado de aventura, a Sundown, desenvolveu cinco modelos que formam a Linha Top, com quadros de alumínio, para ciclismo e mountain bike. O que mais chamou a atenção dos representantes da marca no estande foi a receptividade e a curiosidade do público, que já conhecia a Sundown, mas não sabia que tinha uma linha profissional. “A presença na feira foi ótima, pois o número de visitantes é muito grande e nosso maior interesse era a fixação da imagem. Com esta linha profissional pretendemos dar mais confiabilidade à marca”, informou Sandra Fernandes, supervisora de marketing da Sundown.

Balanço da feira

Uma feira mais profissional, que confirma o crescimento do mercado de aventura e ecoturismo no Brasil e ratifica sua condição de maior feira do gênero do Hemisfério Sul. Este é o balanço da Adventure Fair 2003 de acordo com a Promotrade, organizadora do evento. Este ano, a Adventure teve 260 expositores e gerou negócios da ordem de R$ 65 milhões, 18% mais que a feira do ano passado, superando a expectativa dos promotores. Um total de 89 mil visitantes estiveram nos cinco dias de sua realização, contra 86 mil do evento de 2002.

Para Sérgio Bernardi, diretor da Promotrade, o balanço do evento foi bastante positivo. “No ano passado atingimos R$ 55 milhões e agora esperávamos ter 10% a mais, mas chegamos a 18%. Apesar do crescimento de apenas 3,5% em relação ao público de 2002, estou muito satisfeito pelo salto de qualidade do evento deste ano. A presença foi mais qualificada, principalmente de lojistas e agentes de turismo, resultado das iniciativas que implementamos no ano passado, como as rodadas de negócio e os horários específicos para o trade”, explicou.

Em 2004, a Adventure Fair será realizada mais cedo, de 7 a 11 de agosto, e começará em um sábado. “A maioria dos expositores fez este pedido para facilitar o lançamento dos produtos. Consideramos pertinente esta reivindicação e vamos atendê-la, visando melhorar ainda mais os negócios na feira”, disse Bernardi, que também antecipou que 70% dos estandes para o próximo ano já estão reservados.

Fonte: ZDL Assessoria de Imprensa