Lars Grael dá início à aventura no Circuito das Águas

Esportistas de todo o País estarão reunidos em São Paulo para promover a prática do esporte de aventura e o turismo ambiental.

Confirmada a presença do esportista brasileiro Lars Schmidt Grael, secretário Nacional de Esporte, do Ministério do Esporte e Turismo, na abertura do Adventure Open. O 1º Encontro de Esportes de Aventura do Interior, acontecerá entre os dias 15 e 19 de maio no Circuito das Águas Paulista - que compreende os municípios de Águas de Lindóia, Amparo, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Serra Negra e Socorro.

Grael foi medalha de bronze na classe Tornado nos Jogos Olímpicos de Seul-88 e de Atlanta-96. É um dos iatistas brasileiros mais premiados em toda história do esporte. Pela classe “Snipe”, tradição da família Schmidt/Grael, conquistou com seu irmão Torben o campeonato mundial em 83. Filho de uma família precursora da vela no País, também acumula 10 títulos de campeão brasileiro na classe Tornado.

O evento terá início às 18 horas de hoje, no Hall de Entrada do Centro de Convenções do Circuito das Águas Paulista, e contará com as presenças do presidente da Associação Paulista de Municípios e prefeito de Osasco, Celso Giglio, do assessor especial Virgílio Nelson da Silva Carvalho, representando o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Altenfelder, e de autoridades municipais que compõem as cidades da região.

“A presença do grande esportista Lars Grael ajuda a consolidar a importância do Adventure Open para o desenvolvimento do turismo no Estado de São Paulo”, destaca Celso Giglio.

O objetivo é transformar a região em um pólo para o desenvolvimento dos esportes de aventura, que reúne hoje 500 mil praticantes e investimentos de US$ 5,6 bilhões até 2003, conforme dados da Embratur. O Adventure Open conta com o apoio institucional da Associação Paulista de Municípios (APM), entidade que visa contribuir tecnicamente e politicamente nos eventos e movimentos em prol do crescimento das regiões do Estado.

As cidades que compõem o Circuito das Águas Paulista estarão envolvidas na programação. Operadoras e agências de eco-turismo e de esportes de aventura estarão oferecendo pacotes promocionais de inclusão à modalidade. No local, haverá inscrições para a prática de Clínicas Indoor, nas modalidades Rapel, Escalada, Rafting, Bóia Cross, Treking e Cavalgadas, dentre outras.

Durante os quatro dias, irão ocorrer demonstrações de diversas modalidades em frente ao Centro de Convenções, como Arvorismo, Tirolesa, Hipismo Rural e Balonismo. No Adventure Open irá acontecer também a 1ª Corrida Intercolegial de Aventura do Circuito das Águas, reunindo estudantes do nível médio na prática de Trekking, Mountain Bike, Arvorismo, Rapel, Escalada e Tirolesa. Em paralelo ao evento, será realizada a Feira de Esportes de Aventura, no Centro de Convenções de Serra Negra, com espaço reservado para expositores de diversos segmentos.

Na programação, temas que abordam a prática esportiva integrada ao Meio Ambiente serão tratados por profissionais técnicos altamente qualificados. Mais informações podem ser obtidas através do site www.adventureopen.com.br, ou pelos telefones (11) 5041.3753 / 5561.1430.