Organização do Ecofolia faz balanço positivo do carnaval de Bonito (MS)

O primeiro carnaval voltado aos ideais do ecoturismo realizado no Brasil, o Ecofolia, que aconteceu de 9 a 12 de fevereiro, na cidade sul-matogrossense de Bonito, foi considerado pela organização do evento um verdadeiro sucesso em comparação aos anos anteriores. A equipe de cinco mulheres da Art Eventos em conjunto com os governantes da cidade, e a comunidade local, que participou ativamente da festa, foram os principais responsáveis pelo brilhantismo do carnaval ecológico bonitense.

Para Denise Borges, uma das organizadoras do Ecofolia, o sucesso da festa é fruto da aposta na cidade de Bonito. Para ela, eventos como o Ecofolia pode promover no município ainda mais participação do povo local em festividades como as de grande concentração de visitantes. O principal intuito é de harmonizar os ideais ecológicos em que está submetida à cidade com a participação das pessoas. “O saldo do Ecofolia foi extremamente gratificante e positivo. Acho que conseguimos fazer um carnaval em que se pode ver pai, mãe, avô, avó, bebê, carrinho de criança, o que prova que o carnaval ecológico transmitiu confiança às pessoas”, disse.

Nem todos os objetivos foram alcançados nesta edição do Ecofolia, os foliões em alguns momentos esqueceram de que lixo se joga no lixo, embora outros tipos de comportamento que acontecia no passado como a “guerra de farinha” e carros de som não fizeram parte da festa. No entanto, é compreensível de que é preciso que a festa seja continuada para que a mensagem ecológica seja totalmente difundida. Para tanto, quem gostou da festa poderá curti-la no ano que vem, ainda mais cheia de novidades.

O Ecofolia contou com patrocínio de Nordeste e Rio Sul Linhas Aéreas, apoio do Comtur e prefeitura de Bonito. A criação, elaboração e execução do evento é de Art Eventos.