Representantes do Brasil na Rio + 10 foram vencedores do Prêmio Ambiental von Martius

Durante a Conferência Rio+10, que está sendo realizada em Johannesburg, até o dia 4 de setembro, o estande “Brasil,Os Cinco Sentidos do Desenvolvimento Sustentável” apresenta as melhores práticas de responsabilidade ambiental do planeta.

Entre os expositores, estão presentes três projetos vencedores do Prêmio Ambiental von Martius, realizados pela Embratur, Petrobrás e Sebrae.O Prêmio Ambiental von Martius, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, realizado anualmente, desde 2000, tem como objetivo reconhecer o mérito de iniciativas das empresas,do poder público, de indivíduos e da sociedade civil que promovam o desenvolvimento econômico com respeito ambiental.

A Embratur, empresa que recebeu o primeiro lugar na Categoria Natureza, da edição 2001 com o projeto “Pólos de Ecoturismo do Brasil”, está apresentando o projeto que mapeou 96 pólos de ecoturismo no país e irá permitir que o poder público e a iniciativa privada planejem o desenvolvimento harmônico do ecoturismo, que vai beneficiar milhares de pessoas em centenas de comunidades por todo o país.

O terceiro colocado na Categoria Humanidade do mesmo ano, o Sebrae, foi premiado com o projeto “Programa SEBRAE de gestão ambiental”. Apresentado pela unidade do Distrito Federal, o projeto mostrou que quando há orientação e informação adequadas, mesmo empresas de pequeno e médio porte conseguem dar sua parcela de contribuição em busca de um modelo de operação com práticas ecologicamente saudáveis.

A outra expositora é a Petrobrás, principal patrocinadora do projeto “Preservação, Estudo e Desenvolvimento Sustentável do Lajedo de Soledade”, que levou o primeiro lugar na Categoria Humanidade, na edição 2000.

Este projeto permitiu a preservação e valorização turística de uma das maiores concentrações de arte rupestre do Nordeste, existente em uma área de rocha calcárea no município de Apodi, no Rio Grande do Norte.

Com o intuito de reconhecer e destacar outros projetos, a Câmara de Comércio Brasil-Alemanha já está com as inscrições abertas para a edição 2002 do Prêmio Ambiental von Martius.

Até o dia 15 de outubro, os projetos já concluídos ou em realização por empresas, instituições públicas ou privadas,indivíduos, ou organizações não governamentais sediadas no Brasil poderão se inscrever.

O regulamento completo e a ficha de inscrição, ou mais informações sobre os todos os projetos vencedores das edições passadas podem ser obtidas no site da Câmara Alemã.

Informações poderão ser atendidaspelo telefone (11) 4702.9006

Fonte: LVBA Comunicação