2ª etapa será em Vila histórica

A 2ª Etapa do Trekking Trophy, Campeonato Brasileiro de Trekking Desportivo acontecerá no dia 1º de junho na Vila de São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos. O prova será realizada no ambiente e entorno do Pouso do Rochedo no Vale da Santa Bárbara.

A vila está a 720 metros de altitude e a uma distância de 54,8 km, por asfalto, de São José dos Campos e mantém ainda a característica de um pequeno povoado do interior, estando perfeitamente integrado ao modo de vida de todo o Distrito de São Francisco Xavier. Inclusive com a manutenção de algumas tradições tais como, o artesanato típico da região além de suas festas religiosas que atraem um número expressivo de pessoas.

A origem do povoado de São Francisco Xavier está ligada ao fato, da localidade ter sido passagem e pouso de tropeiros que vinham de Minas Gerais comercializar em São José. O Distrito foi criado oficialmente, através da Lei Estadual nº 59 de 16 de agosto de 1892 e devido ao seu relativo isolamento, passou por um longo período cuja sobrevivência dependeu exclusivamente da agropecuária.

Nesta etapa o percurso será composto por trilhas que margeiam o rio Santa Bárbara um dos afluentes principais do rio do Peixe. O percurso elaborado pela organização abrange uma distância média de 8 km, com trechos com velocidade média baixa e desafios naturais que proporcionaram um genuína integração ambiental aos participantes.

O local da prova, o Pouso do Rochedo é uma propriedade particular que esta colocando toda a sua infraestrutura a disposição das equipes do Trekking Trophy. O valor da taxa de uso da área e da infraestrutura chuveiro, sanitários, piscinas naturais e trilhas é de R$ 5,00 por pessoa, e que deverá ser paga na recepção do local. As equipes que tiverem interesse em pernoitar em São Francisco Xavier há várias pousadas na vila, e no próprio Pouso do Rochedo existem acomodações em chalés com lareira e aptos para casal.

Fonte: Assessoria de Comunicação Eco Sistema