Cobertura da 2ª Etapa de 2003

Largada

Lourival Freitas Junior

O local era belíssimo

Lourival Freitas Junior

Posto de Controle na trilha

Lourival Freitas Junior

A 2ª Etapa do Trekking Trophy, Campeonato Brasileiro de Trekking Desportivo aconteceu no dia 1º de junho na Vila de São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos. A prova disputada em duas categorias master e iniciantes foi realizada no ambiente e entorno do Pouso do Rochedo no Vale da Santa Bárbara.

Cerca de 23 equipes, 92 participantes, percorreram os cerca de 7.500 metros de trilha montanhosa. O desnível médio da altitude foi de aproximadamente 600 metros. Uma das maiores dificuldades desta etapa foi o relevo montanhoso com desníveis acentuados. A velocidade média dos master exigiu um maior esforço físico dos competidores.

Embora as equipes iniciantes tivessem uma velocidade média mais moderada, alguns participantes sentiram a dificuldade de superar os desafios na subida do mirante da Pedra do Pouso.

No entanto, mesmo com uma exigência física mais avançada a opinião foi unânime sobre a beleza natural do Pouso do Rochedo. A vista do alto da Pedra do Pouso permitia uma visão de 360º do Vale da Santa Bárbara e do Alto do Campestre divisa de estado entre São Paulo e Minas Gerais.

Com o novo sistema de apuração as equipes recebem agora um serviço mais personalizado. Cada equipe recebe um verdadeiro relatório de performance e saúde física. O relatório de performance é composto por um gráfico de performance que compara a linha ideal da prova em relação a linha de desempenho da equipe facilitando a visualização dos pontos onde ocorreram as falhas de navegação, orientação, tomada de decisão ou qualquer outro problema inerente ao trabalho da equipe.

No relatório é fornecido também a perde estimada de calorias que é calculada para cada integrante da equipe. E os pontos perdidos e as penalizações em cada Posto de Controle. A próxima novidade que será inserida no relatório de performance será a altitude da trilha percorrida pelas equipes.

Classificação Categoria Master

1º Equipe Bandeirantes

2º Equipe Avó, o Zé e os Caras

3º Equipe Águia

Classificação Categoria Iniciantes

1º Equipe Os Jukas

2º Equipe Pau Brasil

3º Equipe Albatroz

Fonte: Assessoria de Comunicação EcoSistema