Eco Sistema, Trilha Brasil e Rally a Pé formam comitê pró-padronização do esporte no Brasil

O trekking desportivo (enduro a pé ou rally a pé) terá, a partir de 2004, uma mudança significativa na sua metodologia esportiva e educacional. As principais lideranças do esporte no país estão formando uma parceria que fortalecerá as negociações para a padronização e disseminação do esporte com mais ética, democracia e profissionalismo.

O grupo que esta formando o comitê pró-trekking 2004 é composto pelos principais organizadores do esporte no Brasil. Dentre eles, o idealizador dos campeonatos de trekking Demetrius Alexandre de Carvalho (Trekking Trophy), Reginaldo (Copa Paulista de Trekking) e Beni Becker ( Rally a Pé). A proposta do grupo é colocar ética e competência técnica e profissional no esporte que vem se desenvolvendo desde 1991, quando foi realizado o primeiro evento do gênero na Serra da Cantareira. Em 1994, com a criação do campeonato brasileiro denominado Trekking Trophy, o esporte se espalhou pelo Brasil.

Atualmente, com o fácil acesso à informação proporcionado pela internet, o esporte tem sido organizado por diversos grupos em todo o país. No entanto, a maioria deles não possui ou oferece nenhum tipo de preparo e estrutura organizacional adequada; os procedimentos de respeito à natureza, fato que motivou a geração do esporte pela Eco Sistema visando ser o esporte uma ferramenta de educação e integração sócioambiental; e o principal foco é o aspecto puramente financeiro sem nenhum tipo de política e ação para disseminar a prática do esporte como é o do futebol.

O Brasil é um celeiro de recursos naturais e esta é a sua grande vantagem competitiva como nação. `Se mais pessoas respeitarem nossos recursos naturais, os conhecerem, talvez poderão despertar para novas oportunidades de desenvolvimento econômico sustentável e adequadas às regiões brasileiras`.

Demetrius Alexandre de Carvalho: Presidente da Diretoria Executiva da Eco Sistema; Fundador do Grupo Eco Sistema; Co-Fundador da Outward Bound Brasil; Co-Fundador da Confederação Brasileira de Orientação; Fundador do TOR - Troféu Brasil de Orientação; Criador do `Ranger Eco Adventure`, ECO ADVENTURE; Administrador de Empresas e Negócios ênfase em gestão de; recursos naturais pela UNIFEI São Paulo; Especialização em elaboração de projetos e captação de recursos; FGV-SP; Ex- Presidente do CAMIN - Centro de Amigos da Natureza; Montanhista; Espeléologo