Viagens da Eco

Viagens da Eco

Aiuruoca / MG - Pico do Papagaio

O Pico do Papagaio, com 2.091m (medidos com meu GPS), fica no município de Aiuruoca – MG. Um de seus acessos é pelo vale do Matutu, uma região muito especial onde vive uma comunidade do Santo Daime, que tem uma vida voltada para a natureza com alimentação natural. A estrada de terra que percorre o vale do Matutu passa por várias pousadas, mas é justamente no final desta que se encontra a Hospedaria Patrimônio do Matutu.

Aiuruoca / MG - Pico do Papagaio

Aiuruoca / MG - Vale do Matutu

O vale do Matutu (“cabeceiras sagradas” em linguagem indígena) está situado no munícipio de Aiuruoca, sul de minas, dentro da APA-Mantiqueira (Área de proteção ambiental). Lá, encontra-se a fundação Matutu, uma comunidade praticamente auto sustentável que tem uma proposta de vida harmônica com a natureza, criando condições para a realização espiritual,social e econômica de seus indivíduos e possibilitar a multiplicação dessa iniciativa. A comunicade foi fundada em 1984 quando uma grande fazenda foi desmembrada para acolher pessoas movidas pelo mesmo ideal. A área totaliza 3.000 ha e conta com cerca de 140 pessoas conservando e preservando o meio ambiente. Devido ao bom gerenciamento da área a entidade conseguiu junto ao IBAMA a criação da APA, que faz divisa com o Parque Estadual do Papagaio.

Aiuruoca / MG - Vale do Matutu

Altinópolis / SP

Altinópolis foi a cidade escolhida pelo artista Bassano Vaccarini, italiano naturalizado brasileiro, para integrar com harmonia sua arte à natureza, expondo suas obras em vários cantos da cidade, transformando-a em um autêntico “museu a céu aberto”.

Altinópolis / SP

Amazônia / AM

A convite do Juma Lodge, fui conhecer em detalhes os mistérios que cercam uma das regiões mais intrigantes do Brasil: a Amazônia. O pacote foi o Mutum, que contempla quatro dias e três noites num hotel de selva totalmente isolado da civilização, mas com todo o conforto e segurança necessários para se aproveitar ao máximo o contato com a natureza em seu estado mais puro.

Amazônia / AM

As Águas de Bonito

A convite da operadora Terra Nativa, tive o privilégio de desfrutar das belezas que Bonito oferece com muita segurança, conforto e, principalmente, tranqüilidade - mesmo durante o carnaval. Estradas percorridas, andanças e descobertas. Passando por todos os sentidos, esse é o caminho de nossa estrada, que soma um total de 1200 km. Não existe placa de pare, só de bem-vindo.

As Águas de Bonito

Brotas de Exploranter: Verticália e Rafting

Quando fui convidada pela Terra Mater Expedições para ir a Brotas a bordo do Exploranter não tive dúvidas, aceitei de imediato. Brotas, que fica cerca de 260 quilômetros da capital paulista é um destino excelente para prática de diversos esportes de aventura, como rafting, canyoning, rapel, bóiacross, acquaride, e muitos outros, graças ao rio Jacaré Pepira, que corta o município. A viagem do hotel sobre rodas (Exploranter) estava prevista para acontecer no final de semana com as atividades Verticália e rafting.

Brotas de Exploranter: Verticália e Rafting

Trilha do Núcleo Perequê

Tocou o telefone na sexta-feira a noite, ainda estava no escritório. Para minha alegria, era um convite do Thomas da Ecoturismo Brasil, para fazer uma caminhada e cascading em Cubatão no domingo.

Trilha do Núcleo Perequê

Trilha do Rio Branquinho

A convite da Andaluzs Adventures - operadora de turismo ecológico - acompanhei um grupo de 26 pessoas, vizinhos de um mesmo condomínio na cidade de São Paulo. O grupo foi formado basicamente por casais, os quais conseguem romper as paredes de seus apartamentos e mostrar que é possível se relacionarem nos condomínios das grandes cidades.

Trilha do Rio Branquinho