Reebok Swatch Ecomotion – Floripa 2002

Saiba tudo que aconteceu em Floripa na segunda etapa do circuito de corridas de aventura Reebok Swatch Ecomotion. Largada no sandboard Foto: Cesar Greco A segunda etapa do circuito Reebok Swatch Ecomotion 2001 2002 que aconteceu em Florianópolis (

  
  

Saiba tudo que aconteceu em Floripa na segunda etapa do circuito de corridas de aventura Reebok Swatch Ecomotion.

Largada no sandboard

Largada no sandboard
Foto: Cesar Greco

A segunda etapa do circuito Reebok Swatch Ecomotion 2001 2002 que aconteceu em Florianópolis (SC), neste feriadão de Páscoa, 29 e 30 de março, foi uma verdadeira prova de corrida de aventura. Os atletas enfrentaram os 130 quilômetros de competição sob um sol escaldante de 34 graus nos mais belos locais da ilha. Mais uma vez a equipe vencedora foi o trio Marina, Rafael e Fabrício da Quasar.

Trilha difícil em um dos trechos de Mountain bike

Trilha difícil em um dos trechos de Mountain bike
Foto: Cesar Greco

Largada
A largada aconteceu nas dunas da praia da Joaquina às 10h. Os cerca de 180 atletas que participaram da competição desceram as dunas de sandboard, modalidade surpresa proposta pela organização. Em seguida as equipes correram por um longo trekking até o posto de controle (PC) 7. Nesta primeira parte da prova os atletas enfrentaram uma difícil caminhada pela areia fofa da praia do Campeche e depois subiram pelo mato até o PC 7, localizado no mirante da Lagoa da Conceição. Lá, embarcaram nas bicicletas e seguiram. As três primeiras equipes a chegarem foram Quasar, Brasil 500 anos e a equipe da casa Patrola Descontração.

Mesmo desclassificada equipe Patrola chegando no PC 24

Mesmo desclassificada equipe Patrola chegando no PC 24
Foto: Cesar Greco

Empurra bike
Para chegar ao PC 8 as equipes pedalaram por um trecho de asfalto e entraram em uma trilha no meio do mato que percorria a costa da Lagoa da Conceição. A trilha não oferecia boa condição de pedalar com muitas pedras e em terreno íngreme, por isso as equipes começaram a sentir o cansaço quando tiveram de, mais empurrar as bikes do que pedalar.

A grande vencedora Quasar na chegada

A grande vencedora Quasar na chegada
Foto: Cesar Greco

No PC 8 os atletas abandonaram as magrelas e seguiam de trekking até o PC 9 onde embarcaram nos ducks (espécie de botes) para percorrer quase toda a extensão do rio Ratones até a foz, para em seguida descer pelo mar e chegar ao PC 10, na praia Comprida.

Garra: Pé de Rafael, da Quasar. Até o final mesmo machucado

Garra: Pé de Rafael, da Quasar. Até o final mesmo machucado
Foto: Cesar Greco

Escuro
Neste trecho da competição o sol começava a baixar iniciando uma noite com temperatura amena e agradável para os atletas. Foi a noite que aconteceram os fatos mais emocionantes. As equipes que lideravam a corrida sentiram o esforço e, quem não abandonou a prova sentiu-se mal. “Pensei que não ia conseguir completar a prova, fiquei bastante desidratado e passei mal durante a noite”, comentou Fabrício da equipe vencedora Quasar, quando cruzou a linha de chegada.

No período noturno os atletas chegavam ao PC 15 onde enfrentavam a prova de orientação. Eles tinham que percorrer sete quilômetros e meio em busca de prismas posicionados em locais estratégicos. Está modalidade foi um fator complicador, isso porque as equipes da ponta o realizaram no meio da noite, embora a lua cheia tenha colaborado iluminando o céu de Santa Catarina.

A equipe de Floripa, Patrola Descontração, foi desclassificada por não passar pelo PC 20 onde teriam que fazer o rapel, o que gerou grandes discussões para definir a campeã da etapa. Eles alegaram não encontrar o PC e por isso se dirigiram ao próximo posto. Mesmo avisados pela organização para voltar e fazer o rapel a equipe decidiu por continuar a prova.

Vencedores
No segundo dia de corrida o sol nascia ainda mais quente e as equipes que lideravam a prova gastavam a última reserva de energia para completar a competição. Às 10h, vinte e quatro horas depois da largada, a equipe Quasar chegava no penúltimo PC da prova, lá pegaram as bikes e dez minutos depois chegaram para comemorar a vitória e, praticamente receber as chaves do Mitsubishi L200 que será entregue como premio a equipe vencedora do circuito Reebok Swatch Ecomotion.

Mesmo entrando com recurso, a equipe da casa Patrola Descontração, não conseguiu se livrar da desclassificação. Eles chegaram 20 minutos depois da grande vencedora. Os campeões da segunda etapa do Reebok Swatch Ecomotion Circuit 2001 2002 Floripa foram a equipe Quasar em primeiro, Mamelucos Mundo Terra em segundo e os experientes uruguaios da equipe Dark Dog galgaram a terceira posição.

A competição teve apoio da Mitsubishi Motors, PowerBar, Grupo RA Catering e Fundação Municipal de Esportes da prefeitura de Florianópolis. As modalidades esportivas disputadas foram orientação, trekking, mountain bike, canoagem e técnicas verticais.

Festa
O encerramento da etapa Floripa foi marcado com um jantar e muita musica no Café Cancun. O evento reuniu atletas e equipe de apoio.

  
  

Publicado por em