Tirolesa

Medo, diversão, adrenalina, quais desses sentimentos pode definir uma boa descida de Tirolesa? Na verdade, muitas pessoas nunca ouviram falar antes dessa gostosa forma de brincar de Tarzan como criança, mas que realmente necessita de elevado nível de segu

  
  

Medo, diversão, adrenalina, quais desses sentimentos pode definir uma boa descida de Tirolesa? Na verdade, muitas pessoas nunca ouviram falar antes dessa gostosa forma de brincar de Tarzan como criança, mas que realmente necessita de elevado nível de segurança e técnica vertical apurada.

Tirolesa de 35 metros de desnível em Bonito (MS)

A tirolesa é um tipo de técnica usada para transpor equipamentos ou pessoas entre um ponto e outro. Para isso é fixada uma corda ou cabo-de-aço entre os pontos (sendo que um deles freqüentemente está mais alto que o outro). Daí em diante é só escorregar preso a uma polia e curtir a velocidade além das exuberantes paisagens onde normalmente são montadas.

Pequena tirolesa de circuito de arvorismo em Brotas (SP)

A técnica é muito utilizada por alpinistas em ocasiões que necessitem atravessar distâncias pelo alto. Atualmente a tirolesa é bastante difundida e muito procurada pelos aventureiros de plantão, por proporcionar incríveis visuais além de muita emoção, que depende diretamente da distância e altura da tirolesa.

Segurança
Para praticar tirolesa, dependendo das suas dimensões, é preciso um cuidado todo especial quanto ao quesito segurança. É necessário o uso de equipamentos de escaldada como mosquetão (espécie de elo de metal), cadeirinha (confeccionada com fitas de nylon altamente resistentes que veste o quadril da pessoa), peitoral (fita de nylon que veste o peito), cordas apropriadas e muito conhecimento de técnicas verticais para operar o procedimento de descida.

Está intrínseco, justamente no fator segurança, a principal peculiaridade da tirolesa. O equipamento usado é realmente seguro e tem margem de falhas em níveis próximos a zero. Contudo o “gelo na barriga” de descer uma tirolesa está no conflito entre confiar no equipamento e temer a altura, que é quase comum em todas as pessoas, embora sejam utilizados equipamentos em duplicidade para eliminar qualquer risco de queda.

Prova disso é a tirolesa de 120 metros de extensão por 35 metros de desnível montada no Serraventura, em Bonito (MS). O ponto de partida da descida fica no topo da Cachoeira Santa Marta, com 55 metros de altura. O que ajuda na concentração para descer é um pequeno trecho do penhasco que impede a visão total da real atura da aventura. “Isso facilita um pouco para nós, esse trecho faz com que as pessoas não tenham tanto medo e até ajuda a sentirem confiança no equipamento para que então enfrentem o desafio”, diz o empresário Orlando Moreira Jacques, idealizador da tirolesa.

Medo
Uma curiosidade a respeito dessa inusitada forma de se divertir e conhecer novas emoções é a sua utilização para resgatar dentro das pessoas a auto-estima e o auto-conhecimento. É comum encontrar locais onde são praticados esportes verticais, que oferecem treinamento com intuito de fazer com que as pessoas que tenham medo de altura conquistem o equilíbrio desse medo praticando esporte. A tirolesa também é muito usada para esse fim.

Na verdade, esse tipo de “tratamento natural” acaba acontecendo, em muitos casos, de forma involuntária, por exemplo: - Em meio a uma viagem qualquer lá está uma descida de tirolesa, logo os filhos se empolgam e querem curtir o passeio, mas o pai morre de medo de altura. Com brincadeirinhas, os filhos insistem tanto que o pai acaba cedendo, então, depois de uma bela descida percebe que pode superar o medo.

Embora isso aconteça, alguns fatos devem ser levados em consideração. O medo, segundo a visão de estudiosos sobre o assunto, está relacionado com o desenvolvimento individual de cada um e ainda está ligado intimamente ao sentido de sobrevivência do ser humano, e quando ele é excessivo pode ser prejudicial.

De acordo com a professora de Psicopedagogia do Centro Universitário Fiel, Cleomar Azevedo, o medo faz parte das emoções, que por sua vez faz parte do instinto das pessoas. “O medo é muito pessoal e acontece de um jeito diferente em cada um. É preciso que o indivíduo respeite seus limites. Há também quem desafie o medo em busca de reafirmação pessoal, o que é comum na fase de adolescência”, comenta.

De qualquer forma, a prática de tirolesa vem crescendo em circuitos turísticos, principalmente por proporcionar um cocktail de emoções e alegria para quem busca nesses sentimentos contato direto com a natureza, aliado a sensação de liberdade e desafio cumprido que essa prática vertical pode oferecer. Aos amantes da adrenalina, respeito aos limites pessoais e boa descida.

Brotas

  
  

Publicado por em

Leonardo vallau

Leonardo vallau

28/06/2012 23:03:36
Este esporte é muito legal.

Gabriela paula

Gabriela paula

16/10/2011 21:29:43
eu sou Gabriela, e tenho uma chácara em frente a represa. Gostaria de saber como eu faço pra fazer uma tirolesa? Se pudesse me dar o preço dos equipamentos e a construção dele, agradeceria.

Marcos vilela

Marcos vilela

05/10/2011 13:47:27
Tenho uma grande chácara de lazer, mas só falta uma tirolesa. Agradeceria se vocês me passasem o preço dos equipamentos e telefone.

Evelyn

Evelyn

19/09/2011 23:48:03
Adoro!

Karina B

Karina B

14/05/2010 18:30:38
Queria saber um pouco mais sobre os equipamentos utilizados para a prática da tirolesa.

Ficarei grata.

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

O EcoViagem é um veículo de comunicação no qual não possui relação com seus anunciantes. Caso queira mais informações gentileza, entrar em contato com uma empresa especializada no assunto. Agradecemos o comentário Equipe EcoViagem
Joselle

Joselle

05/04/2010 21:06:53
Oi,
preciso saber as normas/regras de segurança para a prática desse tipo de atividade esportiva.
Obs. É para um trabalho de faculdade e gostaria muito de ser respondida.
Obrigada a todos.
o meu e-mail é josellejsantos@hotmail.com
Por favor, coloquem como assunto no e-mail para que eu identifique logo q não é uma ameça de vírus.
O trabalho é para 06/04/2010.
Obrigada.

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Joselle, Entre em contato com a ABETA (www.abeta.com.br). Eles poderão lhe ajudar nesta questão. Boa sorte no trabalho! Equipe EcoViagem
Nando

Nando

27/01/2009 18:26:48
eu amo esportes radicais, sou regionasl de Desbravadores
e sou apixonado por rapel tirolesa escala caminhado pernoite, e paraben.

Francis Santana

Francis Santana

16/12/2008 14:10:34
Olá. Tenho um sítio e quero comprar o equipamento necessário para construção,vcs podem me indicar o lugar onde tem tudo com segurança.
obrigado

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Francis, é importantíssimo você consultar uma empresa responsável, e que trabalhe de acordo com as diretrizes do Progrma Aventura Segura do MTur. Recomendamos a www.ecoventure.com.br Abs Marcelo Maestrelli
Fabio Ramos

Fabio Ramos

02/12/2008 06:49:18
Qual o tipo de polia ideal para cabo de aço com uma distancia de 130m e altura de 30m? pode utilizar polias artesanais tipo aquela de guinchos?

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Fabio, recomendamos que você consulte sempre uma empresa especializada em Turismo de Aventura para implementar qualquer nova atividade de aventura. Neste caso, recomendamos a www.ecoventure.com.br Abs Equipe EcoViagem
Glauco Gomes

Glauco Gomes

18/11/2008 14:23:55
Acabei aqui, fazendo pesquisa sobre tirolesa, e como o Wagner Luiz, gostaria de saber informacoes e descricao dos equipamentos necessarios para construcao de uma tirolesa, também tenho um sitio com condicoes ideais. Até mais.

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Amigos, recomendamos que vocês procurem a www.ecoventure.com.br. abs Equipe EcoViagem
Marcelo Maestrelli

Marcelo Maestrelli

17/09/2008 18:32:02
Wagner, consulte a EcoVenture: www.ecoventure.com.br. Eles são especializados nisso. Abs.

Wagner Luiz Ariati

Wagner Luiz Ariati

30/08/2008 09:34:47
Oi, gostaria de informacoes e descricao dos equipamentos necessarios para construcao de uma tirolesa, tenho um sitio com condicoes ideais. No aguardo