Verticália

Para quem gosta de aventura uma boa opção para se divertir e experimentar novas emoções junto com a família ou com os amigos é o Verticália. Para entender o que significa basta imaginar um passeio entre as copas das árvores enfrentando 35 atividades como

  
  

Para quem gosta de aventura uma boa opção para se divertir e experimentar novas emoções junto com a família ou com os amigos é o Verticália. Para entender o que significa basta imaginar um passeio entre as copas das árvores enfrentando 35 atividades como escadas, cordas bambas, pontes suspensas, tirolesas entre outras. O arvorismo, como é denominado, já existe há algum tempo na Nova Zelândia, França, Costa Rica e acaba de chegar ao Brasil.

Visitante passando pela meia cana

Visitante passando pela meia cana
Foto: Cesar Greco

Localizado na cidade de Brotas, no interior paulista, o Verticália foi construído em um belo sítio de 125 mil m2, onde passa ao fundo o rio Jacaré Pepira. Em boa parte da extensão do local pode-se avistar as pessoas enfrentado os desafios aéreos, que variam de 4 a 10 metros de altura do solo. O percurso conta com 5 níveis de dificuldade que aumentam gradativamente entre o início e o fim. A maior parte do passeio passa próximo à encosta de mata ciliar do Pepira, o que proporciona belas paisagens. Os níveis podem ser repetidos quantas vezes o visitante desejar. Ao todo o passeio dura cerca de duas horas, dependendo da agilidade de cada um e se os níveis não forem feitos repetidamente.

Atividade trava solta

Atividade trava solta
Foto: Cesar Greco

O arvorismo é desenvolvido no mundo de duas formas: o contemplativo e o esportivo. A primeira maneira objetiva instalar nas copas das árvores de regiões ricas em fauna e flora “trilhas” para que os turistas possam observar plantas e animais. A segunda procura criar caminhos com obstáculos para que o visitante, além de entrar em contato direto com a natureza, possa praticar técnicas indoor de escalada, como acontece na versão brasileira. As atividades do Verticália oferecem aos aventureiros oportunidade de manusear um kit de equipamento composto por cadeirinha, mosquetão, polia e capacete, o que dá, ao final das atividades, um pouco de conhecimento de como interage o atleta indoor com o equipamento em situações reais.

Os difíceis estribos alinhados

Os difíceis estribos alinhados
Foto: Cesar Greco

O Verticália oferece uma excelente oportunidade de exercitar a concentração, já que a cada obstáculo é um novo e diferente desafio a ser vencido. A emoção começa no chão, para iniciar cada nível o visitante deve subir por um meio diferente, como parede de escalada, escada bamba, tronco indígena e outros, variando o nível de dificuldade de um meio para outro. Em cada trecho, uma das 35 variedades de atividades estarão prontas para serem passadas. Ao final de cada nível vem a recompensa, uma gostosa tirolesa leva o participante até o chão para que continue na próxima fase do percurso. “As crianças se divertem muito”, garante Jô, de 47 anos, monitora do Verticália.”A garotada se solta e acaba aproveitando bastante o percurso”, completa.

Emoção garantida no tambor suspenso

Emoção garantida no tambor suspenso
Foto: Cesar Greco

Além de divertido, o arvorismo une a prática de esporte aliado à possibilidade de treinamento e desenvolvimento psicológico para pessoas que buscam superar a altura e obter auto-estima, e ainda conhecer mais de perto os equipamentos básicos usados no montanhismo. “Tem de ter controle para passar os obstáculos”, comentou Viviane Zimmermann, de 40 anos. Acompanhada pelo marido, Renato Zimmermann, de 43 e do casal de filhos, Renata e Ricardo Zimmermann, de 10 e 12 anos respectivamente. Ela percorreu os três primeiros níveis, assim como Ricardo, já seu esposo e filha completaram o percurso. “Foi muito legal e eu não tive medo”, disse Renata enquanto seu pai considerava a surpresa de vê-la o acompanhando até o final. “Fiquei surpreso, tive dificuldades em alguns trechos e por isso estava um pouco preocupado com ela. Gostamos muito, vamos aconselhar para nosso amigos virem se divertir aqui”, disse.

Pai e filha no nível 4

Pai e filha no nível 4
Foto: Cesar Greco

Para participar do Verticália os interessados devem medir no mínimo 1,40 metro, ter disposição e espírito de aventura. O local oferece ainda a prainha do Poção, localizada junto ao rio Jacaré Pepira, onde o visitante pode relaxar depois de passar pelas emoções nas alturas. Passeios de bóia-cross acontecem todos os dias de funcionamento às 17h, o percurso prevê saída do Poção com chegada no centro de Brotas. Não é necessário fazer reserva, basta chegar ao local e experimentar a sensação de aventura no alto das árvores. O passeio é seguro e conta com a supervisão de monitores especializados que auxiliam os visitantes em qualquer dificuldade.

Serviço
Verticália
Alaya expedições
Avenida Mário Pinotti, 332 b
Brotas - SP
(0xx14) 653-4113 (0xx14) 653-1499
www.alaya.com.br

  
  

Publicado por em