Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

Artigos > Meio Ambiente > 

22 de Março - Dia Mundial da Água

O direito à água é um Direito Humano e a sustentabilidade de seu uso não deve ser só econômica, mas humana, social, cultural, ambiental e política

22 de Março de 2007.
Publicado por Vininha F. Carvalho  

A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a resolução A/RES/47/193 de 22 de fevereiro de 1993, através da qual 22 de março de cada ano seria declarado "Dia Mundial da Água" , para ser observado a partir de 93, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (sobre recursos hídricos) da Agenda 21.

Os países comemoram esta data, dedicando ao "Dia Mundial da Água" atividades concretas que promovem a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos .

"O direito à água é um Direito Humano e a sustentabilidade de seu uso não deve ser só econômica, mas humana, social, cultural, ambiental e política".

A água é uma substância excepcional, essencial para a vida, alimenta nações, alimenta nossa indústria, atenua nossos problemas, sacia nossa sede e traz beleza e prazer às nossas vidas.

A preocupação com a situação das águas, que em alguns países se tornou nacional, está longe de ter no Brasil a dimensão necessária e merecida. Trazer os rios para o foco das atenções da sociedade deveria ser objetivo de cada cidadão brasileiro.

Integrá-los, ampliar seu número e seu alcance, tem sido a preocupação das Ongs que se propõem conscientizar a população, tecendos os fios de uma rede que já existe potencialmente, acreditando na capacidade que esta rede terá no estabelecimento de uma nova cultura referente às águas e na reedição multiplicadora desta idéia.

Água e saúde são inter-conectadas de muitas maneiras e é importante considerar a crescente necessidade por água adequada e saudável, para proteger tanto as pessoas quanto o planeta. A água é um dos recursos ameaçados mais preciosos da Terra.

Saúde é um dos recursos mais preciosos de cada pessoa. A situação dos limnossistemas no Brasil e no mundo é extremamente preocupante. Da água doce disponível no mundo, o Brasil detém aproximadamente 12%. Todavia, cumpre lembrar que uma parte incalculável dela foi jogada ao mar com a drenagem parcial e total de lagos e com a retificação de rios.

A parcela que restou vem sendo poluída por esgotos domésticos, efluentes industrias e metais pesados, entre tantos outros contaminantes. A biodiversidade dos limnossistemas está sendo empobrecida por drásticas ações antrópicas.

Diante disto, não basta apenas considerar a água como mercadoria e cobrar por ela. É preciso restaurar e revitalizar os limnossistemas, aproximando legislação, políticas públicas e educação mais da ecologia que da economia. A cobrança pela água em si só tem cabimento se visar o renascimento dos ecossistemas aquáticos.

Vininha F. Carvalho - jornalista, economista, administradora de empresas e ambientalista.

Email : vininha@vininha.com

Sites: www.animalivre.com.br e www.revistaecotour.com.br

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

emily

 postado: 25/8/2008 21:23:52editar

que o nao so o nosso pais como o mundo todo tomem consientizacao do que esta ocorrendo gente vamos mudar o que esta ocorredo desmatamento no mei ambiente a agua que esta ja acabando vamos mudar??

 

EDUARDO JORGE DE JESUS

 postado: 8/11/2008 12:20:04editar

Gostei muito dessa reportagem.Vai me orientar em meu trabalho que Eu e minha Equipe estamos pesquisando sobre a Reutilização da água da chuva. Esperamos contribuir com isso que em nosso Estado os Politicos criem uma Lei para as construções nova implantem esse sistema de reaproveitamento da àgua da Chuva, Valeu!...

 

Adenilson B. da Silva

 postado: 7/3/2009 14:09:38editar

Muito boa reportagem sobre nosso bem maior. A água, parabéns. Continuim assim postando boas materias. Valeu mesmo.

 

gisleide

 postado: 10/3/2009 21:30:20editar

A água é um liquido precioso e vale a tentativa de conscientização

 

FátimaSenna

 postado: 18/3/2009 14:22:56editar

Vamos lá pessoal esta é a hora de conscientizar mesmo fazer a nossa parte!! temos e devemos isso ao planeta e a nossa própria sobrevivencia humana só depende agora de nós verdade maos a obra!!!!!!!!!! VAMOS LÁ AGORA É A HORA

 

José Bezerra de Araújo

 postado: 18/3/2009 20:00:07editar

Sou natural da região do Seridó, no Rio Grande do Norte, encravada no semiárido nordestino. Nascido e criado na zona rural, sempre tive a água como um dos bens mais precisos para homens e animais. Na região onde nasci, chove por um período de três (raramente quatro) meses. No sítio onde morava, a chuva era motivo de alegria incontida, a ponto de sair para sentir na pele os pingos dágua caindo do céu. Que maravilha. Com estas palavra, quero parabenizar pelo artigo. É preciso disseminar a idéia da finitude da água para despertar consciências adormecidas em torno do tema ou cristalizadas sobre a infinitude do - desculpem-me o jargão - "precioso líquido".

 

tamara

 postado: 19/3/2009 18:43:20editar

Eu acho que deve-se economizar a água no nosso planeta,e ninguem esta levando a sério

 

carolina

 postado: 23/3/2009 11:30:02editar

Niguém está levandO a sério o aquecimento global....

vamos cooperar com o meio ambiente?

 

Guilherme

 postado: 23/3/2009 14:45:15editar

Preservar a Água é garantir a perpetuação da vida no planeta Terra. Quem ama a vida, seja ela qual for, tem a consciência de que esse bem é essencial, mas escasso. Contudo, de sábios, principalmente,os que se entitulam autoridades, o mundo está muitissimamente pobre. Por isso a água e, consequentemente, a vida, correm sérios riscos de se acabar. Que pena!

 

lenici ap mello fernandes

 postado: 29/3/2009 18:01:11editar

Todos nós devemos cuidar do que é nosso por direito deus deixo a água de graça mais o maldito homem cobra por ela. Se cada um de nós tratasse a água que consome ela não seria vendida talvez ela não acabassse. O homem polui a água com veneno para tratar a soja e outros tipo de lavoura acho bom eles estocar muito dinheiro para no futuro compra o bem mais precioso que ele mesmo destruiu .

 

maria clara

 postado: 22/3/2010 16:53:20editar

Eu adorei esse site.Ele é super legal,
super mega legal

 

kethely

 postado: 29/3/2011 14:27:11editar

Nossa esse trabalho é muito inportante. Eu achei isso uma boa ideia!

 

ellem

 postado: 22/3/2012 10:34:36editar

legalllll, amei esse site;;;;;

 

klara Luiza

 postado: 22/3/2012 18:35:28editar

Muito bom mesmo è uma forma de mostrar que a cada dia temos que cuidar do meio ambiente ,e tambem a preocupaçao que devemos ter com agua, que esta se esgotando .... valeu

 

lucas

 postado: 22/3/2012 21:09:16editar

amei esse site

 

eu zinha

 postado: 20/6/2012 14:45:06editar

Obrigado pelos conselhos, seus conselhos me ajudaram muito nesse trabalho do professor Claudio

 

 

Veja também

Parques Nacionais Brasileiros - 70 anos de idade e muito a melhorarCana-de-açúcar: será mesmo, biocombustivel??

 

editar    editar    editar    3.591 visitas    16 comentários