Água: um bem precioso

Por: Lídia Maia Desde 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU), instituiu o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água. O objetivo é prestar uma homenagem à água, que é de importância vital para nossa existência. É um dia para maior reflexão. A ág

  
  

Por: Lídia Maia

Desde 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU), instituiu o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água. O objetivo é prestar uma homenagem à água, que é de importância vital para nossa existência. É um dia para maior reflexão. A água é vida. É saúde. Ela é essencial. É o recurso natural mais importante às diversas atividades humanas, constituindo assim, um componente fundamental ao Meio Ambiente e à manutenção da Biodiversidade dos ecossistemas terrestres. Todos os anos durante a semana da água é discutido um tema, neste, o Tema é: Água para o desenvolvimento.

A água propositadamente dita, apresenta múltiplos usos como: no abastecimento doméstico, agrícola, industrial, piscicultura, pesca, navegação, recreação, irrigação, geração de energia, entre outras finalidades. A quantidade de água existente no mundo é finita, a disponibilidade vem diminuindo gradativamente. Esse fator se deve à degradação do meio ambiente, ao crescimento populacional desordenado e à expansão de fronteiras agrícolas devido ao mau uso desse recurso.O que tem ocasionado situações de escassez, gerando conflitos das mais variadas proporções.

Em todo o mundo, domina uma cultura de desperdício de água, pois ainda se acredita que ela é um recurso ilimitado. A água é cada vez mais um bem escasso no planeta, e notadamente um nosso país. Aqui para cada mil litros de água utilizados pelo homem, resultam dez mil litros de água poluída. As indústrias poluem os corpos d’água, quando neles lançam 70% de água não tratada. Nos rios brasileiros são lançados cerca de 10 bilhões de litros de esgoto bruto, e, desse volume, apenas 5% recebem algum tratamento anterior.

Dezoito pessoas morrem por minuto no mundo por falta de água ou em virtude do consumo de água contaminada. 80% das doenças existentes no mundo resultam da escassez ou poluição da água. A distribuição de água no planeta terra esta da seguinte forma: Água Salgada (97,3%), Água Doce (0,63%) e calotes polares (2,07%).

Muito se fala em falta de água e que num futuro próximo teremos um grande conflito em busca da água potável. O nosso país é privilegiado, aqui estão 12% de toda a água doce do planeta. O que representa 56% da América do Sul. Porém, da nossa 68% está na região Amazônica, onde lá existe apenas 7% da população brasileira; No centro Oeste, 16% com uma população de 6% e população de 43%. Na região Sul, 7% da água com cerca de 16%. Região Sudeste 6% da população. Na Região Nordeste 3% da água com uma população de 28%. No Brasil também se encontra o maior rio do mundo, o Amazonas, e o maior reservatório de água subterrânea do planeta, o sistema Aqüífero Guarani.

Os brasilienses também já sofrem com a falta de água, o surgimento de Condomínios irregulares provocou a escassez e a poluição em alguns pontos da cidade. O fato é verídico. Além dos desmatamentos, construções às margens dos lagos, ribeirões e córregos e outros danos ambientais.

O que você pode fazer para combater o desperdício de água; Verificar se há torneiras e chuveiros vazando em sua casa; não dê descargas prolongadas desnecessariamente; não utilizar mangueiras para “varrer” calçadas e quintais; fechar a torneira enquanto estiver escovando os dentes; sempre que possível, reutilize a água em sua casa; verifique se o relógio que mede o consumo de água de sua casa está em perfeito estado; não tome banhos demorados; não deixe o chuveiro aberto enquanto estiver se ensaboando; ao ensaboar as louças, mantenha a torneira fechada; regue o jardim à noite.

No dia 13 de junho do ano passado, entrou em vigor a nova Lei das Águas, a de número 2725, que esta mais ajustada às diretrizes da Política Nacional de Recursos Hídricos, representada pela Lei 9433 de 1997.

O artigo acima é parte integrante da revista Meio Ambiente no. 1
www.revistameioambiente.com.br

  
  

Publicado por em

Eduarda

Eduarda

3/5/2011 16:51:38
Coisas muito boas para ajudar em um trabalho escolar !
Sou professora de Ciências, passei isso para os meus alunos.

Tainara

Tainara

1/4/2011 21:32:39
eu acho que a agua é um bem muito presioso porque a cada dia que passa as pessoas usam mais agua nao podemos fazer isso porque a agua iria acabar

Carlos

Carlos

31/1/2011 15:29:42
A água é um bem precioso só que se não pouparmos, ela um dia acaba!

Ricardo

Ricardo

18/5/2010 14:12:54
obrigado de ser mais um (a) de divulgar esse texto
basta apenas fazer a diferença de ajudar uns aos outros!! valeu mesmo.....

Keren

Keren

26/4/2010 15:43:04
Está de mais este texto que eu vou ler!

Aline

Aline

30/3/2009 15:02:07
Eu achei muito bom
Me ajudou bastante no meu trabalho da escola
É muito bom saber mais sobre essas coisas....

Laly

Laly

31/1/2009 16:23:59
Muito bom mesmo
O artigo me ajudou no meu trabalho
Obrigado

Jamilla

Jamilla

30/9/2008 09:33:39
otimo
gostei muito