Seja dono da sua Agência de Viagens Virtual

Artigos > Meio Ambiente > 

Dessalinização da Água

Por Prof. Jorge Rios A dessalinização de águas salgadas ou salobras acontece quando a mesma passa a vapor e se torna doce depois que se condensa - CONDENSAÇÃO- ou então através do processo da OSMOSE REVERSA quando a água passa por membranas filtrante

27 de Maio de 2003.
Publicado por Equipe EcoViagem  

Por Prof. Jorge Rios

A dessalinização de águas salgadas ou salobras acontece quando a mesma passa a vapor e se torna doce depois que se condensa - CONDENSAÇÃO- ou então através do processo da OSMOSE REVERSA quando a água passa por membranas filtrantes. Nos oceanos pode estar a principal solução para o atendimento das futuras demandas de água doce, já que são possuidores de 95,5% da água existente no Planeta.O principal problema a ser resolvido ainda é o custo dos processos que envolvem grande consumo de energia. Aliás esses processos há muito tempo já são utilizados nos navios e nas plataformas de petróleo.

Principais Processos para Dessalinização da Água do Mar:

- destilação
- osmose reversa

A dessalinização da água salgada ou salobra, do mar, dos açudes e dos poços, se apresenta como uma das soluções para a humanidade adiar ou vencer a crise da ÁGUA que já É REAL EM DETERMINADAS REGIÕES DO PLANETA.

Atualmente muitos países e cidades já estão se abastecendo totalmente ou parcialmente de água doce extraída da água salgada do mar que, embora ainda a custos elevados, se apresenta como uma alternativa, concorrendo com o transporte em navios tanques, barcaças e outros. Alguns países árabes simplesmente "queimam" petróleo para a obtenção de água doce através da destilação, uma vez que o recurso mais escasso, para eles, é a água.

O consumo de água doce no mundo cresce a um ritmo superior ao do crescimento da população, restando, como uma das saídas, a produção de água doce, retirando-a do mar ou das águas salobras dos açudes e poços. O uso das fontes alternativas de energia, como a eólica e a solar, apresenta-se como uma solução para viabilizar a dessalinização, visando o consumo humano e animal.

Parte da Região Nordeste do Brasil é caracterizada por condições semi-áridas, com baixa precipitação pluviométrica (cerca de 350 mm/ano) e por um solo predominantemente cristalino, que favorece a salinização dos lençóis freáticos. Até agora as iniciativas se restringiram a soluções paliativas, como a construção de açudes e a utilização de carros pipa.

A dessalinização de água através de osmose reversa apresenta-se como uma alternativa a mais, uma vez que possui um menor custo quando comparado com outros sistemas de dessalinização. Além de retirar o sal da água, este sistema permite ainda eliminar vírus, bactérias e fungos, melhorando assim a qualidade de vida da população.

O seu funcionamento está baseado no efeito da pressão sobre uma membrana polimérica, através da qual a água irá passar e os sais ficarão retidos,podendo-se ainda aproveitar a salmoura. A integração com a energia eólica pode ser interessante nos locais com baixo índice de eletrificação, tornando o sistema autônomo.

Histórico dos processos de dessalinização:

- Em 1928 foi instalado em Curaçao uma estação dessalinizadora pelo processo da destilação artificial, com uma produção diária de 50 m3 de água potável.

- Nos Estados Unidos da América as primeiras iniciativas para o aproveitamento da água do mar datam de 1952, quando o Congresso aprovou a Lei Pública número 448, cuja finalidade seria criar meios que permitissem reduzir o custo da dessalinização da água do mar. O Congresso designou a Secretaria do Interior para fazer cumprir a lei, daí resultando a criação do Departamento de Águas Salgadas.

- O Chile foi um dos países pioneiros na utilização da destilação solar, construindo o seu primeiro destilador em 1961.

- Em 1964 entrou em funcionamento o alambique solar de Syni, ilha grega do Mar Egeu, considerado o maior da época, destinado a abastecer de água potável a sua população de 30.000 habitantes.

- A Grã-Bretanha, já em 1965, produzia 74% de água doce que se dessalinizava no mundo, num total aproximado de 190.000 m3 por dia.

- No Brasil, algumas experiências com destilação solar foram realizadas em 1970, sob os auspícios do ITA- Instituto Tecnológico da Aeronáutica, em São José dos Campos.

- Em 1971 as instalações de Curaçao foram ampliadas para produzir 20.000 m3 por dia.

- Em 1983, o LNEC- Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa- Portugal, iniciou algumas experiências com o processo de osmose reversa, visando, sobretudo, o abastecimento das ilhas dos Açores, Madeira e Porto Santo.

- Em 1987, a Petrobrás iniciou o seu programa de dessalinização de água do mar para atender às suas plataformas marítimas, usando o processo da osmose reversa, tendo esse processo sido usado pioneiramente, aqui no Brasil, em terras baianas, para dessalinizar água salobra nos povoados de Olho D`Água das Moças, no município de Feira de Santana, e Malhador, no município de Ipiara.

- Atualmente existem cerca de 7.500 usinas em operação no Golfo Pérsico, Espanha, Malta, Austrália e Caribe convertendo 4,8 bilhões de metros cúbicos de água salgada em água doce, por ano. O custo, ainda alto, está em torno de US$ 2,00 o metro cúbico.

- As grandes usinas de dessalinização da água encontram-se no Kuwait, Curaçao, Aruba, Guermesey e Gibraltar, abastecendo-os totalmente com água doce retirada do mar.

Jorge Paes Rios é Engenheiro Civil; especializado em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Pós-Graduado em Hidráulica e Recursos Hídricos no Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa; Pós-Graduado em Hidráulica e Recursos Hídricos no Institut National Polytechnique de Grenoble-Ecole Nationale Supérieure D`Hydraulique – França; é Professor do CEFET- RJ, tendo sido fundador dos Cursos de Técnico em Saneamento Ambiental e de Tecnólogo de Nível Superior em Controle Ambiental.
Site: www.profrios.hpg.ig.com.br
Email: profrios@ieg.com.br

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

Raquel

 postado: 29/10/2008 09:44:41editar

A dessalinização tende cada vez mais a ser implantada em regiões onde apresentam falta deste recurso natural que alimenta cerca de 65% do nosso corpo humano.
Essa visão é crescente principalmente em países do Oriente Médio, Arábia Saudita que apresentam cerca de 25% de toda a dessalinização do mundo ficando 12% para os Estados Unidos.
A grande preocupação da implantação desse processo via osmose reversa está ligado ao investimento econômico ser alto demais, tanto em relação á compra dos equipamentos quanto para a sua manutenção.
Como aspecto negativo também apresenta em relação ao procedimento final do processo da dessalinzação da água que resulta na formação de um rejeito (sal retirado da água salobra + alguns minerais) que apresenta uma concentração de sal alta demais em relação a água do mar,assim soluções apresentadas são de que possa depositar rejeitos em tanques e assim fazer criação de crustáceos,possibilitanto uma renda para famílias como do sertão nordestino através da pisicultura.
No Brasil está sendo iniciado a utilização deste processo como solução da falta de água para o nordeste,onde projetos que possibilitam qualidade de vida, desenvolvimento do agronegócio na região e da piscicultura de maneira produtiva e sustentável.

 

Sabrina - mestranda em física

 postado: 10/1/2009 14:36:51editar

Na verdade eu gostaria de saber um pouco mais detalhadamente sobre a osmose reversa, como é o processo de filtragem através da menbrana de polímero (que polímero é este?) molecularmente como é que os sais ficam retidos na medida certa? Gostaria de informações sobre todo o processo, máquinas, material, percentuais de sais e água, etc..Obrigada, fico no aguardo

 

Márcia Rocha Guedes Assunção

 postado: 16/4/2009 16:10:10editar

A dessalinização da água é uma alternativa para a questão da água potável já que no futuro iremos sofrer uma escassez.Seria interessante saber se vale a pena investir em dessalinizadores ou tentar outro procedimento menos caro.

 

Celso Vital Martins

 postado: 21/8/2009 16:56:43editar

Celso-Tecnólogo em Gestão Ambiental: A dessalinização da água é um recurso viável em países onde a escassez ja é um problema atual, no Brasil vejo que a preservação dos recursos hídricos ainda é a melhor solução para o desabastecimento de água, apesar do semi-arido nordestino sofrer com a falta de agua, há outras soluções que podem serem tomadas como a captação da água da chuva por exemplo, que tornaria o processo bem mais barato e mais simples do que a instalação de equipamentos de osmose Reversa

 

romário diniz

 postado: 8/9/2009 17:14:51editar

eu ocho que é muito proveitoso para os estudantes pricipalmente para os meininos do ensino fundamental.
tão de parabens

 

Rayane M.

 postado: 9/10/2009 17:20:33editar

Também achei ótima a idéia, mas não basta apenas esta solução, pois do que adianta acabarmos com a água doce e começarmos a consumir a água salgada, se as coisas continuarem do mesmo jeito, poluição, disperdício, etc. Iremos acabar também com a água salgada?

 

leandro

 postado: 28/10/2009 16:18:13editar

Deveríamos nos conscientizar e parar de destruir nossos recursos naturais, não podemos pensar só no momento, mas também nas gerações futuras. Não quero que meus filhos passem por isso.

 

AURÉLIO

 postado: 16/3/2011 14:26:47editar

Sem dúvidas é muito importante se equipamentos e energia são importantes pq nao se pensar logo e claro nao fazer como os países arabes que queimam o petróleo pois este tambem acaba. É claro que precisamos da concientizaçao ecologica esse sim é o maior problema a responsabilidade é de todos.

 

Adailton Braga Martins

 postado: 10/8/2011 19:55:50editar

Eu trabalho de "Operador de caldeira", a empresa me levou para São Paulo. Eu e mais três colegas para fazermos uma reciclagem anual de operação de caldeira. Lá o professor falou de "osmose reversa". A curiosidade me fez procurar informações sobre o assunto.

 

cris

 postado: 23/8/2011 20:55:41editar

Eu acho muito bom!

 

Luiz C M Pires

 postado: 28/4/2012 00:07:00editar

Todos nos sabemos que o nordeste brasileiro é uma região muito pobre, e que o seu sub solo é formado de rochas cristalinas e que também a maioria dos poços artesianos tem uma baixa vazão. Então conhecedores e estudiosos informe o seguinte:

A) Qual o sistema de dessalinização mais viável para essa região?
B) Qual o seu custo? e que tipo de energia pode ser usada para seu funcionamento?
C) Qual a vazão mínima que o poço artesiano tem que ter para seja viável a instalação de dessalinizador?
D) Qual é o percentual em volume do processo de dessalinização?

 

 

Veja também

Meio Ambiente e Progresso, um desafio para a sustentabilidadeA mulher do campo

 

editar    editar    editar    11.809 visitas    11 comentários