Edição 2006 do Prêmio Bahia Ambiental contempla roteiros de vídeos ecológicos

Utilizar a arte do Vídeo para estimular e divulgar boas práticas em gestão ambiental na Bahia. Foi com esse objetivo que a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Semarh, incluiu a categoria especial `Roteiro de Vídeo Ambiental` na vers

  
  

Utilizar a arte do Vídeo para estimular e divulgar boas práticas em gestão ambiental na Bahia. Foi com esse objetivo que a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Semarh, incluiu a categoria especial `Roteiro de Vídeo Ambiental` na versão 2006 do Prêmio Bahia Ambiental. A idéia é recompensar, além das categorias já existentes, os melhores roteiros de documentários inscritos que abordem a conservação da fauna e da flora baianas. As inscrições podem ser feitas mediante preenchimento de ficha disponível no site www.semarh.ba.gov.br até o dia 31 de março.

O secretário Jorge Khoury, da Semarh, acredita que o real valor desta iniciativa está na capacidade de replicar o vídeo premiado, fazendo com que ele se torne um multiplicador ambiental. `Assim, a temática ecológica será levada para escolas, universidades e comunidades carentes. É mais um instrumento a serviço da Educação Ambiental do nosso Estado`, acrescentou.

Em 2005, participaram 88 projetos, 27 premiados. A maioria dos vencedores investiu o dinheiro que ganhou para dar início ou prosseguimento às suas atividades em prol da causa ambiental. É o caso da Organização Não-governamental, ONG, Grupo Ambientalista de Palmeiras, GAP, primeiro lugar na categoria Atuação Sustentável com o trabalho `Gapinha, Gapeta e Gapão`, um programa de rádio que orienta cerca de 4 mil pessoas da comunidade do município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, a cuidar, através da coleta seletiva, adequadamente do lixo que produz. `Parte do prêmio está sendo usada para colocar o programa de rádio no ar novamente`, disse Joás Brandão, membro fundador da ONG.

Essa e outras experiências do GAP mostram que, além de educação, projetos ambientais podem também promover inclusão social. Uma prova disso é o papel da ONG como espaço de amparo a jovens em situação de risco. Pessoas que cometeram pequenos delitos têm suas penas revertidas em trabalhos comunitários realizados com orientação do GAP. `A intenção é levar essas pessoas a uma boa conduta e torná-las cidadãs. Com nosso apoio, elas prestam serviços ao município reflorestando áreas degradadas, combatendo incêndios e coletando material reciclável`, afirmou Brandão.

Para Emanuel Mendonça, superintendente de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável da Semarh, iniciativas que aliem outros aspectos - como educação, inserção social, progresso econômico, comunicação, cultura e arte - a desenvolvimento sustentável, agregam valor aos projetos apresentados. `Trabalhos com viés interdisciplinar quando executados estimulam uma maior participação social, já que envolvem diferentes áreas de interesse`, explicou.

As cinco categorias existentes - Roteiro de Vídeo Ambiental, Empresa Sustentável, Idéia Sustentável, Atuação Sustentável e Município Sustentável – e as subcategorias especiais que premiam trabalhos acadêmicos, de mestrado, doutorado, além de projetos elaborados por ONGs e por empresas de diferentes portes, foram escolhidas, justamente, para dar à premiação um caráter plural, com enfoques diversos.

Os objetivos do Bahia Ambiental, de estimular a pesquisa e de identificar e divulgar experiências que tiveram êxito nesta área, foram atingidos nas edições passadas. Exemplos de atuação competente em preservação ambiental foram recompensados, com prêmios que somados alcançaram a cifra de R$200 mil. `Essas iniciativas e idéias contribuíram para a melhoria da qualidade de vida de pessoas através de atividades ambientalmente sustentáveis`, declarou Caroline Azevedo, diretora de Desenvolvimento de Estudos e Projetos da Semarh. `A idéia é estimular a sociedade à boa prática ambiental, premiando mais ações como essas`, enfatizou.

__________
Fonte: Jornal do Meio Ambiente
Ascom-Semarh

  
  

Publicado por em

Ery

Ery

10/10/2008 20:15:33
ola eu gotei muito dos seus video do meio ambiente + gostaria que vcs enviassem video para meu email