Internet: A tecnologia na defesa do meio ambiente

O avanço da tecnologia é apontado como um dos principais responsáveis pelos grandes males causados à natureza. Não é de se negar que a poluição gerada por veículos e indústrias e a decorrente contaminação das águas e do ar, atingiram, em alguns lugares, í

  
  

O avanço da tecnologia é apontado como um dos principais responsáveis pelos grandes males causados à natureza. Não é de se negar que a poluição gerada por veículos e indústrias e a decorrente contaminação das águas e do ar, atingiram, em alguns lugares, índices insuportáveis. E, de fato, esse fenômeno decorre, principalmente, do desenvolvimento tecnológico e do sistema econômico reverenciados por grande parte da humanidade. Vale lembrar que, por trás das máquinas e do sistema, existe sempre a mente humana, que pode utilizá-los como lhe convir, para o bem do próximo e do planeta ou em detrimento dele.

Pessoal do Adote Árvores em ação

Pessoal do Adote Árvores em ação
Foto: Divulgação

Por sorte, uma dialética aplica-se a esse caso que, com o advento da ecologia e o despertar da consciência ecológica, encontra sua antítese naqueles que utilizam os frutos desse avanço na luta pela proteção do planeta e dos seres que o habita. Cada vez mais são desenvolvidas tecnologias menos poluentes e mais econômicas, ao mesmo tempo em que os métodos de fiscalização, controle, prevenção, remediação e limpeza de danos ao meio ambiente tornam-se mais eficientes. Outra grande aliada do planeta na era cibernética tem sido a Internet, que dissemina informações e campanhas na mesma velocidade em que se degrada, e a esperança sempre é de que a conscientização acabe por superar a devastação.

Projeto TAMAR: mais de 800 adoções

Projeto TAMAR: mais de 800 adoções
Foto: Divulgação

A net tem sido uma ferramenta para que instituições ambientalistas e as idéias e campanhas que promovem atinjam um número crescente de pessoas e de uma maneira mais efetiva. Dener Giovanini, Coordenador Geral da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (RENCTAS), acredita que o grande beneficiado nesse processo tenha sido o poder de mobilização para as questões globais, capaz de gerar amplas reações, quase que imediatas: “A velocidade e a disponibilidade das informações propiciadas pela Internet reduziu distâncias e rompeu com as amarras geográficas. Através dela, o usuário pode se manifestar e mobilizar em tempo recorde.”

Custa pouco proteger a Natureza!

Custa pouco proteger a Natureza!
Foto: Divulgação

E, de fato, o grau de praticidade na ação ecológica promovida pela rede chegou a tal ponto que é possível plantar uma árvore com apenas um clique do mouse, ou até mesmo adotar virtualmente um animal silvestre ameaçado de extinção, e isso sem qualquer tipo de compromisso financeiro ou de afiliação com a instituição.

É o caso do Clickarvore, um programa de reflorestamento pela Internet com espécies nativas da Mata Atlântica. Promovido pela parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica, o Instituto Ambiental Vidágua e a Editora Abril, o projeto já promoveu o plantio de mais de 2 milhões de mudas desde o seu início, em agosto de 2000. Qualquer um pode cadastrar-se no site do projeto e plantar, com apenas um clique, uma árvore por dia, que será custeada pelas empresas patrocinadoras associadas ao programa, beneficiadas com incentivos fiscais. Ação idêntica é desenvolvida pelo The Rain Forest Site, que ajuda a preservar Florestas Tropicais de todo o mundo.

Outra campanha que promove o plantio de espécies nativas, só que da Floresta Amazônica, é a Adote uma Árvore, desenvolvida pela Fundação Ambiental José Rebelo do Xingu, no Pará. Nesse caso, porém, o adotante paga uma quantia anual por árvore plantada (cerca de 60 dólares), podendo escolher a espécie – através de consulta a dados e fotos pela Internet – e determinar o período da adoção – 1, 3 ou 5 anos. Feita a opção, o adotante efetuará o pagamento através de conta corrente especial, e receberá um certificado. Uma placa com seu nome é afixada à árvore, confirmando sua contribuição para a preservação da natureza.

A fauna brasileira também está sendo beneficiada através de ações promovidas pela rede. Pioneiro em campanhas de proteção de animais silvestres, o Projeto TAMAR dissemina e executa, há 9 anos, uma campanha de adoção de tartarugas marinhas, que encerrou sua mais recente edição no último dia 31 de março, com um saldo de mais de 800 adoções. O papel da net na propagação e êxito dessa campanha, que tem abrangência internacional, é fundamental, pois as pessoas podem participar através da internet, nos sites do TAMAR em português, inglês e espanhol.

Atuando nessa linha de conservação de espécies da nossa fauna encontram-se os projetos Mucky e o Fisgada. O primeiro socorre, recupera, mantém pesquisa e busca a procriação de primatas, visando também reintegrar sagüis à natureza e combater o tráfico de animais silvestres. Esse trabalho, que vem sendo realizando há 10 anos, beneficia, atualmente, mais de 207 sagüis de diversas espécies. Qualquer um pode contribuir “apadrinhando” um sagüi, comprometendo-se a depositar mensalmente qualquer quantia acima de 10 reais para a “manutenção” do animal – que tem um custo mensal de cerca de 65 reais. O site do projeto pode ser visualizado em 5 diferentes idiomas – português, inglês, francês, alemão e japonês – e todo o processo de “apadrinhamento” pode ser feito via net.

O Projeto Fisagada dedica-se ao repovoamento de peixes nos rios e lagos do Brasil, e funciona de maneira semelhante ao Clickarvore: basta entrar no site do projeto e clicar no link Doe um Peixe, que automaticamente um alevino será encaminhado para algum rio, represa ou manancial, dando-se preferência a locais que estão preservados de poluição e onde já se pratica a pesca esportiva com consciência. O intuito é fazer de cada pescador um fiscal das ações de predadores.

Campanhas desse tipo, bastante promissoras em outros países, estão começando a surgir no Brasil, ainda que com dificuldades, decorrentes, principalmente, da relativa precariedade em nosso sistema de informática e de uma certa desconfiança que ainda assombra os doadores virtuais. Segundo Giovanni, da RENCTAS, “essa desconfiança é gerada por grande parte das instituições que são beneficiárias dessas doações e se esquecem de prestar contas ou ignoram o doador após o recebimento dos recursos. Quem doa gosta de ver resultados e com certeza gostaria de ter uma participação mais ativa na vida da instituição.” Mas como, então, evitar esse receio dos doadores? André F. Kishimoto, da Greenpeace Brasil, acredita que esse problema pode ser solucionado com a seguinte fórmula: “Realizar um trabalho eficiente, com bons resultados, e divulgá-los adequadamente é fundamental para conquistar esta credibilidade.”

E é exatamente nesse ponto que aparece a eficácia e também a relevância das campanhas virtuais. Fernanda Couzemenco, Assessora de Comunicação do Projeto TAMAR no Espírito Santo, acredita que “as pessoas enxergam nessas campanhas um resultado bem definido e imediato, o que atende à necessidade que elas têm de sentir-se participando, contribuindo efetivamente com a instituição”. As Instituições Ambientalistas e suas campanhas, aliadas à velocidade, praticidade e aos novos recursos provenientes dos avanços tecnológicos, estão aproximando o “cidadão comum” da causa ambiental, e dando uma contribuição inestimável ao processo de desenvolvimento sustentável, que depende profundamente da participação da sociedade civil para concretizar-se.

Você também pode participar. Acesse os sites das campanhas e veja como é fácil ajudar a Natureza!

Projeto Clickarvore - www.clickarvore.com.br

Projeto Fisgada - www.fisgada.com.br

The Rain Forest Site - www.therainforestsite.com

Adote uma Árvore - www.adotearvores.org.br

Projeto Mucky - www.projetomucky.com.br

Projeto TAMAR - www.tamar.org.br

RENCTAS - www.renctas.org.br

Greenpeace Brasil - www.greenpeace.org.br

  
  

Publicado por em

Jessica da silva

Jessica da silva

09/08/2012 09:25:08
o que realmente acho quem podemos melhorar mais.
basta nos querer ajudando mais no meio ambiente e parabens pelo site e pela importancia dos assuntos abordados , são altamente informativos e de grande importancia para nos estreiamente nesta area tão importante que é o meio ambiente.

Silmara silva

Silmara silva

23/08/2011 20:10:48
Acho que devemos preserva o meio ambiente!

Brenda

Brenda

22/08/2011 20:22:27
Gostei muito desse projeto, só precisava de algumas informações para o trabalho da escola e acabei gostando! Esse projeto me fez refletir sobre a situação do nosso mundo!

Anamagrela13@hotmail.com

Anamagrela13@hotmail.com

16/08/2011 18:56:11
Eu concordo que muitas pessoas se preucupem com o Meio Ambiente!

Fernanda

Fernanda

20/06/2011 10:28:23
Precisava desse assunto para fazer uma pesquisa de informática , e esse texto me ajudou muito.
Parabéns

Lucas

Lucas

12/05/2011 23:59:02
Muito bom, só queria saber o nome do autor(es) para colocar nas referências bibliográficas do meu trabalho escolar.

NEUSA BORELLI

NEUSA BORELLI

29/04/2011 06:08:08
PARABENIZO AQUELES QUE TIVERAM A INICIATIVA DE CRIAR ESTE SITE, QUE ORIENTA E LEVA O SER HUMANO A OBTER INFORMAÇÕES DE QUE COM PEQUENAS CONDUTAS PODERÃO DAR UMA QUALIDADE DE VIDA SAUDÁVEL ÄS PRESENTES E FUTURAS GERAÇÕES. NOTA 1000 A ESTE SITE. P A R A B E N S...

Dênnyson

Dênnyson

16/06/2010 21:47:52
Muito Obrigado pelo fornecimento destes dados, estava precisando deles para uma pesquisa escolar. Muito Obrigado, a matéria é ótimo a bordo deste assunto.

Os "blogueiros" estão de parabéns!

Patricia Ramos

Patricia Ramos

03/03/2010 20:55:41
Muito Bom este site!!! Entrei através de pesquisa para estudar!!!! É muito bom saber que a tecnologia também é usada de maneira ecologicamente correta!!! Grata pela organização e exposição destas informações!!!!

Anna paulla

Anna paulla

28/02/2010 13:41:19
Muito bom! Sei que a cada dia a tecnologia avança. Melhor ainda é avançar ajudando o meio ambiente

Irene Filla Escobar

Irene Filla Escobar

08/09/2009 20:53:07
Estou fazendo curso de Pos Graduação à distância, preciso fazer um trabalho sobre ética e responsabilidade social. Já tive a oportunidade de visitar o Projeto Tâmara em Fernando de Noronha e Praia do Forte na Bahia. E emocionante o trabalho realizado, a consciência ambiental, ecológica o respeito pela vida, como um todo. Cada página que abro na internet, é uma nova descoberta. Parabéns pelo belo trabalho que o projeto Tamar desempenha. Vocês são o orgulho do nosso pais.

Mirian Aparecida Vieira da Silva

Mirian Aparecida Vieira da Silva

22/02/2009 22:38:37
FOI MUITO PROVEITOSO NAVEGAR NESTE SITE, ESTAVA PESQUISANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INTERNET NAS PESQUISAS E TRABALHOS DO MEIO AMBIENTE ENCONTREI AQUI MUITAS INFORMAÇÕES PRECISAS E DE EXTREMA IMPORTÂNCIA.ESTOU COMEÇANDO UM CURSO DE TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE À DISTÂNCIA ATRAVÉS INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA R TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS. IFET-SEMG - CAMPUS RIO POMBA-MG .JÁ ESTOU FASCINADA PELA QUALIDADE E COMPETÊNCIA DE NOSSOS DIRETORES, PROFESSORES E TUTORES. PARABÉNS PELO SITE E PELA IMPORTÂNCIA DOS ASSUNTOS ABORDADOS, SÃO ALTAMENTE INFORMATIVOS E DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA NÓS ESTREIANTES NESTA ÁREA TÁO IMPORTANTE QUE É O MEIO AMBIENTE.

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Mirian, O Portal EcoViagem trabalha para levar à todos as melhores matérias. E são internautas como você que nos impulsiona a trabalhar e melhorar cada vez mais! Agradecemos o comentário. Portal EcoViagem
Josney

Josney

29/01/2009 23:57:32
Essa terceira foto é da minha macaquinha o nome dela é MEL e mora em Salvador/BA. Ela tem ORKUT memel_macaca@hotmail.com. Gostei muito de ver a sua foto neste site. Lá no ORKUT tem mais fotos dela, POPÓ e de BB. Neste momento estão na Fazenda.

Gilson Silva

Gilson Silva

13/01/2009 22:41:23
Tudo que podemos fazer para contribuir na construção de uma melhoria de qualidade de vida deve ser sempre motivado pelo um amanhã melhor. Façamos cada um a sua parte. É inegável a importância de termos um ambiente melhor a começar de nossas casas, pensem nisso.