ISO 14000

A International Organization for Standardization, conhecida mundialmente pela sigla ISO, é uma organização não-governamental existente desde 1974, com sede em Genebra, Suíça. A organização foi criada para reunir normas técnicas e padronizar medidas e espe

  
  

A International Organization for Standardization, conhecida mundialmente pela sigla ISO, é uma organização não-governamental existente desde 1974, com sede em Genebra, Suíça. A organização foi criada para reunir normas técnicas e padronizar medidas e especificações, como por exemplo, tamanho de cartões telefônicos e de crédito, filmes fotográficos, tamanho de papéis, de parafusos, normas de segurança, entre outros.

A ISO trabalha através de comitês técnicos, sub-comitês e grupos de trabalho em todo mundo e seus recursos financeiros vêm de membros associados (80%) e de publicações (20%).
Um dos serviços mais importantes criado pela ISO reúne normas e padrões referentes à qualidade dentro da empresa, o ISO 9000, e à questão ambiental, o ISO 14000. Seguindo esses padrões e implanto sistemas de qualidade e gestão ambiental, as empresas podem receber os certificados ISO, bastante exigidos por consumidores.

BOM PARA A EMPRESA, BOM PARA O MEIO AMBIENTE
A idéia do ISO 14.000 surgiu das discussões de desenvolvimento sustentável durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992, conhecida como ECO 92. A série ISO 14000 reúne normas internacionais que estabelecem regras para que as empresas possam implantar Sistemas de Gestão Ambiental, com a finalidade de reduzir desperdícios, quantidade de matéria-prima, de água, de energia e de resíduos usados e obtidos durante o processo de produção, tentando dessa forma minimizar os impactos ambientais e estar de acordo com a legislação ambiental. A idéia central dos Sistemas de Gestão Ambiental é usar menos para produzir mais e com melhor qualidade.

O ISO 14.000 abrange 6 áreas, estudadas nos Sub-Comitês (SC), coordenados pelos institutos de normatização dos países que os sediam:
I.PROCESSO PRODUTIVO ( EMPRESA):
- SC.1-SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL; estudadas pela Inglaterra - BSI;
- SC.2-AUDITORIAS AMBIENTAIS; estudadas pela Holanda - NNI;
- SC.3-RÓTULOS AMBIENTAIS - SELOS VERDES; estudadas pela Austrália-SAA; II.PRODUTO:
- SC.4-AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AMBIENTAL; estudadas pelos EUA - ANSI;
- SC.5-ANÁLISE DO CICLO DE VIDA; estudadas pela França - AFNOR;
- SC.6-TERMOS E DEFINIÇÕES; estudadas pela Noruega - NFS;(para I e II);
E mais uma área estudada em um grupo de trabalho (WORK GROUP): WG -ASPECTOS AMBIENTAIS EM NORMAS E PRODUTOS; estudadas pela Alemanha - DIN;

No Brasil, a ISO é representada pela ABNT - Associação Brasileira de Normas e Técnicas -, que participa dos comitês e tem direito a voto na organização. Além disso, a ABNT também trabalha como certificadora credenciada pelo INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, que é o responsável por credenciar as certificadoras brasileiras.

A certificação é voluntária, ou seja, deve ser requerida pela própria empresa, com a vantagem de que o implante desses padrões ambientais internacionais pode facilitar a entrada de seus produtos no mercado externo. Após implantar Sistemas de Gestão Ambiental, ligados à qualidade do ar, da água e do solo, a empresa recebe o certificado e depois, anualmente, a certificadora realizará auditorias de acompanhamento para manutenção do certificado. Se a empresa abandonar algum dos padrões estabelecidos, corre o risco de perder o certificado ISO 14000. De 3 em 3 anos realizam-se auditorias de renovação, mas os períodos variam de empresa para empresa. É também dever do INMETRO fiscalizar as certificadoras brasileiras quanto à realização de seu trabalho.

Mais informações: INMETRO, ABNT, ISO
Algumas certificadoras: SEBRAE, ABNT, Fundação Carlos Alberto Vanzolini

MATA`DENTRO: ÚNICA EMPRESA DO SETOR ECOTURÍSTICO A RECEBER CERTIFICAÇÃO
A Mata`dentro é uma operadora de turismo de aventura e ecoturismo na cidade de Brotas, considerada a capital da aventura no Estado de São Paulo. A empresa já possuía uma tradição ambientalista, mas praticava ações isoladas dentro de cada atividade, como rafting, trilhas ou rapel. Com o crescimento do ecoturismo e para tentar formalizar essas ações, a Mata`Dentro optou pelo certificado ISO, já que falta um órgão regulador no Brasil para este área. Através de padrões integrados da ISO 14.000 e ISO 9.000, a operadora fez um levantamento dos impactos ambientais causados por suas atividades e criou um sistema de controle e monitoramento para diminuí-los. Além disso, a empresa realiza uma série de ações em prol da preservação do ambiente como reciclagem de lixo, economia de água e energia elétrica, programa de reflorestamento e um cronograma de educação ambiental dentro das escolas municipais de Brotas.

A Mata`dentro foi a primeira empresa brasileira da área de ecoturismo a receber o certificado ISO 14.001 e uma das únicas no mundo (no Brasil, existem menos de 170 empresas certificadas). "Queremos dar o exemplo de como uma pequena empresa pode fazer o seu papel ambiental.", ressaltou Renato Scatolin, um dos diretores da operadora. Renato ainda comentou "Não tínhamos noção de quanta organização esse sistema iria trazer.".

A Mata`dentro possui quase 60 funcionários que, com a certificação, receberam treinamento: "Estamos montando o currículo de todos os monitores, uma espécie de histórico que ajudará a sabermos, no futuro, quanto tempo e que tipo de treinamento precisa um guia de rafting, por exemplo." Foram 60 mil reais gastos e 12 meses de trabalho para os levantamentos, elaboração e implantação dos sistemas de gestão ambiental. A empresa responsável pela consultoria foi a BVQI e a certificação foi acreditada pelo INMETRO e por uma empresa holandesa. Os sistemas de gestão ambiental foram adaptados às condições da Mata`dentro, uma pequena empresa que trabalha com meio ambiente. "Agora queremos maior participação dos nossos clientes. Fico feliz quando percebo que as pessoas voltam para São Paulo com outro pensamento.", finalizou Renato.

  
  

Publicado por em

Magda Raquel

Magda Raquel

23/04/2012 21:30:11
Muito legal, esse assunto relacionado ao Ambiente, eu quero saber muito mais.

Rosinei

Rosinei

22/04/2012 18:41:29
Amei tudo isso! Estou cursando Gestão Ambiental e isso me ajuda muito em meus estudos! Vamos defender nosso meio ambiente com consciência. Gostaria muito de conhecer a MATADENTRO.

Diego

Diego

23/08/2010 19:56:50
Olá... eu também quero parabenizar o site pelo assunto abordado... eu também estou fazendo um trabalho sobre a iso 14000, e gostaria de receber materiais explicando mais sobre o tema...

obrigado!

Paulo Felipe C. Sinfronio

Paulo Felipe C. Sinfronio

16/04/2010 12:57:22
COm a ISO as melhorias em respeito ao meio ambiente melhoraram e muito. Inclusive em relação a Amazônia.
Muito Legal.

Carlos humberto

Carlos humberto

03/05/2009 11:51:38
Acabei de me formar em Tecnico de Meio Ambiente e acho muito importante que todos abraçem a causa da preservar o Ambiente

Brasil

Brasil

20/04/2009 10:40:21
A ISO 14000 é uma grande iniciativa,mas as informações sobre as empresas que possuem o certificado ISO deveriam ser publicadas,assim mantendo o consumidor a par da qualidade dos produtos.

Malu

Malu

04/01/2009 08:42:49
Sou estudante de Gestão Ambiental e também aprendi sobre ISO 14000...........

Marlene

Marlene

29/12/2008 08:32:20
Além de importantante é necessario pois já diz o contexto ambiente(água,solo,ar e seres vivos)sendo assim estamos envolvidos como base e conhecimentos dos danos refletidos por falta de envolvimento de consciência do homem voltado para a preservação onde implica a necessidade de FORMAÇÃO EM SAÚDE, EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE como foco de humanização social.

Jane

Jane

07/12/2008 19:40:05
É se suma importância a preocupação com o meio ambiente, uma vez que toda empresa gera com maior ou menor grau um impacto ambiental.Pena que toda pesquisa e implantação de um projeto desses não fica nada barato.
Acredito que várias empresas tem o interesse sim de diminuir esse impacto no meio ambiente , mas matam um leão por dia ,quase não sobra para este investimento, haja visto que a maioria das empresas são formadas por micro e pequenas.

Manasses

Manasses

13/11/2008 16:18:37
Ola? tudo bom, parabem pelo trabalho que vc realizam. tive a oportunidade de ler o projeto tamar adorei o que vc fazem para protege as tartarugas,e o bom e saber que na pratica ele fuciona mesmo muito bom isso. parabem.
Manassés Santana gomes.
(técnico em meio ambiente)

Karina Fernandes

Karina Fernandes

12/11/2008 11:25:12
Achei muito legal também, só acho que deveriam colocar mais exemplos de empresas que receberam a certificação da ISO.Mas achei super interessante e excelente , também tenho que fazer um trabalho sobre a Iso 14.000 e estou com dificuldade, e essa página já me ajudou pra caramba!!!!
Valeu !!!!

Rossiter A. dos Santos

Rossiter A. dos Santos

02/11/2008 13:47:29
O cuidado com o meio ambiente é uma questão de princípio, o que determina os valores de um cidadão. O Ideal de desenvolvimento deve ser forjado na equidade com o meio ambiente, caso contrário, será um suicídio, um desatino!!

Agostinho

Agostinho

20/10/2008 17:25:08
Entendo que a adoção voluntária do ISO 14001 nas diversas empresas de nosso pais, poderá ser um indicador importante da real preocupação e conciecia da resposabilidade de cada pessoa e das intituições no sentido de propiciar uma melhor qualidade de vida para a humanidade.

Vanessa

Vanessa

19/10/2008 21:47:09
eu achei uma coisa muitoo importante ...
tendo o cuidado com o meio ambiente
faço um curso de logistica e estou apredendo isso!!

Washington

Washington

18/09/2008 14:05:56
eu acho muito importante a prevnção do meio ambiente estou fazendo faculdade de administração e tenho que fazer um trabalho sobre a iso 14000 numa empresa se possivel mandai dados ou informações para ajudar no meu trabalho

Betina

Betina

25/08/2008 15:21:04
eu acho uma coisa muito legal, cuidar do meio ambiente.