Artigos > Meio Ambiente > 

Meio Ambiente e Sociedade-As relações Homem-Natureza

A contradição nas relações Homem-Natureza consiste principalmente nos problemas dos processos industriais criados pelo Homem. Esse processo é visto como gerador de desenvolvimento, empregos, conhecimento e maior expectativa de vida. Porém, o homem se afas

20 de Setembro de 2005.
Publicado por Equipe EcoViagem  

A contradição nas relações Homem-Natureza consiste principalmente nos problemas dos processos industriais criados pelo Homem. Esse processo é visto como gerador de desenvolvimento, empregos, conhecimento e maior expectativa de vida. Porém, o homem se afastou do mundo natural, como se não fizesse parte dele. Com todo esse processo industrial e com a era tecnológica, a humanidade conseguiu contaminar o próprio ar que respira, a água que bebe, o solo que provém os alimentos, os rios, destruir florestas e os habitats animais. Todas essas destruições colocam em risco a sobrevivência da Terra e dos próprios seres humanos.

O elevado índice de consumo e a conseqüente industrialização esgotam ao longo do tempo os recursos da Terra, que levaram milhões de anos para se compor. Muitos desastres naturais são causados pela ação do homem no meio ambiente. Ao contrário de muitos que pensam que a natureza é violenta, pode ser, mas seu maior agressor é o homem, que não se deu conta de que deve sua existência à ela.

Todos esses processos industriais transformam o meio ambiente, poluindo o ar, a água, o solo, destruindo florestas, fazendo com que muitas pessoas se afastem e não tenham contato com o mundo natural, ou seja, interagindo em equilíbrio com todos os seres do planeta. Os sentidos básicos do homem como o instinto, a emoção e a espiritualidade se perdem sem essa interação com a natureza.

Mesmo que o homem tenha hoje uma maior consciência sobre sua intervenção no mundo natural, o que podemos até considerar um avanço, mediante as grandes degradações que já ocorreram até agora, ainda não há coerência suficiente. Ou seja, muitas ações deveriam ser colocadas em prática para a preservação do meio ambiente como um todo. O que vemos atualmente é que os índices de degradação aumentaram, enquanto de um lado existem muitos lutando por um mundo melhor para todos, de outro lado, a grande maioria busca seu próprio crescimento econômico, com o objetivo de consumir cada vez mais, e como conseqüência, consumir mais recursos naturais, ocasionando a degradação, sem se preocupar e muitas vezes sem saber, que esses recursos muitos são renováveis e não são infinitos.

Os problemas ambientais já vêm de longa data, desde a época em que o sistema industrial se desenvolveu na Europa e depois se transferiu para a América do Norte, aumentando cada vez mais a pressão sob o planeta. Recentemente, os problemas ambientais se agravaram, devido ao crescimento populacional desenfreado e suas vontades de viver num mundo industrial e tecnológico. O maior problema do planeta hoje, é entender e resolver as relações Homem-Terra, para que se consiga viver em harmonia e em equilíbrio com o Planeta.

Muitos novos empresários começam seus negócios já com uma consciência ambiental, tentando utilizar o mínimo de recursos naturais e aproveitar os já utilizados, mas, mesmo com todas essa consciência, que já é uma conquista para o Planeta, falta a consciência para saber o que realmente é preciso consumir. Se um produto é lançado no mercado e tem boa aceitação, a tendência é aumentar a produção, gerando mais resíduos e utilizando mais recursos, portanto, deve-se primeiro analisar e ter consciência se aquele produto é necessário para a sobrevivência dos seres humanos, sabendo que os recursos naturais são necessários para a sobrevivência.

A questão positiva é uma maior conscientização e valorização do meio ambiente, mas ainda a humanidade está longe de aprender a consumir e interagir com o mesmo, e de entender que é um ser participante do ciclo natural e não o dominante.

A Ciência e a Técnica são fundamentais para a preservação ou recuperação do ecossistema planetário, pois contribuem em forma de conhecimento profundo, técnico, científico, sobre o ciclo de vida e as complexidades do planeta, aplicando métodos para gerar o equilíbrio entre os participantes. É preciso entender o planeta Terra sob todos os aspectos, formas e sentidos, conhecer para preservar. As técnicas humanas devem funcionar e auxiliar o equilíbrio das técnicas da Terra.

Alguns princípios básicos podem servir para orientar a humanidade para o desenvolvimento de técnicas que gerem o equilíbrio entre os seres humanos e o mundo natural. Os humanos devem conhecer a Terra, antes de tomar qualquer atitude. A humanidade deve sair da bolha industrial em que vive, mudar o comportamento, valorizando e interagindo com o mundo natural o qual faz parte, respeitando as transformações do meio no seu devido tempo.

É importante haver um processo participativo e sustentável, cada um fazendo a sua parte e respeitando o ciclo de cada ser existente no planeta. As técnicas adquiridas pelo homem devem servir para proteger o planeta, cuidar dos resíduos gerados, para se proteger de alguma transformação natural, e não para destruir a vida. Deve haver respeito à grandeza da natureza, reverência à Terra. Enquanto não se aprender a celebrar a Terra, não será possível curá-la.

Referência Bibliográfica:

BERRY, Thomas. O Sonho da Terra. Petrópolis: Vozes, 1991.

_________________
Autora: Bacharel em Turismo, cursando pós graduação em Gestão Ambiental, trabalha no departamento de Jornalismo do Portal EcoViagem, também desenvolve outros trabalhos na área de Turismo e Meio Ambiente.

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

vitor hugo lima de souza

 postado: 22/8/2008 09:19:41editar

muito legal

 

Edna

 postado: 6/10/2008 13:58:54editar

Muito bom mesmo...

 

carol

 postado: 12/10/2008 11:01:55editar

otimo site!!!

 

Laís Gaiasso

 postado: 6/11/2008 18:53:04editar

Muito bom este texto, era o que eu precisava para o meu trabalho de Biologia. estou terminando o Terceiro colegial e a professora pediu um trabalho sobre "A intervenção Humana na evolução e transformação do Meio Ambiente".
Gosto muito de tudo que se diz respeito ao Meio ambiente, e o mais legal é que pretendo fazer Gestão Ambiental tbm, após ler esse texto me interessei mais ainda!

Um Abraço.

 

diego dos santos

 postado: 11/11/2008 08:56:16editar

na minha opinião
eles estão sendo ingenuos
por estar expondo as ideias mal explicadas
desde então, eles teriam que falar sobre o homem e a natureza - pre historia.
esse foi o meu comentario
e so vocês da uma concluida nessa mesmo que esta sendo
exibida na pagina da internet

obrigado por deixar-me me expressar do meu proprio jeito.

 

tainara

 postado: 11/11/2008 20:18:17editar

definitivamenti o planeta pede socorro!!!
fiko trist por saber q nós maltratamos o nosso proprio lar!!!
essa matéria é muito booa

 

luana

 postado: 21/11/2008 14:22:36editar

xow de bola!

 

luiz carlos

 postado: 13/12/2008 02:16:05editar

muito bom os comentarios que merecem maior reflexão....por parte da sociedade (homem)

 

Maria Zilma Gomes Irene

 postado: 19/12/2008 18:24:03editar

O homem precisa ser cúmplice da natureza preservando-a e respeitando seus limites e não tornar-e algoz dela e de si próprio.
Parabéns pelo recado!!!

 

Sileuza

 postado: 2/1/2009 16:17:05editar

Essa batalha so será vencida por meio da educação,pois o poduto da consciêncica é a atitude.

 

thamara

 postado: 24/1/2009 23:04:49editar

Adorei o texto muito bem elaborado

 

luana saraiva

 postado: 29/1/2009 00:36:40editar

minha professora de ciencias pedio pra mim fazer uma pequisa sobre natureza homem sociedade e encontrei e otimo estou na 6 serie e se conteudo foi exelente parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

 

Pedro Carlos

 postado: 30/1/2009 17:23:56editar

Tudo que escrevermos ou falarmos em defesa da preservação do meio ambiente, será sempre bem aceito, pois dessa forma estaremos contribuindo para construção de uma nova sociedade ambientalmente consciente.

 

Elmar Lopes ( Marabá PA)

 postado: 14/2/2009 22:33:44editar

Fico muito feliz em ler uma matéria focada no caos gerado pelo homem, não que eu seja a favor da eliminação da produção industrial mas, em readaptar e focar a produção coordenada para o uso da humanidade. Só assim podemos amenizar e dar um folego para a natureza se restabelecer.!! Elmar Lopes MARABA-PA

 

lucas lelis

 postado: 11/3/2009 17:49:01editar

Vocês foram minha salvação hoje, fiz uma pesquisa para a escola!! Esse site é "Show de Bola", "muito massa"!! E eu agradeço.

Olá Lucas,

O Portal EcoViagem trabalha para levar à todos as melhores matérias. E são internautas como você que nos impulsiona a trabalhar e melhorar cada vez mais!

Agradecemos o comentário.
Portal EcoViagem

Rafaela Castro

 postado: 16/3/2009 18:53:49editar

Achei bem interessante
Estou fazendo um projeto sobre o homem e o meio.
E essas pautas me ajudaram bastante!
Muito bom!

 

emerson

 postado: 9/4/2009 08:30:25editar

Muito boa a materia!!! Meu trabalho escolar vai ficar muito mais rico com esse conteúdo! Fico muito grato.

Olá Emerson,

O Portal EcoViagem trabalha para levar à todos as melhores matérias. E são internautas como você que nos impulsiona a trabalhar e melhorar cada vez mais!

Ficamos felizes em ter lhe ajudado!

Agradecemos o comentário.
Portal EcoViagem

keilinha

 postado: 15/4/2009 18:38:09editar

Nossa, vocês estão de parabens...

Gostei muito ...

Bem esclarecedor...minha pesquisa ficou ótima..

"brigadinhOL .. =)"

 

bya e dany

 postado: 17/4/2009 10:29:11editar

esse texto me ajudou muito no meu trabalho de escola, pois é muito interesante

 

sandrely

 postado: 24/4/2009 16:02:05editar

Meus parabens pelo comentario. Era o que eu estava procurando para fazer meu trabalho de pesquisa na facul

 

Rosa Teles

 postado: 29/4/2009 08:32:19editar

Nossa vocês fizeram um trabalho muito bom!

 

barbara

 postado: 2/5/2009 22:02:38editar

Nossa! O início, o meio e o fim, enfim, todo é muitoooooooooo bom de ler e estudar e me ajudou um pouco no trabalho de escola e na prova
obrigadooooooooo !!!

 

iago

 postado: 4/5/2009 09:38:42editar

Vocês foram minha salvação...não tinha a onde recorrer, sempre quando precisar vou pesquisar...adorei o site.
Obrigado por fornecer essa tão excelente pesquisa!

 

Douglas Ramalho

 postado: 12/5/2009 15:36:23editar

muitíssimo obrigado...gostei das informações
da pesquisa.Vai me ajudar bastante na prova de
Sociedade, Educação e Meio Ambiente .

 

estrela

 postado: 23/5/2009 15:13:27editar

acho este site muito interessante...pois da-nos muita informaçao aos quais eu nao fazia ideia que existia
muito obrigado por me terem ajudado
kiss

 

SIPRIANO RIBEIRO

 postado: 1/6/2009 11:04:58editar

Na busca por uma reflexão sobre o assunto, encontrei um ótimo artigo. Na verdade, o ambiente é a febre do momento, o planeta pede socorro, nós só precisamos refletir e agir o mais rápido possível, afinal nossa existencia depende de nossas ações agora. moro no meio da selva e percebo os inpactos decorrente da ação antrópica sobre o ambiente e suas relações. Brigadão!!!!!!!!

 

risomar

 postado: 15/6/2009 20:49:12editar

A sociedade deve sempre estar em perfeita harmonia com a natureza, esse site aborda muito bem esse assunto.

 

areliane

 postado: 27/8/2009 15:48:16editar

hoje em dia, muito se fala sobre preservação ambiental, reciclagem, efeito estufa e está super na moda dizer que temos uma conciência ecologicamente correta. Comprar camisetas e bolsas que apóiam a causa também faz parte da mais última moda.
Não sejamos hipócritas! De nada adianta termos aquestão ambiental como moda,o que precisamos é ter mais que consciéncia, precisamos ter ações. Não basta dizer que sabemos que lixo deve ser destinado corretamente se não separamos os materiais!!!

 

Fabiana Cipriani, estudante de Gestão Ambiental

 postado: 28/8/2009 20:04:40editar

Matéria perfeita...
Sem tirar nem por...
A mais pura verdade e que muitos não admitem e ainda acima disso colocam desculpas e que nada está acontecendo e que no minimo é jogada politica sendo que esta em relação com a nossa falta de consciencia, e com nosso falar: "Que pena que o planeta está assim", mas o nosso pensamento é: "E eu não faço nada"
Bom trabalho e que Deus os abençoe...

 

david

 postado: 30/8/2009 15:50:44editar

uau! Vcs estão de parabens, nunca tinha acessado esse site, mais depois q vi achei muito legal e passei a acessar

 

julia

 postado: 3/9/2009 10:18:19editar

gente eu acho esse site muito massa
e queria mais opiniões sobre consumo e questão ambiental
mais fora issoo
está perfeitoo

Olá Julia,

Agradecemos seu comentário! Continue nos acompanhando e deixando suas sugestões!

Equipe EcoViagem

Alexandre

 postado: 27/9/2009 12:00:37editar

Nossa muito legal esse texto pois minha professora de filosofia me pediu um trabalho sobre a intervenção do homem na natureza tirei 10,0!!

Olá Alexandre,

Que bom que pudemos ajudá-lo! Continue acessando nosso site e acompanhe as novidades!

Agradecemos o comentário,
Equipe EcoViagem

MARIENE BATISTA

 postado: 22/10/2009 20:59:23editar

Eu amei aqui tem tudo que precisava para estudar e fazer um trabalho adorei essa matéria.temos que nos conscientizar da importancia do nosso planeta e começar a agir de agora pois o amanhã talvez seja tarde demais.
O MEIO AMBIENTE ESTÁ PEDINDO SOCORRO!!! E SOMENTE NÓS QUE NOS ACHAMOS CAPAZES DE RACIOCINIO ESTAMOS DESTRUINDO MAIS DO QUE QUEM NÃO TEM ESTE PRIVILÉGIO.

 

Maila

 postado: 7/11/2009 20:33:47editar

Temos que pegar leve, né...
Se não cuidarmos do que é nosso quem vai cuidar?

 

mari e fatinha

 postado: 9/11/2009 12:05:46editar

Adoramos o site pois ele vai nos ajudar muito no trabalho da escola !!!

 

maria rodrigues

 postado: 9/11/2009 12:21:15editar

Adoramos o texto de vocês é muito informativo e vai nos ajudar muito no trabalho da escola ,esperamos tirar 10 kkkkkkkkkkkkkk!!!

 

tony barra do pirai rj

 postado: 2/3/2010 12:15:33editar

Achei muito bom, estou estudando para fazer um concurso e adorei seu texto, parabéns

 

Rosana

 postado: 10/3/2010 20:38:22editar

Eu sinseramente adorei..tô estudando para o concurso publico e esse texto me ajudou bastante. Agradeço!!! Parabéns!!!

 

maria

 postado: 19/3/2010 23:42:48editar

Muito bom! Estou estudando pra fazer um concurso e adorei o texto. Vai me ajudar bastante.

 

maria eduarda

 postado: 18/4/2010 17:59:22editar

eu acho q o homem esta sento injusto com a natura pois ela nos da tantas coisas boas e nos retribuimos com mas açoes e isso me chateia muito

 

sandra

 postado: 26/4/2010 13:28:00editar

Muito bom o texto. Estão de parabéns.

 

valéria batista da silva

 postado: 27/4/2010 19:29:42editar

Achei muito bom, estou estudando para fazer um concurso e adorei seu texto.
Parabéns!

 

Gilliard

 postado: 29/4/2010 13:20:45editar

Apesar do crescimento industrial e consequentemente a destruição do meio ambiente, podemos ver em pessoas como o autor desse texto uma conscientização que tem sido mais comum nos tempos atuais do que a alguns anos!

Vemos hoje em dia pessoas muito mais preocupadas com o meio ambiente pois tem visto que não se trata de uma escolha mas sim de uma necessidade.
Agradeço pela oportunidade de ler um texto tão rico em conhecimentos.

 

Marina

 postado: 6/5/2010 20:52:58editar

O texto ficou muito bom. Nos seres humanos dependentes do meio ambiente temos que criar consciência de que não devemos destruir algo que precisamos tanto.

 

Dani

 postado: 8/5/2010 10:25:20editar

Muito bom esse texto mostra a realidade da relação do homem com o ambiente. alem de ser muito bom para o meu trabalho!!!

 

Robson

 postado: 10/5/2010 12:08:32editar

Parabens para vocês. Estão fazendo que os seres humanos tomem consciência do nosso planeta. Texto muito rico e tambem cheio de aspectos bons para que nós humanos sejamos "racionais" com nosso planeta, fico muito grato com o site e continuem a divulgar esse censo de como cuidar do palenta terra, mais uma vez, parabéns.

 

Davidson Graduando em Gestão Ambiental EACH/USP

 postado: 17/5/2010 01:36:58editar

Vale frisar que é possivel que haja crescimento econômico sim, mas de forma sustentavel e que o uso dos recursos naturais trata-se de um bem comum de forma que as futuras gerações também deverão poder usufruir dos mesmos.

 

Vitória

 postado: 19/5/2010 14:26:20editar

Muito obrigado minha professora vai ficar contente com meu trabalho, ele está rico de coisas graças a esse site!
Muito obrigado!

Parabéns para vocês!

 

rafaela

 postado: 19/5/2010 17:05:29editar

eu amei e concordo plenamente com oque se foi citado !! séra que quando somente a ultima arvore for cortada que o homem vai perceber que não se come dinheiro?

 

JORDANA

 postado: 20/5/2010 12:58:33editar

DEMAIS...SOU A FAVOR DO CRESCIMENTO ECONÔMICO, MAIS DE MANEIRA SUSTENTAVEL. O SER HUMANO EVOLUIU EM TODOS OS ASPECTOS... MAS É INCRIVEL COMO AINDA NÃO APRENDEU A RESPEITAR "PAI E MÃE" PQ É O Q A NATUREZA REPRESENTA.

 

mylena

 postado: 24/5/2010 13:44:23editar

Gostei muito desta reportagem. Nos ensinou bastante sobre o meio ambiente porque a vida depende de nós e nós dependemos da vida.

 

marcia

 postado: 26/5/2010 08:33:58editar

Gostei muito de ler esta reportagem. Com certeza vou prestar mais atenção e proteger a natureza.

 

manoel valter

 postado: 29/5/2010 14:25:08editar

Muito bom!

Hoje para conxiliar o homem e a natureza
é muito difícil, pois a queima de combustivel das indústrias, alem de poluir o ar prejudica todo meio ambiente
onde destrói muitas vida e além disso acaba com a atmosfera do nosso planeta.

Um problema que faz por onde
atrapalhar o convivio dos seres em geral
e a economia do nosso país
na plantação,na pesca e na vejetação.

 

rpm_mendes@hotmail.com

 postado: 30/5/2010 11:28:17editar

Adorei o comentário se todos pensasem assim estariamos livres de muitas catastrofes que vem ocorrendo em nosso planeta.

 

MIQUELINY

 postado: 7/6/2010 09:06:40editar

ADOREI ESSE SITE QUE FALA DO MEIO AMBIENTE QUE NOS AJUDA NA PROTEÇÃO DE MUITAS ESPECIES DO NOSSO PLANETA...

 

Francisca

 postado: 22/6/2010 14:25:51editar

parabéns,esse resumo sobre o meio ambiente está maravilhoso.
muito bom que as pessoas leiam e aprendam
a dar muito mais valor ao nosso planeta Terra,afinal de conta foi o nosso pai maior, Deus que nos presentiou
com esse planeta maravilhoso.
fiquem com Deus,e mais uma vez parabéns!

 

mariana

 postado: 23/6/2010 09:04:35editar

acho muito legal esta iniciativa!

 

Laryssa vitthorino

 postado: 30/7/2010 10:25:38editar

O site e muito interessante!

E além do mais nos incentiva a preservação da NOSSA NATUREZA.

PARABENS PELA IDEIA E PELO RESUMO!

 

marcone

 postado: 4/8/2010 09:16:02editar

Está ótimo. Precisa-se difundir este tema a toda população de modo geral. Por que mesmo uma andorinha sozinha não faz verão. Com a conscientização de todos conseguiremos unir esforços e tentar diminuir os efeitos resultantes da agressão que o meio ambiente vem sofrendo.

 

vagner

 postado: 27/8/2010 10:18:29editar

Muito bom!!!!pena que nossos governantes e as grandes industrias que impulsionam a economia de nosso mundo nao pensam dessa forma !

 

PANTIONE REIS

 postado: 11/9/2010 12:27:05editar

Primeiramente Agradeço a autora pelo ato.
A equipe do site está de parabéns!
Esse texto me ajudara, com certeza, em questões futuras.

 

EDILENE DE CARVALHO DA COSTA

 postado: 23/1/2011 18:54:07editar

PERCEBO A IMPORTÂNCIA DE CONSERVAR O MEIO AMBIENTE, PORÉM EXISTE MUITA GENTE FILOSOFANDO O TEMA E O QUE FALTA MESMO É ATITUDE. A SOCIEDADE PRECISA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE SÓ SERÁ EFETIVA ATRAVÉS DA INICIATIVA DO PODER PÚBLICO, EM TRANSMITIR AS MEDIDAS EFICAZES PARA CONSERVAÇÃO AMBIENTAL.

 

Maria Aparecida

 postado: 2/3/2011 16:39:52editar

amei esse site me ajudou muito na minha redação a relação da sociedade com a natureza

 

BEATRIZ PILAN E KATHLEEN BIANCA

 postado: 23/3/2011 13:52:05editar

Vocês foram minha salvação hoje, fiz uma pesquisa para a escola!! Esse site é "Show de Bola", "muito massa"!! E eu agradeço.

 

Dinha

 postado: 30/3/2011 20:28:48editar

Sou tecnica ambiental, e tudo escrito nesse texto é
verdade !
Depois que fiz o curso entendi o tamanho do PROBLEMA
que estamos nos metendo, se pra ontem não tivermos consciência e fizermos algo.
Começando por nós mesmos em casa !
Com coisas simples, tipo: economizando a agua e reciclando-a, reciclando plásticos etc ...
É só fazer uma pesquisa no google de como tudo pode
ser feito que vão ver como é simples !
Se todos fizerem sua parte o Meio Ambiente AGRADECE !

 

valquiria

 postado: 16/6/2011 09:21:37editar

o site e d+ adorei tudo!obrigado.

 

ester

 postado: 22/6/2011 11:41:12editar

gostei desta matéria

 

bruna emanuelle

 postado: 27/6/2011 13:37:20editar

Eu acho isso uma boa ideia!

 

Ludimila Lobato, Yngrid Siqueira Pirovani

 postado: 6/7/2011 16:03:09editar

O mundo deve preservar melhor o meio ambiemte para podermos ser mas felizes!

 

Nátali

 postado: 11/7/2011 01:07:01editar

Amei a máteria muito importante... pena que muitos de nós seres humanos não nos importamos em dar o devido valor ao que a natureza nos oferece de graça...
Esta na hora de nos conscientizar enquanto há tempo, para mudarmos e começarmos a fazer o que é certo...pelo nosso planeta e pela nossa futura sobrevivência...
vocês da máteria estão de parabéns...

 

jp

 postado: 11/7/2011 10:16:29editar

Ótimo!

 

lucas

 postado: 13/7/2011 13:56:18editar

Muito bom!

 

Téo

 postado: 3/8/2011 14:56:53editar

Tudo o que você precisar você acha no EcoViagem!

 

peterson

 postado: 9/8/2011 15:54:41editar

Muito legal!

 

isabely

 postado: 23/8/2011 21:23:48editar

Legal!

 

clarisse

 postado: 2/9/2011 14:27:16editar

Muito bom o texto nos dá uma ideia clara da relação do homem com a natureza e de suas futuras consequências.

 

Mychele

 postado: 11/9/2011 23:22:41editar

Caraca que site bom......... ajudou mto no meu trabalho de Geografia!

 

jessika

 postado: 17/9/2011 14:32:25editar

Achei muito bom. Parabéns a eles!

 

Marcos Romulo

 postado: 6/10/2011 20:42:41editar

Muito bom esse texto. seria bom que os ignorantes o lêssem e se conscientizassem.

 

Vitor Gallani

 postado: 11/10/2011 14:52:59editar

Para quem quiser passar em um técnico esse artigo é muito bom.

 

Daiana Ferreira de Sousa

 postado: 21/10/2011 16:03:08editar

Nossa, eu adorei esse site.
É o máximo! Agora estou por dentro desse assunto...
Obrigado, valeu!!!

 

Yasmim

 postado: 17/11/2011 10:33:20editar

O texto pode não ter agradado a todos, mas querendo ou não, é a mais pura verdade! Somos obrigados a concordar!

 

carol

 postado: 21/11/2011 21:05:24editar

Que legal!

 

vitoria

 postado: 13/12/2011 08:24:28editar

Ótimo!

 

mercia

 postado: 29/1/2012 15:05:40editar

Adorei este tema . Todos temos que cuidar do que Deus deixou para nós nesta terra!

 

Marinete

 postado: 16/3/2012 16:56:06editar

O único ser vivo que poderá faltar no planeta e a natureza não irá sentir falta é o Ser humano.

 

Eduardo

 postado: 9/4/2012 21:30:13editar

Se o modelo de denvolvimento atual não é o mais adequado, qual seria o mais adequado ? Qual seria o modelo que melhor se adequa às necessidades humanas ? Seria interessante passar a comprrender como as relações e os modelos de desenvolvimento ocorreram e como tais relações foram evoluindo através dos tempos até o presente momento. Ninguém vai voltar a viver em cavernas ou mesmo abrir mão do conforto que possui. O homem sempre alterou o meio em que vive numa relação de humanização desse meio e nessa interação mudou tanto o meio quanto a si próprio e isso não vai parar nunca pois tanto o meio depende do homem quanto o homem depende do meio. Não pretendo aqui salvaguardar as ações humanas frente à seu meio, como sendo as mais corretas possíveis. Mas vale dizer que antes de tudo elas foram e são necessárias e pautaram todos os acontecimentos e evoluções chegando até aqui nessa beleza que é a Internet que nos permite divulgar idéias diferentes com uma certa liberdade. Outro ponto que considero importante em relação ao ambientalismo e as questões do meio ambiente é o modelo de divisão de riquezas, creio que este sim seria um ponto a ser considerado e que faria enormes diferenças na questão ambiental.

Abraços à todos..

 

Vanessa

 postado: 22/4/2012 09:57:24editar

Muitissímo bom! Embora ainda falte a consciencia do homem e a capacidade de entender que nem tudo circula somente ao seu seu redor. Parabéns pelo texto!

 

Clara Santos Pombo

 postado: 12/5/2012 22:00:57editar

Bem que o homem podia ter mais respeito com a natureza. Por que sem ela não podemos viver! Ou seja, estamos prejudicando nós mesmos!

 

larissa de araújo

 postado: 16/5/2012 15:22:03editar

Achei espetacular! O texto fala sobre a verdadeira situação do nosso planeta terra. E fala sobre os desastres naturais que o homem vem causando e diz que o planeta é violento! Vocês estão de parabens!

 

Alex Cruz

 postado: 5/6/2012 18:16:10editar

Saudações!
Gostei muito da matéria, e vou usá-lo como fonte de pesquisa para uma aula de estágio no Ensino Médio. Quando apresentei ao meu professor ( Antonio Carlos Castrogiovanni), que por sinal trabalha tambem com turismo,ele me questionou sobre o nome da autora, mas no site não consta o mesmo. Gostaria de citar o nome da autora e também informar ao meu professor, seria possivél vocês me darem esta informação.

 

FELICIANO BORGES MANUEL - TIMININA

 postado: 21/6/2012 06:56:44editar

Esta materia fez-me saber mais sobre a relação do homem e a natureza, e com este trabalho posso estar apto neste trimestre.

 

layze silva

 postado: 22/6/2012 18:40:00editar

Cuide bem do Meio Ambiente!

 

rinaldo

 postado: 24/6/2012 11:22:54editar

Excelente conteúdo!

 

Muhamedi Assani

 postado: 4/8/2012 10:41:03editar

Acho ser muito importante este texto por retratar as causas dos desastres naturais que aparece como o principal protogonista o homem. E é de extrema importancia para os futuros investigadores das instituicoes universitarias

 

 

Veja também

Você sabe que pode plantar árvores com um click?As espécies exóticas invasoras representam um perigo á biodiversidade

 

editar    editar    editar    55.456 visitas    95 comentários