Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

Artigos > Meio Ambiente > 

Mudanças climáticas

Os estudos atuais sobre o aquecimento ainda não são conclusivos sobre as interferências humanas nas alterações que estão ocorrendo.

24 de Junho de 2009.
Publicado por Vininha F. Carvalho  

Os efeitos das mudanças climáticas, já não são mais uma ficção futurista e podem ser confirmados por meio de alguns dos principais efeitos adversos observados nos dias atuais, mostrados em publicação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia : elevação do nível do mar; alteração no suprimento de água doce; maior número de ciclones; tempestades de chuva e neve mais fortes e freqüentes; e intenso e rápido ressecamento do solo.

Os estudos atuais sobre o aquecimento ainda não são conclusivos sobre as interferências humanas nas alterações que estão ocorrendo em nível global. Alguns estudos sobre as transformações em outras eras indicam uma variação climática cíclica que passa de períodos úmidos a períodos secos (glaciações). Entretanto, o que se pode afirmar é que em termos de microclimas as alterações são fácilmente comprováveis .

O Furacão Katrina, é conseqüência de que? É um fenômeno natural pura e simplesmente, ou está associado a alguma alteração climática? Ainda que seja um fenômeno natural, por que causou tantos estragos?

Nas alterações globais é grande a probabilidade de ter uma relação com o processo de industrialização que vem ocorrendo nos últimos 200 anos, sobretudo pela transferência do carbono fóssil do presente no subsolo (carvão e petróleo para a atmosfera, mediado pelas transformações industriais).

Contudo ainda não se pode afirmar que as alterações são decorrente diretamente das ações antrópicas. Possivelmente, elas, acentuam as transformações que naturalmente já vem ocorrendo em escala global.

Suspeita-se, até, que os aviões causam impacto sobre a camada de ozônio da terra. As explosões vulcânicas, já foram mencionadas por pesquisadores, como causa do aumento do buraco na camada de ozônio. Existem muitas especulações sobre os impactos do efeito estufa no planeta, mas, certamente, os países em desenvolvimento, como o Brasil, sofrerão mais, pois são mais vulneráveis à escassez de alimento e água, a secas intermitentes e chuvas intensas

Nas questões ambientais, o inesperado pode prejudicar muitas pessoas, e as perdas não serão registradas em apenas valores monetários ou credibilidade de empresas. Neste tema, as perdas serão irreparáveis, pois envolvem vidas, muitas vidas que podem ser destruídas, as vezes de maneira coletiva, como as que foram vítimas das catastrofes climáticas ou até mesmo do recente acidente aéreo.

O clima possui suas variações naturais, sendo que o ser humano pode ainda desconhecer seus reais efeitos. O clima varia de tempos em tempos. Porém, este tempo costuma ser muito longo, cerca de milhares de anos. Cem anos para o planeta não é nada. Mas, alterações significativas podem estar se manifestando. Como no passado não existia uma tecnologia avançada que permitisse registrá-las, precisamos saber identifica-lás e mensurá-las, visando salvar muitas vidas. Sem restrições, somos todos, filhos da natureza e, precisamos aprender a desvendar os seus mistérios.

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

susana araujo nascimento

 postado: 15/7/2009 20:42:25editar

Eu acho que as pessoas deveriam cuidar do nosso planeta.Acho tambem, que temos que fazer de tudo para não nos arrependermos depois.

 

gaby criss

 postado: 11/4/2010 16:59:20editar

muito bom
nosso planeta precisa de ajuda

 

Edivan santana

 postado: 2/11/2010 12:32:37editar

Realmente a terra pode esta passando por um processo de readaptação ou quem sabe até mesmo de evolução, porem as ações antropicas pode está interferindo de maneira negativa nesse processo natural da terra. Agora precisamos nos conscientizar que a preservação do planeta é obrigação de todos, seja rico ou pobre, em desemvolvimento ou não. Até que ponto sustentar ecônomia de uma nação é mais importante que preservar a nossa casa "terra" ou os homens estão pensando que quando terminarem de destruir a terra iram morar na lua ou em marte!?

 

Adão

 postado: 25/2/2011 15:32:05editar

Concordo com o tema em questão !
O que nós estamos fazendo para evitar a contaminação e destruição do nosso planeta !!
Será que somos tão egoístas a tal ponto de vedarmos nossos olhos e calar a nossa boca ?
Chega de esperarmos! Lutemos ! Bradamos ! Plante uma árvore ! E orgulhe de ter feito algo em prol do futuro ! Viva o verde !

 

Douglas

 postado: 5/4/2011 19:27:59editar

concordo..
já esta na hora de começarmos a cuidar do nosso planeta, da nossa casa!

 

TW

 postado: 9/6/2011 18:57:35editar

vamos cuidar do planeta

 

maria rosa lemes de abreu

 postado: 26/1/2013 11:10:38editar

Acho que ultimamente o homem torna se cada vez mais orgulhoso,a ponto de esquecer que o nosso planeta pede socorro, e vai chegar um determinado momento ,que nos iremos pedir socorro ,mas talvez será tarde demais!

 

márcio fufeca

 postado: 29/9/2013 21:01:51editar

Na minha opinião o homem só pensa em si próprio,não pensa em fazer alguma coisa para melhorar ou para preservar,as pessoas estão cada vez mais egoístas e orgulhosas.!!

 

IVMendes

 postado: 9/4/2014 10:42:32editar

Se buscarmos informações sobre a estrela Alcione, sol central da Galáxia, entenderemos melhor as modificações climáticas do nosso planeta e dos planetas da Via Látea.

 

 

Veja também

Água, um assunto de todos nós!Dia do Meio Ambiente , pensar globalmente e agir localmente.

 

editar    editar    editar    1.506 visitas    7 comentários