Não podemos confiar integralmente na origem dos animais silvestres ou exóticos

Em relação aos recentes fatos ocorridos no Zoológico de São Paulo, a RENCTAS -Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais silvestres, vem à público manifestar as seguintes posições: Diante da ausência de informações concretas sobre as circunstâncias

  
  

Em relação aos recentes fatos ocorridos no Zoológico de São Paulo, a RENCTAS -Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais silvestres, vem à público manifestar as seguintes posições:

Diante da ausência de informações concretas sobre as circunstâncias em que ocorreram as mortes dos animais, a RENCTAS prefere aguardar o final das investigações policiais para se pronunciar.

Com relação a hipótese veiculada na imprensa de que as mortes estariam relacionadas ao comércio ilegal de animais silvestres, a RENCTAS informa que nunca chegou ao seu conhecimento que tal prática vinha ocorrendo no citado Zoológico.

A RENCTAS informa ainda que o comércio ilegal de animais silvestres em zoológicos oficiais é praticamente inexistente. Se ocorrer, são resultados de atos isolados de funcionários e jamais constituem uma prática institucional.

A RENCTAS reconhece publicamente a importância do papel que os Zoológicos vem desenvolvendo na proteção da fauna silvestre brasileira, deixando de lado a prática de simples `expositores` de animais e transformando-se em centros especializados de pesquisa, educação e conservação ambiental.

Independente dos resultados das investigações, a RENCTAS vem à público afirmar que efetuará todos os esforços necessários para que o Zoológico de São Paulo NÃO COMPRE ANIMAIS para repor as perdas que sofreu.A reposição do seu plantel deverá ocorrer somente através da doação ou permuta com outros centros de pesquisa e Zôos.

Essa atitude, se adotada, demonstrará o compromisso da atual direção do Zoológico de São Paulo de não contribuir com um comércio onde, apesar da aparente `legalidade`, não é possível se confiar integralmente na origem dos animais, sejam eles silvestres ou exóticos.

Fonte: RENCTAS

  
  

Publicado por em

Gerlene

Gerlene

07/11/2008 19:49:37
Eu acho legal isso de não comprar animais porque imagine você no lugar deles.