Plante uma árvore, dê um presente para o futuro !

O aumento do número de árvores plantadas é uma importante meta do Plano Nacional sobre Mudanças do Clima

  
  
A Educação Ambiental comemora 31 anos de propostas socioculturais

A mudança climática colocou toda a humanidade diante de uma grande disjuntiva: continuar pelo caminho do capitalismo ou empreender o caminho do respeito á natureza , executando planos de desenvolvimento sustentáveis .

O governo brasileiro quer reduzir em 72% o índice de desmatamento da Amazônia até 2017.O aumento do número de árvores plantadas é uma importante meta do Plano Nacional sobre Mudanças do Clima, lançado no dia 1o. de dezembro de 2008. A expectativa é passar de 5,5 milhões de hectares para 11 milhões de há em 2017. Os ecossistemas das florestas são responsáveis por 80% do total de absorção do carbono na superfície terrestre.

A Amazônia é conhecida como o “pulmão do mundo”, mas, este pulmão está cada dia mais ameaçado pelo desmatamento e pelas constantes queimadas. O desmatamento reduz a evaporação da água das florestas e dos rios. Escassez de água em grande parte é provocada pelo desmatamento que permite a poluição dos rios e suas nascentes.

O Código Florestal Brasileiro , através da Lei 4.771/65 define que a mata ciliar tem a função de preservar os recursos hídricos, e ainda assegurar o bem estar da população humana.

A Educação Ambiental comemora 31 anos de propostas socioculturais , enfocando a relação entre o ser humano , a natureza e o universo de forma multi e interdiciplinar , ajudando a desenvolver uma consciência ética sobre todas as formas de vida existentes no planeta.

A tecnologia e o conhecimento que dispomos hoje podem reduzir consideravelmente o impacto humano nos ecossistemas. Mas, a conscientização ambiental, só é possível com percepção e compreensão da importancia do meio ambiente natural em nossa vida. Pequenas ações individuais podem fazer grande diferença neste processo.

Plantar uma árvore, por exemplo, é uma atitude muito louvável, mas requer conhecimento, é preciso respeitar seu bioma, não devemos cultivar o mogno no sul do País , sabendo que esta é endêmica da Amazônia. As árvores tem ligação direta com o nível subterrâneo , suas raízes exploram as profundezas.

O plantio de espécies exóticas é prejudicial ao meio ambiente , essas espécies podem se multiplicar sem controle, transformando-se numa praga, além de competir desigualmente pelo espaço , chegando até a matar as espécies nativas. Algumas espécies exóticas tem as raízes estruturadas para absorver toda a água que conseguirem, tornando o solo pobre e seco .

Antes exercitar sua cidadania, plantando uma árvore, é fundamental conhecer suas características como altura, raiz, queda de folhas, flores e frutos, evitando que ocorra entupimento de bueiro, atrapalhem a fiação elétrica, entre outros problemas. Quem planta hoje uma árvore , esta dando um presente para o futuro, se escolher a muda da espécie adequada, isto é , disseminando a "semente" da consciência ecológica .

  
  

Publicado por em

Rafael sisterna

Rafael sisterna

17/9/2014 17:16:42
As arvores são nossas expectativas para o futuro!!!

LARISSA

LARISSA

7/8/2012 19:15:58
QUANDO VC PLANTA UMA ARVORE VC ESTA PLANTANDO UMA VIDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!ÑAO DESTRUA O MEIO AMBIENTE!!!!!!!!!!

Raimundo Sillva

Raimundo Sillva

21/5/2012 10:20:08
1. A importância da conservação e preservação das árvores que servem para fortalecer setores da economia com madeira de lei para a indústria de papeis, da construção de residências e móveis em geral: como o ipê, maçaranduba, cedro, aroeira, andiroba, eucalipto, e várias outras espécies. Estas árvores estão em fase de extinção, a população está preocupada em explorar essas espécies somente para atender as suas necessidades de produção e lucro. Explorando estas árvores produzidas pela própria natureza, sem a consciência de conservar e preservar as mesmas para atender a necessidade desta geração atual e das futuras gerações.
2. Árvores que fornecem frutos e servem para contribuir na gastronomia e abastecer o mercado consumidor com produtos vegetais que irão servir como alimentos para os seres humanos e fortalecer a economia local: como juçara, buriti, pitomba, caju, goiaba, bacuri, piqui, jenipapo, cupuaçu, cajá, várias espécies de manga e outras espécies. Estas árvores também se encontram em extinção, os seres humanos estão interessados somente em explorar e consumir os frutos destas espécies produzidas pela própria natureza. Não estão interessados em conservar e preservar estas árvores para atender a necessidade desta geração atual e das futuras gerações.
3. Está faltando vontade política por parte dos governos federal, estadual, municipal e iniciativa privada, em elaborar projetos que venham inserir na consciência humana a cultura da conservação e preservação destas árvores:
Com projetos de financiamento em longo prazo para reflorestar áreas de sítio, fazenda, e outras áreas de pequeno, médio e grande porte. Reflorestar as nascentes e as margens de rios refazendo as matas galerias para evitar a erosão e o assoreamento dos leitos dos refidos rios, reflorestar também parques, praças, avenidas, ruas e residências.

Fernando silva

Fernando silva

5/10/2010 15:54:54
gostei muito deste artigo,estou escrevendo um sobre poda de árvore,a necessidade de arborizarmos nossas cidades,pois só assim poderemos viver um pouco mais,se tiver algum material sobre o assunto mande para mim,agradeço.fernandomiolli@hotmail.com

Carmem Julia Silverio Andrade

Carmem Julia Silverio Andrade

19/9/2010 17:08:49
acho que o governo poderia se interessar muito mais com as questões ambientais. Poderia fazer a sua parte, ao inves de gastar milhões com campanhas políticas, poderiam plantar mais arvores, criar novos progetos,sinceramente o Brasil precisa de um país mais verde!

Raimundo Nonato Couto Santos

Raimundo Nonato Couto Santos

2/4/2010 10:59:24
Sou autor de um projeto sócio-ambiental PLANTE UMA VIDA, desenvolvido com a força de trabalho da empresa que Gerencio RONDAVE. O objetivo desse projeto foi educar e conscientizar nossos colaboradores e comunidade sobre a importância de preservar o meio ambiente e o ecossistema.

Grupo Ecológico de Tucuruí

Grupo Ecológico de Tucuruí

7/1/2010 15:32:55
Boa ideia, pois o planeta esta precisando de iniciativa dessas...

Marcos Vinicius de Mello

Marcos Vinicius de Mello

1/12/2009 09:17:30
O Municipio de Lins localizado no interior do estado de SP, realiza um programa intitulado de Bosques Urbanos onde em parceria com a comunidade efetua o plantio de mudas de árvores de espécies nativas em meio a áreas urbanas, aonde as mesmas irão fornecer alimento e abrigo a fauna urbana alem é claro de seus beneficio de sombreamento e consumo de carbono....segue o link de todos os programas que são desenvolvidos:

http://www.lins.sp.gov.br/novohorto/compor.html

grande|]] abraço.

Maria irene

Maria irene

3/8/2009 18:50:31
Legal...plantar cuidar. Tenho uma area que deveria ser de preservação permanente. Cuido.Preservo." Interesses ocultos" não. Se eu derrubar um galho que seja sou multada. Mas un bairro inteiro tem derrubado,cortado árvores para consumo como energia e a mata fica cada menor e sem as árvores nativas preservadas. Maria Irene

Evelyn

Evelyn

14/6/2009 19:39:47
Nós temos que cuidar mais do nosso planeta!

Maria julia

Maria julia

12/6/2009 11:45:55
Eu achei muito legal e ainda vai me ajudar no meu trabalho escolar

Jessica

Jessica

5/5/2009 16:51:25
EU ACHO ESSE COMENTÁRIO O MÁXIMO

Evelyn Ferry

Evelyn Ferry

4/5/2009 23:34:07
O que posso falar é que sempre amei árvores no fundo do meu quintal tem uma caramboleira, ateira e acerola. Acordava com sabiás, bem-te-vis e andorinhas.
Agora me mudei moro em outro estado Pará lugar onde podemos encontrar várias espécies, pois aqui temos uma parte da floresta amazônica mas fico triste ao ver a desvalorização da própria população e de certa forma sem conhecimentos maiores sobre o verdadeiro valor do ouro em suas mãos.
Agora moro em apartamento, mas tamanho é o meu fascínio por árvores que da minha janela vejo arvores lindas e frondosas estou registrando o ciclo de uma delas coisa mais bela da vida.
Mas espero um futuro melhor onde as crianças possam ver pessoalmente e sentir emoções ao subir e comer frutas diretamente das árvores e que não tenham apenas um retrato ou pintura do que se foi um dia.
Atenciosamente:Evelyn

Janete

Janete

23/4/2009 16:32:07
A minha cidade é conhecida como"cidade verde" e também "Chapada do Corisco"...bom,estamos arborizando as nossas avenidas com espécies típicas da região e estão ficandolindas...também concordo em plantar árvores frutíferas. no meu quintal tem uma caramboleira, ateira e acerola. acordo com sabiás,bem-ti-vis e andorinhas. sou feliz! beijús!

Tiago amador

Tiago amador

28/3/2009 16:00:49
Bom reflorestar e arborizar e a chance de dar a nossos filhos e netos um futuro saudavel.

Neiva

Neiva

13/3/2009 10:02:14
Bom dia!!!
falando em arborismo urbano, qual espécie seria adequada para seu plantio? E gostaria de saber por qual motivo a prefeitura não investe em árvores na cidade, ja visto q no interior de sp muitos loteamentos são obrigatórios em todos os lotes , uma arvore em cada lote, ja q a cidade foi carente em sombra de arvores.Moro em um bairro em sp e gostaria q ele fosse mais arborisado.
Att. Neiva