Sobram Problemas, faltam cidadãos

Por Vilmar Berna O Brasil tem problemas e isso não é novidade para ninguém. Mas se por um lado sobram problemas, por outro, faltam cidadãos. Sabemos que sem povo não se cria nada de novo, como já diz o ditado. Mas e o povo? Onde estão que não se leva

  
  

Por Vilmar Berna

O Brasil tem problemas e isso não é novidade para ninguém. Mas se por um lado sobram problemas, por outro, faltam cidadãos. Sabemos que sem povo não se cria nada de novo, como já diz o ditado. Mas e o povo? Onde estão que não se levantem contra o sucateamento do patrimônio coletivo nacional, e isso não inclui prédios e empresas, mas a natureza, a cultura, o conhecimento? Já não satisfaz a explicação de que a luta pela sobrevivência tem afastado as pessoas das lutas coletivas, pois isso equivaleria a dizer que os presidentes de associações de moradores ou de grupos ecológicos, por exemplo, seriam pessoas saudáveis e com situação econômica definida. E isso está bem longe da realidade. São comuns os casos de líderes comunitários desempregados ou sub-empregados, e até doentes, que nem por isso deixam de lutar pelos direitos de toda a sociedade ou de sua comunidade.

Na verdade o que falta hoje em nossa sociedade, de fato, é cidadania. No fundo, todos querem viver num mundo melhor, mas a maioria prefere achar que esse mundo mais pacífico, justo e ecológico começa no outro, depende do vizinho, do político, da empresa. Enquanto perdurar a visão individualista de cada um cuidar de si e Deus de todos, sobrarão problemas e os poucos cidadãos engajados nas lutas coletivas terão de se conformar em assistir o mundo piorar muito mais, antes de melhorar.

Outro dia ouvi um ecologista se lamentando num momento de muito pessimismo diante da enormidade, gravidade e multiplicação dos problemas ambientais. Afirmava que a luta ecológica estava perdida e que o planeta iria mesmo acabar, incapaz de sustentar a vida, sufocado em tanta poluição e degradação ambiental.

Neste caso, afirmei, prefiro morrer lutando.

O artigo acima é parte integrante da revista Meio Ambiente no. 1
www.revistameioambiente.com.br

  
  

Publicado por em

Rayza

Rayza

04/05/2010 20:32:27
Hoje estamos na verdade precisando na sociedade de pessoas que não dependam de presidentes e que tenham as suas próprias opiniões. Este texto resume o que na verdade nós deixamos de observar.