Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

Artigos > Meio Ambiente > 

Tecnologia Ambiental desponta entre profissões do futuro

Desenvolvimento e Meio Ambiente são dois conceitos que devem caminhar lado a lado, mas por muitos anos não se pensou assim. Construções e indústrias de grande porte surgiram e cresceram de maneira tão abrupta que quase houve uma catástrofe ambiental gener

31 de Janeiro de 2006.
Publicado por Equipe EcoViagem  

Desenvolvimento e Meio Ambiente são dois conceitos que devem caminhar lado a lado, mas por muitos anos não se pensou assim. Construções e indústrias de grande porte surgiram e cresceram de maneira tão abrupta que quase houve uma catástrofe ambiental generalizada nas décadas de 70 e 80, principalmente em Cubatão, onde se instalou a maioria delas, atraídas pela proximidade da zona portuária de Santos.

Atraídas pelo porto, dezenas de empresas se instalaram na região....

Atraídas pelo porto, dezenas de empresas se instalaram na região....

Entretanto há alguns anos a preocupação com a preservação e com a recuperação do que já foi destruído é vista não só como uma necessidade para a própria existência humana, mas também como uma fonte atrativa de recursos financeiros.

.....Mas não possuiam responsabilidade ambiental

.....Mas não possuiam responsabilidade ambiental

Motivadas pelas questões ambientais que podem gerar publicidade pela força do rádio, da TV, dos jornais e revistas, as empresas começam, cada vez mais, a perseguirem os princípios das atitudes politicamente corretas e ecologicamente sustentáveis.

Hoje a história é diferente.A preocupação ecológica é uma constante

Hoje a história é diferente.A preocupação ecológica é uma constante

Com a necessidade constante, então, de profissionais qualificados a operar nessa área as empresas abrem suas portas a recém-formados ou até mesmo a estudantes que possam levar até eles conceitos e subsídios de políticas estratégicas e manutenção do meio ao qual desfrutam, além de preparar substancialmente profissionais que já estão ligados à área.

Novos Empregos:

Aluna do 3º ciclo de Tecnologia Ambiental da Unimonte, Juliana Cruz comprova: `Eu decidi estudar algo na área do Meio Ambiente, por ser um setor novo e em constante expansão. Fiquei surpresa em começar a trabalhar na área com apenas um ano de estudos`.

Conforme conta, Juliana fez um teste recentemente na Santos-Brasil, uma empresa que tem como missão operar o maior terminal de contêineres da América Latina, e lida diariamente com os conceitos aprendidos em seu curso.

`Não tem rotina. Cada dia é uma surpresa, pois trabalhamos com todos os tipos de mercadorias imagináveis, de eletrônicos que podem se incendiar, a óleos, tintas e derivados de petróleo que podem causar danos irreparáveis se não tratados com o devido cuidado`.

Inovação:

Pautada com essas preocupações e com visão inovadora e pioneira, a Unimonte trouxe para a região cursos como Oceanografia e Tecnologia Ambiental, no intuito de preparar profissionais para esse novo nicho de mercado que tende a ser ampliado cada vez mais estruturado na receita certa de bons faturamentos às empresas ecologicamente corretas.

A diretora da Faculdade de Ciências Ambientais da Unimonte, Cíntia Miyaji, é quem faz a afirmação, acrescentando que essa conscientização é global, ou seja, um processo ao qual o mundo inteiro está envolvido, mas que carece de profissionais especializados.

Destacando como um curso diferenciado, estudar Tecnologia Ambiental é formar-se em uma área nova que requer constantes adaptações. `Optamos por um curso menor, em 2 anos, para podermos flexioná-lo de acordo com as mudanças do mercado`, explica a diretora.

`No primeiro semestre o aluno aprende a analisar o meio ambiente, com matérias como Geologia, Química e Biologia Ambiental, além de Oceanografia, necessária para a região. No segundo semestre, ele aprende a analisar o meio ambiente e usamos ferramentas como Estatística, Cartografia, Legislação e Saúde Pública. No segundo ano as matérias são específicas e aplicadas, como Resíduos Sólidos e Impacto Ambiental`.

Politização Ambiental:

No início do semestre letivo, o professor e vereador Fábio Nunes esteve na Unimonte e conversou com os alunos da Faculdade de Ciências Ambientais durante as atividades da Semana de Integração Universitária. Ele afirmou tentar regulamentar atitudes e conceitos ambientais que visam o bem-estar da população de Santos e região.

`As questões ambientais são vistas como entrave ao desenvolvimento econômico e o contraponto político é necessário`.

Nunes explica que suas principais metas foram lutar pelo encerramento das atividades do lixão da Alemoa, pela ampliação da separação domiciliar e coleta seletiva dos resíduos sólidos domiciliares em todo território Municipal, e a inclusão dos catadores de materiais recicláveis no sistema de coleta seletiva da Prefeitura. O professor ocupa a presidência da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Santos e apóia várias ONG´s ambientalistas.

Com o envolvimento dos futuros profissionais e a preocupação constante com a Responsabilidade Social, a instituição também apóia e fomenta vários projetos ligados ao Meio Ambiente, como os mutirões do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias .

Fonte: Orlando Flexa -Centro Universitário Monte Serrat -UNIMONTE

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

Inês

 postado: 11/11/2008 12:20:04editar

Adorei simplesmente adorei muito mas muito bom continua assim

 

LEONARDO SILVA

 postado: 8/12/2008 09:06:51editar

MUITO BOA AS IDEIAS DOS CURSOS NOVOS,QUERIA SABER ONDE TEM ESSE CURSO TECNOLOGIA MEIO AMBIENTE! SOU TEC.AMBIENTAL FORMADO,VOLTEI DA NOVA ZELANDIA,QUEIRIA SABER ONDE ENCONTRAR ESSE CURSO QUE ME INTERESSA MESMO!

 

Leonardo Silva Pereira

 postado: 25/1/2009 17:13:58editar

"""gostei muito da matéria, sobre o curso tecnologia meio ambiente, queria saber como é feita a seleção para engrenar na universidade,,e se é publica ou particular?
se for particular quanto custa? aguardo informação,muito interesado mesmo,,sou de porto alegre.

 

Antonioni Jatobá Bezerra Tinôco

 postado: 28/1/2009 15:48:08editar

Adorei a informação, ela mostra um pouco de visão para profissionais do meio ambiente.

 

thais

 postado: 14/2/2009 09:41:26editar

Maravilhoso..
Adorei as ideias..
Acho que estamos precisando de muitas profissões voltadas para esse ramo!

 

Rafael Nunes

 postado: 4/3/2009 17:52:08editar

Olá,

Gostei da reportagem, fiquei muito interessado, até mesmo pelo fato que estou começando o curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental. Poderiam me dar mais dicas sobre esse curso?
Obrigado!!

Olá Rafael,

O Portal EcoViagem é um veículo de comunicação ao qual não tem vínculo com as empresas anunciantes.

Para obter as informações necessárias, contate diretamente a empresa anunciante.

Agradecemos seu contato.
Portal EcoViagem

Silvia Mara - itiquira Mato Grosso

 postado: 22/3/2009 22:13:33editar

Gostei da explicação, fiquei mas animada sou Biologa e vou começar a fazer um pós em Tecnologia Ambiental, pela UFMT, e estou procurando tudo sobre o assunto, gostei muito parabens!!

 

Cleomar Lopes (Jatai GO)

 postado: 8/4/2009 13:10:23editar

Adorei a matéria !!

Olá Cleomar,

O Portal EcoViagem trabalha para levar à todos as melhores matérias. E são internautas como você que nos impulsiona a trabalhar e melhorar cada vez mais!

Agradecemos o comentário.
Portal EcoViagem

MARLENE BERNARDES

 postado: 28/5/2009 23:51:35editar

Adorei a matéria principalmente se utilizada como um veículo de integração das diversas áreas profissionais e em favor da formação de novos conceitos, rumo á estratégias de sustentabilidade ecológica e social.

 

Rafaela

 postado: 13/11/2009 09:18:40editar

Gostei muito da matéria. Gostaria de saber em que universidades aqui do Rio de Janeiro posso encontrar o tecnóplogo em gestao ambiental?

Olá Rafaela,

Verifique junto ao site do MEC quais universidades oferecem o curso e qual a nota que ele recebeu!!

Agradecemos o contato
Equipe EcoViagem

Raimundo N.S.Amaral

 postado: 5/1/2010 23:53:30editar

Adorei, pois estou no primeiro ano do curso e estou descobrindo e contribuindo para o respeito com o meio ambiente com o conhecimento que tenho, pois é importante mantermos a sustentabilidade dos nossos recursos naturais, nós e as gerações futuras precisamos para viver.

 

Cátia Rodrigues

 postado: 6/3/2010 23:07:55editar

Sou recém-formada em gestão ambiental,e infelizmente na prática a realidade é totalmente oposta a teoria.
O mundo precisa sim de profissionais em gestão ambiental, mas ainda há um enorme preconceito e falta de informação sobre esses profissionais.
Acessem o meu blog: http://tenhoogulhoemsertecnologa.blogspot.com

 

Maria Beyoncé

 postado: 26/4/2010 08:41:57editar

Amei essa reportagem espero que continuem assim para termos um país melhor!!!

 

vanessa barbosa

 postado: 2/8/2010 20:39:44editar

Achei Super Interessante!!!!
Tirou uma dúvida que eu tinha sobre o que fazer para saber se realmente abrirá bons caminhos!!
Vou cursar!!!

 

Hugo

 postado: 16/11/2010 17:07:42editar

Muito bom! Excelente texto! Tô super empolgado c/ o curso.. Começarei a partir do mês que vem.. Acho sem dúvida que é uma promessa profissional mt grande e mt aceita.. Pois nosso mundo necessita desse cuidado. E informações a mais são bem recebidas, ficarei satisfeito! hugao.teixeira@hotmail.com

 

Vanderlei Dias Guerra André

 postado: 19/1/2011 10:51:44editar

Olá Pessoal, bom dia!

Acabei de me formar em Tecnologo Ambiental, mas não estou conseguindo emprego na área, alguém pode me ajudar?

Grato,

Vanderlei Dias

 

Patricio Viana Dias

 postado: 9/2/2011 14:42:21editar

Achei muito legal!!
É importante porque as empresas estão começando a se preocupar com o meio ambiente e isso, futuramente, vai ser muito importante.

Por isso não pense duas vezes antes de investir nesta área porque é a profissão do futuro.

 

jefersson cararo chapecó-sc

 postado: 9/2/2011 22:18:33editar

Olá pessoal
estou começando o curso de gestão ambiental e estou a procura de material referente ao curso se tiver algo pode me enviar
muito grato.

Olá,

Não possuimos materiais específicos, com excessão das matérias que são publicadas.

Atenciosamente,
Equipe EcoViagem

Marcel

 postado: 13/4/2011 15:16:12editar

Realmente será uma das profissões do futuro, ou melhor, dos futuros desempregados!
Sou Tecnólogo Ambiental à 5 anos e não consigo colocação permanente, somente contratos de curto prazo. As empresas não querem tecnólogos dessa área, preferem biólogos ou quimicos. Tecnologia ambiental é uma furada no momento.

 

Patrício Viana Dias

 postado: 20/12/2011 13:35:58editar

Não querem ainda, mais daqui um tempo haverá regras ambientais em que todas as empresas terão que seguir, e essas empresas vão necessitar de pessoas para criarem métodos sustentáveis. Ou seja, você.

 

Carlos

 postado: 30/5/2012 11:36:45editar

Eu curso Tecnologia do Meio Ambiente e Recursos Hidrícos, na Fatec Jaú, pois acho que é a profissão do futuro. Achei essa reportagem muito interessante.

 

Tamires

 postado: 20/6/2012 13:05:06editar

Gostei muito dessa matéria, afinal, ela me esclareceu melhor sobre essa profissão que tenho certeza que vai crescer muito. Mas eu ainda tenho dúvidas de quanto um profissional ganha o salario e quais outros cursos devo fazer para ter um curriculum mais completo.

 

 

Veja também

Economias ecologicamente sustentáveisA silenciosa poluição visual

 

editar    editar    editar    7.398 visitas    22 comentários