Tráfico de animais silvestres

Cada animal tem direito ao respeito. O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar outros animais ou explorá-los, violando este direito. Ele tem o dever de colocar sua consciência a serviço de outros animais. Cada animal t

  
  

Cada animal tem direito ao respeito. O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar outros animais ou explorá-los, violando este direito. Ele tem o dever de colocar sua consciência a serviço de outros animais. Cada animal tem o direito à consideração, à cura e à proteção do homem.
Art.2º da Declaração Universal dos Direitos dos Animais

O Brasil é um dos países que apresenta maior biodiversidade no mundo. Essa biodiversidade enche os olhos, e o bolso, dos mais ambiciosos desde a época do descobrimento, quando as caravelas que vinham ao Brasil, retornavam a Portugal repletas de peles de onças e aves. Hoje, o tráfico de animais silvestres tornou-se um problema pouco conhecido e seriíssimo, já que é o terceiro maior do mundo, estando atrás somente do tráfico de drogas e de arma. Não existem estatísticas exatas, mas as estimativas são assustadoras. Cerca de 20 milhões de filhotes de aves e mamíferos são arrancados de seus ninhos e tocas todo o ano. Desses, apenas 1% chega ao destino final; o restante morre nas mãos dos traficantes devido aos maus tratos. Ou seja, de cada 10 filhotes arrancados de seu habitat natural, 9 morrem. Os que sobrevivem chegam aos consumidores e, alguns, são recuperados em flagrantes, mas jamais poderão retornar à natureza, condenados a viver em cativeiro. Apesar deste número, o tráfico continua aumentando, pois mesmo assim é um negócio altamente lucrativo, que movimenta 10 bilhões de dólares por ano, dos quais o Brasil participa com 15% aproximadamente.

QUANTO MAIS RARO, MAIS CARO
Esse é a premissa do tráfico de animais silvestres, que hoje é um dos principais fatores do desaparecimento da fauna brasileira. No país, 218 espécies animais encontram-se ameaçadas de extinção, sendo que 7 delas foram consideradas extintas por não existir registros de sua passagem, observação e presença nas matas há mais de 50 anos. No mercado estrangeiro, espécies brasileiras valem uma fortuna e têm três destinos diferentes:

colecionadores particulares e zoológicos
fins científicos
pet shop`s
Os animais provêm, principalmente, das regiões Nordeste e Norte e são encaminhados para São Paulo e Rio de Janeiro de onde partem para o exterior, geralmente pelos aeroportos de Cumbica e Galeão. Outra saída é pelas fronteiras para Argentina, Paraguai, Bolívia, Venezuela, Guianas e, principalmente o Suriname, através de caminhões. Aliás, os caminhoneiros, juntamente com motoristas de ônibus e pequenos comerciantes, são os principais responsáveis pelo tráfico interno, que se caracteriza pela desorganização. Já o tráfico internacional é sofisticado, esquematizado e planejado, envolvendo grandes empresas e laboratórios e pessoas milionárias.

UMA QUESTÃO SOCIAL
Moradores de regiões próximas a matas conhecem os costumes dos animai. Por apenas um saco de feijão, por exemplo, eles retiram os filhotes de seus ninhos e tocas e entregam-nos aos pequenos comerciantes. Os filhotes são vendidos para pequenos consumidores em feiras, onde acontece o contato com grandes traficantes. Os animais mais procurados ficam em casas perto das feiras. Os valores de venda internos são bastante baixos quando comparados aos do mercado internacional. A captura de animais silvestres tornou-se um meio de sobrevivência para pessoas pobres, que são exploradas por traficantes.

O dinheiro também leva essas pessoas a atitudes inacreditáveis. Por exemplo, um filhote de papagaio vale muito mais do que um de periquito ou maritaca, pois esse é mais abundante. Os "caçadores" pegam os filhotes de periquitos pintam suas penas e bicos com tinta tóxica, arrancam suas caldas e vendem-nos como papagaios.

FALTA FISCALIZAÇÃO
O governo, através do IBAMA, não apresenta condições para resolver o problema. Faltam fiscais, infra-estrutura e dinheiro. O IBAMA pode autuar os traficantes quando pegos em flagrante, mas só quem pode prendê-los são as polícias federal, florestal, militar, rodoviária e civil.

Porém, mediante pagamento de fiança, os traficantes são soltos e não respondem a nenhum processo. A única vantagem do flagrante é a recuperação dos animais, que são encaminhados para o CEMAS - Centro de Manejo de Animais Silvestres. O Brasil conta com 18 CEMAS espalhados pelo território. Neles, os animais recebem cuidados médicos, já que se apresentam em péssimas condições, e podem ser encaminhados para zoológicos ou criadouros. Nos criadouros autorizados, os animais apreendidos não podem ser vendidos, mas seus filhotes podem. Porém, o que se tem constatado é que o tráfico está presente até mesmo dentro de criadouros, pois o número de filhotes é superior ao que os casais apreendidos poderiam reproduzir. O que deveria ser um instrumento para combater o comércio ilegal, acabou tornando-se fachada para o tráfico internacional. Por isso o IBAMA e a RENCTAS - Rede Nacional Contra o Tráfico de Animais Silvestres - estão realizando uma revisão dos criadouros.

Há pouco tempo, foi criada uma Divisão de Fauna na Interpol (Polícia Internacional). Através dela muitas informações chegam ao Brasil, como por exemplo, a de que estão sendo traficados ovos de animais silvestres para que eles nasçam fora do país e sejam registrados lá. Outra descoberta foi uma feira de animais do mundo todo, realizada em Barcelona, onde há 5 ruas somente com animais brasileiros.

TRABALHO VOLUNTÁRIO SALVANDO VIDAS
A RENCTAS - Rede Nacional Contra o Tráfico de Animais Silvestres - é um projeto desenvolvido em parceria com o IBAMA, que objetiva reunir informações e unificar as ações da sociedade civil organizada para contribuir com os órgãos de fiscalização e inteligência nacionais e internacionais para o combate ao tráfico de animais silvestres em território brasileiro. Existente desde 99, ela disponibiliza todas as informações pela Internet, onde também é possível fazer denúncias e se cadastrar como voluntário. "Qualquer um pode se cadastrar. Hoje, temos 14.000 pessoas físicas e 400 jurídicas associadas. Nós disponibilizávamos todas as informações, mas descobrimos que entre os associados estavam os próprios traficantes.", conta Cecília Fernandes, representante da RENCTAS em São Paulo.

Os membros da RENCTAS são todos voluntários e trabalham para divulgar o tráfico e descobrir novas informações sobre o mesmo. "Também procuramos pressionar as autoridades para que haja leis mais rigorosas que, no mínimo, dificultem o esquema dos traficantes. O problema é que existem políticos envolvidos com o tráfico.", revela Cecília. Um instrumento muito importante no combate ao tráfico de animais silvestres é a denúncia de feiras e locais suspeitos.

  
  

Publicado por em

RONNY FERNANDES

RONNY FERNANDES

29/05/2012 20:37:52
Ainda hoje temos pessoas que capturam aves através de alçapões adaptados em gaiolas, todos os dias são dezenas de homens com suas armadilhas para capturarem aves como (bigodes, pipiras e papa-capim), detalhe tudo isso aqui na capital do Maranhão - São Luís, bem atraz da ACADEMIA DE POLÍCIA CÍVIL.

Talia

Talia

22/02/2012 18:46:57
Os animais nao merecem isso!

Lala

Lala

28/08/2011 20:48:06
Eu acho muito triste saber que isso existe!

Ketelen

Ketelen

07/07/2011 21:23:36
É horrivel o contrabando!

Andreia

Andreia

08/09/2010 13:59:30
sabe fico muito triste em saber e ate mesmo ver o trafico de animais e quando nos temos a coragem de denunciar ninguem [autoridades policiais] nem se quer vem para averiguar a nossa denincia!!!!

Tais almeida

Tais almeida

14/07/2009 17:05:16
Nós jovens devemos nos preocupar com a nossa fauna

Joane cerqueira alves

Joane cerqueira alves

14/07/2009 12:58:44
otimo, muito bom mesmo!

Alice Silva Rodrigues

Alice Silva Rodrigues

04/05/2009 18:13:36
na minha opinião devemos denunciar esses criminosos,que estão tirando esses bens naturais de nossas vidas,se comprarmos, mesmo por pena dos animais estamos contribuindo.eu gostaria que as autoridades trabalhassem essa questão, sou estudante de biologia e adoro a natureza.quero pedir materiais para a minha monografia que é sobre trafico de animais silvestres, adorei essa pagina e espero ter noticias positivas dos nossos animais. alicerois@yahoo.com.br

Brisa.

Brisa.

26/04/2009 19:24:28
As pessoas tem, que tratar os animais muito bem ...
nao maltratando eles...adorei esse programa.

Juliana

Juliana

01/04/2009 14:48:53
Vivemos hoje em um mundo, onde pessoas ambiciosas e sem coração e sem respeito á natureza, comentem crimes ambientais. Se fossemos animais silvestres iríamos ver que o ser humano é o BICHO mais perigoso de tudo que existe nesse mundo!!

Jane Camargo

Jane Camargo

05/02/2009 13:33:29
Pasmem... tem uma estagiária de Direito.. ela me falou que tem um papagaio, achei que ele fosse de uns 20 anos( quando não tínhamos muita consciência do meio ambiente) Pasmem... pasmem... o papagaio tem 4 meses!!!! Uma pessoa instruída, jovem, com tanta informação, com tanta reportagem de crime ambiental... Enfim não sei nem o que pensar... A única coisa por enquanto que consegui foi imprimir duas matérias referente ao Tráfico de animais silvestres...

Juliana

Juliana

07/01/2009 11:59:28
Todos os seres vivos dependem da natureza para sobreviver,pos e dela que obtemos desde alimento até remédios.Os animais são parte fundamental da cadeia.Se forem extintos ou se tornarem raros,comprometem todo o equilibrio da natureza.

Emily Stephanny

Emily Stephanny

08/12/2008 16:15:49
No mundo contemporâneo o tráfico de animais silvestres aumentou cerca de 53% desde 2002 até atualmente, ou seja, 2008.
Estamos em época plena de tráficos,seja de armas,drogas, ou animais,e isso é mais problemas pra humanidade.
Não falo nada contra a tecnologia, mas as vezes ela favorece em coisas menos necessárias, a qual poderia fazer avanços tecnológicos na área de investigação de tráficos.
Eu gostaria que tivessem conciência do que fazem, pois eles deveriam saber (ou sabem) que isso mais tarde irá prejudicar eles. Mas o que podemos fazer é colaborar e não comprar esses animais. Isso acba com a funa brasileira.
Vou escrever novamente: Deus perdoa sempre, os homens as vezes, e a natureza NUNCA .*. <õ>

Silmara moreira

Silmara moreira

12/11/2008 17:53:39
eu acho que pede esse tipo de serviço não tem coração,do que vale um animal presso em um lugar pequeno eles foram feitos pra serem livres . A melhor coisa a ser feita é deixa-los livres em seu habitat natural!!!!!!!!!!

DEBORA

DEBORA

05/11/2008 14:35:59
eu ACHO QUE NAO DEVERIA EXISTIR ISSO EU GOSTO DE ANIMAIS

Leticia

Leticia

27/10/2008 20:08:29
Muito bom o site, gostei :D

ANA iSABEL

ANA iSABEL

25/10/2008 21:39:08
A MINHA OPINIÃO É QUE NO MUNDO ONDE VIVEMOS CADA VEZ ESTÁ DE MAL A PIOR POIS EU JÁ NÃO ESTOU ADMIRADA.
POIS ESTE MUNDO ESTÁ PODRE COMO NO TEMPO DE NOÉ.
MAS QUEM É CAPAZ DE FAZER MAL AOS ANIMAIS, MAIS DEPRESSA FAZ A PESSOAS.
ESTE É A MINHA OPINIÃO.

Marina

Marina

09/10/2008 21:36:27
progama legal muito bom.

Adiana Guimarães Leão

Adiana Guimarães Leão

08/10/2008 21:36:09
Eu acho o tráfico de animais muito errado, sabendo que é proibido pelo IBMA (ibama). Os animais traficados de 10, 9 morre e apenas 1% chega vivo ao seu destino. Haaa, e concordo com vc Vanessa Peixe. Me add no msn: adriana.guimaraes.leao@hotmail.com Estou fazendo um trabalho sobre o trafico de animais, podemos converssar e trocar algumas idéias e tbm até sermos amigas... obrigada msm
adriana.guimaraes.leao@hotmail.com

bjososososososos

Kleydson =D

Kleydson =D

01/10/2008 11:36:44
Nesse mundo ao qual vivemos ainda podemos buscar meios para estes animais da fauna silvestre, deveriam-se investir mais em fiscalização, expondo maior tecnologia no combate ao trafico ilegal, deveriam criar leis mais severas, penas inafiançaveis, para quem compra ou vende, pois, a um grande mercado em volta de nossos animais, deveriam, consientizar a população que vivem geralmente proxima as florestas, pois estes e quem responde pela retirada dos animais, se deixam comprar por valores do traficantes, que variam de R$ 0,50 a R$ 10,00 por animal extraido. E uma quetao de cultura social tambem. A Consientização e a base para um melhor cultura, e preservação da fauna silvestre . Fica aqui a minha indignação a aqueles que desrespeitam algo de tamanha grandeza que Deus nos proporcionou, a natureza... :(

Jonas Silva

Jonas Silva

30/09/2008 15:13:09
eu acho que este é um problem,a a ser olhado com mais respeito, pois nós que moramos na amazonia estamos vendo ela se acabar e não estamos fazendo nada. ta na hora de o governo investir mais nesta area.investindo no conhecimento técnico

Cleunice Rodrigues Amorim Pavani

Cleunice Rodrigues Amorim Pavani

28/09/2008 10:40:01
Olá!
Eu também sou contra o crime ecologico.Devemos conscientizar todas as populações, para preservar e respeitar o meio ambiente. Tornar-se fiscais do meio ambiente em que vive e denunciar as ações ilegais.

Ygorfariasdias

Ygorfariasdias

24/09/2008 19:56:26
adorei sua pesquisa estou fazendo gestão ambientale me ajudou muito um abraço...

Isa

Isa

24/09/2008 16:56:31
animais foram feitos para viverem livres e não engaiolados como se tivessem feito algo de errado.
apesar do que são seres que não raciocinam,é grande a maldade do ser humano mais infelizmente ninguém pode mudar ninguém somente um que é DEUS.

Laura

Laura

23/09/2008 17:09:06
muito legal,pois,esta falando da realidade dos animas que vivem numa mata cheia de perigos,mas para que fazer o tráfico de animais??vocês caçadores tem que tomar juiso,pois,esta fazendo o mal para se mesmo.pois a lei é favor a natureza..muito obrigado por esta matéria.

Emily Stephanny

Emily Stephanny

22/09/2008 00:00:25
Nesse mundo atual, a vida pessoal já está complicada. Imagine os infelizes animais!!
Todos tem seus direitos!!
Como nós temos os animais também tem,apesar de se um ser inferior ele tem vida e é um ser existente no mundo como somos!!
Mas nesse mundo existen pessoas de todos os jeitos e maneiras!!
Existem pessoas que não pensam exatamente o correto!!
Existem pessoas nesse mundo que não tem a consciência do que faz!!
Existem pessoas que são pem diferentes da gente que pena e faz de tudo para a fauna silvestre sobreviver!!
Existem CERTAS pessoas que só pensam em si,no dinheiro que vai gamhar... Enfim só pensam na vida delas!!
Mas não é assim!!
Precisamos de conforto claro,mas os animais precisam também!!
Imagine como sofrem nas transportações e qualidade em que tratam!!
Se fossemos animais silvestres iríamos ver que o ser humano é o BICHO mais perigoso de tudo que existe nesse mundo!!
Então iríamos ver como eles sofrem!!
Caro leitor, eu vos peço que contenha sabedoria no seu pensamento e se é um traficante de animais pare com isso que não vai favorecer a você no início pode aparecer que sim mas no final não vai!!
Existe um erto ditado: Deus perdoa sempre, o homem as vezes e a natureza NUNCA !!

VANESSA PEICHE

VANESSA PEICHE

19/09/2008 01:56:36
vIVEMOS HOJE EM UM MUNDO, ONDE PESSOAS AMBICIOSAS E SEM CORAÇÃO E SEM RESPEITO À NATUREZA, COMETEM CRIMES AMBIENTAIS ENORMES SEM SE DAR CONTA QUE ESSES BICHOS SÃO ANIMAIS COM VIDA, TENDO O DIREITO DELA E DA NATUREZA QUE É SEU LUGAR PROPÍCIO. cERTAS PESSOAS APENAS PELA BELEZA DE TER UM ANIMAL EM CASA, NÃO SE DÁ CONTA QUE ESTÁ RETIRANDO UM DIREITO DE VIVER, SENDO QUE ESTÁ CORRENDO RISCOS DE SAÚDE, COM DETERMINADO ANIMAL QUE PODE CONTAMINAR-SE COM ALGUMA DOENÇA, SENDO ELE RETIRADO DE SEU PRÓPRIO HABITAT, E COLOCANDO EM RISCO A GRANDE BIODIVERSIDADE QUE TEMOS NO NOSSO PAÍS, TÃO COBIÇADO PELAS BELEZAS E DIVERSIDADE DE ESPECIMES. SOU CONTRA O CRIME DE ANIMAIS SILVESTRES.
Se alguém tem matérias ou artigos científicos sobre o assunto estou interessada. vanessapeiche@hotmail.com. obrigada.

Jujuziba

Jujuziba

02/09/2008 11:52:20
muito obrigado, seu escritor