Você sabe que pode plantar árvores com um click?

Por: Karina Miotto Tomo a liberdade de começar o texto em primeira pessoa para falar de uma coisa extremamente fácil de fazer, que rende muito para o meio ambiente e de quebra para gente como você e eu, que gosta de fazer turismo sempre respeitando a

  
  

Por: Karina Miotto

Tomo a liberdade de começar o texto em primeira pessoa para falar de uma coisa extremamente fácil de fazer, que rende muito para o meio ambiente e de quebra para gente como você e eu, que gosta de fazer turismo sempre respeitando a natureza.Trata-se do Clickarvore, projeto que nasceu da parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica, o Grupo Abril e o Instituto Ambiental Vidágua.

Se você apóia a causa ambiental e quer fazer alguma coisa para ajudar sem perder muito do seu tempo, então continua comigo. Cada clique seu vai render uma árvore, que será plantada dentro das áreas onde tem Mata Atlântica no Brasil. Isso acontece mesmo? Sim! O projeto é patrocinado por empresas.

Outra coisa que garante que suas árvores estão sendo plantadas são os fiscais que levam as mudas às reservas pessoalmente e, de tempos em tempos, fazem vistoria para saber como elas estão sendo tratadas e o quanto estão crescendo. O site mostra para onde as mudas que você ajudou a plantar estão indo e até discorre sobre a qualidade do terreno em que elas estão.

É uma maneira absurdamente fácil de fazer alguma coisa pelo meio ambiente e por você mesmo. O desmatamento, a diminuição das florestas do mundo todo não é um problema dos outros. É um problema de todos.

Mais árvore no mundo = menos CO2, mais animais, maior qualidade da água, do ar que você respira, ajuda no controle da temperatura do planeta. Agora, menos árvore no mundo = desastre ambiental, colapso.

Logo, para quê esperar o problema se agravar se podemos fazer alguma coisa agora? `Mas uma árvore faz diferença?`. Faz. E olha que pelo Clickarvore você planta várias. Eu mesma já plantei 72.

Plantar uma árvore é sempre maravilhoso, mas se você não tiver tempo para isso (caso de 99% das pessoas), participe desta ação. Dica: deixe a página do projeto como a sua principal (menu + ferramentas + opções de internet). Assim, toda vez que você abrir o navegador, já entra direto no Clickarvore para plantar sua mudinha. São dois minutos e meio, eu contei!

Outra coisa: não espera para fazer isso depois, amanhã, semana que vem. Já que você está online, pode aproveitar e se cadastrar agora. É muito rápido. O meio ambiente agradece. E nossa consciência também. Se verdadeiros amantes do ecoturismo gostam de ver a natureza conservada, quem dirá multiplicada! Pelo menos no que diz respeito às árvores.

Para finalizar, uma conversa rápida com Adauto Tadeu Basílio, diretor de captação de recursos da Fundação SOS Mata Atlântica.

1. Quais são os números do clickarvore?

Desde agosto de 2000, quando foi criado, até maio deste ano, foram doadas 4.575.000 mudas. O site registra picos de até 6.500 cliques por dia. Isso rendeu 230 projetos de 2.689 hectares ou 3.400 campos de futebol. 101 municípios em cinco Estados foram beneficiados. Por meio da parceria firmada com o Bradesco Capitalização (Pé Quente Bradesco/SOS Mata Atlântica) em março de 2004, mais 8 milhões de mudas foram colocadas à disposição dos `clicks` dos internautas do Clickarvore. Temos recursos para cobrir 10.000 clicks por dia, ou seja 10.000 árvores até meados de março de 2007.

2. O que você diria para as pessoas que ainda não acessaram o Clickarvore?

Que ao clicar gratuitamente no site, eles ajudam a restaurar a Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do planeta e mais ricos em biodiversidade. 93% de sua área foi destruída, mas nos ínfimos 7% que resta, há espécies da fauna e da flora que não existem em outro lugar do mundo.

3. Além de acessar o site e clicar, de que outra forma as pessoas poderiam colaborar com o plantio de mudas do Clickarvore?

Para atender a demanda de pessoas que queriam patrocinar as próprias árvores, implantamos recentemente o projeto Floresta Paga, que permite ao internauta assumir plantios acima de 30 árvores por vez. Desta forma, os colaboradores ajudam a recuperar uma floresta personalizada que exigirá 500 árvores para `completar` a biodiversidade.

**

É isso aí, caro leitor.

Críticas e sugestões são sempre muito bem-vindas, escreva para o Portal EcoViagens!

Opine! Apóie! Passe a idéia pra frente!

  
  

Publicado por em

Flávia

Flávia

03/01/2009 11:25:36
EU adorei saber disso e já estou participando!!!
Bem show....
Obrigada pela informação.

Georgina

Georgina

28/09/2008 15:37:35
Tudo o que for feito nos dias atuais para restaurar as nossas matas é super louvável.
Parabéns pela inicitiava!