A Educação Ambiental no Ecoturismo

O Ecoturismo é uma ótima ferramenta para despertar sentimentos preservacionistas tão importantes nos dias de hoje, fazendo com que os indivíduos cuidem melhor do (seu) meio ambiente e assim colaborem para uma melhora coletiva na qualidade de vida. Nest

  
  

O Ecoturismo é uma ótima ferramenta para despertar sentimentos preservacionistas tão importantes nos dias de hoje, fazendo com que os indivíduos cuidem melhor do (seu) meio ambiente e assim colaborem para uma melhora coletiva na qualidade de vida.

Neste sentido, a Educação Ambiental sempre se apresenta como um dos benefícios gerados por projetos ecoturísticos que realmente se preocupam com a preservação, os quais buscam uma realidade mais sustentável através de ações pontuais.

Muitas organizações admitem fazer Educação Ambiental com variadas técnicas e formatos. A maioria delas crêem que a melhor forma de se educar ambientalmente é transformar o cenário natural em sala de aula, bombardeando o ecoturista com informações, muitas vezes, abstratas a ele e sem real sentido de maneira maçante.

Para Zysman Neiman, presidente da Physis - Cultura & Ambiente, Educação Ambiental é uma maneira de formar cidadãos conscientes de sua relação com a natureza e com seu hábitat. Diante disso, conclui-se que ela, independentemente da metodologia, deve primar pela formação de pessoas conscientes de seu papel e de sua relação com o meio ambiente, de forma com que busquem a sustentabilidade, através do uso racional dos recursos naturais, para que tanto esta quanto as futuras gerações possam também deles usufruir.

Acreditamos que para se despertar a paixão pela natureza há que, antes de tudo, deixar despertar e envolver todos os sentidos livremente, para que realmente se integre com o meio natural. Um ótimo instrumento de Educação Ambiental capaz de proporcionar essa sinestesia e liberdade é a Interpretação Ambiental vista por Salgado, 2000 como uma “uma atividade educacional que aspira revelar os significados e relações por meio do uso de objetos originais, através de experiências de primeira mão e por meios ilustrativos, no lugar de simplesmente comunicar informação literalmente”.

No próximo texto retrataremos um pouco a realidade de algumas Áreas Protegidas no que tange à Educação Ambiental e o Ecoturismo.

...

  
  

Publicado por em

Marcelo barros.tecnico ambiental

Marcelo barros.tecnico ambiental

04/10/2010 08:53:01
Acredito num Brasil mais limpo e melhor, mas para isso acontecer os brasileiros precisam se concientizar, precisamos limpar a casa; o meio ambiente pede socorro, todos falam, mas ninguem faz nada. Acredito no desenvolvimento sustentavel e um Brasil verde não só na bandeira e no mapa, mas um Brasil verde de verdade. Precisamos cuidar do que é nosso ou então vamos perdê-lo!!

Kharytta

Kharytta

26/03/2010 15:00:40
eu, acho que se cada um de nós fizer a sua parte a natureza não estaria se acabando!!!