Ecoturismo em Áreas Protegidas

Com muito carinho recebemos o convite do EcoViagem para escrever periodicamente em uma nova Coluna do Eco, que denominamos Ecoturismo em Áreas Protegidas. Nos sentimos lisonjeados em poder discorrer sobre um tema que nos é familiar e acabou se tornando o

  
  

Com muito carinho recebemos o convite do EcoViagem para escrever periodicamente em uma nova Coluna do Eco, que denominamos Ecoturismo em Áreas Protegidas. Nos sentimos lisonjeados em poder discorrer sobre um tema que nos é familiar e acabou se tornando o nosso objeto de estudo. Na verdade, o Ecoturismo se transformou em um de nossos maiores prazeres, através do qual, descobrimos novos espaços e novas culturas, tão fascinantes e que nos agregam tantos valores e, conseqüentemente, descobrimos mais sobre nós mesmos.

A idéia é transmitir a vocês, sob o nosso ponto de vista e segundo os nossos valores, tanto sobre o Ecoturismo em si, tendências e teorias, como também e, principalmente, sobre a que pé anda a prática dessa atividade em nosso imenso território: o Brasil, que de tão biodiverso e rico culturalmente se torna um prato cheio para a prospecção do Ecoturismo. Este, por sua vez, se mostra sustentável em sua teoria, mas, muitas vezes, falho em sua prática.

É fato que a atividade chamada Ecoturismo cresce numa proporção muito maior que o turismo convencional. Entretanto, é necessário se certificar que ela realmente condiz com todos os pressupostos que a definem e a tornam uma atividade potencialmente sustentável.

É muito comum nos depararmos com situações impactantes ao ambiente natural e social, que se autodenominam Ecoturismo. Isto porquê, muitas vezes, aproveitam-se da tendência positiva da atividade e da relevância que obtém a questão ambiental atualmente, para a promoção e desenvolvimento de práticas que não passam de atividades turísticas convencionais e que, muito menos, incorporam os valores conservacionistas. São meros produtos que se utilizam desse diferencial para atrair mais compradores, sem se preocupar verdadeiramente com os fatores que tornam o verdadeiro Ecoturismo uma atividade que promove a conservação sócio-ambiental e, ao mesmo tempo, é economicamente interessante.

Permeados por essa teia de acontecimentos formadora do contexto do Ecoturismo no Brasil, é que passaremos a trazer para vocês um pouco da realidade do Ecoturismo nas Áreas Protegidas do país.

  
  

Publicado por em