O que é Ecoturismo?

Para muitas pessoas, basta o prefixo Eco agregado ao início de algum termo, para que este seja considerado “ecologicamente correto” e carregue consigo todos os atributos benéficos desses substantivos. E com o Eco turismo não é diferente. O termo Ec

  
  

Para muitas pessoas, basta o prefixo Eco agregado ao início de algum termo, para que este seja considerado “ecologicamente correto” e carregue consigo todos os atributos benéficos desses substantivos. E com o Ecoturismo não é diferente.

O termo Eco vem sendo utilizado de forma tão indiscriminada ultimamente, que é possível até se encontrar um posto de gasolina intitulado Ecoposto (fato observado em estradas sul mineiras). Essa tendência “verde” é constatada, desde meados da década de 1980, como grande oportunidade mercadológica. Aqueles que compreendessem a grande lucratividade gerada através do desenvolvimento de produtos, que atendessem a necessidade das pessoas em contribuir para a melhoria do meio ambiente e criassem produtos para suprir essa nova necessidade do consumidor, multiplicariam seus lucros. Com isso espalharam-se Ecos por todos os lados, inclusive no Turismo.

Mas afinal, o que é Ecoturismo?

Os conceitos mais aceitos internacionalmente, de Ziffer, Ceballos-Lascuráin, Crosby, Healy e The Ecoturism Society, assim como os de âmbito nacional referidos, da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), do Instituto do Meio Ambiente e dos recursos Naturais Renováveis (Ibama) e outros, embasam-se sempre em torno de temas como a preocupação com os impactos sócio-culturais, ambientais e econômicos; a questão da educação ambiental e a integração das comunidades locais no planejamento e na gestão da atividade. E esses temas, como não poderia deixar de ser, estão concomitantemente envoltos pelo paradigma da sustentabilidade.

Assim podemos dizer que o verdadeiro Ecoturismo respeita e se preocupa com a integração da população nativa, usa racionalmente os recursos disponíveis, é seguro tanto às pessoas envolvidas quanto ao ecossistema em questão e garante a sustentabilidade econômica, social e ecológica de uma região. Ele deve ser fomentador da preservação da diversidade sócio-cultural e ambiental do país.

Além de tudo isso, o Ecoturismo é instrumento responsável por experiências multisensoriais enriquecedoras da condição humana. Por desenvolver-se em meio natural, o Ecoturismo é capaz de proporcionar ao seu praticante, oportunidades de resgatar seus vínculos ancestrais e integrá-lo ao meio ambiente de forma tal, que demonstrará ao indivíduo que ele também é natureza. Traduz a simbiose homem-natureza como princípio da qualidade de vida.

Conseqüentemente, há que se atentar aos Ecoportunistas na escolha da prática do Ecoturismo. Para tanto, os ecoturistas devem se alertar quanto à procedência geral dos serviços oferecidos no mercado. No link Ecoturismo Responsável são encontradas diversas maneiras de avaliar e discernir as empresas ecologicamente corretas.

  
  

Publicado por em

Joice

Joice

25/03/2012 08:20:25
:) :) :)

Santos gimo

Santos gimo

01/07/2010 05:59:18
Eu acho que o ecoturismo e muito importante para a nossa vida nao so porque facilita o aumento economico num pais mas tambem no intercambio de pessoas, visitando sitios turisticos, conhecer especies importante do mundo e saber como se conserva a biodiversidade.

Fernando alves

Fernando alves

23/10/2008 15:35:04
Eu acho q Ecoturismo e super e bom pois ganha o q todo mundo quer(dinheiro) e ajuda a preservar o Meio Ambiente!