Poços de Caldas, a força que vem da terra !

Considerada como uma das melhores fontes de água cristalina do país, a Fonte dos Amores é uma referência de Poços de Caldas, que continua sendo a preferida pelos casais em lua de mel.

  
  
Escultura de Silvio Staracce, simbolizando o amor / Revista Ecotour<br />Poços de Caldas, localizada no sul de Minas Gerais, possui como característica, a força das águas sulfurosas que brotam do solo vulcânico, a uma temperatura de 45 graus.O grande valor terapêutico,de lazer e relaxamento das águas, deram fama internacional á estância.

As Thermas Antonio Carlos é um dos balneários mais conhecidos ,em toda a América Latina.Suas águas tem poder sedativo, descongestionante, cicatrizante, desintoxicante, entre outros.

A cidade apresenta dezenas de pontos turísticos naturais, muitas praças, jardins, igrejas, balneários, prédios históricos, fontes de águas minerais para beber, atraindo turistas de todos os gostos e idades, principalmente os casais em lua-de-mel.

O Museu Histórico e Geográfico Villa Junqueira tem no seu acervo o mobiliário dos primeiros moradores do povoado, fotografias que registram visitas ilustres, como a do Imperador D.Pedro II e também mostras de arte.

O antigo Cassino da Urca , que teve vida curta devido a proibição desta atividade em 1946,abriga hoje o Complexo Cultural da Urca. Suas instalações totalmente restauradas sediam peças teatrais, exposições, congressos e recitais.

No Parque Municipal Antonio Molinari,extensa área verde , muito apropriada para descanso e caminhadas , encontram-se quadras poliesportivas, playground e equipamentos de ginástica artesanais.

Dentre as curiosidades que a cidade oferece , merece destaque o Relógio Floral, marco do centenário, onde os seus números são feitos com gramas, flores e pequenas plantas.Seu mecanismo de funcionamento e ponteiro são de metal.

Ao lado das Thermas Antonio Carlos está o Calendário Floral, feito por variadas flores e plantas, placas de cimento e pedrinhas. O calendário marca a data e a estação do ano. A atualização é feita todos os dias. O monotrilho, considerado o transporte do futuro,utilizado aqui é o único do país.O passeio permite avistar muitos pontos turísticos da cidade.

Na Serra de São Domingos, uma reserva natural, tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado, o ecoturista encontra uma excelente infra –estrutura,tais como:pontos de descanso, levantamento fitossociológicos,ornitológicos,observação de campo e identificação de elementos naturais, o que torna o roteiro muito educativo.Com 1.186 metros de altitude, no ponto mais alto da Serra, está o Cristo Redentor, oferecendo uma magnífica vista panorâmica. O acesso se dá por estrada asfaltada ou pelo teleférico.

Considerada como uma das melhores fontes de água cristalina do país, a Fonte dos Amores é uma referência de Poços de Caldas, que continua sendo a preferida pelos casais em lua de mel. Nasce entre a exuberante vegetação nativa , na encosta da Serra de São Domingos, descendo por entre as pedras, formando uma belíssima cascata. Para completar o conjunto há uma escultura de Silvio Staracce, simbolizando o amor.

A Serra de São Domingos é também utilizada para a prática de esportes radicais,como:montanhismo, salto de asas delta e paraglider. Situada no Ribeirão das Antas, a cachoeira Véu de Noiva, formada por três quedas d’água é um maravilhoso espetáculo da natureza. Suas águas formam corredeiras e avançam numa velocidade que encanta.

Com cinco mil metros quadrados de extensão, a Repressa Bortolan, construída para obtenção de energia, é adequada para passeios de barco, lanchas, esqui-aquático, caiaques e para a prática de esportes náuticos. As águas que precipitam a mais de 50 metros de altura entre vegetação primitiva,continuando a rolar até alcançar os precípios,dão origem a Cascata das Antas,a maior queda d’água do município.

A barragem do Rio Cipó une beleza natural e tecnologia,com o aproveitamento das quedas d’águas naturais.Uma grande obra que irá garantir o abastecimento de água da cidade, sem no entanto, prejudicar o meio ambiente.

Dotada de um inverno seco e um verão brando, Poços de Caldas, é uma das melhores estâncias hidrominerais do Brasil, com uma sólida estrutura implantada para atender ao turista.

O reconhecimento através do Diploma de Destaque Nacional de Ecoturismo é uma justa homenagem a todo este potencial, para esta cidade que é considerada como uma das dez cidades brasileiras com a melhor qualidade de vida.

  
  

Publicado por em

Kecyla adriele elias pereira

Kecyla adriele elias pereira

2/8/2012 13:44:17
Eu amei a cidade e muito bonita e respeita o parque a praça e etc

ARIOVALDO

ARIOVALDO

8/4/2009 14:50:14
É uma das cidades, que muitos gostariam de morar!

Lucas cristian de carvalho

Lucas cristian de carvalho

1/4/2009 19:13:37
Eu adorei Poços de Caldas gostei muito dos passeios principalmente do passeios de charrete mas tem que ser mais divulgado na cidade ou até mesmo nos sites ........

Clara

Clara

16/10/2008 16:51:37
EU AMO POÇOS DE CALDAS!!!!!!!!!!!!!