Artigos > Turismo > 

Poços de Caldas, a força que vem da terra !

Considerada como uma das melhores fontes de água cristalina do país, a Fonte dos Amores é uma referência de Poços de Caldas, que continua sendo a preferida pelos casais em lua de mel.

10 de Outubro de 2008.
Publicado por Vininha F. Carvalho  

Escultura de Silvio Staracce, simbolizando o amor / Revista Ecotour<br />Poços de Caldas, localizada no sul de Minas Gerais, possui como característica, a força das águas sulfurosas que brotam do solo vulcânico, a uma temperatura de 45 graus.O grande valor terapêutico,de lazer e relaxamento das águas, deram fama internacional á estância.

Escultura de Silvio Staracce, simbolizando o amor / Revista Ecotour
Poços de Caldas, localizada no sul de Minas Gerais, possui como característica, a força das águas sulfurosas que brotam do solo vulcânico, a uma temperatura de 45 graus.O grande valor terapêutico,de lazer e relaxamento das águas, deram fama internacional á estância.

As Thermas Antonio Carlos é um dos balneários mais conhecidos ,em toda a América Latina.Suas águas tem poder sedativo, descongestionante, cicatrizante, desintoxicante, entre outros.

A cidade apresenta dezenas de pontos turísticos naturais, muitas praças, jardins, igrejas, balneários, prédios históricos, fontes de águas minerais para beber, atraindo turistas de todos os gostos e idades, principalmente os casais em lua-de-mel.

O Museu Histórico e Geográfico Villa Junqueira tem no seu acervo o mobiliário dos primeiros moradores do povoado, fotografias que registram visitas ilustres, como a do Imperador D.Pedro II e também mostras de arte.

O antigo Cassino da Urca , que teve vida curta devido a proibição desta atividade em 1946,abriga hoje o Complexo Cultural da Urca. Suas instalações totalmente restauradas sediam peças teatrais, exposições, congressos e recitais.

No Parque Municipal Antonio Molinari,extensa área verde , muito apropriada para descanso e caminhadas , encontram-se quadras poliesportivas, playground e equipamentos de ginástica artesanais.

Dentre as curiosidades que a cidade oferece , merece destaque o Relógio Floral, marco do centenário, onde os seus números são feitos com gramas, flores e pequenas plantas.Seu mecanismo de funcionamento e ponteiro são de metal.

Ao lado das Thermas Antonio Carlos está o Calendário Floral, feito por variadas flores e plantas, placas de cimento e pedrinhas. O calendário marca a data e a estação do ano. A atualização é feita todos os dias. O monotrilho, considerado o transporte do futuro,utilizado aqui é o único do país.O passeio permite avistar muitos pontos turísticos da cidade.

Na Serra de São Domingos, uma reserva natural, tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado, o ecoturista encontra uma excelente infra –estrutura,tais como:pontos de descanso, levantamento fitossociológicos,ornitológicos,observação de campo e identificação de elementos naturais, o que torna o roteiro muito educativo.Com 1.186 metros de altitude, no ponto mais alto da Serra, está o Cristo Redentor, oferecendo uma magnífica vista panorâmica. O acesso se dá por estrada asfaltada ou pelo teleférico.

Considerada como uma das melhores fontes de água cristalina do país, a Fonte dos Amores é uma referência de Poços de Caldas, que continua sendo a preferida pelos casais em lua de mel. Nasce entre a exuberante vegetação nativa , na encosta da Serra de São Domingos, descendo por entre as pedras, formando uma belíssima cascata. Para completar o conjunto há uma escultura de Silvio Staracce, simbolizando o amor.

A Serra de São Domingos é também utilizada para a prática de esportes radicais,como:montanhismo, salto de asas delta e paraglider. Situada no Ribeirão das Antas, a cachoeira Véu de Noiva, formada por três quedas d’água é um maravilhoso espetáculo da natureza. Suas águas formam corredeiras e avançam numa velocidade que encanta.

Com cinco mil metros quadrados de extensão, a Repressa Bortolan, construída para obtenção de energia, é adequada para passeios de barco, lanchas, esqui-aquático, caiaques e para a prática de esportes náuticos. As águas que precipitam a mais de 50 metros de altura entre vegetação primitiva,continuando a rolar até alcançar os precípios,dão origem a Cascata das Antas,a maior queda d’água do município.

A barragem do Rio Cipó une beleza natural e tecnologia,com o aproveitamento das quedas d’águas naturais.Uma grande obra que irá garantir o abastecimento de água da cidade, sem no entanto, prejudicar o meio ambiente.

Dotada de um inverno seco e um verão brando, Poços de Caldas, é uma das melhores estâncias hidrominerais do Brasil, com uma sólida estrutura implantada para atender ao turista.

O reconhecimento através do Diploma de Destaque Nacional de Ecoturismo é uma justa homenagem a todo este potencial, para esta cidade que é considerada como uma das dez cidades brasileiras com a melhor qualidade de vida.

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

Clara

 postado: 16/10/2008 16:51:37editar

EU AMO POÇOS DE CALDAS!!!!!!!!!!!!!

 

lucas cristian de carvalho

 postado: 1/4/2009 19:13:37editar

Eu adorei Poços de Caldas gostei muito dos passeios principalmente do passeios de charrete mas tem que ser mais divulgado na cidade ou até mesmo nos sites ........

 

ARIOVALDO

 postado: 8/4/2009 14:50:14editar

É uma das cidades, que muitos gostariam de morar!

 

kecyla adriele elias pereira

 postado: 2/8/2012 13:44:17editar

Eu amei a cidade e muito bonita e respeita o parque a praça e etc

 

 

Veja também

As Sete Maravilhas do TurismoParques Estaduais , usufruir sem destruir !

 

editar    editar    editar    1.660 visitas    4 comentários