Artigos > Turismo > 

Turismo religioso : a força que vem da fé

A canonização de Santo Antonio de Sant’Anna Galvão, o Frei Galvão, cria um momento muito favorável ao desenvolvimento do turismo religioso.

1 de Março de 2007.
Publicado por Vininha F. Carvalho  

A canonização de Santo Antonio de Sant’Anna Galvão, o Frei Galvão, cria um momento muito favorável ao desenvolvimento do turismo religioso. A arquidiocese de São Paulo , o governo de São Paulo e a prefeitura paulista preparam dois palcos onde o papa Bento 16 estará rezando as missas. No dia 10 de maio , Bento 16 terá um encontro com jovens no Estádio do Pacaembu e falará aos presentes sob uma pomba estilizada, que representa o Espírito Santo . O desenho será confeccionado em acrílico translúcido e se fincará em uma estrutura de metal que ocupará todo o setor do tobogã do estádio .

No dia 11 de maio , no Campo de Marte , na capital paulista , o papa abrirá uma exceção e santificará o frade , nascido em Guaratinguetá , em uma missa em que a Igreja Católica espera ao menos 1,5 milhão de pessoas. Haverá uma orquestra de cerca de mil vozes que cantarão a glória do novo santo . Os presentes ouvirão o papa ler o decreto da santificação e verão tanto a imagem de Frei Galvão ser revelada, quanto um osso do Santo a ser exibido em público , provando que ele existiu.

Recentemente, o papa Bento 16 decretou que as canonizações terão de ser feitas apenas no Vaticano, mas abriu uma exceção por serem os devotos de Frei Galvão muito pobres, pessoas humildes e que não poderiam ir a Roma, segundo informou o bispo D. Manuel Carrado Parral .

O Papa estará na terra natal de Frei Galvão , no dia seguinte a sua canonização, dia 12 de maio , para visitar a Fazenda da Esperança , que foi fundada em 1983 pelo frei Hans Stapel .Esta magnífica obra é voltada para a recuperação de dependentes químicos de todas as idades. Atualmente , existem 42 centros masculinos e femininos construídos no modelo da Fazenda Esperança espalhadas pela Alemanha, Paraguai, Filipinas, México, Guatemala, Rússia, Argentina, sendo que a maior parte delas esta no Brasil. Os internos de várias fazendas virão a Guaratinguetá participar da missa que será celebrada pelo papa e após terão uma reunião especial com o pontífice.

O Papa Bento 16 estará consagrando uma igreja que está sendo construída em homenagem a Frei Galvão no local. Ela terá 215 metros quadrados e será feita em forma de pentágono, com um telhado que desce próximo do chão ( como um chalé) feito de membrana pencionada.Será rodeada internamente com um jardim natural, que se encontra com o telhado. Em cada um dos cinco cantos da igreja será colocado um vitral , que esta sendo fabricado em Curitiba.

A imagem de Frei Galvão será exposta na igreja em um quadro , que esta sendo confeccionado na Alemanha. A igreja atenderá internos e visitantes da fazenda após a visita do Papa.

Guaratinguetá, a 176 km de São Paulo, embora não tenha a infra estrutura capaz de sediar a missa de canonização , oferece um número razoável de leitos em sua rede hoteleira, somado aos inúmeros hotéis que existem na região, mas a prefeitura local optou para a prática de cadastramento de moradores interessados em alugar suas próprias casas nesse período . A preocupação com a segurança e o conforto dos turistas é fundamental para o fortalecimento do religioso turismo, principalmente quando ele começa a ser incrementado na cidade, pelo visto isto não esta sendo priorizado.

A Rede Del Valle de Hotéis ( www.delvalle.tur.br) , atua na região a quase 15 anos no mercado, com 3 unidades em atividade e uma a ser inaugurada nos próximos dias e,só tem confirmado apenas 20% de sua capacidade , num total de 550 leitos.

A cadeia produtiva do turismo é regida por regulamentos e critérios , visando atingir a excelência no atendimento.Desde 1998 existe a classificação hoteleira.Atualmente está vigente a deliberação normativa no.429/02, que aprovou o Regulamento Geral dos Meios de Hospedagem e o Sistema Oficial de Classificação Hoteleira. Em 2005, o Decreto 5406 criou o cadastro nacional , que permite ao Ministério do Turismo identificar e fiscalizar todos os prestadores de serviço.

Não é aceitável que os turistas que estão sendo motivados a visitarem a Terra de Frei Galvão , sejam submetidos a lotarem casas cadastradas pela Secretaria de Turismo de Guaratinguetá, que ao invés de incentivar o turismo sustentável, ou seja aquele que gera impostos e empregos, planta "a semente" da informalidade, onde as pessoas não terão a quem reclamar os seus direitos e nem a segurança oferecida pela rede hoteleira. A função da Secretaria de Turismo é fiscalizar como a atividade esta sendo praticada na cidade, impedindo que as pessoas sejam vítimas do amadorismo e da clandestinidade.

O Sebrae esta tentando implantar na região , com apoio das prefeituras das cidades vizinhas Aparecida e Cachoeira Paulista um circuito de turismo integrado entre estas três cidades , denominado de Roteiro da Fé , o qual devera , com certeza, seguir as diretrizes determinadas pelo Ministério do Turismo, ou seja , do turismo responsável e sustentável , onde a atividade deverá busca valorizar as premissas ambientais, sociais, culturais e econômicas conhecidas de todos nós. Os serviços de hotelaria, gastronomia, condutores, transportes, equipamentos, etc.deverão ser oferecidos por profissionais devidamente qualificados para atuarem neste mercado.

No dia 13 de maio o Papa Bento 16 fará na cidade vizinha , Aparecida, Terra da Padroeira do Brasil, a abertura da 5a Conferência Geral do Episcopado Latino Americano , que contará com a presença de 300 bispos de vários países , onde também estara celebrando missa á todos os presentes , numa grandiosa manifestação de fé e de recebimento de bençãos.

O Catolicismo no Brasil já tem uma forte marca, que a partir da presença do Papa Bento 16 e a canonização do primeiro santo genuinamente brasileiro, se posicionará como um roteiro muito importante na atividade turística, provando que para a fé não existe distancia, ela remove até "montanhas" , atrai as pessoas aos locais abençoados , aproximando os que dela precisam para enfrentar os desafios da vida.

Vininha F. Carvalho - jornalista, economista, administradora de empresas , ambientalista e diretora da Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

Antonia Ferreira da silva

 postado: 29/5/2009 18:08:24editar

Acho muito importante o ponto turista , não só religioso
temos uma capelinha de Santa Paulina, antes AMÀBILE WIZITANE construida em um sitio chamado sitio santa rosa
é de muita altitude temos um sonho de trabalhar um projeto para realizar um cruzeiro no lugar mais alto e assim os devotos de santa paulina ficarem mais á vontade em seu momentos de orações,confio muito nessa possibilidade. Os politicos não interessa muito isso e tem que partir de nós Agora QUALQUER AJUDA PARA ESSE TRABALHO È VALIDA Abraço TOINHA em 29/05/2009

 

 

Veja também

Parques Estaduais , usufruir sem destruir !Origem e desenvolvimento do ecoturismo no Brasil

 

editar    editar    editar    704 visitas    1 comentários