Blogs > Eurotrip > Boletins >

Boletins

Boas notícias depois de tanto tempo fora do ar. A partir de maio, as aventuras da Eurotrip vão pra TV. Estréia no sábado, dia 14, o Vias e Trilhas, um programa semanal de 15 minutos que vai contar a nossa aventura. Lembram, ficamos onze meses rodando na E

Saudades...

Olá amigos... Durante a conversa, os assuntos foram jornalismo e turismo Os dias vão passando e as lembranças dos 11 meses na estrada ficam cada vez mais deliciosas. Aqueles dias ruins, ou não tão bons, que passamos vão caindo no esquecimento e no

Olá amigos...

Ficamos muito tempo sem dar notícias. Desculpem-nos! Agora nossa vida não está mais tão cheia de emoções como nos tempos em que morávamos num motorhome e que Pisa, Sintra, Sevilha, Melk, L`viv, Roterdã e tantas outras cidades européias eram o nosso ender

Récorde de turistas nas Cataratas do Iguaçu

Olhem só que notícia interessante essa que encontramos no portal Ecoviagem. Depois de divulgar Foz do Iguaçu por 17 países da Europa durante onze meses, essa reportagem nos deixou feliz! Turistas passeiam pelas passarelas no Parque Nacional do Igua

Nossa chegada é notícia no Brasil

Enquanto colocamos nossas cabeças e corpos em ordem, descansamos um pouco e nos acostumamos novamente com uma casa normal com quartos, sala, banheiro (com chuveiro) cozinha, também aproveitamos para divulgar o trabalho que desenvolvemos nesses últimos 11

A cidade de Barcelona, capital da Catalunha, abriga um dos portos mais movimentados do mar Mediterrâneo. Com ruas amplas e cercada pelas obras do arquiteto Antoni Gaudí, a cidade rivaliza com Madri o posto de cidade mais importante da Espanha em cultura,

Quando acordamos no dia seguinte, aproveitamos um pouco para admirar a paisagem e brincar na neve. Fizemos boneco de neve, fotografamos e filmamos as montanhas, casinhas, tudo coberto por uma camada de uns 25 cm de neve. Realmente muito bonito. Eurot

Vários países dentro de um único. Assim é a Espanha, o terceiro maior país da Europa, com uma população que se aproxima dos 40 milhões de pessoas. Uma nação de quatro idiomas oficiais (espanhol, euskera, galego e catalão), com duas metrópoles (Madri e Bar

A família de Adriano mora num condomínio vizinho à igreja mais moderna de Roma, o que significa que nós também, já que estamos estacionadas a poucos metros do edifício. Inaugurada em outubro de 2003, a igreja chamada Deus Pai Misericordioso segue um arroj

O penúltimo dia do ano, data apropriada para filosofar...

Tivemos a idéia desse projeto exatamente no jogo de estréia do Brasil na Copa do Mundo do ano passado. Nós três estávamos acompanhando os passes dos nossos craques quando Patrícia falou pela primeira vez na Eurotrip. Os dias foram passando e a idéia começ

Feliz Natal!!!

Começamos a nossa epopéia de Natal na véspera, 24 de dezembro... dia que prometia ser inesquecível. Deixamos o estacionamento em Roma e seguimos para o nosso antigo porto em Lido de Óstia. Antes de deixarmos o carro no camping, passamos no supermercado e

Eurotrip concede entrevista à Rádio do Vaticano

A segunda-feira amanheceu com tempo fechado, mas não muito frio. Nem precisamos pegar ônibus para chegar até o Vaticano, fomos a pé mesmo, já que estamos estacionadas praticamente no centro de Roma. Assim que caminhávamos, as nuvens iam se dissipando e o

Repondo as energias...

O Gian Luca ficou de dar uma passadinha aqui em casa por volta do meio-dia e para não perdermos a hora colocamos o relógio para despertar. Apesar do ímã que nos puxava para baixo dos cobertores, levantamos e começamos a nos arrumar. Não demorou muito e el

Visita à Embaixada do Brasil em Roma

Dizem que todos os caminhos levam a Roma. Por isso, acordamos cedo para descobrir qual seria o melhor partindo de Lido di Óstia. Depois de andar uns 15 minutos chegamos à estação de trem e vimos que saindo dali cairíamos dentro da rede de metrô da cidade.

A cidade de Lagos fica em uma das maiores baías do Algarve, foi a capital da região entre 1576 e 1756 e no século 15 tornou-se um importante centro naval, transformando-se no primeiro mercado de escravos da Europa. As construções da cidade obedecem um bra

Olá amigos, Público que conferiu a palestra da Eurotrip na Fanorpi acho que estamos um pouco enferrujadas. Quando contávamos a nossa rotina no nosso diário de bordo, era só ligar o computador para que o texto fluísse. Agora está um pouco difícil.

O primeiro dia

Oi Amigos, Como planejado, no dia do aniversário de sua avó, 14 de maio, Rodrigo Racy deu as primeiras pedaladas em seu monociclo rumo a Santiago de Compostela. Depois de 22, 7 quilômetros, nosso atleta chegou a Roncesvales. Infelizmente ele não pôde e

Hora de apresentar os resultados aos parceiros...

Nem parece que faz tanto tempo que partimos de Foz do Iguaçu. Passaram-se 11 meses e cá estamos nós novamente. A cidade que encontramos não é muito diferente da que deixamos. Mas tivemos pouco tempo para ficar observando, tivemos logo que colocar a “mão n

Probleminhas com o nosso e-mail

Olá, amigos! gostaríamos de nos desculpar por nos últimos dias não termos respondido nossos e-mails. Não foi culpa nossa!O provedor de e-mail esteve passando por uma reformulação e só agora pudemos consultar nossa caixa de mensagens. Seria muito bom se

Chegamos!!!!!!!!!!!!!!

Foram exatos 11 meses e um dia de expedição. Semanas, dias, horas inesquecíveis que nós vivemos na Europa a bordo de um motorhome que se tornou nossa casa. As pessoas achavam engraçado quando chamávamos o carro de casa, mas pra nós era exatamente isso que

Arrumando a casa pra voltar pra casa...

Estes dias em Maintal estão servindo para colocarmos as coisas em dia. Arrumar nossas malas, tirar os adesivos que nos acompanharam durante toda viagem, limpar o carro e ajeitar tudo para finalmente voltarmos pra casa. Apesar da chuva, estamos nos virando

Viagem a Maintal (parte 1)

Quando deixamos Roma, sabíamos que tínhamos pela frente 1.300 km para chegarmos até a cidade de Maintal, onde devolveríamos o nosso carro, já que foi alugado na Alemanha. Demos adeus a Adriano, grande amigo que fizemos em Roma, e a Carla, cunhada de Patrí

Nosso último passeio por Roma

Roma é cheia de lugares históricos. Praticamente a quase meia quadra se encontra um. Nós queríamos fotografar três deles que achamos interessantes. O Circo Massimo (onde ocorriam as famosas corridas de bigas – aquelas do clássico filme Ben Hur), a Bocca d

Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo...

O último dia do ano aqui em Lido di Óstia (lê-se Roma) amanheceu chuvoso e não tinha cara de festa, mas não nos deixamos abater. Fomos ao mercado logo cedo para garantir os ingredientes de nossa ceia de Ano Novo. Excepcionalmente tiramos do cardápio a len

Dias para recuperar o fôlego e o caixa da expedição

Na sexta-feira descansamos e muito... Quando lembrávamos da saga de Natal não sabíamos se ríamos ou chorávamos. Tínhamos que controlar os nervos e os gastos, já que havíamos feito uma grande extravagância para chegarmos até o motorhome no dia de Natal. O

Mais entrevista, desta vez ao La Repubblica, um dos jornais mais lidos por aqui

Graças a Daniela e Flaminia, do escritório de Turismo da Embaixada do Brasil aqui em Roma, tivemos uma reunião com três profissionais da área. A entrevista coletiva foi marcada para o meio-dia e confirmaram presença Roberto Caramelli (jornalista do suplem

De origem pré-romana, a cidade já foi chamada antigamente de Ossónoba, um dos mais importantes centros urbanos da região sul de Portugal. Em 713 d.C. foi ocupada pelos árabes que construíram a sua fortificação. Em 1249 foi conquistada pelo rei português D

Uma sexta-feira de tirar o fôlego. Giramos 24 horas sem pregar o olho, mas o dia foi tão agradável que nem vimos as horas passarem. Deixamos o motorhome sob a guarda de Cláudia e partimos para o centro de Roma. Desembarcamos da Metropolitana, como os roma

Vivemos uma troca de valores

Saímos cedo novamente para percorrer nosso último trecho de estrada até chegarmos finalmente a Roma. Antes aproveitamos para dar uma geral no carro, aquelas coisas de esvazia daqui e enche dali. O gramado ainda estava congelado da geada que se formou na m

Chegamos a Pisa

Seguimos pelas estradas menores em meio às montanhas e, às vezes, costeando o mar. Levamos cerca de uma hora para fazer 35 quilômetros. Haja paciência! “Desse jeito não conseguiremos chegar a Roma nem para o Ano Novo, quanto mais para o Natal”, desabafou

Outubro 2003

Sejam bem-vindos, sr. e sra. Taufer!

Finalmente Paris... agora pela segunda vez. Neste sábado, estaremos recebendo nossa companhia para os próximos dias: o senhor e a senhora Taufer, os pais da Patrícia. Sejam bem-vindos à nossa casa-carro. Eles vão estar com a gente participando desta grand

Estamos na capital mundial do champagne

Finalmente deixamos nosso recanto no parreiral de Rilly. Depois de limpar o carro e ajeitar tudo, seguimos viagem para Epernay, a capital mundial do champagne. Mas, logo na saída da cidade, um susto. Mais um, mas diferente do de ontem. Dom Perignon

A chuva no parreiral

Para colaborar ainda mais com a tranqüilidade deste nosso “camping”, hoje o dia amanheceu com uma leve garoa que foi engrossando aos poucos, estimulando o sono que vinha e ia, no mesmo ritmo da chuva. Patrícia e Cláudia não esperaram muito para se levanta

Em Epernay, passando por Meaux, a caminho de Paris

No nosso segundo dia em Epernay, depois de passarmos a noite em estacionamento no centro da cidade, aproveitamos para visitar um museu do champagne. O acervo está abrigado na Maison de Castellane, uma das várias produtoras de champagne da região. No museu

Fim de semana nos parreirais

Com pouco dinheiro e sem possibilidade de trabalho, acabamos passando o fim de semana num gramado ao lado de um imenso parreiral. É difícil falar sobre a extensão, o que dá pra dizer é que onde o olho alcança ainda se produz uvas por aqui. A estação

Setembro 2003

Uma passadinha em Reims

Depois de um final de semana delicioso ao lado de uma belíssima paisagem. Partimos para Reims. Tínhamos que fazer umas compras e ir à internet. Já fazia cinco dias que estávamos longe de um cyber café, nosso site estava desatualizado e precisávamos coloca

Deixamos a Grã-Bretanha pra trás

Fizemos os nossos cálculos e descobrimos que gastamos uma pequena fortuna, se é que existe isso, durante nossa estada em Londres. Com o assalto, tivemos de comprar novos equipamentos, além de termos gasto bastante ficando em camping todos os dias. Nenhum

Decepção total...

A terça-feira era um dia super esperado pra nós. Teríamos uma reunião importantíssima à noite que talvez definisse novos patrocinadores para a nossa expedição. Na verdade, já estava praticamente acertado, o que faltava era dizer como seria feito o pagamen

Recebendo visitas...

Dia de folga e de receber visitas... Final de semana começando e algumas coisas pra fazer em casa, como faxinar o carro, escrever alguns diário e dicas pra atualizar o site e alguns projetos que nos vêm à cabeça. Hoje também é um dia especial para as meni

Nuvem negra...

O relógio despertou pouco antes das oito horas da manhã, como de costume. Essa semana é da Patrícia preparar o café da manhã. Mas parecia que uma tonelada de peso estava sobre os nossos corpos na cama. Muito louco. Não conseguimos levantar antes do meio-d

Londres é a nossa São Paulo...

Num passeio descompromissado por Londres, fugindo dos destinos turísticos tradicionais, é possível conhecer uma cidade completamente diferente da Londres rica e organizada que freqüentemente vemos pela televisão. E não é preciso andar muito para a perifer

Em busca de novos parceiros...

Depois do assalto no fim de semana, voltar a escrever no dia 11 de setembro parece um pouco sinistro, mas é pura coincidência. Encontramos um lugar bem seguro para ficar e estamos colocando nossas coisas em dia. Aos poucos vamos nos reorganizando. Adquiri

Atenção redobrada na hora de dirigir na terra da Rainha Elizabeth

Antes das dez horas da manhã, estávamos prontinhas para o embarque. Estávamos bastante ansiosas, afinal para ingressar na Inglaterra teríamos de passar pelos trâmites da alfândega que sempre nos deixam um pouco apreensivas. Entramos no ferry, um navio gig

Chegamos atrasadas para a colheita da uva...

No caminho para os vinhedos de Champagne, completamos 14 mil quilômetros. Quando deixou a região, há semana, Patrícia disse que realmente gostaria de voltar, mas nunca imaginou que isso fosse acontecer tão rápido. Parreirais que servem famosas marcas

Despedidas sempre são tristes...

Fizemos nossos últimos contatos nesta quarta-feira e começamos a nos despedir do pessoal. Apesar da nossa longa temporada em Londres nem conseguimos conhecer tudo o que pretendíamos de início, já que tivemos de sair à procura de patrocínio para cobrir os

As histórias de Fanya...

Acordamos cedo, tínhamos dezenas de coisas pra fazer. Hoje era o último dia que Carla ficaria conosco. Na terça-feira ela já tinha de estar em sua cidade, no sul da Inglaterra, novamente. Só não contávamos com a chuva que começou a cair durante a tarde. U

Visita à redação da Jungle Drums

Os brasileiros que vivem em Londres não podem se queixar de falta de notícias do Brasil em português. A capital inglesa possui várias publicações feitas pelos e para os brasileirinhos. Neste tempo que estamos por aqui, já lemos a Revista Real – que conhec

Ônibus, trem e metrô: a viagem para chegar ao centro de Londres

Ficar em camping realmente é mais seguro, mais confortável (já que temos à nossa disposição chuveiro de verdade, energia elétrica, lavanderia, água e local para despejar o nosso esgoto), mas é muito, mas muito longe do centro de Londres. Temos que pegar u

Eurotrip entra no sétimo mês de expedição

Foram muitas experiências nesses sete meses de expedição. Da Inglaterra a Ucrânia, do norte da Alemanha a Itália, já percorremos até agora quase 14 mil quilômetros e o nosso “carrinho” continua valente. Durante alguns momentos nós já nos questionamos: O q

Fomos assaltadas, pela segunda vez...

“De novo, não.” Foi exatamente isso que Cláudia falou assim que abriu o carro e viu tudo revirado pela segunda vez. É isso mesmo... Fomos assaltadas de novo. Tínhamos deixado nosso carro num estacionamento de uma estação de metrô cheio de filmadoras de se

Um Canal da Mancha nos separa da Grã-Bretanha

Nossa tarefa hoje é rodar cerca de quatrocentos quilômetros e chegar até Dunkerque, uma das últimas cidades francesas na costa. Deixamos o Vale do Loire pra trás e seguimos em direção à Normandia. Fizemos uma pesquisa pela internet e verificamos que o mel

Agosto 2003

Ainda no Vale do Loire...

Estamos prestes a conhecer um dos castelos mais bonitos do Vale do Loire e talvez o que carrega a história e personagens mais interessantes da monarquia francesa. O Castelo das Damas, como é conhecido Chenonceua, foi construído no século XVI, quando Thoma

Eurotrip no Vale do Loire

A história da realeza francesa passa pelo Vale do Loire, uma região ao sul de Paris que abriga dezenas de exuberantes castelos que mais parecem de conto de fadas. Antes de cruzar o Canal da Mancha e enfrentar a mão inglesa, decidimos conhecer alguns desse

Visitas a operadoras e agências em Paris

Com o endereço das principais agências e operadoras de turismo que viajam para o Brasil nas mãos, fizemos um roteiro de trabalho. Tínhamos mais de 10 visitas a serem feitas na capital francesa. Ingenuidade da nossa parte, imaginar que conseguiríamos concl

Somos muito pequenas para um Louvre tão grande

Quando se quer fazer tudo, acaba-se fazendo muita coisa mal feita... Estávamos há quase três semanas sem folga. Não temos uma rotina de trabalho convencional: acordar sete da manhã, ir para o trabalho, voltar no fim da tarde, ter um pouco de lazer, fazer

Do imperador francês à boemia de Paris

Não tivemos problemas com o estacionamento. Como poderíamos ficar estacionadas até por 24 horas no local, aproveitamos para circular por perto. Nossa primeira parada foi o Les Invalides com sua cúpula dourada, que recebeu em 1989, junto com sua decoração,

Um dia de fantasia na Disney de Paris

No caminho de Reims para Paris fica a Disneylândia européia e os estúdios Walt Disney. O dia amanheceu chuvoso e meio friozinho, meio chato para irmos nesses parques tão cheios de magia. Mas como era hoje ou não era mais, seguimos até eles. Eurotrip

Reims: no coração do Champagne...

Nossa passagem por Reims tinha um objetivo bastante específico: queríamos conhecer mais sobre a produção do champagne, visitar pelo menos uma cave e, é claro, provar o único espumante que pode ser chamado de champange na terra onde ele é produzido. Conheç

Conhecendo a história de Luxemburgo

Demos sorte na chegada, na quarta-feira. Conseguimos encontrar o posto de informações aberto. Pegamos mapas da cidade, dicas das atrações do lugar e fomos à procura de um lugar para estacionar. Encontramos um amplo estacionamento e logo paramos nosso carr

Chegamos ao Grão-Ducado de Luxemburgo

Nossa noite foi no estacionamento gigante de um posto de combustíveis às margens da rodovia. Estávamos a menos de 50 km da fronteira com Luxemburgo, mas como tínhamos que comprar gás em algum camping ainda na Alemanha, não tivemos opção, paramos ali mesmo

Visitas às agências, passeio pela cidade e um final de tarde digamos tumultuado...

Viemos para Maintal principalmente para fazer uns pequenos consertos no carro. Estamos aqui já faz quatro dias e nada de arrumações. Sr. Rubertus (dono do carro que alugamos para a expedição) nos garantiu que entre sexta-feira à tarde e o sábado, tudo est

Finalmente Frankfurt...

Nós chegamos à Europa por Frankfurt em fevereiro deste ano, mas logo seguimos para Maintal onde preparamos o carro, colamos os adesivos e começamos nossa expedição. O que significa que Frankfurt ainda era uma cidade desconhecida pra nós. Iríamos conhecê-l

A medieval Rothenburg ob der Tauber

No fim de semana deixamos Nuremberg, cidade que gostamos muito, assim como a anterior Munique. Estamos indo agora rumo a Maintal, onde alugamos o motorhome. Precisamos voltar pra lá pra buscar material de divulgação que nos foi enviado do Brasil e uns pre

Eurotrip no Vale do Loire II

... no caminho para Chenonceau encontramos Leonardo da Vinci. Calma, na verdade, encontramos a última morada do gênio, onde ele passou seus últimos três anos de vida trabalhando a serviço do rei Francisco I, na cidade de Amboise. Clos-Lucé: castelo o

Nosso último dia em Paris...

Acordamos cedo e terminamos de arrumar o carro para a nossa partida. Hoje será nosso último dia em Paris. Sabemos que não vimos tudo o que gostaríamos, muito menos, tudo o que cidade nos oferece, mas temos que seguir viagem. Cláudia e Fabiula seguiram par

Um domingo junto a ilustres...

A lista de personalidades que conseguimos visitar hoje é de dar inveja: Oscar Wilde, Alan Kardec, Chopin, Balzac, Edith Piaf, Marcel Proust, Sarah Bernhardt, Molière, Jim Morrison, entre outras. Pena que todos já estão mortos! O portão principal do

Dia de visitas em Paris

Enquanto Cláudia e Fabiula foram fazer uma visita oficial na Embaixada do Brasil em Paris, Patrícia ficou em casa escrevendo alguns diários atrasados. Rosilena Peres, responsável pelo Setor de Turismo no Departamento Comercial, nos recebeu muito bem. Ela

Estamos na Cidade-Luz...

Passamos a noite quase nos portões de entrada da Disney. Dali, bem cedo seguimos para a capital francesa, mais conhecida como Cidade-Luz. A expectativa era grande, afinal estávamos indo para uma das cidades mais citadas em livros e filmes por todo o mundo

Visita às caves e aos vinhedos de Champagne

Como tínhamos de estar na G. H. Mumm às nove da manhã, colocamos o relógio para despertar pouco antes das oito. Justo nesta manhã de domingo, que tínhamos de pular da cama exatamente na hora marcada, caía uma chuva fina, daquelas que nos convida à preguiç

Três países em 35 quilômetros...

Ainda escarafunchando Luxemburgo, hoje programamos ir literalmente a fundo nesta história medieval. Já que conhecemos a superfície da cidade, vamos desbravar os subterrâneos e os seus 23 quilômetros de casamatas, uma rede de túneis única no mundo. O local

Seis meses de expedição!!! Viva...

Quem diria? Já se passaram seis meses de expedição, percorremos 12 mil quilômetros e conhecemos 11 países. Sem falar nas visitas à imprensa, representações diplomáticas e operadoras de turismo. Segundo nossas contas, estamos em dia com o que planejamos an

Estamos deixando Frankfurt e a Alemanha

Depois de passarmos pela Alemanha quatro vezes durante estes quase seis meses de expedição, estamos deixando as terras germânicas rumo a Luxemburgo, nosso décimo primeiro país. Mas antes de partirmos, algumas horinhas para os últimos ajustes no carro: trê

Os termômetros estão quase explodindo na Europa

O verão mais quente da Europa dos últimos 20 anos tinha de ser justamente este, só porque estamos aqui. No principal jornal alemão, Die Welt, uma reportagem, com o título “O fogo parece vir de dentro da Terra” - frase do ministro da Administração Pública

Chegamos a Maintal, é tempo de ajustes no carro...

A viagem para Maintal correu tranqüila, o inconveniente foi o calor que quase nos matou e não estamos de frescura, não! Passamos por um termômetro que marcava 44 graus. Tudo bem que ele estava no sol, mas nós também estávamos. Nenhum lugar era fresco... A

Julho 2003

Dia de visitar a imprensa e de fazer faxina

O café da manhã de hoje teve delícias fresquinhas (essa é a vantagem de se estar estacionada bem ao lado de um supermercado). Tínhamos duas tarefas hoje: reabastecer o nosso carro de água e visitar a imprensa local, isso sem contar o trabalho diário de es

Aniversário sem churrasco, mas com muito camarão...

Sempre imaginei que no dia do nosso aniversário deveria ser feriado. Nada de horários marcados, compromissos de trabalho, reuniões... Estas coisas chatas que em dias especiais não temos vontade de fazer. Finalmente consegui (Cláudia) realizar este desejo,

Visita a Ruppert Brasil e pé na estrada...

Deixamos o sábado para visitar a Ruppert Brasil, uma operadora de viagem responsável por encaminhar cerca de duas mil pessoas para o nosso país todo ano, e um jornal de Munique. O jornal não deu muito certo, porque não encontramos ninguém na redação para

Nossos dois primeiros dias em Munique

Logo que chegamos a Munique conseguimos um lugar seguro para parar o carro. A cidade é a mais importante do sul da Alemanha, é capital da Bavária e abriga a maior festa folclórica alemã: a Oktoberfest. Pena que chegamos cedo demais, mesmo assim nos divert

Eurotrip no Castelo da Cinderela

O castelo, na verdade, tem outro nome, chama-se Neuschwanstein. Mas foi nele que Walt Disney se inspirou para criar o castelo da Cinderela, que aparece no desenho animado e nos parques da Disney. O castelo, bem ao sul da Alemanha, realmente é lindíssimo,

Eurotrip visita a Brasa e descobre um lugar incrível em Zurique

Nesta sexta-feira, tínhamos de fazer nossa última visita em Zurique. Seria na operadora Brasa, especializada em pacotes para o Brasil. Encontramos uma vaga perto do endereço da empresa. Quando fomos caminhando, percebemos que, na verdade, não estava tão p

Extra! Extra! Eurotrip é notícia na Suíça

Hoje amanhecemos notícia no jornal 24 Heures, de Lausanne. Em um texto poético e bem feito a repórter Caroline Stevan destacou a iniciativa inédita de três brasileiras que “vendem o Brasil de motorhome”. Além da própria aventura chamar a atenção, desta ve

A noite do rock progressivo em Montreux

O principal auditório do festival lotou para assistir ao Yes. A maioria do público já tinha cabelos brancos. Também, a banda inglesa de rock progressivo comemora no ano que vem 35 anos. Quando o primeiro cd foi lançado em 69, a formação da banda era difer

Os bastidores e os tropeços do festival...

Em 37 edições, é a primeira vez que o Montreux Jazz Festival presenteia os brasileiros que vivem na Suíça e os nativos com três noites exclusivamente verde-amarelo. Patricia entrevista Jair de Oliveira Os únicos artistas que deram entrevista cole

A Paraíba e a Bahia em Montreux

Estamos em estado de graça. Já imaginávamos que os shows de hoje à noite seriam incríveis, mas nunca tão maravilhosos. Nos desculpem pelos adjetivos, mas é impossível nao abusar deles depois de dois shows como esses que vimos, ouvimos e sentimos. A

Dia de visitar agências e imprensa

Durante nosso passeio ontem pela cidade, descobrimos uma agência especializada em viagens para o Brasil: chama-se Sebi Tours Brazil e fica na Rue du Mont Blanc, num dos endereços mais movimentados da cidade. Por isso, hoje logo cedo fomos até lá. Patrícia

Uma pausa no festival e seguimos para Genebra

Não podemos ficar paradas tanto tempo, mesmo com um apelo tão forte como o festival de Montreux. Por isso, hoje voltamos para a estrada a caminho de Genebra. Estaremos novamente na Riviera Suíça a partir de sexta-feira para não perder os shows dos brasile

Estamos na 37 edição do Montreux Jazz Festival

Acordar com o barulhinho da água batendo nas pedras realmente é incrível. Tão incrível que Patrícia não resistiu e foi dar um mergulho. Isso que a temperatura não passava dos 22 graus... A água estava uma delícia, garantiu ela. Mas nem Cláudia, nem Fabiul

Centro de Documentação de Nuremberg: o mais completo museu sobre o Nazismo

Ainda no clima do aniversário da Cláudia, levantamos com a casa, ou melhor, com o carro cheio de confetes, tudo espalhado pelo chão. Passamos a noite no estacionamento do Centro de Documentação de Nuremberg. Conhecer o museu seria a nossa meta do dia.

Conhecendo Nuremberg

Deixamos o carro num estacionamento de um supermercado na periferia da cidade, pegamos um trem e fomos para o centro da cidade. A primeira parada foi a internet, depois o ponto de informações turísticas da cidade que fica bem próximo da estação central. M

Uma visita à cervejaria mais famosa do mundo... Prost!

Bingo!!!!! Nesta sexta-feira conseguimos encontrar um cyber que tinha leitor de cd e programas para que pudéssemos atualizar a nossa página... É claro, que o preço era maior do que o dobro de outros lugares. É um alívio quando conseguimos deixar o nosso

Visitamos Dachau, o primeiro campo de concentração nazista

Do sonho ao pesadelo, da arte para a mais crua realidade e crueldade já praticada pelo homem. Saímos da Rota Romântica para conhecer Dachau (lê-se Darrau), o primeiro campo de concentração nazista criado por Adolf Hitler, que fica na cidade de mesmo nome.

Final de semana na estrada

Este é o nosso último dia na Suíça, estamos nos preparando para deixar o país depois de quase três semanas. Para aproveitar o sol, Patrícia foi nadar um pouco no lago antes de pegarmos a estrada. Apesar de Zurique ficar perto da fronteira com a Alemanha,

O bairro brasileiro em Zurique

Chegamos a Zurique no início da tarde, depois de termos pego uma chuva fortíssima na estrada no dia anterior. Dando uma olhada nos jornais desta quinta-feira, vimos a foto de um trailer (parecido com o nosso motorhome) dividido ao meio por causa da queda

Nossa casa recebe a visita de jornalistas suíços

Você lembra que tínhamos conversado com uma repórter de Lausanne, na semana passada, e que ela ficou de nos enviar um e-mail confirmando ou não a entrevista. Bem, ela e o editor dela toparam em fazer a matéria. Eles acharam a nossa expediçao interessante.

Tom Jobim é homenageado no Festival de Montreux

Hoje a noite será dedicada quase que exclusivamente ao grande compositor brasileiro Antonio Carlos ‘Tom’ Jobim, ao embalo doce da Bossa Nova. Apresentam-se João Gilberto e M2S (Paula e Jacques Morelenbaum e Ryuichi Sakamoto), encerrando assim a passagem d

Mistura de ritmos no palco do Jazz Festival de Montreux

Do reggae ao pop, passando pelo samba, forró e baião. Assim foi a `Brazil Fiesta` na nona noite do 37° Jazz Festival de Montreux, uma mistura de ritmos e cores como no nosso Brasil. Brasileiros lotaram a platéia do festival A seleção de artistas f

E chegou o grande dia...

Finalmente, é hoje a grande noite da música brasileira aqui em Montreux. Não desmerecendo os outras artistas que se apresentam a partir de amanhã até domingo, mas hoje sobem ao palco Maria Bethânia e o ministro Gilberto Gil. Querem mais? Chico César també

Genebra sem o cartão-postal

Logo cedo percebemos que havia alguma coisa de errado no lugar que escolhemos para passar a noite. Acordamos com uma batida forte no carro. Ao olhar por uma das janelas, nos deparamos com um rapaz uniformizado (com pinta de guarda) que parecia incomodado

Pra gente, começa hoje o Jazz Festival de Montreux

Apesar da correria de ontem pra conseguir as credenciais, na verdade, para nós, hoje é que começa o 37° Jazz Festival de Montreux. Hoje vamos poder sentir melhor o que acontece por aqui e qual é a reação do público diante das feras do rock, pop, jazz, hip

Uma paradinha num museu de delícias...

Tivemos uma noite super tranqüila no estacionamento à beira da estrada. Antes de seguir viagem, tomamos um super café (quase almoço) e lavamos um pouco de roupa. Estacionamento na estrada onde passamos a noite Andamos alguns poucos kms e chegamos