Blogs > Eurotrip > Boletins >

Boletins

Boas notícias depois de tanto tempo fora do ar. A partir de maio, as aventuras da Eurotrip vão pra TV. Estréia no sábado, dia 14, o Vias e Trilhas, um programa semanal de 15 minutos que vai contar a nossa aventura. Lembram, ficamos onze meses rodando na E

Saudades...

Olá amigos... Durante a conversa, os assuntos foram jornalismo e turismo Os dias vão passando e as lembranças dos 11 meses na estrada ficam cada vez mais deliciosas. Aqueles dias ruins, ou não tão bons, que passamos vão caindo no esquecimento e no

Olá amigos...

Ficamos muito tempo sem dar notícias. Desculpem-nos! Agora nossa vida não está mais tão cheia de emoções como nos tempos em que morávamos num motorhome e que Pisa, Sintra, Sevilha, Melk, L`viv, Roterdã e tantas outras cidades européias eram o nosso ender

Récorde de turistas nas Cataratas do Iguaçu

Olhem só que notícia interessante essa que encontramos no portal Ecoviagem. Depois de divulgar Foz do Iguaçu por 17 países da Europa durante onze meses, essa reportagem nos deixou feliz! Turistas passeiam pelas passarelas no Parque Nacional do Igua

Nossa chegada é notícia no Brasil

Enquanto colocamos nossas cabeças e corpos em ordem, descansamos um pouco e nos acostumamos novamente com uma casa normal com quartos, sala, banheiro (com chuveiro) cozinha, também aproveitamos para divulgar o trabalho que desenvolvemos nesses últimos 11

A cidade de Barcelona, capital da Catalunha, abriga um dos portos mais movimentados do mar Mediterrâneo. Com ruas amplas e cercada pelas obras do arquiteto Antoni Gaudí, a cidade rivaliza com Madri o posto de cidade mais importante da Espanha em cultura,

Quando acordamos no dia seguinte, aproveitamos um pouco para admirar a paisagem e brincar na neve. Fizemos boneco de neve, fotografamos e filmamos as montanhas, casinhas, tudo coberto por uma camada de uns 25 cm de neve. Realmente muito bonito. Eurot

Vários países dentro de um único. Assim é a Espanha, o terceiro maior país da Europa, com uma população que se aproxima dos 40 milhões de pessoas. Uma nação de quatro idiomas oficiais (espanhol, euskera, galego e catalão), com duas metrópoles (Madri e Bar

A família de Adriano mora num condomínio vizinho à igreja mais moderna de Roma, o que significa que nós também, já que estamos estacionadas a poucos metros do edifício. Inaugurada em outubro de 2003, a igreja chamada Deus Pai Misericordioso segue um arroj

O penúltimo dia do ano, data apropriada para filosofar...

Tivemos a idéia desse projeto exatamente no jogo de estréia do Brasil na Copa do Mundo do ano passado. Nós três estávamos acompanhando os passes dos nossos craques quando Patrícia falou pela primeira vez na Eurotrip. Os dias foram passando e a idéia começ

Feliz Natal!!!

Começamos a nossa epopéia de Natal na véspera, 24 de dezembro... dia que prometia ser inesquecível. Deixamos o estacionamento em Roma e seguimos para o nosso antigo porto em Lido de Óstia. Antes de deixarmos o carro no camping, passamos no supermercado e

Eurotrip concede entrevista à Rádio do Vaticano

A segunda-feira amanheceu com tempo fechado, mas não muito frio. Nem precisamos pegar ônibus para chegar até o Vaticano, fomos a pé mesmo, já que estamos estacionadas praticamente no centro de Roma. Assim que caminhávamos, as nuvens iam se dissipando e o

Repondo as energias...

O Gian Luca ficou de dar uma passadinha aqui em casa por volta do meio-dia e para não perdermos a hora colocamos o relógio para despertar. Apesar do ímã que nos puxava para baixo dos cobertores, levantamos e começamos a nos arrumar. Não demorou muito e el

Visita à Embaixada do Brasil em Roma

Dizem que todos os caminhos levam a Roma. Por isso, acordamos cedo para descobrir qual seria o melhor partindo de Lido di Óstia. Depois de andar uns 15 minutos chegamos à estação de trem e vimos que saindo dali cairíamos dentro da rede de metrô da cidade.

A cidade de Lagos fica em uma das maiores baías do Algarve, foi a capital da região entre 1576 e 1756 e no século 15 tornou-se um importante centro naval, transformando-se no primeiro mercado de escravos da Europa. As construções da cidade obedecem um bra

Olá amigos, Público que conferiu a palestra da Eurotrip na Fanorpi acho que estamos um pouco enferrujadas. Quando contávamos a nossa rotina no nosso diário de bordo, era só ligar o computador para que o texto fluísse. Agora está um pouco difícil.

O primeiro dia

Oi Amigos, Como planejado, no dia do aniversário de sua avó, 14 de maio, Rodrigo Racy deu as primeiras pedaladas em seu monociclo rumo a Santiago de Compostela. Depois de 22, 7 quilômetros, nosso atleta chegou a Roncesvales. Infelizmente ele não pôde e

Hora de apresentar os resultados aos parceiros...

Nem parece que faz tanto tempo que partimos de Foz do Iguaçu. Passaram-se 11 meses e cá estamos nós novamente. A cidade que encontramos não é muito diferente da que deixamos. Mas tivemos pouco tempo para ficar observando, tivemos logo que colocar a “mão n

Probleminhas com o nosso e-mail

Olá, amigos! gostaríamos de nos desculpar por nos últimos dias não termos respondido nossos e-mails. Não foi culpa nossa!O provedor de e-mail esteve passando por uma reformulação e só agora pudemos consultar nossa caixa de mensagens. Seria muito bom se

Chegamos!!!!!!!!!!!!!!

Foram exatos 11 meses e um dia de expedição. Semanas, dias, horas inesquecíveis que nós vivemos na Europa a bordo de um motorhome que se tornou nossa casa. As pessoas achavam engraçado quando chamávamos o carro de casa, mas pra nós era exatamente isso que

Arrumando a casa pra voltar pra casa...

Estes dias em Maintal estão servindo para colocarmos as coisas em dia. Arrumar nossas malas, tirar os adesivos que nos acompanharam durante toda viagem, limpar o carro e ajeitar tudo para finalmente voltarmos pra casa. Apesar da chuva, estamos nos virando

Viagem a Maintal (parte 1)

Quando deixamos Roma, sabíamos que tínhamos pela frente 1.300 km para chegarmos até a cidade de Maintal, onde devolveríamos o nosso carro, já que foi alugado na Alemanha. Demos adeus a Adriano, grande amigo que fizemos em Roma, e a Carla, cunhada de Patrí

Nosso último passeio por Roma

Roma é cheia de lugares históricos. Praticamente a quase meia quadra se encontra um. Nós queríamos fotografar três deles que achamos interessantes. O Circo Massimo (onde ocorriam as famosas corridas de bigas – aquelas do clássico filme Ben Hur), a Bocca d

Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo...

O último dia do ano aqui em Lido di Óstia (lê-se Roma) amanheceu chuvoso e não tinha cara de festa, mas não nos deixamos abater. Fomos ao mercado logo cedo para garantir os ingredientes de nossa ceia de Ano Novo. Excepcionalmente tiramos do cardápio a len

Dias para recuperar o fôlego e o caixa da expedição

Na sexta-feira descansamos e muito... Quando lembrávamos da saga de Natal não sabíamos se ríamos ou chorávamos. Tínhamos que controlar os nervos e os gastos, já que havíamos feito uma grande extravagância para chegarmos até o motorhome no dia de Natal. O

Mais entrevista, desta vez ao La Repubblica, um dos jornais mais lidos por aqui

Graças a Daniela e Flaminia, do escritório de Turismo da Embaixada do Brasil aqui em Roma, tivemos uma reunião com três profissionais da área. A entrevista coletiva foi marcada para o meio-dia e confirmaram presença Roberto Caramelli (jornalista do suplem

De origem pré-romana, a cidade já foi chamada antigamente de Ossónoba, um dos mais importantes centros urbanos da região sul de Portugal. Em 713 d.C. foi ocupada pelos árabes que construíram a sua fortificação. Em 1249 foi conquistada pelo rei português D

Uma sexta-feira de tirar o fôlego. Giramos 24 horas sem pregar o olho, mas o dia foi tão agradável que nem vimos as horas passarem. Deixamos o motorhome sob a guarda de Cláudia e partimos para o centro de Roma. Desembarcamos da Metropolitana, como os roma

Vivemos uma troca de valores

Saímos cedo novamente para percorrer nosso último trecho de estrada até chegarmos finalmente a Roma. Antes aproveitamos para dar uma geral no carro, aquelas coisas de esvazia daqui e enche dali. O gramado ainda estava congelado da geada que se formou na m

Chegamos a Pisa

Seguimos pelas estradas menores em meio às montanhas e, às vezes, costeando o mar. Levamos cerca de uma hora para fazer 35 quilômetros. Haja paciência! “Desse jeito não conseguiremos chegar a Roma nem para o Ano Novo, quanto mais para o Natal”, desabafou

Abril 2003

Um polaco que ama Foz do Iguaçu

Nosso dia hoje começou depois do meio-dia, quando acordamos. Na noite anterior, tínhamos ido dormir de madrugada, depois das 3h30. Ficamos nós três e o Mauro no quarto do Fabrício. Fizemos um lanche – pão, maionese, tomate e sardinha, afinal era Sex

Eurotrip é notícia na Polônia e no Brasil

Depois de vários dias levantando cedo, resolvemos dar um descanso para a equipe e para o despertador. Mesmo assim, não dormimos muito, estávamos ansiosas para ver publicada a entrevista que havíamos dado no dia anterior ao Dziennik Polski. Cláudia se arru

Conhecemos o Zapiekanki

Tiramos a segunda-feira para deixar o nosso site em dia. Com tantas atividades não estava dando tempo para parar e escrever. O quarto do Fabrício, no Acadêmico, foi transformado em escritório da Eurotrip, assim como fizemos em outros lugares. O Acadêmico

Domingo de Ramos na Catedral de Sal

Diferente do que estamos acostumadas no Brasil, aqui na Polônia o sal não é marinho, ele é extraído de uma mina em Wieliczka. Desde 1290, quando foi descoberta, a mina vem sendo explorada pelos polacos e é a maior da Europa ainda em operação. Na época, o

Fazendo novos amigos em Cracóvia

Já direcionadas, afinal temos agora o mapa de Cracóvia nas mãos, fomos em busca dos “amigos” recomendados por outros amigos que conhecemos nesta incrível aventura. Mauro e Fabrício estavam nos esperando, só faltava agora entrarmos em contato c

Viagem longa e doce...

Estamos no leste europeu. Deixamos a fronteira perto das 10h30 ávidas a percorrer os 456 quilômetros até Cracóvia (Krakow). Com exceção da neve que insistia em cair, tudo tranqüilo para seguirmos viagem. Tanto que Cláudia dirigiu o motorhome pela primeira

Tudo branco em Berlim

Hoje acordamos bem cedo. Quando abrimos a janela do motorhome nos deparamos com um cenário diferente do que estamos acostumadas. Tudo estava coberto por uma fina camada de gelo. A neve que caiu durante a noite se acumulou sobre a grama, os telhados e os a

As incríveis histórias do muro que dividia Berlim

Nossa programação para sábado era bastante intensa e o que conhecemos foi realmente incrível. Queríamos muito saber mais sobre o Muro. O destino então foi o Checkpoint Charlie, o mais conhecido ponto de acesso entre as duas partes da cidade durante a guer

Berlim e suas histórias...

Faltavam-nos ainda 230 quilômetros para que chegássemos a Berlim. A estrada sem muito movimento e o dia claro de sol estavam perfeitos para a viagem. Tínhamos percorrido apenas 50 quilômetros quando vimos na beira da estrada uma placa que indicava a direç

As operadoras de Hamburgo

Hoje é dia de fazermos as visitas às operadoras e falar da nossa querida Foz do Iguaçu. Saímos cedo. Desta vez foram quatro as agências, apenas uma delas não faz viagens para o Brasil – mais uma oportunidade de criarmos interesse em clientes novos. O que

Eurotrip conhece TV polaca

A quinta-feira foi reservada para um compromisso importante: conhecer a TVN, em Cracóvia. A emissora faz parte de um grupo onde a sede está em Varsóvia. O prédio fica a uns 25 minutos do centro da cidade. Chegar lá não é muito fácil. Não tivemos problemas

O valor da diplomacia

Dia de encontros importantes é dia de deixar a casa em ordem, ou melhor, ainda mais em ordem. Nesta quinta-feira, tínhamos uma entrevista marcada pelo Mauro para o jornal Dziennik Polski – um dos maiores e mais importantes do país, com sede em Cracó

Eurotrip comemora dois meses em feira de turismo

Na volta das salinas, tínhamos um compromisso importantíssimo: participar da feira de turismo de Cracóvia, a segunda maior cidade do país e a antiga capital da Polônia. Mauro e um amigo, o Marek, foram nossos intérpretes durante a visita. O evento reunia

A triste lembrança de Auschwitz e Birkenau

Convidamos Fabrício e Mauro para um café da manhã no motorhome antes da partida para os famosos campos de concentração de Auschwitz e Birkenau. Tínhamos pela frente 75 quilômetros até a primeira parada. Esperávamos fazer toda a visita em duas ou três hora

Chegamos a Cracóvia

Antes de deixarmos o estacionamento do hipermercado Tesko, onde passamos a noite anterior, retocamos a compra que havíamos feito ontem: três conjuntos de toca e cachecol (afinal, a neve não pára de cair!), um pedaço de pizza de abacaxi, uma pantufa para F

As agências de Berlim

Ontem depois do almoço começamos a fazer visitas às operadoras em Berlim. Achar os endereços é sempre um desafio. Antes de sairmos de “casa” cumprimos um ritual que começa com a seleção dos endereços nos nossos guias e depois a busca frenética nos mapas.

Desbravando Berlim

Chegou o grande dia. O domingo estava reservado para o que há de clássico para se conhecer em Berlim. Se, antes de sabermos mais sobre as histórias do tempo em que a capital alemã passou dividida pelo “Muro da Vergonha”, agora que já passamos

Eurotrip na embaixada brasileira

Patrícia e Fabiula deixaram o carro cedo. Cláudia ficou em casa tomando conta do motorhome e editando as fotografias que mais tarde seriam colocadas no site. Cláudia aproveitou também para verificar a movimentação no local e se certificar de que ali era r

Conhecendo Hamburgo

Entre uma visita às agências de viagem e outra, fizemos uma espécie de roteiro peregrino pela cidade. Conhecemos as principais igrejas de Hamburgo: a St. Nicolai (ainda em ruínas), a St. Petri (reconstruída) e a St. Michael, dona do título de mais alta da

As primeiras impressões de Hamburgo

O frio da noite anterior nos deixou um pouco preguiçosas, com vontade de ficar mais no motorhome. Para não perdermos tempo, escrevemos os nossos diários e dicas de viagem. Demos uma olhadinha também nos nossos guias pra definir o roteiro do dia e aproveit

Março 2003

Completamos os três mil quilômetros

Na nossa primeira noite de volta a Alemanha, já percebemos que esse país é mais gelado do que a Holanda, onde já estávamos acostumadas. Logo cedo, preparamos os roteiros para chegar os locais que pretendíamos ir: agências de viagens, imprensa, prefeitura

Cansaço, pesquisa e gripe

Há muito tempo que nós não dormíamos até mais tarde. Sem nenhum compromisso marcado, aproveitamos para ficar na cama. Fabiula está resfriada e passou a maior parte do dia descansando. À base de remédios e com uma forte tosse, ela não saiu de casa. E

A Amsterdã que você não viu...

Nossa passagem pela capital holandesa foi muito mais do que o fatídico assalto no sábado à tarde. A casa de Anne Frank foi nossa primeira parada na sexta-feira. Não importa a hora do dia, sempre há uma fila imensa de turistas na entrada da casa que fica e

Um dia para reforçar a segurança do carro

Entramos e saímos de dezenas de lojas em Hilversum. É nesta cidade, que fica perto da capital Amsterdã, que ficaremos até a nossa partida para a Alemanha. A casa do amigo Ulisses foi transformada em nosso QG. Compramos e instalamos equipamentos que dei

Fomos assaltadas...

Desta vez, não temos boas notícias para os que nos acompanham nesta viagem. Na tarde de sábado (22), o nosso motorhome foi arrombado no centro de Amsterdã. Com exceção da câmera fotográfica que estava com a gente, todos os equipamentos foram roubados. O p

Rumo à capital mundial da liberdade: Amsterdã

Descansadas, alimentadas, bastante dispostas e com a despensa cheia de delícias (farinha de mandioca, pasta de alho, stroopwafels, vinhos, suco de guaraná e ruijter - confeitos que “temperam” o pão dos holandeses no café da manhã), nos despedimos e partim

Dia de correrias

Hoje foi um dia daqueles... Levantamos um pouco depois do horário previsto, mas nada muito grave, pelo menos foi o que pensamos naquele momento. Havíamos marcado com o Ulisses de passarmos na Rádio Nederland para darmos mais uma entrevista lá, só que dest

Da Holanda para o mundo

Acompanhem nesta segunda-feira (17/03) a primeira entrevista feita com a Eurotrip para uma rádio européia: a Nederland Wereldomroep. O boletim do meio-dia, que pode ser acompanhado através de uma das 400 rádios brasileiras, será retransmitido direto da ci

Entrevista na rádio holandesa

Enquanto aguardávamos o Roger, que iria nos guiar até a rádio, começamos a trabalhar. Patrícia limpava a casa, Cláudia atualizava os arquivos no computador e Fabiula começou a decupar as nossas primeiras fitas de vídeo. O Roger acabou chegando antes do ho

Conhecendo Antuérpia

Antuérpia é uma cidade considerada grande, com 500 mil habitantes, ainda mais para um país como a Bélgica, um dos menores da Europa. Estacionar aqui, perto do centro da cidade é uma tarefa quase impossível. Sabendo disso acordamos às 7 da manhã e mesmo an

Parada para manutenção

Há quatro dias que a nossa bomba d’água não vinha funcionando muito bem. Lavar uma simples louça era um estresse, tomar banho então, nem pensar. Achamos que a falta de água poderia ser em razão do reservatório não estar cheio. Patrícia resolveu entã

De barco ou a cavalo

A noite foi bem tranqüila, se não contarmos o sino da igreja que ficava ao lado. O sino anunciava a meia hora com uma badalada e a hora cheia com a quantidade devida. Por exemplo, dez horas, dez badaladas. O pior foi de manhã. A missa era às 8h30 e o anún

Gent é encantadora

Acordamos cedo e fomos a pé conhecer a cidade que é cortada por alguns canais. A primeira parada foi na feira, bem perto do carro. Os belgas vendem aqui de roupas a verduras. Com tempo e alguns euros no bolso, é possível levar pra casa coisas interessante

A emoção de entrar num campo nazista de concentração

Seguimos então 25 quilômetros até Breendonk, onde existe um campo de concentração. Não foi difícil encontrar o local. Logo na entrada ficamos emocionadas por estar num lugar tão carregado de história. Nos apresentamos como jornalistas e permitiram fotogra

Dia de filmagens e visita a operadora de turismo

Hoje, pela primeira vez, deixamos o nosso carro no estacionamento e fomos para o centro da cidade de metrô fazer as filmagens. A cidade tem um eficiente sistema de transporte público com metrô, trem e ônibus interligados. Próximo de onde estávamos, havia

É segunda-feira, dia de trabalho

Não conseguimos acordar cedo novamente, tudo bem. O nosso primeiro compromisso era achar o endereço de uma operadora de turismo que vende a América do Sul. Encontramos sem muito problema. A visita foi bastante interessante. A agente foi muito simpática e

É sábado de carnaval...

Acordamos meio de baixo astral. Foi o primeiro dia com céu cinzento que pegamos na Europa. O motivo talvez seja também a saudade do Brasil, que está distante 12 mil quilômetros. Mas, logo colocamos um cd de samba enredo pra animar, o que ajudou. Graf

Pé na estrada novamente

A semana foi ótima. Com as adaptações que fizemos, o carro ficou mais seguro e nossas baterias já estão recarregadas para o que nos espera nessa expedição. O ruim disso tudo é nos despedir dos amigos que fizemos na estrada. E Ulisses é um desses, assim co

Viagem em busca de segurança

Aqui na Holanda não se faz nada sem antes marcar um “apointment” (encontro com hora marcada). Antes de sair à procura de uma oficina especializada em motorhomes, fizemos uma busca na lista telefônica e internet. Nossa preocupação ainda é com a segurança.

Por onde passa o motorhome é atração

As duas grandes fotografias das Cataratas do Iguaçu e as bandeiras do Brasil colocadas nas portas do motorhome realmente chamam atenção das pessoas por onde passamos. Algumas apenas olham, outras acenam, tem também os vêm conversar conosco, como aconteceu

O adeus a um amigo... nossa homenagem a Fernando Câmara

Começamos hoje a repor os equipamentos que nos foram roubados em Amsterdã, no sábado. Entre pesquisas na internet e visitas às lojas, recebemos uma notícia que nos deixou muito triste. Um grande amigo de Foz do Iguaçu faleceu durante a manhã desta seg

É dia de visita às operadoras

Uma rápida reunião na noite anterior ajudou a otimizar o dia de hoje. Deixamos o motorhome no mesmo posto de combustíveis e seguimos de metrô até a Estação Central de Amsterdã. No posto de informações turísticas nos munimos de guias, mapas e nos informamo

Conhecemos o símbolo da Holanda

Acordamos na terça-feira com as forças reabastecidas. Depois de uma noite de sono sob cobertores de penas de ganso, estávamos até mais dispostas. Isso sem contar a hospitalidade da família de Mara. Moinho: símbolo da Holanda Nossa anfitriã prepar

O Brasil é aqui

Há alguns dias não fazia uma manhã tão gelada como a de domingo. Enquanto na Itália nevava, aqui na Holanda alguns carros amanheceram cobertos por uma fina camada de gelo. Mesmo com esse apelo para ficar na cama, o dia não era de folga. Tínhamos um compro

A Hollywood Holandesa

Assim que acordamos fomos para a casa do Ulisses atualizar os textos e terminar a decupagem das fitas de vídeo. Depois de um delicioso banho, fomos conhecer a cidade. Hilversum é conhecida por ser a Hollywood da Holanda. Lá moram produtores de televisão,

Estrada lotada em direção a Roterdã

Acordamos cedo e logo pegamos a estrada. O caminho para Roterdã tem um intenso movimento de caminhões por causa do porto da cidade, que é o maior do mundo. Apesar do tráfego intenso, as distâncias são curtas. Com a comunidade européia, a gente atravessa a

A chuva voltou a incomodar

Fabiula ficou responsável por acordar todas nós.O horário que havia sido combinado era 8h00, mas foi impossível levantar da cama no primeiro toque. A chuva forte que caía era motivo mais do que suficiente para continuarmos dormindo. Afinal, pegar a estrad

Toc, toc, toc...

A noite foi bem tranqüila. Mas quando estávamos no melhor do sono, sabe aquele momento do início da manhã, onde o sono parece ficar ainda mais gostoso, pois é, foi aí que escutamos um toc, toc, toc. O que seria? Ainda meio dormindo, meio acordadas, tentam

Reportagem em Mainz

Confiram a reportagem que fizeram conosco em Mainz, na Alemanha. Desculpe o atraso, mas só agora conseguimos escanear a matéria.

Uma noite nada tranqüila

Na verdade o dia ainda não tinha acabado porque teríamos uma longa noite pela frente de pouco sono. Estacionamos o carro numa ruazinha bem ao lado de uma praça. Gent tem várias praças, uma mais interessante que a outra. Bem, voltando ao assunto, pensávamo

Au revoir Bruxelas

Colocamos o relógio para despertar às 7h30 da manhã. A chuva que havia começado na madrugada ainda caía. Estávamos tão cansadas dos dias anteriores que resolvemos ficar mais alguns minutos na cama. Levantamos, tomamos café e demos uma geral no motorhome a

Começamos a filmar Bruxelas

Em Bruxelas, acordar cedo não fazia parte do nosso dia-a-dia. Assim que levantamos, começamos as filmagens da cidade. Ligamos a filmadora dentro do carro e fomos registrando as ruas, casas e, é claro, alguns pontos turísticos. A nossa primeira parada foi

Chove chuva, chove sem parar...

Nada melhor do que num domingo de folga acordar com o som de uma chuvinha fina caindo. Sair da cama foi meio complicado nesta manhã, levantar só por obrigação e mesmo assim depois do meio-dia. Na noite anterior fomos dormir, pela primeira vez, depois das

Fevereiro 2003

Delícias brasileiras em mesa belga

Os belgas têm uns gostos meio estranhos. Dois pontos turísticos da cidade são no mínimo esquisitos. Duas estátuas em bronze, uma de um menino e outra de uma menina, que passam o dia fazendo xixi. O mais engraçado são os turistas que não deixam a cidade se

E a saga continua...

Acordamos às 6h00, logo depois percebemos que havíamos parado em frente a uma escola, o movimento de pais e alunos era intenso. Levantamos e fomos para a empresa de gás. Finalmente a novela do gás chegou ao fim. Conseguimos encher os dois botijões e pegam

Chegamos a capital da Europa

Percebemos a falta que faz a calefação pela manhã, quando acordamos. O motorhome estava gelado. Água não saia pelas torneiras. Fomos então até uma loja de conveniência, do lado do posto. Na noite anterior tinham nos dito que seria possível tomar banho. No

Pé na estrada novamente

Antes de seguirmos para Bonn, fomos conhecer a esquina mais famosa da Alemanha. É que Koblenz fica no encontro dos rios Reno e Mosela e o povo da cidade costuma se referir a ela desta maneira. Depois entramos novamente na estrada e fomos para Bonn, cidade

Somos atração turística em Mainz

Acordamos ansiosas para ler o jornal e saber se a entrevista que demos ontem realmente saiu no jornal. Conforme o jornalista havia nos prometido, lá estávamos nós no jornal, com foto e tudo. A expedição e Foz do Iguaçu estavam à mão de cada cidadão de Mai

Pé na estrada...

Hoje terminamos de colar os adesivos finalmente. O carro ficou realmente bem bonito. O resultado nos surpreendeu. O que você achou??? Motorhome adesivado Depois de milhares de recomendações do sr. Rubertus, enchemos o tanque de água, carregamos a

Hospitalidade alemã

Quem disse que o povo alemão é frio e pouco acolhedor não conhece o pessoal de Maintal, a poucos quilômetros de Frankfurt. Sempre com um sorriso no rosto, eles atendem bem. Isso sem contar a hospitalidade da família Rubertus. Durante nossa estada em Maint

Samba na terra da cerveja

Depois de um dia cansativo de muito trabalho, fomos convidadas pelo senhor Rubertus para jantar. O prato principal era o “Gulasch”- receita alemã (um picadinho de carne de búfalo, temperado com páprica e alguns legumes). Tudo estava delicioso, sem esquece

E o dia amanheceu

Apesar do sol estar forte e brilhante, o frio é assustador. Estamos numa cidadezinha chamada Maintal, na região metropolitana de Frankfurt, onde fica a garagem da Reise Móbile - empresa que está nos alugando o carro. Hoje vamos conhecer o centro de Frankf

Visita às operadoras em Bruxelas

Com o material de Foz do Iguaçu nas mãos, fomos visitar algumas das principais operadoras da cidade. A relação fizemos ainda em Foz do Iguaçu. Nestes primeiros contatos, descobrimos que as Cataratas do Iguaçu são conhecidas, mas a procura pelo destino ain

A epopéia do gás

Acordamos cedo, tomamos um super café da manhã e fomos até a embaixada brasileira para estacionar o motorhome e pegar algumas informações com a Laurence. A nossa prioridade ainda era comprar gás, afinal já estávamos economizando o último botijão há alguns

Os primeiros 500 quilômetros da expedição...

Nossa entrada na Bélgica coincidiu com a marca dos primeiros 500 quilômetros da expedição. Mas antes disso, enfrentamos um longo congestionamento. Foi realmente emocionante cruzar a primeira fronteira européia. Pra gente que está bastante acostumada a atr

Partimos de Mainz e deixamos grandes amigos pra “Traiz”

Passamos duas noites como hóspedes de Carlos e Renate, literalmente. Eles não deixaram que dormíssemos no motorhome, mesmo tendo visto todo conforto que ele nos proporciona. Na última noite, eles nos convidaram para provar uma delícia da cozinha alemã: um

Eurotrip virando notícia

Logo cedo, deixamos o estacionamento do restaurante e fomos trabalhar. Procuramos o departamento de informações turísticas de Mainz pra pegar mapas e material sobre a cidade. O problema era onde deixar o motorhome. É difícil encontrar um lugar para estaci

Um pouco de conforto não faz mal a ninguém

Acordamos cedo e tomamos um café bem gostoso. Quando começamos o trabalho (adesivar o carro), a temperatura era de oito graus negativos. Nesta terça-feira, demos nossa primeira entrevista para um jornal de Maintal. Nicole, a jornalista alemã, chegou pontu

Cortar os cabelos já...

Começamos a nos acostumar com a rotina no motorhome, mas um problema ainda persistia. Como lavar os cabelos da Cláudia e da Fabiula, já que a água não é abundante no carro? A saída foi um pouco radical, enfrentar um salão de beleza alemão e cortar as made

Começando os trabalhos

Nos primeiros dias, o maior trabalho foi de adaptação. Tudo novo, casa, país, clima, língua... Levamos quase dois dias até aprendermos como funciona o motorhome. São muitos detalhes que temos que levar em conta: os procedimentos de limpeza do banheiro, o