Cães podem farejar alguns tipos de câncer

Uma técnica pioneira que pode usar cães para detectar câncer de próstata está sendo desenvolvida pela Universidade de Cambridge. Pesquisadores da universidade entraram com pedido de financiamento para testar a teoria de que o olfato dos cães pode ajud

  
  

Uma técnica pioneira que pode usar cães para detectar câncer de próstata está sendo desenvolvida pela Universidade de Cambridge.

Pesquisadores da universidade entraram com pedido de financiamento para testar a teoria de que o olfato dos cães pode ajudar na criação de um sistema para detecção de alguns tipos de câncer em estágios iniciais.

Eles esperam treinar cães para identificar células cancerosas em exames de urina, revolucionando o processo de identificação de formas da doença, como câncer de próstata.

Se a universidade conseguir o financiamento, vai contratar o treinador de cachorros Charlie Clarricoates, de Cambridgeshire, para a experiência.

Odor:

De acordo com a doutora Barbara Sommerville, do Departamento Clínico de Veterinária da universidade, `se houver uma mudança consistente no odor, os cachorros vão ser capazes de detectá-la, sem dúvida nenhuma`.

`No momento, a identificação de câncer de próstata é inexata. Os testes de albumina apresentam muitos falsos negativos e falsos positivos. Isto cria uma série de problemas, especialmente porque o próximo estágio da diagnose é uma biópsia múltipla`, explica Sommerville.

Ela conta que há registros de casos de cães que alertaram os donos espontaneamente sobre mudanças em verrugas que se tornaram cancerosas.

O treinador já começou a trabalhar com dois cães da raça Labrador e um Pastor Alemão, que podem ser usados na pesquisa.

`Cachorros podem ajudar epiléticos e avisar quando a pessoa está para ter um ataque`, afirma Clarricoates, esclarecendo que isso só pode ser feito porque os cães podem sentir o cheiro provocado pela mudança hormonal e de temperatura do dono. Ele aposta que os cães vão ser capazes de sentir a mudança pelo cheiro da urina.

`Não sabemos o que eles vão estar cheirando, mas sabemos que o exame de urina de alguém com câncer vai ser diferente` acredita o treinador.

Ele acha que com os recursos necessários os cães estarão prontos para farejar câncer seis meses após testes serem feitos para provar que os cães são confiáveis.

Fonte: BBC Brasil
__________________________________________

Participe do Fórum Defesa dos Animais.Sua opinião é muito importante!

  
  

Publicado por em