Chico Xavier e os Animais

Segundo o iluminado amigo espiritual (livro : `Emmanuel - cap.1`) os animais são nossos parentes próximos, com sua linguagem, seus afetos e sua inteligência rudimentar. Em Kardec `O livro dos Espíritos` há profunda elucidação à respeito.Reporta-nos en

  
  

Segundo o iluminado amigo espiritual (livro : `Emmanuel - cap.1`) os animais são nossos parentes próximos, com sua linguagem, seus afetos e sua inteligência rudimentar.

Em Kardec `O livro dos Espíritos` há profunda elucidação à respeito.Reporta-nos entretanto à obra portentosa e exuberante de ensinamentos : `Chico Xavier - Mandato de Amor`, editada pela nossa venerável União Espírita Mineira, na qual deparamos momentosos esclarecimentos de nosso médium querido de sempre.

Pergunta - Chico Xavier, a Doutrina dos Espíritos esclarece com muita propriedade a questão da Lei da Causa e Efeito, de Ação e Reação, que preside a organização do Universo. Ela também nos indica o livre - arbítrio, como atributo fundamental da personalidade humana pelo qual o ser humano tem a facilidade de optar livremente pelo caminho que deseja seguir, recebendo contudo, em contrapartida, o resultado inexorável de suas decisões boas ou más.

Assim se conclui que a plantação é livre aos seres humanos mas a colheita lhes é obrigatória. Dessa forma se explica todas as provações e resgates, doenças e deformidades físicas e mentais que sofre a maioria dos homens na Terra, como sendo seu karma ou resgate de delitos passados.

Também nos ensina a Doutrina Espírita que os animais não gozam desta faculdade do livre - arbítrio , por não possuírem o pensamento contínuo.

Assim sendo, como devemos encarar a questão da existência de deformidades congênitas nos animais. Por que nascem animais cegos ou deformados?

Chico Xavier - Nossos benfeitores espirituais nos esclarecem que é preciso que todos nós consideremos que os animais diversos, a nos rodearem a existência de seres humanos em evolução no planeta Terra, são nossos irmãos menores, desenvolvendo em si mesmos o próprio princípio inteligente.

Se nós, seres humanos já alcançamos os domínios da inteligência desenvolvendo agora as potências intuitivas, eles, os animais, estão aperfeiçoando paulatinamente seus instintos na busca da inteligência da mesma maneira que nós humanos aspiramos alcançar algum dia a angelitude na Vida Maior, personificada em nosso mestre o Senhor Jesus, eles, os animais aspiram ser num futuro distantes homens e mulheres inteligentes e livres.Assim sendo, nós podemos nos considerar como irmãos mais velhos e mais experimentados dos animais.

Ora, nós sabemos que as leis divinas do Amor e Solidariedade entre seres e por isso, podemos facilmente concluir que as ações dos seres humanos, que Deus outorgou a condição e proteção de nossos irmãos mais novos animais. E o que é que esta humanidade tem agido em relação aos animais nos inúmeros séculos de nossa história.

Porventura nós, os homens não temos nos transformados em algozes dos animais ao invés de seus protetores fiéis? Quem ignora que a vaca sofre imensamente a caminho do matadouro? Quem duvida que minutos antes do golpe fatal os bovinos derramam lágrimas de angústia? Não temos treinado determinadas raças de cães exaustivamente para o morticínio e os ataques? Que dizemos das caçadas impiedosas de aves e animais silvestres unicamente por prazer esportivo? Que dizermos das devastações inconseqüentes do meio ambiente?

Tudo isto se resume em graves responsabilidades para o seres humanos, a angústia, o medo e o ódio que provocamos nos animais lhes altera o equilíbrio natural de seus princípios espirituais, determinando ajustamentos em posteriores existências, a se configurarem por deformidades congênitas.

A responsabilidade maior recairá sempre nos desvios de nós mesmos, que não soubemos guiar os animais no caminho do Amor e do Progresso, seguindo a Verdade de Deus.

Agora vejamos, se determinado cão é treinado para o ataque e a morte com requinte de crueldade, se ele é programado para o mal, pode ocorrer que em um determinado momento de angústia este mesmo cão treinado para atacar estranhos, ataque crianças de sua própria casa ou próprios donos.Aí teremos um desajuste induzido pela irresponsabilidade humana.

Ora, este mesmo cão aspira crescer espiritualmente para a inteligência e o livre-arbítrio.Mas para isto ele precisa experimentar o sofrimento que lhe reajuste o campo emotivo, aprendendo pouco a pouco a Lei de Ação e Reação. Assim, ele provavelmente renascerá com sérias inibições congênitas.A responsabilidade de tudo, no entanto, dever-se-a à maldade humana.

Fonte: U.T. Vieira - Araguai / M.G.

  
  

Publicado por em

Carla

Carla

22/04/2012 03:24:04
Os animais são Anjos em nossas Vidas. Há 7 anos, perdi minha cachorrinha Rebbeca, de 17 anos....Minha estrelinha, minha flor...Hojs, tenho a Bia, A Duquesa (2 cachorrinhas) e o Vidinha (meu gatão). São meus filhos, meus amores, meu ar.

Só quem tem um animal que o ama, sabe o que é o VERDADEIRO AMOR INCONDICIONAL.

Thamara Nágime Mendes

Thamara Nágime Mendes

07/02/2012 23:54:18
Expresso aqui a minha dor. Meu cachorrinho Brunner faleceu há 3 dias. Na manhã de sábado o levei para o Pet, dia do tomar banho, antes das meninas começarem o banho, ele teve uma convulsão seguida de uma parada cardiorespirátoris, foi feito de tudo, mas ele não voltou. Segundo o veterinário, ele tinha um aneurisma que se rompeu. Agradeço a Deus por ele não ter falecido comigo, eu teria ficado louca. Ele me faz muita falta, morávamos somente ele e eu, e agora me encontro sozinha. Mas tenho certeza que um dia o encontrarei e voltaremos a ser mãe e filho presentes, pois agora ele se encontra presente somente em meu coração.

Nunca mais verei seus olhinhos brilhando para mim.
Nunca mais verei a sua felicidade e a festinha q fazia qdo eu chegava em casa.
Nunca mais brincarei com vc de Cade a Bolinha, Mordedor de Patinha e etc.
Nunca mais verei sua carinha de broa.
Nunca mais ouvirei o seu chorinho pedindo q eu te pega-se e coloca-se em minha cama para dormimos juntos (oq era por poucos minutos).
Nunca mais darei a vc presentes.
Nunca mais ouvirei seus latidos de qdo pedia alguma coisa, de qdo queria passear ou de qdo queria brincar.
Nunca mais verei vc comendo minhas roupas e sapatos e de outras pessoas tbm.
Nunca mais sentirei suas mordidinhas.
Nunca mais verei a sua braveza.
Nunca mais verei akele monte de pêlos espalhados pela casa.
Nunca mais sentirei ciúmes de vc com o Bernardo.
Nunca mais verei o qto vc detestava sua Tia Thábata.
Nunca mais verei sua Tia Thuanny te amassando.
Nunca mais verei o Vovô Romar brincar com vc e nem falar: _O vovô vai dá!
Nunca mais verei a sua felicidade em ver a Vovó Matildes.
Nunca mais te levarei pra passear.
Nunca mais verei ele correndo qdo o interfone ou o telefone tocavam.
Nunca mais verei sua carinha cheia de poeira.
Nunca mais verei vc roubando os tapetes.
Nunca mais verei a sua carinha na varanda me olhando.
Nunca mais verei a Tia Thuanny brincando com vc de musculação.
Nunca mais verei vc mordendo meu pé qdo estava com raiva de mim.
Nunca mais verei vc destruindo seus brinquedos e correndo atrás da garrafa pet.
Nunca mais terei vc junto de mim, somente em meu coração.
Nunca mais terei vc em certos momentos: seu aniversário, sua 'namoradinha', etc.
Nunca mais verei vc deitado no cantinho do banheiro me esperando tomar banho.
Nunca mais verei ele esperando as visitas na porta e abanando o rabinho.
Nunca mais verei seu lado vingativo.
Nunca mais te mimarei com petiscos e ossinhos.
Nunca mais sentirei o seu cheirinho e o seu pêlo macio.
Nunca mais terei suas lambidinhas.
Nunca mais verei vc de taradice com seus bichinhos de pelúcia.
Nunca mais chegarei em casa e vou encontrar o lixo espalhado.
Nunca mais terei com quem dividir meu pão e dar biscoitos.
Nunca mais te chamarei de Meu Menininho, Meu Bebezinho, Meu Anjinho, Minha Perfeição e Meu Principe.
Nunca mais direi q te amo.
Nunca mais amarei alguem como te amei.
Pq vc deixou a mamãe tão cedo?
Oq a mamãe vai fazer sem vc?
Agora vc tah em casa!
Agora vc eh uma estrelinha, um anjinho q vai me proteger!
Vc tah fazendo mta falta, mas espero q vc esteja mto feliz, pq vc me fez mto feliz!
TE AMO BRUNNER, PRA SEMPRE! ♥

Adair Joaquim Satler

Adair Joaquim Satler

04/10/2011 16:43:48
Compartilho com todos vocês a minha dor. Não é uma dor qualquer que às vezes tomamos um analgésico e tudo volta ao normal.É uma dor que corrói dia-a-dia. Perdi meu amigo PITTY. Ficamos juntos quase 12 anos. Hoje fazem 15 dias de sua morte.Peço a Deus que não me abandone jamais e que minha tristeza acabe logo e no dia que ele escolher para minha partida, que o meu amigo esteja ao meu encontro. Vai ser uma festa de tanta felicidade.

Mara

Mara

05/09/2011 09:38:26
Tenho dois cachorros,são lindos. Bóris o labrador, inteligente, humilde, meigo. Bidu o fox, carinhoso, querido e mais frágil. Ambos trouxeram alegria, felicidade e muitos ensinamento para todos na familia.Nossa casa recebeu muita luz através desses espiritos iluminados por Deus que aqui chegaram. Eles me fizeram ver o quanto de amor os animais tem para nos dar. Tenho pena dessas pessoas que maltratam os maltratam e os abandonam. Peço a Deus todos dias para que um dia a huminadade olhe para os olhos de um cão, que conversem com ele em vez de bater, que lhes deem um carinho, uma agua, um alimento, um conforto. Vivemos tanto para os materias, que esquecemos que nossa maior riqueza esta naqueles seres menores e tão cheio de amor para dar, um amor incondiocional e verdadeiro. Meus anjos de quatro patas. Abraços a todos!

Sonia Regina

Sonia Regina

24/06/2011 00:16:47
Recolhi das ruas 25 caes ;hoje vivemos como uma familia,parabens a todos que tratam esses animais com carinho, e que tem mais gente abraçando esta causa.Sonia.

Doris

Doris

18/06/2011 16:32:13
Gente, lendo todas essas histórias tão comoventes , quero dizer a vocês que apesar do sofrimento com a passagem de nossos amados animais , não devemos perder a fé em Deus. Já passei por isso várias vezes(e ainda vou passar, pois tenho muitos animais comigo)e não vou dizer que é fácil , mas quanto mais acreditarmos que existe algo muito melhor no plano espiritual e que essa existência pequena é somente para evoluirmos e aprendermos , fica menos doloroso. Quando alguém tiver pensamentos tristes pelos entes que já foram antes, reze e envie mensagens mentais de otimismo. É só termos paciência e orar a Deus ,pois só ele sabe do que foi destinado para cada um de nós. Quando chegar nossa vez de partir , certamente encontraremos nossos amados.

Danielle silveira

Danielle silveira

16/03/2011 18:50:58
Perdi meu gatinho no dia 14/03. ele foi resgatado do campo de santana no rio e tinha leucemia, viveu conosco por quase quatro anos e nossa vida nunca mais será a mesma, tenho mais 13 animais e todos muito amados, mas este era especial. Lutamos para salva-lo, mas a morte o encontrou e é uma dor tamanha. Tenho 31 anos e já perdi muitos animais desde que nasci, mas até hoje não aceito a morte. gostaria de aceita-la. como posso saber se ele está bem? existe algum site espirita que pode me confortar? pra onde eles vao?
obrigada

Adriana esteves

Adriana esteves

14/03/2011 19:35:28
Perdi minha luluzinha, meu anjinho no dia 27-02-11 com 12 anos,tres dias depois do meu aniversário.Minha filha foi embora de casa para estudar no mesmo mês, o vazio é muito grande, a dor está me sufocando....queria minha lulu de volta..minha companheira, minha amiga...ela só faltava falar....dormia comigo e com minha filha..gostaria de ter a certeza se ela foi no momento certo...a amo muitoooooo....ela foi uma guerreira com suas doenças..agora que tudo parecia bem...ela morreu de pancreatite.....em duas semanas eu a perdi....que Deus me ajude a suportar essa dor

Nila

Nila

28/01/2011 21:11:45
Só quem já perdeu um amiguinho sabe o tamanho dessa dor, o meu TOM um basset lindo que viveu comigo por 13 anos, morreu em meus braços a 3 anos atrás... meu Deus como eu sofri, minha vida é abençoada mais posso dizer que do momento que ele morreu até quando consengui aceitar foram os dias mais tristes da minha vida! Ele foi meu presente de aniversário quando eu fiz 12 anos, sem dúvidas o melhor presente que já ganhei... no mesmo dia em que ele morreu, nasceu o DIMI que hoje alegra meus dias!!! Amo os animais e decidi dedicar a minha vida a eles, começo meu curso de veterinária no ano que vem, Deus me abençoe pra que eu só faça o bem...

Sonia

Sonia

30/11/2010 15:58:05
Minha linda, delicada e doce Pitucha, se foi no dia 27.11.2010. uma poodle muito pequena e inteligente de 16 anos, amiga sempre companheira...apesar de pequena nmuito forte...
Me senti um pouco aliviada ao ler os depoimentos e a reportagem com o Chico...e não poderia ser nada diferente do que está aqui....pois nos olhinhos, miudos da doce Pitucha, vi a expressão de amor e gratidão, felicidade por conviver conosco durante tanto tempo, pude notar um espirito em evolução que me ensinou muitas coisas, e o verdadeiro significado dos bons sentimentos.

SONIA CRISTINA

SONIA CRISTINA

05/10/2010 21:05:32
Sou dona de 06 animais,dentre eles 04 foram de rua,resgatados por mim,por não suportar tamanha crueldade com eles.Peguei todos eles,famintos,magérrimos,com problemas emocionais,reconhecia em algum deles,o medo do ser humano em seus olhos.Amo profundamente meus bichinhos, hj estão todos felizes,gordinhos e protegidos.Comecei a ficar nessa época com raiva do mundo , não acreditando mais em nada.Consigo enxergar no olhar do animal sua alma, suas dores , medos e aflições.
Sofro absurdamente com a maldade humana , não consigo mais aceitar a fome, o frio, o medo o abandono em geral.
Estou tentando me equilibrar novamente,pois sinto literalmente dor dentro do meu coração.
Deus precisa dar um fim em toda a maldade do ser humano,sua obra não tem mais concerto,somos por demais agressivos,gananciosos,malvados..................
Acreito que para isso não há mais conserto.Somos uma obra imperfeita , que gera muita maldade aos outros.

Vininha F. Carvalho

Vininha F. Carvalho

Se cada um de nós, souber plantar uma "sementinha" do amor pelos animais, eles conseguirão ter seus direitos respeitados. Não podemos desanimar , precisamos defende-los, eles merecem toda nossa dedicação. Saiba mais sobre como promover a conscientização em prol dos animais , acessando o www.animalivre.org.br
Hilda de andrade

Hilda de andrade

01/10/2010 23:30:41
este ano tive meus dois caezinhos envenenados,em maio um morreu em meus braços sem dar tempo de chegar no veterinário e o outro foi a semana passada, jogaram no meu quintal ainda tirei restos de linguiça com chumbinho da boca dele e corri para a clínica, mas nada pode ser feito e ele também morreu com a cabecinha em minhas mãos, o que dizer de um monstro que fez isto? será que este espírito pode ser mais evoluído diante da inocência de animais tão dóceis e amáveis. Meu Deus sómente tu para aplacar esta dor e esta revolta que sinto. procurei em vários lugares na Internet uma explicação e um consolo até chegar aqui. queria conversar com alguém mas nen sei como. só sei que me sinto abandonada no meu sofrimento e na falta que sinto deles.

Ane

Ane

05/09/2010 16:48:28
O meu pug ,Bugsy, partiu ha mais de um mes. Ele morreu em meus bracos....ele nao conseguia mais respirara...cancer nos pulmoes....tive que coloca-lo para dormir...foi muito trsite e dolorido para mim. Ate hoje eu nao passo um dia sem chorara sua falta. O que me consola e que hoje ele pode respirar e ver...ele tambem estava cego...tinha mais de 15 anos...eu queria que ele vivesse para sempre....meu marido disse que hoje elee esta em um lugar melhor. Mas sinto muitas saudades...Ele era meu companheiro mais fiel.

Fatima bol

Fatima bol

21/08/2010 21:18:31
Também amo os animais , já perdi minha gatinha amada por envenenamento que algum humano coloca para os animais sem dó nem piedade,aí me pergunto: será que estas pessoas se consideram superiores aos animais?? que podem tomar atitudes desse tipo sem nenhuma impunidade?? uma covardia com seres tão indefesos...

Valéria.

Valéria.

20/08/2010 16:52:28
Adorei sua pagina.é isso mesmo.valeu!!!!e que vença o AMOR,incondicional e eterno.compaixão por esses seres.e compaixão tambem pelos humanos.que possamos sempre nos conscientizar mais e mais.

Jean Guerino

Jean Guerino

29/07/2010 14:35:36
Concordo com tudo isso.........os animais são divinos em nossas vidas....são maravilhosos.......são obras de Deus. Ame-os....respeite-os.....cuidem deles.......Parabéns a todos os comentários da página.

Nina marques

Nina marques

22/02/2010 01:17:42
Ontem partiu minha querida amiga a Mel,sempre foi uma fênix ressurgindo em sua jornada de 10 anos,foi atropelada muito nova e reagiu apesar de ter ficado com sequelas,foram 2 ninhadas,que eu mesma ajudei a vir ao mundo,algumas doenças e sempre reagia,desta última vez senti q partiria,pedi a meus filhos q se despedissem dela e em minhas orações pedi ao plano espiritual q se fosse possível a curasem novamente se não q ela está livre para partir em paz,sem + sofrimentos,apesar de meu sofrimento,ela sempre foi uma otima companheira e não poderia ser egoista,ainda bem q fiquei com uma filhota dela q hoje tem 3 anos....adeus amiga até breve...até vc voltar para mim!!!!

Marilia

Marilia

27/01/2010 08:37:43
tem momentos, Adriana, que, se não entendemos, temos que confiar em Deus. Somos muito pequenos, mas não insignificantes, diante da grandeza do Universo. Sua cachorra cumpriu o destino de amar, ser amada, e partiu deixando saudades, mas levando consigo todo o bem que a familia fez a ela. Sua mãe cumpre seus momentos finais e, com certeza, está sendo amparada pela espiritualidade amiga. Confie, são nos momentos de dores que mostramos confiança e amor ao Criador. O amor, Adriana, é que é o antídoto da revolta, e a confiança é a prova desse amor. A morte não é um fim, é um recomeço.

Adriana

Adriana

25/01/2010 17:03:34
Ontem minha Duquesa partiu, 12 anos bem vividos, a dor q eu sinto é sufocante, morreu em meus braços, terna, de cauda abanando... eu a pus em seu leito de morte.. e cobri para que nenhuma terra batesse nela. Minha mae esta entre a vida e a morte no hospital, com cancer, nao posso contar da morte da nossa amiga. Queria saber qual a possibilidade da minha amada cachorra, que esta tao bem e morreu assim... ter sido chamada para receber minha mae qd da sua partida.. é só este pensamento q me consola..pq estou com raiva do universo, nste momento de dor... ainda me causar tamanha dor...

Marcelle Folly

Marcelle Folly

09/08/2009 15:33:29
O Animal, Amigo que pressente tantas coisas relacionadas a nós, não vai sentir quando seu dono se dirige para sacrificá-lo? Dê-lhe muito amor; medicamentos, cuidados; que , no momento certo , Deus fará a Sua Vontade.

Silvana Christo

Silvana Christo

24/07/2009 11:39:38
Amo os animais para mim são seres iguais ou até melhores que muitos humanos que conheço.Pois estou passando por uma fase terrível,meu pastor não está andando mais apesar de todos os cuidados que dei a ele.Queria saber a respeito de eutanásia em animais.Aonde poderia encontrar algo para ler a respeito disso.
Grata
Silvana

Daniel

Daniel

12/05/2009 10:21:47
Perfeito, Márcia. É exatamente essa a questão. Estudos nem tão recentes assim demonstram que a idéia geral de que o homem é mais evoluído do que os animais é falsa. Inúmeras espécies "mais evoluídas" vieram antes de outras "menos evoluídas" e desapareceram para depois ressurgir. O sistema óptico do homem, por exemplo, possui um ponto-cego, o que não ocorre com polvos e lulas, que possuem o nervo óptico melhor posicionado. Puro resultado das aleatoriedades da genética

Marcia

Marcia

18/11/2008 17:35:04
Sera que nao provém do orgulho dos homens em achar que os animais sao desprovidos de inteligência (muitos animais mostram o contrario) e que (eles) os homens sao muito mais evoluidos que os animais (?!!) Como pode o sofrimento reajustar o campo emotivo do animal, se ele nao tem livre-arbitrio?