Elefantes imitam sons para identificar manadas

Os elefantes parecem ter a habilidade de imitar os sons do ambiente em sua volta, a exemplo do que fazem os papagaios, informaram os cientistas. Em um estudo publicado na revista científica Nature, pesquisadores relatam como um dos animais estudados chego

  
  

Os elefantes parecem ter a habilidade de imitar os sons do ambiente em sua volta, a exemplo do que fazem os papagaios, informaram os cientistas. Em um estudo publicado na revista científica Nature, pesquisadores relatam como um dos animais estudados chegou a imitar o barulho feito por caminhões.

Os pesquisadores acreditam que a capacidade de reproduzir os sons pode ter sido desenvolvida devido à necessidade de manter a coesão social das manadas.

Os sons ajudariam a manter um elo de ligação entre os vários indivíduos da manada na medida em que eles se separam e voltam a se reunir.

Orfanato :

Uma das participantes no estudo foi a cientista Joyce Poole, especialista no estudo de paquidermes, que realiza trabalhos no Quênia. Ela foi chamada para ir até um orfanato de elefantes para examinar Mlaika, uma fêmea que estava fazendo barulhos que, segundo seus tratadores, pareciam fora do normal. Os caminhões passavam a alguns quilômetros de distância do orfanato, mas o som podia ser ouvido.

Análise :

Poole gravou o barulho feito por Mlaika e apresentou a outras pessoas. `Elas diziam que parecia com o ruído de caminhões, mas eu ainda achava que ninguém iria acreditar`, conta ela.

O especialista em comunicação animal Peter Tyack acreditou, e uma análise científica feita no Instituto Oceanográfico de Woods Hole, nos Estados Unidos, reforçou a conclusão da cientista.

Em outro caso, um elefante africano que viveu por 18 anos com elefantes asiáticos no zoológico da Basiléia, na Suíça, aprendeu a imitar os sons feitos pelos animais da outra espécie.

Fonte: BBC Brasil


Participe da Animalivre, o ponto de encontro das pessoas idealistas que defendem os direitos dos animais.

Para inscrever-se : envie um email em branco para:

animalivre-subscribe@yahoogrupos.com.br

  
  

Publicado por em

Paula

Paula

17/07/2010 21:10:40
adorei a reportagemmm...muito boa...devereiam fazer outras comentando sobre o sons dos animais..tenho um projeto que se trata exatamente disso...qualquer coisa sobre esse assunto enviem ao meu email, por favor:
paulanandalu@yahoo.com.br